Nexus 9.8 Beta 3 – Já lhe fazia falta esta Dock

16 Comentários

O Windows, desde que o conhecemos, tem um formato muito próprio de disponibilizar os ícones e atalhos no ambiente de trabalho. A barra de tarefas, menu iniciar e ambiente de trabalho, são os locais disponíveis para que o utilizador possa criar as portas de acesso aos programas, documentos e serviço. Mas e para quem não gosta de confusão nesses locais quando iniciamos o Windows?

Para quem não gosta de ter o ambiente de trabalho pejado de ícones, como é o meu caso, o Windows importou de outros sistemas operativos as docks. Filosofia que esconde ou minimiza o local onde se concentra os atalhos para pastas, programas e ficheiros. Há imensos, como todos sabemos mas o Nexus é um dos melhores.

Nexus é uma dock, um local onde se podem situar os programas e documentos para os acedermos de forma rápida. Esta ferramenta mostra os ícones num formato grande e com animação, assim que os apontar com o rato.

Clicando sobre um ícone este abrirá o que estiver a representar, estas são as “grandes” diferenças para a tradicional barra de tarefas.

Depois de instalado e carregado, ao usarmos pela primeira vez, vemos um série de ícones predefinidos, como um relógio analógico, um ícone que mostra o consumo de memória e a carga no processador o ícone do Windows que atalha o menu iniciar num formato compacto, veja logo aqui a qualidade dos ícones!

Mas a ideia é termos a dock personalizada, com os nosso ícones. Simples, apenas removermos os que lá estão arrastando para fora da barra (ou usando o menu de contexto sobre a barra) e para incluir novos, basta arrastar para a barra os ícones dos nosso programas ou documentos.

É tudo fácil e intuitivo: pode arrastar para cima da barra os seus atalhos, pode remover/incluir/alterar personalizar com o menu de contexto em cima da barra, pode personalizar o idioma colocando o português e pode alterar os temas da dock.

A aplicação de mais opções, permite que ajuste os efeitos e ajuste o tamanho da barra no seu sistema. Aumente os tempos de respostas, defina o tamanho dos ícones, o espaço entre eles e dê alguma transparência à barra.

Além destas opções, o utilizador tem um manancial de opções que afectam o desempenho da dock em termos de efeitos visuais, em termos de efeitos sonoros da barra. Pode mesmo activar o processador de voz e ter as horas repetidas numa voz feminina ou masculina.

O Nexus traz uma colectânea de temas para a dock muito interessante mas pode importar mais, através da página da da aplicação. O utilizador terá uma ferramenta com consumos moderados e com efeitos e acções muito equilibrados mesmo integrado no novo Windows 7.

Pode parecer incrível, mas os consumos de recursos do Nexus são muito baixos, na ordem dos 20MB quando temos os ícones activos com todos os efeitos ligados. Se a este rendimento adicionarmos a qualidade de opções e o suporte para múltiplos ecrãs, estão podemos dizer que estamos perante uma, se não a melhor, dock disponível!!!

,

Neste pequeno texto não consegui falar nem em metade das funções, mas também quero deixar ao utilizador o prazer de descobrir o potencial efectivo desta dock e de a adoptar como a principal porta de acesso aos programas e documentos existentes no seu sistema. O Nexus apresenta-se num formato gratuito e serve sistemas a 32 e 64 bits.

Aplicações alternativas:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: Nexus 9.8 Beta 3 [14.63MB]
Homepage: Winstep

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando
    Fernando

    Falem sobre o nessus. Isso é que era.

  2. Avatar de Balanta
    Balanta

    Qual dos três é melhor? Nexus, XWindows Dock 5.6, Rocket Dock.

    Eu tenho usado o Nexus mas este encerra regularmente sem eu pedir, é um bocado instavel.

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Nenhum dos dois… pelo menos para quem detesta docks e quer ter dezenas de icones no ambiente de trabalho.
      Dentro de dias mando para cá um artigo a divulgar uma solução perfeita que tenho estado a utilizar nos últimos 3 meses sem falhas. O vosso ambiente de trabalho nunca mais será o mesmo. Fiquem atentos ao conceito de “vedações” para ícones windows!

      1. Avatar de Paulo

        O “fences” é giro por ser diferente…mas a mim, ainda não me satisfez! Faço download directamente para o ambiente de trabalho e não me aparece “vedado” mas no background…peca por aí!

  3. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    Má escolha de nome por parte deles :X

  4. Avatar de killer
    killer

    Experimentei e adorei, realmente tem um potencial enorme!

  5. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Já usei, mas foi num “pack” (já não me lembro do nome), eu gosto porque tem bastantes opções, mas , se usasse dock, utilizaria antes o ObjectDock plus, penso que é muito mais leve que esse.

    Eu agora simplesmente utilizo a barra “Iniciação Rápida” do explorer 😀

  6. Avatar de zp
    zp

    objectdock é o melhor e menos pesado, falta experimentar este nexus

  7. Avatar de Balanta
    Balanta

    Paulo Pereira, ficamos a aguardar o artigo sobre “gestão” de ícones, eu pelo menos ainda não encontrei uma solução que me satisfaça.

  8. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Eu quero este Papel de Parede!!

  9. Avatar de fabio
    fabio

    já experimentei o objectdock e uso o rocketdock e prefiro o ultimo. é mais simples de configurar, mais leve e faz exactamente aquilo que quero!

    1. Avatar de Antonio Rocha
      Antonio Rocha

      Concordo plenamente, tenho usado o RocketDock, e funciona lindamente, leve e bastante configurável.

  10. Avatar de arkan
    arkan

    Rocketdock é menor, e menos consumidor de memoria testado desde um athlon 2000 754, a um phenom 2 955 de 512mb a 4gb.

    nexus dock consome memoria e muitos icones nao funcionam qndo arrastados…pq ele so coloca o icone, mas nao o caminho como o objet dock e o rocket dock.

    para quem que desempenho e funcionabilidade melhor: rocket dock…e podem testar é a verdade.

  11. Avatar de Alisson
    Alisson

    Alguem sabe onde consigo esse fundo de tela?

  12. Avatar de Emerson_
    Emerson_

    Encontrei um outro tipo de programa, geralmente indicado para ser o inicializador de aplicações portáteis que estejam em um pen-drive. Trata-se do asuite. Personalizável e rápido, eu uso ele no computador mesmo (HD), para iniciar programas que preciso, organizando por categorias, e mantendo a minha área de trabalho um pouco mais limpa.
    Quem sabe brevemente vocês do pplware não a testam e indicam aqui para seus leitores. Abraços.