Spectrum vai ser “ressuscitado” com ajuda da Indiegogo

33 Comentários

Quem não se lembra do mítico ZX Spectrum e dos tempos de espera para carregar um jogo?

Passados cerca de 32 anos, o seu criador Sir Clive Sinclair (com 74 anos) e a empresa Retro Computers Ltd lançaram um “desafio” na plataforma de crowdfunding Indiegogo com o objectivo de angariar fundos para lançar o Sinclair ZX Spectrum Vega.

zx_00


Apesar de ainda estar apenas numa fase de protótipo, o novo Sinclair ZX Spectrum Vega terá um design muito aproximado do computador de 8 bits original e obviamente conseguirá correr jogos do Spectrum original. De acordo com a informação disponibilizada, o Sinclair ZX Spectrum Vega virá já com 1000 jogos instalados.

Mas este projecto não tem só como objectivo ressuscitar o antigo Spectrum pois a parceria com a Retro Computers ajudará a estabelecer protocolos com Instituições de solidariedade para doar estas máquinas.

A campanha associada ao ZX Spectrum Vega começou no passado dia 1 de Dezembro e em poucos dias o objectivo já foi alcançado. Actualmente o valor arrecadado vai já em cerca de 139 295,94 Euros.

Não se esqueçam de contribuir pois a campanha termina a 30 de Janeiro de 2015.

Homepage: Sinclair ZX Spectrum Vega

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bcardoso
    bcardoso

    Ainda tenho em casa o meu spectrum 128K +2. Se inventassem uma forma de voltar a dar uso, para jogos, sem necessidade de cassetes era brutal.LOL

    1. Avatar de augusto
      augusto

      Opa Ppalma use uma divIDE no seu ZX +2 e seja feliz!

      1. Avatar de augusto
        augusto

        Digo Bcardoso procure uma divIDE utilize cartões CF ou SD e carregue qualquer programa em segundos em média 3 segundos. E atualmente tem saído vários jogos de grande qualidade por hobbistas.

        1. Avatar de bcardoso
          bcardoso

          Obrigado Augusto.

    2. Avatar de Daniel Martinho
      Daniel Martinho

      Podes correr os jogos sem precisares das cassetes.
      Arranjas um cabo mono, liga-lo à entrada de som, pegas num tzx, convertes para mp3, ligas o spectrum ao pc com o cabo mono, fazes load “” e no pc pões a correr o mp3.
      Voilá!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        lá por serem cassetes os jogos não eram ficheiros de áudio! não se converte um programa em música!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          além disso a entrada de som é para ligar um dispositivo de áudio, tipo micro. o que as cassetes tinham eram dados magneticos, tal como as tapes usadas para backup em servidores, que através de uma conversão em 0 e 1 forneciam os dados necessários à execução dos progs pelo cpu. basicamente era ruído estático se as colocassemos num leitor de cassetes normal. convertendo para mp3 iria alterar a informação!

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Mas que confusão.

            Os programas de Spectrum quando gravados numa cassete, são áudio. Os dados são guardados usando uma modulação que é apenas um conjunto de impulsos. Quando tocado numas colunas soa de forma muito parecida aos modems. Não eram música, sim, mas isso não significa que não eram áudio, e que este não pode ser convertido para mp3 e ser usado para carregar um jogo.

            Os dados que estão na cassete estão gravados num formato magnético, mas estes eram transformados em impulsos electrónicos usando um leitor de cassetes normalíssimo. O Spectrum não queria saber da origem desses impulsos eléctricos.

            Resumindo podes ligar a saída de áudio do teu computador ao spectrum para carregar um programa.

          2. Avatar de Daniel Martinho
            Daniel Martinho

            Nelson,
            Já dizia Einstein
            Prefiro ficar calado e deixar que as pessoas pensem que, se calhar, sou parvo, que falar e tirar todas as dúvidas… 😉

          3. Avatar de Daniel Martinho
            Daniel Martinho

            Além de que, estás, basicamente, a dizer que é impossível fazer algo que já faço há anos.
            Pego nos TZX, converto-os em WAV, converto em MP3 (para ocupar menos espaço), copio-os para o meu telefone/leitor de MP3, ligo (com um cabo mono – TEM DE SER MONO) o cabo aos phones do leitor e à entrada de som do zx (a saída de um é a entrada do outro), load “”, play no leitor (com o volume ajustado) e bomba que é uma maravilha.

            Mas tu é que sabes…

      2. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Tantos passos para quê. Existem leitores de TZX. Bem mais simples e ocupam menos espaço.:-)

    3. Avatar de savrac
      savrac

      eu a tb tenho mas é o 48K

    4. Avatar de Bicho
      Bicho

      Também tenho um e ainda funciona.
      Velhos e bons tempos!

  2. Avatar de Ppalma
    Ppalma

    139 295,94 Euros? querem ver que é por causa do Paradise Café? lololol

    1. Avatar de Pfbatista
      Pfbatista

      Os horários do preto são elevados!

      1. Avatar de chicosoft
        chicosoft

        *Reinaldo

        1. Avatar de bcardoso
          bcardoso

          Prefiro acabar na choldra…lol

  3. Avatar de Daniel Martinho
    Daniel Martinho

    Isto é estúpido por duas razões.
    É estupidamente caro, por esse preço, arranja-se um spectrum “a sério” e não se esqueçam que há mesmo muitos jogos que usam mais teclas ou não usam a combinação clássica do o,p,q,a,space

  4. Avatar de Regis
    Regis

    Ainda bem que não deitei fora um caixote com as velhinhas cassetes com programas que fui juntando desde 1983 🙂

    1. Avatar de bcardoso
      bcardoso

      Os dados contidos nas cassetes já não devem estar em condições de serem lidos.

  5. Avatar de Oscar
    Oscar

    Eu tive um Spectrum. Era o computador para todos, com capacidade aparentemente infinita. Aprendiamos a programar nele, e a saber como as coisas funcionavam.

    O verdadeiro Spectrum actual, a meu ver, é a Raspberry Pi. Este é apenas uma máquina de jogos retro (and expensive at that).

    Por muito que respeite o Sr. Clive Sinclair, este projecto não me atrai.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    para jogar e recordar velhos tempos de Sinclair Spectrum deixo aqui site online de emulação de jogos:

    se me permitem aqui vai.

    http://www.80stopgames.com/site/zxspectrum128k

    Adora jogar Automania.

  7. Avatar de Sargas
    Sargas

    Que belas tardes de domingo no velhinho Spectrum…
    Gostava que a Commodore seguisse o exemplo.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Passei muitas horas a jogar no meu Amiga 500.
      E muitas outras no meu ZX Spectrum +?? que tinha uma drive de disquetes.

      1. Avatar de pmf
        pmf

        ZX Spectrum +3… 😉
        Que maravilha! Disquetes de 360kb que “levavam” 5 jogos de cada lado!
        Sim, que as disquetes do spectrum tinhma face A e face B… hehehehehe
        Tive um que me ensinou umas coisitas e me deu várias horas de lazer.
        Sobre este projecto…. hmmm… não sei.

  8. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    boas, e a indicação de um bom emulador
    tenho em casa um CD cheio de ficheiros .zx
    http://www.zxspectrum4.net/emulator.php

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Abençoados sejam! A piada do spectrum hoje em dia é o facto de ser de cassetes. Com cartões SD, USB, etc etc já há muita coisa a fazer isso… Até um PIC qualquer faz isso… Neste novo lançamento espero que venha cá pra fora igual ao original, com cassetes e tudo… O dificil vai ser nos dias de hoje comprar cassetes…

    1. Avatar de newbie
      newbie

      Alguém me explica o que sao cassetetes

      1. Avatar de NelsII
        NelsII

        Estás a brincar, certo?

  10. Avatar de Jonnnix
    Jonnnix

    Ainda tenho o meu ZX Spectrum 48K com caixa e tudo. Tenho um caixote cheio de jogos, originais e pirateados também. Só não tenho é um gravador para o voltar a pôr a trabalhar. Tenho que ir aos monhés na Praça de Espanah ver se arranjo um daqueles tipo sabonete. Passei noites a tentar fazer os 20 quadros do Atic Atac

  11. Avatar de Jonnnix
    Jonnnix

    Tenho o meu ZX Spectrum 48K com caixa e tudo. Tenho um caixote cheio de cassetes, originais e pirateadas. Só não tenho é um sabonete para o voltar a pôr a bombar. Tenho que ir à Praça de Espanha ver se encontro algúm. Quero pôr a XBOx 360 a roer-se de inveja.

  12. Avatar de dajosova
    dajosova

    Quanto mais antiguinho, lentinho e conservado foremm os vossos mais valioso!

  13. Avatar de José Pedroso
    José Pedroso

    … Sugestão:. suponho que são capazes de fazer uma combinação com vídeo jogos como Foe da InnoGames e Warcomander, suponho dos norte americanos.

    Tenatr um Regime incluviso para os videojogos.

    Aprecio imenso spectrun s e timex com emuladores.