Está a chegar um novo sistema “contra” condutores embriagados

31 Comentários

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Os condutores ainda conduzem com álcool no sangue e todos os anos as estatísticas mostram que este crime é uma das causas de morte nas estradas em todo o mundo.

Posto isto, são também várias as campanhas que acontecem de modo a tentar prevenir e incentivar as pessoas a não conduzirem sob o efeito do álcool, mas a verdade é os condutores continuam a fazê-lo!

Será que a tecnologia pode ajudar neste flagelo?

imagem_detectar_alcool00


A tecnologia pode claramente dar uma ajuda grande. Já existem algumas soluções no mercado que podem ajudar a prevenir estas situações, como é o caso dos barómetros inteligentes, mas a verdade é que esses dispositivos não têm evitado que o número de acidentes nas estradas aumente devido consumo excessivo de álcool. E se existisse um serviço ou até mesmo um produto que funcionasse como um dispositivo de bloqueio de ignição?

Esse foi o foco de estudo de um grupo de investigadores na Alemanha. O projecto, denominado de Alcohol Language Corpus, tem como suporte a construção de uma base de dados que contém padrões presentes na fala de pessoas sob o efeito de álcool, sendo este projecto o primeiro do seu tipo.

A ideia principal deste grupo de investigadores é conseguir integrar a sua base de dados na tecnologia presente nos veículos actuais (o controlo por voz e outros do género), sendo que para isso a base de dados seria integrada como uma biblioteca de áudio, permitindo detectar se o condutor estará ou não sob o efeito de álcool. Deste modo, caso o condutor esteja bêbedo será activado o dispositivo de bloqueio de ignição, impedindo mesmo a pessoa de conduzir sob o efeito de álcool.

imagem_detectar_alcool01

Esta é ainda uma primeira versão do sistema e está neste momento numa fase de testes, pois existem ainda algumas questões que devem ser melhoradas, como por exemplo o número de línguas aceites e também o facto de que o sistema poder ser enganado pela voz de outra pessoa não alcoolizada e que acompanhe o condutor.

Mas, com certeza, se este projecto for trabalhado e desenvolvido, poderá vir a ser uma excelente solução para diminuir o número de acidentes que acontecem tanto nas estradas portuguesas como um pouco por todo o mundo.

[Via | Fonte]

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Costa
    Fernando Costa

    Não me parece uma boa ideia…e se eu precisar mesmo do carro para uma urgência? E se eu estiver dentro de casa e quiser colocar o carro na garagem? Parece-me que não será com este sistema que o problema fica resolvido. O conduzir embriagado é cultural.

    1. Avatar de paulex
      paulex

      Boa tarde Fernando, este tipo de sistema protege o “embriagado” e os outros utilizadores do espaço público/privado onde se encontre o veículo. Julgo que conduzir “alcoolizado” numa situação de emergência é aumentar exponencialmente a probabilidade de ocorrência de um acidente e guardar o carro estando “alcoolicamente muito bem disposto” também pode trazer danos físicos e materiais (se a garagem exigir perícia”, isto para não mencionar crianças e animais que possam andar pela casa… Mas cada caso é um caso. Uma coisa é certa o alcool afecta directamente a percepção da realidade que nos envolve e neste contexto um veículo inadvertidamente pode se tornar num instrumento de tragédia.

      1. Avatar de o que entende
        o que entende

        Já me bateram 2 vezes por gajos sóbrios que muitas vezes metem a vida em risco aos outros condutores. NABOS

    2. Avatar de CPaiva
      CPaiva

      Já existe no estado do Nevada (Las Vegas) há anos. Vejam a Nevada Ignition Interlock Laws – USA. Façam parceria, adaptem e comercializem.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Se estiveres sob o efeito do álcool não deveria por o carro na garagem (pois os familiares, vizinhos, animais, etc, podem se aleijarem ou morrerem com essa atitude), se precisar do carro para urgência não deverias conduzir. Realmente “O conduzir embriagado é cultural” e tu acabas de provar isso!

      1. Avatar de Alex
        Alex

        É por isso que mais vale ter uma aeronaba *sly*

    4. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Se precisares de um carro para uma emergência e tiveres bêbado ficas na mesma situação de quem tem uma emergência e não tem carro. Podes a um amigo, chamas uma ambulância ou desenrrascaste conforme a gravidade da situação. E eu acho muito bem. Os condutores responsáveis dispensam bêbados nas estradas.

    5. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      @”O conduzir embriagado é cultural”

      Hmm, imaginemos o seguinte.

      “Você está bastante sóbrio, 0.0 no balão, vai a conduzir feliz e responsavelmente pela estrada fora a 80 Km/h com o limite máximo de 100. Entretanto, um outro cidadão, cheio de cultura 3.x (3.3 no balão), aparece, no sentido contrário, a 200 Km/h e, devido ao seu estado despista-se, bate de frente contra si a toda a velocidade. Você nem teve tempo para se defender de tão rápido que foi.

      Os estragos são imensos. Ambos os automóveis ficam irreparáveis. O ‘cultura 3.x’ safa-se com alguns arranhões. Já o outro condutor perde um membro superior e fica com as duas pernas completamente esmagadas, isto, além de ter uma grave lesão na coluna. Nunca mais voltaria a andar.”

      Numa situação dessas continuaria a defender essa cultura?
      É importante referir que sem estar alcoolizado o “3.x” é extremamente responsável a conduzir.

      Um condutor alcoolizado é muito mais perigoso para outros condutores do que para si próprio.

      Espero que nunca tenha de passar por uma situação dessas para se lembrar da mensagem que todos aqui lhe estão a tentar passar pelo seu comentário.

      Lembre-se: “Se beber (álcool) não conduza”. Todos ganhamos com isso.

    6. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      Para isso não bebes… que anormalidade de comentário…
      Precisas do carro com urgência, tipo o que? Tens serviços de emergência activos 24h/24h…
      Não consigo entender como é que ainda ha quem argumente a favor de uma condução alcoolizada…

      Vamos a ver e precisamos de um sistema idêntico, mas para as pessoas poderem ou não comentar na internet…

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ou então se entra-se no carro com amigos embriagados?? havia de ser lindo para arrancar com o carro.
    E se o condutor não falar??

  3. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Um bom sistema era… prisão efectiva!
    Fixed 🙂 Não vale a pena complicar.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Apoiado!!!
      Uma vez pedi a um amigo meu não conduzir por estar embriagado. Falei dos perigos mas ele queria namorar…
      Assim que virei fui embora ele conduziu seu carro até ser parado pela polícia. Tinha carta provisória e foi apreendida. Depois teve a lata de me pedir para eu testemunhar a favor dele.

      1. Avatar de vjsoares
        vjsoares

        e tu, foste tetemunhar ?!

    2. Avatar de vjsoares
      vjsoares

      que idade tens arlindo?!

      tens carta?!

      Nunca fizeste uma asneira, pequena que fosse?!!

      Deves ser o Deus da Perfeição!!!!!

      1. Avatar de Cristiano Alves
        Cristiano Alves

        outro advogado do diabo… que mania de justificar os nossos erros pelos erros dos outros…
        La por ter errado numa situação ou outra da sua vida ou não ser deus, implica que não pense e não faça asneira nesta situação concreta?
        Que ridiculo…

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Penso que o artigo não é sobre cometer certos tipos de asneiras, mas sim de perigos cometidos por estar sob efeito de álcool.

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Prisão é o mínimo para quem conduz embriagado!!!

      4. Avatar de Rui Rebelo
        Rui Rebelo

        Caríssimo, tenho 24 anos e carta desde os 18(6 anos de carta) e nunca conduzi alcoolizado. E mais lhe digo, já fui parado pela policia para teste do balão a 200 metros de uma discoteca de onde tinha acabado de sair e acusei 0.00 gm/l. E quando quero ir para os copos é simples ou não conduzo ou se conduzir bebo sumo.

  4. Avatar de paulo oliveira
    paulo oliveira

    Melhor mesmo é um terminal de recolha no sangue no volante e/ou punho da caixa de velocidades, para analisar o sangue e não deixar o carro arrancar.

    cada coisa………………

  5. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Em relação aos que, numa auto-estradas com três faixas, vão a 120 na faixa do meio, quilómetros e quilómetros, com a da direita completamente livre, não se pode fazer nada?

    1. Avatar de paulo oliveira
      paulo oliveira

      Sim…. eliminar a faixa da direita! 😉

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Não era melhor exterminá-los?

        1. Avatar de paulo oliveira
          paulo oliveira

          Eliminas 1, aparecem mais 2….

    2. Avatar de m4x
      m4x

      Infelizmente não há nada que possas fazer porque a única coisa a fazer (chamar a polícia como em qualquer outra ilegalidade) está fora de questão se não tiveres mais alguém contigo no carro para fazer a chamada.

    3. Avatar de Driver
      Driver

      Deviam ficar com a carta apreendida…e’ ridiculo o numero de condutores que fazem isso. Causam mais acidentes do que os que conduzem a mais de 120.

    4. Avatar de MS
      MS

      Toda a gente sabe que a faixa da direita dá impotência sexual.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pelo que é apresentado este sistema analisa a voz do condutor, então e se o mesmo, na mais pura da brincadeira, fazer voz de alcoolizado (trocar-se todo a falar ou arrastar a voz) e apesar de estar completamente bem também ia ficar completamente proibido de conduzir?
    A ideia em si parece boa mas deve ser impossível detectar o estado de pagode do condutor 🙂

  7. Avatar de SC
    SC

    E se um gajo tiver problemas de dicção, for gago ou fanhoso? Este sistema irá funcionar na sua plenitude? 😉

  8. Avatar de Filipe Varela

    LOL não deverá é ser muito dificil o sistema se enganar!!