Gartner: Xiaomi e Apple crescem! Samsung continua em queda

56 Comentários

Dados referentes ao terceiro trimestre de 2014

A concorrência na área dos dispositivos móveis é cada vez mais forte, especialmente porque os fabricantes chineses entraram na “disputa” pelos lugares cimeiros.

A Gartner lançou recentemente o relatório de vendas de smartphones à escala mundial , relativo ao terceiro trimestre de 2014, que vem confirmar o bom momento da chinesa Xiaomi e a consistência da Apple mas que confirma também o momento menos bom da Samsung.

img_4317-1


De acordo com os dados agora divulgados pela Gartner, a venda de smartphones no terceiro trimestre de 2014 cresceu 20%.  Segundo o estudo, a nível global foram vendidos 301 milhões de smartphones.

Vendas por fabricante

Como temos vindo a informar, a Samsung tem vindo atravessar um periodo menos bom e por consequência a perder mercado. Os três principais fabricantes chineses: Huawei, Xiaomi e Lenovo têm vindo a crescer. Em termos de números, a Samsung vendeu neste terceiro trimestre 73,212.4 smartphones enquanto a Apple vendeu 38.186.6 unidades de iPhones. Dos números agora conhecidos, há a destacar o enorme salto da Xiaomi, que vendeu apenas 3,617 unidades no terceiro trimestre de 2013 e, em 2014, vendeu cerca de 5x mais.

gartner_00

Vendas por Sistema Operativo Móvel

No que diz respeito aos sistemas operativos móveis não há grandes novidades. O Android continua a liderar este segmento com 83,1%, estando o iOS na segunda posição (com 12,7%), muito longe de alcançar o primeiro lugar. O Windows cresceu ligeiramente. O Blackberry continua em queda.

gartner_03

 

Em termos de conclusão final, os números agora apresentados pela Gartner reflectem bem as informações que o Pplware tem publicado. As marcam chinesas continuam a crescer de forma sustentada e rápida e a Samsung terá de definir uma nova estratégia para não se afundar neste mercado. A Apple continua a seguir o seu caminho sem grandes variações. Será que em 2015 a Samsung poderá perder a primeira posição para um fabricante chinês?

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Ferreira
    Bruno Ferreira

    O crescimento da Xiaomi é notável!

    1. Avatar de antonio
      antonio

      esses tipos vão dar muito que falar.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Tenho um Xiaomi mi2s 32GB e foi dos melhores smartphones que já tive. Muito mais barato comparado aos Samsung’s e Iphone’s.

  2. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    A Samsung ter um tombo de quase 10% é assustador, num mercado em que grandes marcas lutam por 2 ou 5%…

    Mas nada que nao desse para ver com tempo… Falta de updates, telemoveis a serem “despejados” no mercado todos os meses… Perderam a confianca do consumidor, eu fui um deles.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      A Samsung deu demasiados tiros nos pés:
      – S5 de muuuuuito má qualidade de plásticos e design

      – Alpha com excelente construção mas no mundo dos Android com specs medianas e um preço exorbitante

      – Note 4 chegou muito tarde para compensar as pessoas vendas do S5 e o S6 ainda é uma miragem

      O S5 devia ter sido o S5 LTE da Coreia em metal. Eu gosto da Samsung mas não me importo que percam vendas: assim esmeram-se e lançam produtos mais competitivos, e dão espaço a outras marcas para crescerem.

    2. Avatar de lustdj
      lustdj

      Não perdeu 10%. Foi pior que isso. perdeu 10 pontos percentuais que representa uma queda 22% do valor que tinha!

  3. Avatar de Rafael Ramos
    Rafael Ramos

    Temos pena!!!

    Samsung é só vender…quando é para darem garantia de equipamentos de 600€ não dão nada!!! É só desculpas esfarrapadas..

    1. Avatar de minie
      minie

      tiveste algum problema com o teu samsung de 600€ ou é mais um comentário para encher o tacho? lol

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        enfim… first world problems

      2. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Eu tive problemas com o S3 e nao venhas dizer que ‘e de baixa qualidade bla bla, na altura era de topo como ‘e hoje o s5 por exemplo! Bem que o android nao ‘e tao tao fluido mas o s3 ficou com ma fluidez por causa da touchwiz! E o Rafael diz e muito bem, Samsung ‘e so vender e encher os telemovies com mil e umas opcoes que so usas umas 10 lol, Samsung so server em tv que de smartphones nunca mais, so se for com um note de resto ‘e tudo tralha!

        1. Avatar de luislelis
          luislelis

          Mas o software agora tambem tem garantia?
          Desculpem a ignorancia do macaco.

          1. Avatar de Não Não
            Não Não

            Tem. Claro.

      3. Avatar de jorgeazevedo1
        jorgeazevedo1

        Eu com um S3 de uso normal começou a perder as letras do Sansung na parte trazeira e a descascar ce lado. Levei-o a garantia e disseram que era do uso. Nao tinha quse uso pois tinha 6 meses.

        1. Avatar de minie
          minie

          A Garantia não abrange nenhuma das seguintes situações :
          Verificações periódicas, manutenção e reparação de peças sujeitadas a desgaste natural.
          Custos relativos a remoção ou instalação do produto.
          Uso ou instalação incorrectas, incluindo a utilização do produto em condições para as quais não foi previamente concebido e fabricado.
          Estragos causados pela luz, água, fogo, fenómenos da natureza, guerra, distúrbios públicos, voltagem incorrecta, ventilação imprópria ou qualquer outra causa fora do controlo da Samsung.

          http://www.samsung.com/pt/support/warranty/

          1. Avatar de SC
            SC

            Ou seja… não abrange nada. Qualquer problema com o Smartphone poderá ser incluído numa dessas condições. Tenho um S3 desbloqueado entre outros telélés, e possivelmente não comprarei mais nenhum Smartphone samsung, não apenas pela garantia mas pelo facto de desvalorizaram do dia para a noite, pela fraca qualidade de materiais, e uma lenta…lenta… actualização do SO. Outra situação que me tirou do sério foi o facto de a samsung não ter feito a actualização do JB para o KK usando desculpas esfarrapadas de que não era possível quando houve Dev’s que puseram o KK a rodar no S3. A Samsung não tem respeito pelos clientes.

      4. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Dumitru/jorgeAzevedo1:

        O meu S3 teve bom uso por um ano, depois foi para a namorada e depois vendido em perfeito estado de conservação. Nenhum telemóvel em plástico foi feito para andar sem capa e durar meses a fio de uso. Usa uma maçã de metal e vidro sem capa e vês como está passados uns meses … eu tenho um par de amigos com uns sem capa, e com pouco mais de meio ano está o metal todo riscado e o vidro com riscos (e um canto bem amassado).

        O Touchwiz não é o problema mas sim serviços duplicados Google e Samsung. Se desactivares os da Samsung e programas que não usas (possível com Android 4.3) a bateria dura-te bastante mais e bem fluido (para 1 GB RAM …)

        Com programas gulosos e pouco optimizados (WhatsApp, Viber e Facebook/Facebook chat) a RAM desaparece e o telemóvel entra em stress. Mas se queres deixar de teres chatices, compra algo con 2 GB RAM ou um Note 3/4.

        Eu acabei de abrir uns Docs Office, e imprimi directamente por WiFi para a minha impressora HP ligada ao router (RJ45) com o sistema de impressão HP (incluído em vários Samsung e se calhar outras marcas) no meu Note 4, enquanto na outra metade do ecrã via o pplware 🙂

        1. Avatar de Theboice
          Theboice

          Boas, desculpem mas não podia deixar de meter o bico. Então é necessário capas para os tetelés? Se assim fosse viriam com elas certo? tento um huawei U8815 à 2 anos ta farto de cair e já o atirei várias vezes ao chão (nervoso sou assim pro parvo) nunca viu nem verá capas nenhumas e aunica coisa que tem é uma penena esmorradela poe ter caído numa dessas tijoleiras-anti derrapante que parecem ser cravejadas de areia. Se precisam de capas já deveriam vir com elas. Penso eu de que…

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Primeiro não tem que vir com capas porque cada um escolhe a que gosta. E vir meter o bico em conversas de telemóveis de topo com telemóveis de 100-200 euros que tens HÁ 2 anos …

            Cada um faz aquilo que quer, óbvio, mas não deixa de ser inocente se acham que por terem materiais de topo que não se degradam rápido con a simples fricção nas mesas dos cafés, uma queda num passeio de cimento (que contém areia só para informação). Quem sou eu para dar conselhos …

  4. Avatar de minie
    minie

    olha ali a samsung novamente no top e mesmo estando a cair. e a apple em 2º lugar

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Bem para ela! As pessoas nao sabem o que compram, so compram porque ‘e galaxy e Samsung e porque todos tem! Ja ouvi varios amigos a querer comprar telemovel novo a perguntarem-me qual era a melhor escolha e eu perguntava depende do dinheiro que queres gastar e quais os teus gostos, ai eles dizem ahh penso em um galaxy, todos tem deve ser muitoo bom lol , ‘e como iPhone, todos tem todos compram, mas iPhone ‘e iPhone ja todos sabemos que tem grandes fanboys, mas agora quando oico de Samsung pff… ai so digo entao vai por um galaxy se os outros utilizam entao tu tambem tens que utilizar!

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        Dimitru – Chama-se a isso “poder do marketing”.

    2. Avatar de Não Não
      Não Não

      Faz aí um top por lucros, ou por $ de receita…

      Isso é que é um top…

      Que é que interessa vender mais telemovel ou menos telemovel?

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        E interessa-me lá um top de receitas? Tu compras um telemóvel pela receita que a empresa faz com cada modelo?

        E além disso é idiota dizer que se paga 600 por um telemóvel de 200 euros a fabricar porque isso é o valor EM PEÇAS. Há custos com pessoal, desenvolvimento, logística etc etc.

        Bem, não entendo esta gente.

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    “… a Samsung tem vindo atravessar um período menos bom e por consequência a perder mercado.”

    Na verdade a Samsung diminuiu a sua quota de mercado de 53% para 18%, enquanto a da Apple aumentou de 56% para 86%.

    Não se pode dizer que se afundou, porque ainda tem lucros razoáveis, embora tenham diminuído 60%. A Microsoft e a Motorola é que estão abaixo da linha de água. Os outros fabricantes andam à tona de água (a ver passar o porta-aviões chamado Apple).

    http://cens.com/cens/html/en/news/news_inner_47563.html

    1. Avatar de MM
      MM

      As margens de lucro da Apple são claramente superiores à concorrência, daí essa quota.
      Igualmente a MSFT está dentro do estimado – 2015 seria o ano 1 em lucro (se mantiver o padrão de crescimento, que apesar de reduzido é suficiente para ficar acima da linha).
      Isto tudo só prova que o Android apesar de ter domínio no mercado, não faz do sistema rentável – uma marca precisa de vender muito mais para dar lucro.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O padrão da Microsoft/Nokia dado pelos números apresentados, é continuar com prejuízos na venda de telemóveis – os prejuízos aumentaram face ao ano passado, e as vendas estão praticamente estagnadas.
        Quanto às margens a coisa é mais complexa do que parece! A Samsung conseguia até há pouco tempo ter margens brutas nos seus produtos iguais ou superiores à Apple. Mas depois tinha muito mais despesas de funcionamento, como marketing, promoções, salários, investigação, etc.

        1. Avatar de MM
          MM

          A quota de mercado baixou, mas as vendas de aparelhos aumentaram. O aumento das vendas globais de smartphones fez com que a MS apesar de venderem mais smartphones, perderam quota de mercado.
          As perspectivas para a MS aringir pelo menos o breakeven mantém-se para 2015 na mesma.
          Os custos aumentaram mas são transversais, já que a evolução do WP10 está também dependente do windows 10. A MS no seu todo teve um crescimento de receita apesar do aumento de despesa.
          Além do mais, a MS tem sempre as receitas do Android para suportarem um grande parte dos custos actuais de desenvolvimento do WPhone.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S
            mas por acaso viste os valores absolutos na tabela? O aumento foi pouco mais de 100mil unidades (cerca de 1%), isso é estagnação. E na tabela do outro artigo podes ver que os prejuízos da Microsoft aparentemente aumentaram muito (mesmo em valor absoluto).
            Por isso não entendo como é que podes dizer que há perspectivas para atingir breakeven, ainda mais quando o que se vê é a Microsoft a apostar em telemóveis baratos, com margens de lucro curtas, na esperança de ganhar cota de mercado!

            “A MS no seu todo teve um crescimento de receita apesar do aumento de despesa.”
            Não estamos a falar da receita total da empresa mas da receita e lucros da venda de telemóveis.
            Quanto às receitas vindas do Android são irrelevantes nesta avaliação, são independentes do fabrico dos telemóveis da Microsoft. São tão importantes como as receitas das vendas do Office para ajudar a cobrir prejuízos, não torna o negócio de telemóveis da Microsoft sustentado.

          2. Avatar de MM
            MM

            As receitas Android não contam para as tabelas mas contam para a continuidade do desenvolvimento WP.
            Anyway, não percebo o orgulho do isheeps nos lucros da Apple. Só denota que não se importam de pagar por algo sobrevalorizado… Mas cada um sabe de si.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ MM
            Receitas vindas do Android será até do que conta menos para a Microsoft continuar a desenvolver o WP, pois é independente do que se passa no WP, continuam quer haja WP ou não. Lucros do Bing ou de aplicações como o Office, contam muito mais pois podem ser influenciados por melhorias no WP e pelo aumento da cota de mercado do WP! Isso é que pode dar alguma sustentabilidade à Microsoft como modelo de negócio, para justificar continuar com prejuízos dum lado do negócio!

    2. Avatar de antonio
      antonio

      mas os Samsungs podem afundar agora outros, um pingo de água e avariam.

    3. Avatar de eu
      eu

      Quando tens um telemóvel que deve custar à Apple ai uns 200 euros e são vendidos a 700, 800 ou mais euros é natural que tenham uma boa margem de lucro. Mas também só compra quer quer ser enganado 🙂

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Isso parece que já se transformou num mito que toda a gente gosta de contar!
        Basta olhar para os resultados financeiros apresentados pela Apple para ver que os iPhones custam em média à Apple no mínimo metade do seu preço de venda, e isto antes sequer de contabilizar as despesas de investigação e desenvolvimento e com o seu pessoal.
        Esse valor que estás a citar é um cálculo de alguns analistas que muito provavelmente falha no custo real total com os componentes, e não incorpora outras despesas associadas ao fabrico e venda.

      2. Avatar de Não Não
        Não Não

        É a margem de lucro da Apple, em tudo que vende é de 30%

        Por isso…

    4. Avatar de iBend
      iBend

      olha mais um q apesar d ser xupado pelos preços dos equipamentos Apple e mt provavelmente n ganhar nd com isto vem cantar q têm 86% dos lucros…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        A Apple vende 12,7% dos smartphones e fica com 86% dos resultados (soma dos lucros e perdas de todos os fabricantes).

        A qualidade paga-se, e encontra compradores – mais 38 milhões num trimestre.

        “Ah, mas os Android foram 250 milhões”. Tudo Galaxys 5, como se sabe 😉

        Se quiseres uma coisa de jeito da Samsung também pagas bem. Agora, o pessoal do Android (e da Microsoft) está mal habituado, acha normal comprar smartphones que dão prejuízo aos fabricantes. E depois ainda reclama com a qualidade dos materiais, a assistência e as actualizações. Querem ficar bem servidos paguem, com faz quem compra Apple.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Eu não reclamo em nada da série Note da Samsung.

          Performance, bateria e ecrãs de topo, com uma qualidade de construção de topo. Sem partidismos, cliente satisfeito, e enquanto a série Note seguir assim, daqui a 2 ou 3 anos volta a ter o meu dinheiro.

          1. Avatar de Não Não
            Não Não

            Qual é a margem de lucro desa serie note?????

            A mesma que dos telemóveis de 100€?

        2. Avatar de MM
          MM

          Por isso é que quem há quem continue com os seus iphone 5(s) e ipad com problemas?
          Desde que a Apple lançou o lixo do ios 8 que esse argumento deixou de ser eficiente.
          Na semana passada vi um ex-detentor e “não passo sem ele” de ipad com um Surface no colo.

          1. Avatar de Gaius Baltar
            Gaius Baltar

            Eu sei que é triste para quem despendeu seu suado dinheiro em um equipamento de várias centenas de euros ver o seu objecto de desejo ser criticado, mas infelizmente é a vida. Utilizo Android desde o lançamento do Galaxy S1, depois com o Galaxy S3 (um excelente equipamento) e tristemente um Galaxy S4. Ao mesmo tempo tive um iPhone 4, um 4s e agora um 5s. Pontualmente utilizei também um velho 5800 XM, um N7 e por fim um Lumia 920. No topo da preferência ficaram os Apple, sem nenhuma dúvida. O S3 aparece em 3º lugar e o 920 em quarto lugar. Acho os dispositivos Apple com a melhor entrega em termos de experiência de uso. Não dão problemas nunca ou quase nunca. O ambiente Apple é claramente uma mais valia que nenhum outro sistema pode alcançar. O Windows Phone caminha para lá, mas o caminho ainda é árduo. O Android é um óptimo sistema low cost, mas não é digno o suficiente para aparelhos do calibre do S3 e dos Motos (E, G e X). Um Moto X com iOS seria o meu aparelho de sonho. Um bom aparelho com Android é como ter um excelente aluno em uma escola medíocre. Portanto não lamentem pela Samsung, há muitos Xiaomis, Motos e Nexus por aí, ainda que todos sejam Android.

    5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Por falar nisso. Sabem quanto foi o lucro da Xiaomi em 2013?

      56 milhões de de dólares segundo a Reuters (o Wall Steet Jounal há um mês falava em 556 milhões).

      “Menos mal, pelo menos não teve prejuízos como outros fabricantes Android”. É verdade, mas representa 1/150 dos lucros da Apple só na China.

      http://appleinsider.com/articles/14/12/15/xiaomi-reported-earnings-of-only-56-million-in-2013-one-tenth-what-wsj-reported-and-1150-apples-chinese-earnings

  6. Avatar de NewJ
    NewJ

    O mais incrível destas estatísticas é que se nota como a China tem mesmo muitos habitantes.. Por ex. eu não conheço ninguém que tenha um Xiaomi, já Lumias conheço aos montes, mas na China nem se devem vender.. Mas em mercados grandes como o Espanhol também não se vêm Lumias à venda e iphones também de vendem pouco, lá marketing Samsung reina, e marcas Chinesas deles tipo BQ.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      É complicado veres alguém com um smartphone da Xiaomi porque eles por enquanto não se expandiram muito. Eu quando comprei o meu tive de mandar buscar da China, que na altura só vendiam no site da IbuyGou

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Para o ano vai ser ainda pior, a Xiaomi lança o Mi5, a OnePlus lança o Two, a Motorola deverá continuar no bom caminho a lançar novos modelos de qualidade. E a Samsung a ir pelo cano abaixo.

    1. Avatar de David
      David

      +1
      E a Apple a lançar o iPhone 6S, e o 6S Plus lol
      Em principio eu serei um dos contemplados a mudar no proximo ano…
      Tenho um Note 4, e será o ultimo Samsung…é bom? Sim, mas não teve aquele impacto que tive quando peguei num 6Plus, ou no LG G3, ou mesmo no Note 3!

      Note 4, poderia ter sido melhor! poderia ter marcado toda a diferença, mas a Samsung assim não o quis… Se terei iOS ou Android ou outra, ainda não sei, mas penso que como marca, Samsung não será!

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Impacto do 6 plus só se for por superficialidade “tenho o maior e mais caro iPhone” que admito que causa furor no “zé povinho”.

        Se há telemóvel que o “Zé povinho” idolatra (independentemente da qualidade) é o iPhone, porque dá (supostamente) status a quem tá teso.

        Quem tem dinheiro e status, não vê”impacto” nenhum, vê um telemóvel de topo com um ecrã de bom tamanho, que devia ter outro design e um iOS mais versátil.

        Se queres impacto “aaaaahhh tens o iPhone 6 !!!!! Wow debes ter pasta!!!” um iPhone 6 plus é o ideal para ti e não o Note 4

  8. Avatar de caldeira
    caldeira

    bla bla bla,so isso que leio aqui,porque não dão oportunidade a vocês mesmos e compram um BLACKBERRY PASSPORT,eu importei um a dois meses,e encostei um LG-G3 E UM NOKIA 1520,provavelmente estarão no OLX um dia destes para venda,sao boas maquinas,mas não as quero mais.

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Nem sei o que te diga.

  9. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Gostava de Saber das Vendas da Xiomi quando é que isso representa no mercado interno e externo. Se eles tiveram a grande quota do mercado chines isso representa uma fatia importante no mercado global.

    Não estou a dizer que seja assim, mas gostava de saber quanto é que o mercado interno representa na fatia global da empresa.

  10. Avatar de Wagner Albuquerque Braga
    Wagner Albuquerque Braga

    O problema da Samsung é não dar um bom suporte de softwarer ao Android, ela modifica muito seus Androids, coloca a touchwiz toda bugada e lenta NUNCA, NUNCA atualiza os seus Androids. Vejam a Motorola, perfeita nas atualizações e só crescendo.

  11. Avatar de Não Não
    Não Não

    Não tem mal para a samsung, eles lançam outro anúncio a gozar com os utilizadores Apple d fica tudo bem.

  12. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Nao me admira nada que a samsung esteja tao mal
    As atualizaçoes que demoram seculos e tambem a diferença do s4 para o s5 nao e muita e nisso eles falharam completamente
    Eles precisam de fazer um s6 que faca esquecer este falhanço do s5

  13. Avatar de T16
    T16

    Nao é novidade esta queda da Samsung, e nao irá ficar por aqui, mas vamos aguardar mais 1 ano!
    Fui durante longos anos utilizador de telemoveis/smartphone Samsung, a pouco mais de um ano mudei para iPhone, e nao podia estar mais satisfeito…um dia SE mudar para andorid muito dificilmente volte a optar por a Samsung, só mesmo se muito coisa mudar