Internet: Pombos-correio mais rápidos do que banda larga

61 Comentários

Se acha que por cá a Net é lenta, havia de experimentar na África do Sul onde um pombo-correio conseguiu ser mais rápido do que as linhas ADSL do principal fornecedor de acesso à Internet neste país.

Uma empresa sul-africana de tecnologias de informação demonstrou ontem que é mais rápido transmitir dados usando um pombo-correio do que as linhas ADSL do principal fornecedor de acesso à Internet, a Telkom, noticiou a Reuters.

Para além de dispendioso, o acesso à Internet na África do Sul, a maior economia do continente africano, é extremamente lento.

pombo-correio-9dfd0


De acordo com a agência de notícias local, SAPA, um pombo com 11 meses, de seu nome Winston, levou 1h08m a percorrer os 80 quilómetros que separam os escritórios da da Unlimited IT, em Pietermaritzburg, da cidade de Durban, junto à costa, com um cartão de memória preso a uma das patas.

Somando o tempo necessário para transferir para o computador a informação contida no cartão, esta operação demorou, no total, 2h06m57s. Pelas linhas da Telkom, durante este período, a Unlimited IT conseguiu transferir apenas quatro por cento dos dados contidos no cartão.

Com 11 centros de atendimento telefónico distribuídos pela África do Sul, a Unlimited IT, tem de enviar informação regularmente para as diversas sucursais.

Por estes dias, os internautas sul-africanos esperam que o prometido cabo subaquático de fibra óptica que ligará a África do Sul ao ciberespaço durante o próximo Campeonato do Mundo de Futebol, acelere a Internet por estas paragens. Caso contrário, os pombos vão ter muito que fazer por aqui.

Original, mas não tanto

O transporte de dados digitais por pombos-correio não é novidade para quem segue de perto estes assuntos, lembra Stan Schroeder, editor para a Europa do site Mashable.com.

Com efeito, conta o jornalista que “este tipo de transferência de dados foi definido como IP sobre Aves Correio (IPoAC)” num documento redigido por D. Waitzman da Internet Engineering Task Force em Abril de 1990.

Segundo Stan Schroeder, o Grupo de Utilizadores de Linux em Bergen, na Noruega, foram os primeiros a “implementar” este “protocolo”, ao enviarem nove pombos ao encontro de uns servidores a poucos quilómetros de distância.

Em 2004, lembra ainda Schroeder, um grupo de entusiastas israelitas enviaram três pombos para cerca de 100 quilómetros de distância. Cada ave levava consigo 20 a 22 cartões de memória – 4GB no total -, tendo a operação sido concluída em quatro horas.

Ontem, Winston também leva consigo 4GB de dados, mas só teve de carregar um cartão de memória o que só deverá aumentar a velocidade de transferência de dados recorrendo a pombos-correio. Com menos peso hão-de voar mais depressa…Expresso

Partilhar:
Tags:

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bicancas
    bicancas

    Os pombos devem ter um foguetão acoplado às costas.
    He he he
    Ficavam pombos assados.

    Mas não acredito muito em os pombos serem mais rápidos que a adsl.

    O nome bom para eles seria TURBOPOMBOS

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Depende da quantidade de dados que queres enviar – um cartão de memória tem vários gigabytes… 😉

    2. Avatar de Jaime
      Jaime

      Notasse que percebes tanto de Internet como de pombos.
      Ou terás o cérebro do tamanho do deles?

      Lá as ligações não são superiores a 256kbt/s se mandares uma pen contendo uns humildes 8Gb de informação (que aqui podias transferir em 3 horas no pior dos casos) lá uma viagem de 1h é garantidamente muito mais rápido. Não vou fazer contas mas ainda me lembro de quando tinha net a 128 e a 256, já passei pelas velocidades quase todas até ter 10mb agora, sei o que é esperar lol.

      1. Avatar de Manuel José
        Manuel José

        Lol, tenho net móvel Kanguru, só apanho até 1.8 (vai até 3.6 parcial supostamente) e se sacar 4gb em 3 horas já estou com sorte. Mas de qualquer maneira, a minha net é mais rápida que a de lá, a minha ligação vai dos 300 Kb (caso muiiiiiiiiiiito raro mesmo) até aos 1.8 Mb (caso também muito raro). Em média, tenho entre 500 Kb e 1 Mb

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          mas em mocambique a melhor internet e de 8 megas….. ja na africa do sul e de 4 .. enkuanto mocambique e menos desenvolvidoo……..

          tsk africa do sul suckz

      2. Avatar de manuel
        manuel

        só uma correcção as ligações aqui já são superiores a 256 kbt/s. não estou na África do sul, mas estou perto em Moçambique, e aqui as ligações já são de 2 mbt/s. não é nada comprado a 100 mbt/s, mas já foi pior.

        1. Avatar de César

          Mas atenção, que isso são as velocidades de download. mas para quem está a enviar a velocidade de upload é muito mais baixa, logo quem está a receber não pode receber mais rápido!

    3. Avatar de Toni Almeida

      80Km em 1h08m = 70Km/h
      Tu dás o dobro ou o triplo na autoestrada e não ficas assado LOL

      E esta noticia não tem nada de extraordinário, a minha net cabovisão de 10Mb permite-me um envio de 60Kb/s ou seja, eu para enviar estes 4Gb para ti por exemplo, demorava quase 20 horas… não sei onde moras, mas a 70Km/h o pombo era mais rápido…

  2. Avatar de bicancas
    bicancas

    O nome correcto para eles seria TURBOPOMBOS. A informação na ponta do bico e não na ponta do cabo de rede ou USB.

    1. Avatar de moreirafrederico
      moreirafrederico

      es o mesmo o melhor.ta boa lool

  3. Avatar de Abel Figueiredo
    Abel Figueiredo

    O trabalho de casa desse jornalista foi tão bom que nem deu conta que o RFC 1149, o tal que fala do transporte de informação recorrendo ao uso de pombos correios, e o RFC 2549 (IPoAC com QOS) não passaram de partidas do dia 1 de Abril.

    Já se chegou à conclusão que, apesar da velocidade ser cada vez maior (devido ao aumento da capacidade das memórias flash), a lag é terrivel…

  4. Avatar de Patrick Marques
    Patrick Marques

    Acho que vou adoptar essa técnica.. Estou em casa dos meus pais, a 90klm da minha e cada vez que quero alguma coisa é uma eternidade…
    Porque apesar de falarem na África do Sul no interior do país nas aldeolas (como onde estou) isto é penoso…

    Penso que um pombo seja um bom investimento

    1. Avatar de Bernardo Lopes
      Bernardo Lopes

      Eu também vivo numa aldeia do interior (Quintanilha – Distrito de Bragança) e aqui tenho ADSL 6mb. Podia ser pior.

      1. Avatar de Manuel José
        Manuel José

        Ei tenho 1.8 Mb, mas é móvel e também é numa aldeia, mas não no interior. Fica a 1 hora do Porto.

  5. Avatar de Computed Life

    Coitados dos pombos lol, lá vão sair todas da reforma.

    “(…)onde um pombo-correio consegui ser(…)” tens ai qualquer coisinha para corrigir 😉

    Cumps

  6. Avatar de Abel Figueiredo
    Abel Figueiredo

    É tudo muito bonito, mas não nos podemos esquecer do problema da lag.

  7. Avatar de Paulo Ribeiro

    ui, vou começar a investir em pombos. não há cá sniffing nem coisa que se pareça e aposto que a probabilidade de o materem para ficarem com o cartao de memoria face ao numero de pombos que por ai andam deve ser reduzida

    1. Avatar de César

      Depois vão pôr os caçadores a controlar a pirataria!

  8. Avatar de luis
    luis

    Se colocar um cartão de memoria de 16 gb de informação num pombo e este percorrer 1 km, chega mais depressa do que enviar 16 gb de informação pela net na mesma distancia.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      16 Gb de informação, com as ligações actuais deve dar para uns dias 🙂

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        @ 100Mb/seg., 16Gb são exactamente 2h43’50,4” – 16GB são 8 vezes mais… 😉

        1. Avatar de Edgar Sousa
          Edgar Sousa

          Não percebi as tuas contas…

          100 Mbps –> 1 Gb por 10″ –> 16 Gb por 160″ .. dá exactamente 2’40”

          8 vezes mais seriam 18’40”

          Mas fazendo as contas:

          100 Mbps = 100 * 10^6 bits por segundo (**ver nota)
          16 GiB = 16 * 2^30 * 8 bits

          (100*10^6)/(16*2^30*8) = 1374.39 seg, ou seja, 22″54.39′

          **Nota: Em comunicaçãoes, é base 10..

          1. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            LOL converti 163,84 segundos para horas, em vez de minutos 😛

            Para ser exacto, então, são
            2’43,84”

            Os 16Gb são de armazenamento, logo 16×1024/100=163,84seg.

    2. Avatar de Fontinhas
      Fontinhas

      Podemos afirmar portanto, que o Pombo é o meio de propagação de dados mais rápido para grandes ficheiros em curtas distancias.

      Qual fibra, qual quê 😛

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        Meo Pombo.
        Mesmo, mesmo até sua casa

  9. Avatar de NYyankee
    NYyankee

    Se o que li noutro site que não me lembro, o cartão era de 4GB.
    Ora para passar essa informação toda em 1h08m (como o pombo) teríamos de ter uma ligação de 8mbits de upload +coisa -coisa que em ADSL nunca vi… por isso nem na África do Sul, nem em Portugal nem em lado nenhum.
    Só mesmo com outro tipo de tecnologia tipo fibra e afins.

    Para mim é uma notícia um bocado enganatória, mas fica o apontamento de que os pombos correios ainda rulam como meio de microtransporte.

    1. Avatar de centaurius
      centaurius

      O cartao podia ser de 4 GB, mas nao quer dizer que fosse com 4 GB de dados…

  10. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Um DoS com esses meios deve dar um efeito bonito, deve….
    Não sei se o pombal entope mas o quintal fica todo sujo na certa 🙂

  11. Avatar de centaurius
    centaurius

    LOL @ “Caso contrário, os pombos vão ter muito que fazer por aqui.”

  12. Avatar de Abel Figueiredo
    Abel Figueiredo

    E a problemática da perda de pacotes durante a época da caça?

    1. Avatar de centaurius
      centaurius

      Nada se perde, tudo se transforma.

  13. Avatar de Canelas
    Canelas

    Acredito. O + triste é os ISP não fazerem algo ao respeito.

  14. Avatar de JP
    JP

    LOOOL… acredito…. hj temos pens de 128gb(http://www.2solutions.pt/produtos/familia.php?fam=12&id=4532) se enchermos a pen com 100gb e mandar pelo pombo deve de ser mais rapido do que a adsl!!!!

    Agora…. daki podemos obter uma info mt boa….

    Pirataria por pombos correios!!!! e assim não temos ninguem a dizer que tamos a fazer downloads ilegais!!!1

  15. Avatar de Luiz Alberto
    Luiz Alberto

    Pessoal aqui no Brasil o link padrão oferecido por muitas das operadoras ainda é 1 Mbps de down e só deus sabe quanto de up. Para piorar há um agência regulamentadora (ANATEL)que um dia a alguns anos atrás definiu que os provedores só precisavam garantir 10% da banda.
    Já viu no que deu. As pessoas as vezes pagam uma fortuna por 4 Mbps para ter na maior parte do tempo 400 Kbps.
    Como as empresas de telefonia tem uma forte influência politica aqui, iriam acabar arranjando um jeito de fazer o governo abater os pombos para que não haja concorrência.
    Você são felizes e não sabem….hehehehe

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Muitos brasileiros se quixam aqui do mesmo. Se aqui em Portugal fosse assim morria 😀

      Deixo a minha solidariedade. Como é possível por ai 4mb ser considerado luxo?????? Aqui a malta já anda a instalar 100 megas e o preço nem é nada de especial –> + ou – 10% do salário mínimo.

      Quanto custa ai uma linha de 4mbs em relação ao salário mínimo??

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        10% do salário mínimo é pouco? Se ganhasses o salário mínimo já não dizias que era pouco!
        Vejamos: Ficas com 9 partes do salário livre. Para telemóvel e tv cabo básica vai outra parte. Depois para a luz, Gás e água vai a 3ª parte. Autocarro para o trabalho (4ª parte). Renda de casa, alimentação em quantas partes?!
        Ou tens pais ricos ou vais ao BES!

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Eu disse que o preço não era nada de especial comparando com o que o brasileiros dizem que pagam por linhas modestas. Uma economista disse que quem ganha o salário minimo não tem possibilidade de ter tv por cabo.

          Eu de facto ganho mais, e tenho a linha mais barata da Cabovisao (chega e sobra), só tenho os canais do pacote básico (digamos que desviados), nada de digital nem de pay per view, porque o dinheiro custa a ganhar para dar a chulos.

    2. Avatar de Manuel José
      Manuel José

      E eu que achava que não tinha sorte…

    3. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Aqui, a garantia é ZERO – os meus 20Mb de madrugada, transformam-se em ~4 de dia e menos de 1 (um) à noite.

  16. Avatar de dc
    dc

    LOOL

    Isto agora fez-me lembrar o filme VALIANT – OS BRAVOS DO POMBAL

    Por acaso eu estou bem servido de Upload, 10Mbps nas horas, então em FTP é uma maravilha e nos Torrents é magia.
    Mas sou solidário porque já tive nessa situação, ainda me lembro de demorar 5 ou 10min para fazer upload de uma imagem de 2MB para o anexo do email ou coisas assim do género.
    Viva ao choque tecnológico, passei de um Fiat Panda para um Ferrari Enzo.

  17. Avatar de reismor
    reismor

    Será que os criadores de pombos irão implementar entradas usb 3 nos mesmos?

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se o pombo tiver H5N1 podemos apanhar virus no pc
    😉

  19. Avatar de JGomes

    Caracois, similares aos pombos (e mais rapido que ADSL), neste artigo:

    Snails are faster than ADSL
    http://www.notes.co.il/benbasat/10991.asp

    Velocidade: 37000 Kbps

    😉

  20. Avatar de LoboSILVA

    Deve ser legal mesmo e bater um bom papo pelo msn usando pombos ai seria MsPOMBO hahahaha

    1. Avatar de Paulo Brinca

      Já existe, chama-se pidgin 😛

  21. Avatar de Ryan
    Ryan

    Costumo experimentar estas coisas quando vou a Africa do Sul. A ligacao mesmo em broadband nao so e cara como e lenta. Se tiver oportunidade de ir a Africa do Sul no ano que vem seria bastante bom ter internet bastante mais rapida.

  22. Avatar de BigLord

    Tanta piadola que há por aqui haha. Mas é um facto que se mandares um pombo correio com um daqueles cartões SD de 1 terabyte ou lá o que é para uma distância de 1KM ou algo mais… Sinceramente parece-me mais rápido que mandar pela internet xD Compensa!

  23. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Como é que se faz cancel se já não quisermos o download??????

    1. Avatar de BlueEagle

      Basta uma caçadeira e quando ele tiver mm a chegar disparas…

  24. Avatar de David Soares

    Vou começar a vender pombos às empresas:D

  25. Avatar de viperbruno

    Futuras noticias:

    “Pombo apanhado a enviar musicas piratas.”

    “Produtoras de musica pedem ao governo para extinguir pombos.”

    “França vai passar a cobrar uma taxa a quem tiver pombos”

  26. Avatar de Simões

    É caso para dizer que aqui temos o Sapo ADSL e eles têm o Pombo ADSL.
    Quem não se lembra da publicidade do sapo mais veloz que nunca?
    Esta noticia mostra a realidade de alguns países sub-desenvolvidos, que nós nem sempre nos damos conta…

    1. Avatar de Simões

      Só mais uma coisa, com a quantidade de pombos que temos nas nossas cidades e sendo considerados uma praga, porquê usar técnicas para que não se reproduzam e não exportar-los?
      Aqui está uma boa oportunidade de negócio para investir.
      A parte de não serem correios, bom, para algum lado devem de voar…

  27. Avatar de sergio
    sergio

    para quem não sabe columboifilia é o 2º desporto mais praticado em portugal sendo batido apenas pelo futebol :p.. o meu pai tem pombos já fui levar alguns bem longe que até nunca tinham saído de casa e chegaram 1º do que eu a casa e nao me admirei lol

    1. Avatar de JGomes

      os pombos de hoje em dia ja trazem GPS integrado! ^^

      1. Avatar de sergio
        sergio

        ha quem diga que se orientam pelo campo magnetico da terra e ha qum afirme que se estão a adaptar e usam auto estradas para orientacao lol.. o que sei é que são extramente inteligentes e competitivos e é um negócio que moviemnta milhoes

  28. Avatar de aver
    aver

    O que sabia é que grandes volumes de informação era melhor enviar , em suporte físico, por estafeta (correio expresso) desde que a distância não seja excessiva. Por pombo correio é muito avançado

  29. Avatar de Pedro
    Pedro

    E para distancias ainda maiores usam o que? Patos e cegonhas?

    1. Avatar de sergio
      sergio

      o pombo até 300 km dependendo das condicoes climatericas e na boa

    2. Avatar de K@rek@
      K@rek@

      loool usam o virus H1N1 xD

      com os dados encriptados dentro da memória do virus hehehehe xD

      velocidades de 1 TB/seg =D