Um milhão de smartphones roubados por ano nos EUA

14 Comentários

Já alguma vez lhe roubaram o smartphone? Infelizmente tal situação não lhe aconteceu só a si e as estatísticas são simplesmente impressionantes. De acordo com um relatório da FCC (Federal Communications Commission), publicado recentemente, o número de smartphones roubados por ano já chega a um milhão.

119281489_smart_pho_371268c


Segundo a informação divulgada pelo regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos esta quinta-feira, são mais de 1 milhão o número de smartphones roubados por ano. Em termos estatísticos, os dados mostram que um em cada dez roubos nos EUA envolvem um smartphone.

O relatório revela também que há cidades mais preocupantes que outras. Por exemplo, em São Francisco, 59% dos assaltos ocorridos em 2013 envolveu um smartphone. Em Nova Iorque a percentagem é de “apenas” 55%.

stolen-phone-header2

Como eventual medida para baixar o número de roubos, a FCC sugere que todos os fabricante adoptem sistemas de localização e bloqueio dos dispositivos, tal como o Activation Lock e Find my iPhone da Apple e o Factory Reset Protection que está presente no Android 5.0.

O relatório completo pode ser consultado aqui

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alisson
    Alisson

    Em são paulo, e rj esta tendo a gangue da bicicleta que roubam os aparelhos, maioria turistas.

    A policia nada faz, é so pesquisar no g1.

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    1 milhão é muito :O

    Já estive em LA e não reparei em roubos a pessoas na rua mas sim às lojas e afins.

  3. Avatar de Mota
    Mota

    Bom.. vamos lá ver uma coisa, em boa parte a culpa é dos próprios donos. Pessoalmente nunca iria gastar resmas de dinheiro em smartphones sem pensar “Como é que me posso proteger se me roubarem o tele”?

    Da mesma maneira que eu não sabia antes, agora sei.. é uma questão de informação.. ou estarei errado?

    Felizmente a Apple e a Google já implementaram algo, ok não é 100% fiável/funcional mas.. é melhor que nada certo? 😀

    Pessoalmente uso o Cerberus 😉

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Só se a pessoa te roubar for ignorante… Porque pode fazer o factory reset em 5 segundos.

      E lá se foi o Cerberus ou qualquer outro que lá esteja metido.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Se você tiver acesso root no telefone dá pra configurar o cerberus para resistir ao factory reset. 😉

    2. Avatar de Joao Barros
      Joao Barros

      E algumas soluções só funcionam se uma pessoa tiver Internet/GPS ligado, o que nem sempre acontece, além de que gasta bateria. Não sei se o Cerberus é um desses casos.
      Acho que o melhor são mesmo as soluções que te permitem fazer full wipe por SMS, pelo menos assim não há tanto risco de ficarem com os dados ao roubar.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Com o cerberus é possível ativar a conexão de dados (internet) e o GPS remotamente. E também fazer full wipe

    3. Avatar de g0tH1c.X
      g0tH1c.X

      Certo…mas muitas pessoas não ativam sequer o lockscreen porque não dá jeito…
      Por exemplo…vais a conduzir (já sei que não se pode e não se deve) e queres fazer uma chamada, e lá tens que estar primeiro a desbloquear o móvel…
      O da Google é fácil de ultrapassar, infelizmente devido à própria abertura dos equipamentos, já o da Apple não é para qualquer um, já que é preciso emular os servidores da Apple…

  4. Avatar de Henrique
    Henrique

    Factory reset protection no Android 5.0?
    Tem certeza que essa função existe?
    Não consigo achar em lugar nenhum!

    1. Avatar de g0tH1c.X
      g0tH1c.X

      Tens que ter lockscreen com PIN ou Password e não, não evita que alguém via fastboot/recovery/etc limpe a ROM…

  5. Avatar de Ferrarix
    Ferrarix

    O que diz a lei portuguesa se eu quiser bloquear um tlm pelo imei?
    é possivel fazer isso?

    obrigado

    1. Avatar de g0tH1c.X
      g0tH1c.X

      Tens que ir ao Operador, com a respetiva declaração de roubo da PSP, onde tens que apresentar prova da compra do telemóvel e respetivo IMEI.

    2. Avatar de g0tH1c.X
      g0tH1c.X

      E sim, é possível e sabes que pelo menos na Europa, o telemóvel nunca mais será usado, a não ser que troquem o IMEI…xD

  6. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Smartphone, iPad, Macbook…foram-se todos…:-/ E sinceramente, mais vale ter os dados encriptados e backup dos mesmos, do que pensar em alguma vez voltar a ver os equipamentos…
    Muitas pessoas não ativam a encriptação dos dados e/ou não fazem backup, até ser tarde…