Surgiram as primeiras imagens do próximo Windows Phone 10

71 Comentários

A nova versão do Windows está já em pleno desenvolvimento e com uma versão publica para todos testarem.

Fala-se há já algum tempo que esta será a primeira versão a conseguir unificar todas as versões dos sistemas operativos da Microsoft, esperando-se que para além da versão desktop abrace também a versão móvel deste SO.

Ainda sem qualquer informação disponível sobre a futura versão do Windows Phone, surgem agora aquelas que podem ser as primeiras imagens e novidades deste SO.

windows_phone_10_1

Espera-se já para o dia 21 de Janeiro o surgimento das primeiras novidades da Microsoft no campo do Windows, sendo muito provável que surjam também informações sobre a versão móvel do Windows.

Ainda não existem quaisquer informações sobre o que esta nova versão vai trazer, mas a certeza da sua existência é quase certa.

O site Windows Phone Italy conseguiu agora publicar as duas primeiras imagens do que se pensa ser o novo Windows Phone, ainda sendo necessário confirmar a sua veracidade.

As imagens mostram apenas o ecrã inicial e o ecrã da interface de acesso às aplicações instaladas no dispositivos, mas é já visível algumas das novidades.

São apenas duas as novidades que podem ser vistas, mas dão já a entender que a Microsoft está a apostar na alteração visual do Windows Phone.

O que se vê na primeira imagem, a da direita abaixo, é que os ícones transparentes foram alargados a outras aplicações que não apenas as nativas do Windows Phone.

Esta funcionalidade foi apresentada quando o Windows Phone 8.1 foi lançado e estava limitada apenas a aplicações do próprio Windows Phone.

windows_phone_10_2

A segunda novidade, e que não é apenas uma melhoria do que já existia antes, pode ser vista na segunda imagem.

O ecrã onde se acedem às aplicações passará a poder ser configurado e assim passar a ter uma imagem personalizada, muito provavelmente igual à que se usa no fundo do ecrã principal.

Espera-se assim que no dia 21 de Janeiro surjam mais novidades sobre o Windows Phone, que muito provavelmente irá mudar também de nome, para se ajustar à nova realidade que o Windows vai ter.

O nome mais provável será Windows 10 Mobile, unificando-o assim com o que está a ser produzido para o desktop e garantindo assim uma ainda maior unificação entre estas diferentes plataformas.

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de César
    César

    Windows 10 mobile e um nome muito menos bonito e continua a diferenciar o windows dos desktops e dos smartphones, continuando assim a delimitar o espaço que ambos ocupam, precisamente o contrario do sonho que e a “unificaçao”. Mas eu não sou licenciado em marketing, por isso… 🙂

    1. Avatar de Cris
      Cris

      … tens noção que a Microsoft pretende lançar ambas as versões ao mesmo tempo? És um génio.

  2. Avatar de NewJ
    NewJ

    Venha ele, se ficar parecido como está, já está bom.

  3. Avatar de Adamastor
    Adamastor

    então passam do 8.1 para o 10??

    1. Avatar de Zeca Fagundes
      Zeca Fagundes

      E não passaram já do 8 para o 10?
      Se não o fizessem aqui é que seria estranho.

    2. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Sim, sendo um novo update, sempre novas actualizações 🙂

    3. Avatar de knom
      knom

      o que tem? o numero de versão não é importante.. quer dizer o nome*
      a versão é a build xxxxxetc
      olha o android os nomes dos doces não são seguidos e os numeros tambem não

      1. Avatar de Pato
        Pato

        Eles têm a sua lógica..

        1. Avatar de jpeg
          jpeg

          contem as versões do windows desde o inicio: windows
          1/2 : 3 :95 : 98 :
          nt/2000/ME :XP : vista : 7 : 8 : 10

          eu conto 10 mudanças significativas será esta a lógica???!!!!

          1. Avatar de Rui
            Rui

            windows 9 não era um bom nome.. pelo simples facto que há muito código em milhares/milhões de páginas web e outros programas que fazem “validações” baseadas no nome do SO.. e muitas vezes, 95 e 98 é visto como 9?, sendo que ? é wildcard que representa qualquer caractere, logo serve para 95, 98 ou para 9. Se a MS lançasse o windows 9, para muitos programas/páginas, este ia ser tratado como se fosse o windows 95/98.. o que poderia trazer N problemas.
            inté!

    4. Avatar de Luís
      Luís

      Segundo o que ouvi, eles não usam o 9 por causa dos Windows 95 e 98 (possível conflito entre versões)
      a minha teoria é que o 8.1 é o 9 (8+1) e a seguir logicamente vem o 10

    5. Avatar de JN
      JN

      Até se podia chamar “Adamastor” que não havia problema nenhum e talvez, assim, já ficasses satisfeito…

      1. Avatar de Adamastor
        Adamastor

        quem te disse que eu não estou satisfeito? eu só comentei porque já li aqui que estavam a fazer o windows 9

        1. Avatar de JN
          JN

          O Windows 10 foi anunciado pela Microsoft em 30/09/2014, nesse mesmo evento, foi anunciado que o SO seria para todas as plataformas (PC, Tablet e Smartphone) e, curiosamente, acompanhei esse acontecimento aqui no pplware que está sempre em cima das últimas novidades.
          Pelos vistos, escaparam-te muitas notícias…
          Mas “Adamastor” era um nome poderodo para um SO desde que não nos fizesse passar muitas tormentas…

    6. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      8.1 (Cyan) -> 8.1.1 (Denim) -> 10 (E….)

      1. Avatar de NokTham
        NokTham

        Isso são versões de firmware (amber, black, cyan, denim), não têm a ver com o sistema operativo, mas percebe-se a tua lógica.

        Realmente pode parecer um pouco confuso, ultimamente tem-se falado muito na release do Windows Phone 8.1.1 Denim, só que uma coisa é o sistema operativo (Windows Phone 8.1.1 update) outra coisa é o firmware (denim).

        Acabando o teu comentário, o último firmware que iria ser lançado pela Nokia (rumores) era o Emerald, não posso confirmar este rumor, nem sem como vai ser agora com a Microsoft.

  4. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Não são so as apps nativas do Windows Phone que têm live title, o whatsapp e o Facebook menssenger por exemplo têm

    1. Avatar de NokTham
      NokTham

      O artigo não se refere às Live Tiles, mas sim à sua transparência, no WP8.1 uma boa parte dos icons não tem qualquer tipo de transparência, o que obriga aos utilizadores a usar 3rd party apps para conseguir esse efeito.

  5. Avatar de WPMM
    WPMM

    A transparência dis tiles não está actualmente limitada às apps nativas. A transparência está disponível para todas as apps, é uma opção de quem faz a app ter ou não transparência.
    Continuo a achar que o WP tem má fama porque as pessoas não conhecem, falam sem saber, falam com base no ouviram dizer, etc. E isto passa-se igualmente com a comunicação social tanto nacional como imternacional.
    Há artigos onde claramente se nota falta de conhecimento do funcionamento real do Windows Phone.
    Uma das grandes novidades do W10M é a possibilidade de podermos virar o “desktop” e passar a rodar com a posição do telemóvel – por isso temos a primeira imagem deste artigo em landscape.

    1. Avatar de José
      José

      Pois, eu também desconfiava do W.P, antes ter ter um meu nas mãos, agora não quero mais nada! Tanto que na família, já há mais dois elementos que adoptaram o sistema é estão igualmente ambos a pensar o porquê de ser preciso alguém “arriscar” para conhecer o sistema. Até agora, está tudo mais do que satisfeito. O W.P., não tem má fama, não sequer fama. Hoje num tempo onde temos tanta informação ao dispor temos religiões tecnologias, cada um agarra-se ao seu credo e quase que o impões pela força, há quase uma ignorância ostensiva! Varja-se que muitas apps continuam a sair para IOS e Android, e fazem alarde disso, semconsoderacao por utilizadores de outros sistemas. O que vale é que o W.P., ao contrário do que pensam, é um sistema muito completo.

    2. Avatar de NokTham
      NokTham

      Nem mais, sempre li e ouvir mal do Windows Phone, já mexi em vários androids, neste momento ando com um Lumia 630 com WP8.1, e muito sinceramente, não o troco por nada (a não ser por um lumia mais actualizado).

      Vejo imensa gente a queixar-se da falta de apps (lol?) ou nunca passaram pela Windows Store, ou então não sei, que têm menos apps que a Play Store (Android), sem dúvida alguma, mas está a crescer a um óptimo ritmo.

      As pessoas têm de começar a experimentar, ao invés de irem pelo que as massas usam.

  6. Avatar de ze

    parece que o interface esta cada vez mais confuso… por amor de deus

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      A imagem de fundo é que o torna confuso.
      É preciso saber escolher wallpapers para que não se torne confuso.
      O WPmtemmuma coisa que os outros SO não têm, podemos ser criativos com as nossas personalizações, podemos transformar o nosso desktop único e com um design exclusivo através da conjugação do wallpaper com a disposição dos tiles.

    2. Avatar de Tavares
      Tavares

      Confuso porquê? Não esqueças que nas imagens acima as tiles estão em “modo transparente” e sobrepondo-se a uma imagem!! Se retirares essa funcionalidade…os icones das apps aparece em modo normal!!

    3. Avatar de JN
      JN

      Mais um que nunca teve um Windows Phone nas mãos…

      1. Avatar de José
        José

        Pior, nem sonha o que é.

    4. Avatar de NokTham
      NokTham

      A interface não é confusa, a interface é o que tu quiseres, podes personalizá-la ao teu gosto, e tal como o WPMM disse, e bem, a imagem de fundo é que está a fazer a interface parecer confusa.

  7. Avatar de Ace Young
    Ace Young

    Está espectacular!!!

    Microsoft manda vir 😉

  8. Avatar de José Miranda
    José Miranda

    pessoal, eu tenho o lumia 630 bloqueado á vodafone vou ter o windows 10 ou nem por isso?

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Vais ter a atualização sem qualquer custo…

    2. Avatar de Trololo
      Trololo

      Vais ter sim, windows phone não é o android em que actualizações é para o tecto.

      1. Avatar de José Miranda
        José Miranda

        mas vou receber ao mesmo tempo que os outros lumias 630 desbolqueados ou vou andar 1 ano á espera como nos androids?

        1. Avatar de luis rocha
          luis rocha

          Androids, nada tem a ver com Microsofts Lumias, meu caro José Miranda.
          Androids, são os que demoram mais tempo do que Lumias 🙂
          Fez boa escolha

        2. Avatar de Tavares
          Tavares

          José Miranda…estás a falar do WP e não do Android.As actualizações são disponibilizadas para os aparelhos desbloqueados e logo depois para os das operadoras.A vantagem é ser a Microsoft(tal como a Apple) a distribuir as atualizaçõe diretamente e não estarem dependentes das marcas fazerem o trabalho quando lhes apetece. E muitas vezes não apetece…

        3. Avatar de Pedro Leal
          Pedro Leal

          A diferença de tempo entre bloqueados e desbloqueados é minima, menos nos EUA. Se preferires receber o W10 quando a microsoft o lançar, podes registar o teu telemovel para pertencer ao Developer Preview.

          1. Avatar de José Miranda
            José Miranda

            obrigado amigos estou a adorar o WP, como me inscrevo nisso?

    3. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      Depende se a Microsoft disponibiliza para esse modelo (ultimamente não tenho tido atenção às novidades da MS) e a ser verdade, depende também da Vodafone

    4. Avatar de WPMM
      WPMM

      Há sempre atrasos relativamente ao lançamento oficial. Sou Vodafone e geralmente tem atraso de 2/3 semanas, mas por outro lado são mais rápidos que a MEO e NOS.
      Tenho o meu 620 há 2 anos (desde o primeiro dia que chegou à Vodafone), e sempre tive todas as actualizações.
      Ainda não se sabe ao certo as limitações do upgrade, mas caso seja realmente para todos, acho que podes estar confiante que o receberás (certamente com as tais 2 ou 3 semanas de atraso).

    5. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Nada tem a ver com as operadoras, mas sim ao próprio equipamento lumia que irá receber actualizações dia a dia, em modo automático, caro José Miranda!
      Tal como os Windows nos computadores 🙂
      Não se preocupes, irá supreender te o novo update, quando chegar essa altura, neste mês.

  9. Avatar de JN
    JN

    O Windows Phone 8.1 Já é muito bom, venha lá o 10, o 8+2, o 1000…
    Desde que consiga inovar mais sem estragar o que já é muito bom, quero lá saber como lhe chamam…

    1. Avatar de José
      José

      Ora, nem mais!

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Se curtem jogos, foi lancado recentemente um espectacular para windows:

    Super Jelly Troopers

    http://www.windowsphone.com/s?appid=1a01b987-4aad-4049-a100-7dc2f4bee723

  11. Avatar de ER
    ER

    Eu acho que o WP 10 benificiaria muito de poder colocar todas as titles transparentes, para se ver apenas o icon em cima do fundo. Prefiro do que ver todos os quadrados, e seria mais costumizável. Acho que falta trabalhar ai. Tirando isso, 5*

    1. Avatar de José
      José

      Mas pode fazer isso! Há apps para tal. Se que eu, por exemplo, jamais quereria todas transparentes, adoro o facto de poder receber informações na title e ver a sua renovação continua, é o que diferencia o Windows dos outros sistemas e nisso é único, mais nenhum sistema faz isso.

  12. Avatar de Sargas
    Sargas

    Excelente post PPLWARE! A primeira imagem deste post dá para rir. Vemos um HTC 8X com ecrã inicial do Windows Phone 10. E até ao momento os utilizadores do HTC 8X anda nem sequer receberam a atualização oficial Windows Phone 8.1
    Para acrescentar o suporte da HTC anda à dois anos a informar os utilizadores que em breve vão receber a atualização. Promessas, promessas…

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Para tua informacao ja receberam sim, hater!

      1. Avatar de Inculto
        Inculto

        Não receberam sequer a actualização para o wp 8.1, pelo menos o htc 8X..

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      É uma vergonha como a HTC tem tratado quem adquiriu telemóveis com wp8..

  13. Avatar de lo
    lo

    Quando decidir ou tiver de deixar o meu tel actual, poderei comprar um com windows phone, mas vou esperar até que lancem tels destinados para o novo windows, apesar de os actuais também terem actualização para w10.

  14. Avatar de zet
    zet

    Sera mesmo o wp10? Nao sera antes o wp8.1 gdr2 estas imagens nao fazem sentido com outras q o director da ms mostrou na Europa ????

  15. Avatar de atento
    atento

    está visto que quem escreveu o artigo não conhece o windows phone… os Live Tiles (não são icones) são transparentes nas apps que os developers assim o determinam. não é uma exclusividade das apps nativas.
    a única novidade do artigo é o fundo da lista de apps igual ao ecrã principal.
    eu uso MUITO o smartphone sem ser para joguinhos e afins. já tive iphones e vários androids. até comprei um nexus para dar hipótese ao Lollipop e vendi logo a seguir. Para mim o WP é o melhor e se os programadores fizessem as apps para wcomo fazem para android e ios acredito que fosse o s.o. mais utilizado… tambem ajudava se a microsoft publicitasse e mostrasse o que faz e como funciona 😉

    1. Avatar de Pedro Simões

      Por acaso quem escreveu o artigo até faz do Windows Phone o seu SO de utilização diária e sabe bem do que fala, acha ele 🙂

      Cuidado que os Live Tiles, como dizes, são apenas os que são actualizados dinamicamente. Os restantes… que lhe fazemos? É que tens muitos, se não mesmo a maioria, a não se actualizarem.

      E até te digo mais. Os que se actualizam, por norma, até não são transparentes!

  16. Avatar de Rui C
    Rui C

    É uma versão confusa e fraca, ainda têm que ter muitos ajustes até chegar ao nível da Apple.

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Vai-te embora brincar com o teu arcaico ios do iphone.

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        Arcaico dizes tu?
        Deves ser um Power User lol!

        Mais um que usa o telemóvel para mandar sms e fazer chamadas.

        Obrigado pela gargalhada. Para comediante tens bué graça!

        1. Avatar de darksantacruz
          darksantacruz

          Ok nunca usaste windows Phone logo a tua opinião vale o que vale…

        2. Avatar de NewJ
          NewJ

          Sim, aquele aspeto arcaico dos mosaicos com cantos arredondados que vem desde que criaram o ios, se achas esse s.o. moderno e cool, bom para ti que gostas de parar no tempo

    2. Avatar de djizus
      djizus

      Mas como sabes? Já o tens para poderes falar?

    3. Avatar de JN
      JN

      Outro que nunca teve um Windows Phone nas mãos…
      Ainda assim tem opinião!

    4. Avatar de JVC
      JVC

      Usei IOS durante anos e não acho WP mais fraco em nada. Também não é melhor. Apenas equivalente e com muito potencial.

  17. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Estou a gostar do que vejo, se melhorar e colmatarem os problemas, quem sabe num futuro mudo-me para WP 1x

  18. Avatar de Johnny
    Johnny

    Só digo uma coisa.. De tanto design simples nem imagino como será o Windows 11,12. o que lhe vão por a nível de design?

    Em vez de ser quadradinhos, vão por circulos? Triângulos? Petágonos? Pois.. as vezes o design mais “simples” acaba por ir em vão, isto porque de tanto simples que é.. vai acabar por ficarem sem ideias! Quero ver isso 😉

    Eu não digo que esteja feio.. mas design simples, qualquer um faz.. é certo que é mais limpo e organizado.. mas se formos na cantiga de design simples.. as ideias.. o formato e a inovação acabam-se.. Vão usar os circulos em vez dos quadrados.. depois na proxima versão triangulos e o que vêm a seguir? Wallpaper invisível? Ambiente de trabalho invisível? É que não estou a ver..

    1. Avatar de MM
      MM

      por vezes o simples é mais complicado de criar que algo elaborado – qualquer designer/artista te dirá isso.
      O UI Metro foi dos primeiros a seguir a nova tendência do “design flat”, coisa que tanto a Apple como a Google seguiram posteriormente.
      Sabes em que foi inspirado o UI Metro da MS? Na sinalética universal de informação da rua, dos aeroportos, etc. Simples, fácil de entender e universal e, acima de tudo, design “clean” (que é um termo que os designers adoram).
      Ah, e há uma diferença grande entre transparente e invisível. No WP os tiles transparentes são visíveis, percebe-se muito bem que está ali um botão.

    2. Avatar de NokTham
      NokTham

      Isto é apenas a minha opinião, mas cá vai, muito sinceramente prefiro designs simples, não gosto de efeitos “manhosos” tipo Slide, Bend, Veil, Colapse, botões em 3D com shadow que brilham quando carregas neles (espero que entendas), ok, sem dúvida que por vezes é agradável ver esses efeitos, mas por vezes também se torna demasiado, acabando por ter que se sacrificar a perfomance e eficiência por algo “bonito”, e muitas das vezes até se torna confuso.

      Um bom exemplo (performance), o Windows 8.1 configurado para full effects, torna-se um bocado lento (não é muito perceptível, mas nota-se na mesma) enquanto que, quando configurado para full performance, torna-se simplesmente rápido, instantâneo. O simples abrir de um pasta é o suficiente para visualizar essa diferença.

      E sem dúvida que design simples, qualquer um faz, e mesmo assim hesito um bocado em dizer isto, porque o design não pode ser apenas simples, também tem que ser apelativo, portanto é capaz de ser um pouco mais complicado.

      E já agora, estás-me a assustar com essa dos triângulos e dos círculos (não lhes dês ideias lol)

  19. Avatar de joao
    joao

    ola alguem sabe quando atualizaçao pra lumia620 meo o demin

    1. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Esquece o denim, que chegará o novo update wp8.1 para wp10 🙂

      1. Avatar de NokTham
        NokTham

        Ele está a falar do firmware, não do sistema oeprativo.

      2. Avatar de WPMM
        WPMM

        O firmware denim faz parte da preparação para a chegada do W10. Poderá talvez ser integrado no W10, mas eu já tenho o denim e há um aumento de funcionalidades e performance nos aparelhos.
        Se a “tradição” se mantiver, a Meo deve disponibilizar o upgrade muito em breve (a Vodafone já o disponibilizou, a Meo costuma demorar mais umas semanas).

    2. Avatar de NokTham
      NokTham

      Podes verificar isso nesta página
      http://www.microsoft.com/en/mobile/support/software-update/wp8-software-update/availability-in-europe/

      Pelo que lá informa, já saiu para a Vodafone e desbloqueados.
      Infelizmente não há maneira de saber quando irá sair, a informação é enviada cá para fora assim que a actualização sair também.

  20. Avatar de K0izo
    K0izo

    dá para instalar em Windows Phone “sem ser pela store” apps GPS navegação offline tal como se faz em Android?