Google arrisca nova multa por recolha de dados dos utilizadores

19 Comentários

A presença da Google no continente europeu tem estado, nos últimos tempos, envolta em diversas situações problemáticas. A maioria das situações que surgiram estão relacionadas com a forma como a Google recolhe e correlaciona os dados dos seus utilizadores.

Surgiu agora mais um caso, desta vêz na Holanda, onde a entidade reguladora promete multas avultadas se a Google não mudar a forma como recolhe e avalia os dados dos utilizadores, sem que estes tenham conhecimento.

google_1

O novo caso tem como base a Holanda e está a colocar frente a frente a Google e a entidade reguladora deste país, a Dutch Data Protection Authority (Dutch DPA).

Segundo esta agência a Google tem estado a infringir diversas directivas da lei da protecção de dados deste país, desde que alterou a sua política de privacidade em 2012, e poderá ser multada caso não a altere.

A Dutch DPA alertou a Google que esta multa será cumulativa e poderá ascender a um valor que rondará os 15 milhões de euros caso a empresa não proceda às alterações pedidas.

O que está a ser pedido à Google que faça é que alerte os utilizadores de que os dados estão a ser recolhidos e quais são os serviços onde esta recolha é feita.

É ainda pedido que seja explicado aos utilizadores para que função vão ser usados os dados e de que forma os mesmos podem ser removidos da Google, deixando assim de serem apresentados anúncios tipificados por utilizador.

O problema, segundo o regulador Holandês está na forma como a Google recolhe toda a informação, desde termos de pesquisa, emails, cookies, localização e até hábitos de visualização de vídeos, e também da falta de informação e consentimento que é dada aos utilizadores.

google_2

As propostas da Dutch DPA para resolver este problema são bastante simples e fáceis de implementar pela Google. É pedido que seja recolhida a autorização aos utilizadores para a utilização desta informação, não a remetendo para uma qualquer alínea escondida da política de utilização dos serviços.

Mas a Dutch DPA já alertou que a multa que poderá aplicar à Google é cumulativa e que a empresa deverá iniciar o processo de alteração da recolha de dados assim que possível. A data limite imposta é o final de Fevereiro do próximo ano.

Depois de vários outros casos ocorridos na Europa, onde foram levados a permitir a remoção de dados, a ser proposto que se separasse como empresa ou simplesmente o abandonar o país com um dos seus serviços, a Google vê-se agora a braços com mais um problema e novamente sobre a recolha de informação dos utilizadores e o que faz com essa informação.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ

    Acho que a postura que as autoridades Europeias tem estado a tomar para com as diversas empresas dos EUA (principalmente no panorama online/tecnológico), só irá prejudicar os consumidores.

    Muitas serviços e produtos dos EUA já nem vêem para a Europa, devido as leis de cá, não sendo fácil os europeus terem acesso alguns desses produtos e serviços que não existem no “velho continente”.

    Ao mesmo tempo esta postura, a meu ver, de arranjar dinheiro a pala das empresas dos EUA, só poderá fazer com que empresas que tenham cá os seus serviços (como no caso da Google), comecem a limitar os mesmos aos europeus.

    1. Avatar de poisé
      poisé

      Bem pelo contrário, a privacidade é um direito que todos nós temos. Ainda bem que eles estão com uma iniciativa destas. A Google é que gosta de fazer as coisas sem consentimento das pessoas. Não estamos a falar das entidades reguladoras fecharem as portas à Google, estamos a falar que as mesmas exigem transparência para com o utilizador e que o mesmo tenha mais controlo com aquilo que é seu: Dados privados.

      1. Avatar de JJ

        Concordo com a protecção de dados, mas essa situação esta a ser levada aos extremos.

        Os dados recolhidos, normalmente, são dados que todo e qualquer provedor da Internet tem conhecimento e pode utiliza-los com o mesmo objectivo que a Google utiliza.

        Existe centenas de sites que recolhe a mesma informação que a Google recolhe, e não estão a ser alvo deste tipo de iniciativa, incluindo outros motores de pesquisa de grandes empresas.

        Os dados que a Google recolhe e a sua finalidade é de conhecimento geral e encontram-se nos Termos do serviço.

        Qualquer das formas, eu estava-me a referir a situações mais abrangentes, como o que aconteceu em Espanha com o Google News Espanha.

        1. Avatar de Hugo (também)
          Hugo (também)

          Aí é que se engana. A Google para além de recolher dados pessoais como por exemplo se é masculino ou feminino também lê os seus e-mails do gmail para lhe impor publicidade personalizada. Tudo isto sem o seu consentimento. Se eles recolhessem os mesmos tipos de dados ou da mesma fora como outras entidades, não haveria tanta controvérsia relacionado com a Google. Todos nós sabemos que nos últimos anos a mesma conseguiu bastante puder e isso reflete-se nas suas táticas anti-competitivas (essas também já em julgamento) como a maneira que recolhem dados e os usam. A Google poderá continuar a fazer tudo como faz, logo que nos deixe decidir se queremos ou não ser expostos. Atenção, mais uma vez, trata-se de direitos fundamentais do humano, privacidade. Eu pessoalmente não o quero perder para seja qual for a entidade, mesmo que essa ande nos a dar Chupachupas para disfarçar (lollipop).

    2. Avatar de Tavares
      Tavares

      Podias concretizar quais os serviços e produtos,QUE NÃO EXISTEM NA EUROPA, que empresas dos EUA não “exportam” para a UE devido à legislação Europeia? É que diria que o problema é algumas empresas dos EUA quererem impor na Europa práticas comerciais que…não podem implementar nos EUA.Precisamente por ser proibido que o façam…

      1. Avatar de JJ

        Quanto a impor praticas na Europa que não conseguem impor no EUA, é bem o contrario… o problema para essas empresas e não poderem utilizar as mesmas praticas na Europa que utilizam nos EUA. Os EUA a nível comercial é muito mais liberar do que a UE.

        Por exemplo, na UE é obrigatório 2 anos de garantia, nos EUA apenas 1 ano, logo isso não é do interesse das empresas e por isso não exportam para a Europa.

        PS: Não tenho nada contra o termos 2 anos de garantia sobre produtos, acho bastante bem essa situação.

        1. Avatar de Hugo (também)
          Hugo (também)

          Atenção, opiniões não viram factos só porque sim. Nunca ouvi tal coisa seja de que empresa for. A Microsoft, por exemplo, é uma empresa americana no entanto comercializa os seus produtos cá em Portugal, com dois anos de garantia, logo essa opinião vai por agua a baixo.

        2. Avatar de Tavares
          Tavares

          jj…que eu tenha conhecimento a única empresa americana que na Europa “oferecia” um ano de garantia nos seus produtos,quando a legislação “obriga” a dois anos foi a Apple!Que consoante as reclamações…teve de se adaptar!E se pensas que esses problemas com a Google são apenas na Europa podes ler:
          http://gizmodo.uol.com.br/google-emails-lava-jato/

    3. Avatar de lmx
      lmx

      JJ, o teu comentário…parece-me muito triste defacto…

      Desculpa, a minha opinião, mas uma empresa Americana que vem retirar-te os teus dados, sem tu consentires…e achares que os Europeus é que estão mal…és Americano certamente?

      Só pode…

      Olha a Russia é que está a ser esperta…”
      ai querem roubar dados…então agora metam cá os servidores, e nós vamos audita-los…a info que roubarem…batem com os costaços na choldra”

      que é para os meninos deixarem de ser criminosos…

  2. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    A google que pague, se fosse a Apple ainda se abre uma excepção.

    Porque como todos sabem a Apple não recolhe com segundas intenções, apenas esta preocupada com as pessoas e faz um backup.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não pode haver excepções para ninguém e parece-me que neste campo acabaram os regimes excepcionais, o mundo cada vez tolera menos estes comportamentos.

    2. Avatar de Winetree
      Winetree

      Zero excepções e tolerâncias neste aspecto.
      Qualquer dia tenho de andar com um chip implatado como um animal…

      1. Avatar de Paula
        Paula

        ja es um, so falta o chip

  3. Avatar de Paula
    Paula

    porque os droids odeiam a apple? pq sao frustrados sem possibilidades de ter iphone

    1. Avatar de lmx
      lmx

      credo rapariga…vive a vida, e deixa-te de tretas… 😉

      É que nem sequer são empresas Europeias…se a Apple fosse Portuguesa, ainda se compreendia, mas nem são de cá…

      1. Avatar de jafOStes!
        jafOStes!

        Esse Paulo/Paula é uma as rãs… Mas só muda uma letra do “nome”

        1. Avatar de jafOStes!
          jafOStes!

          Como as rãs*

    2. Avatar de Armando
      Armando

      Ai quem me dera ter um iPhone… Se tivesse um dispositivo móvel da Apple poderia navegar na Web, consultar os meus e-mails, ver vídeos, experimentar jogos e comunicar com os meus amigos nas redes sociais. Com um Android eu não consigo fazer nada disso… que frustração!!! 🙁 ;( 🙁