ToriOS: Um Ubuntu que só precisa de 60 MB de RAM

18 Comentários

O Ubuntu é sem margem de dúvidas uma das distribuições Linux mais populares. No entanto, as últimas versões do sistema operativo da Canonical têm requisitos de hardware mais “gulosos”, o que de certa forma se torna uma barreira para quem pretender instalar esta distribuição em PCs já com uns anos.

Mas, se tem um computador mais antigo e quer ter o Ubuntu como sistema operativo…experimente instalar o ToriOS.

torios_00

O ToriOS é uma nova distribuição Linux, baseada no Ubuntu 12.04 LTS, que foi personalizada para máquinas com menos recursos computacionais. Esta distribuição é igualmente LTS (Long Time Support), o que significa que terá suporte até 2017.

De acordo com a equipa responsável pelo projecto, o ToriOS apenas necessita de 60 MB a 70 de RAM no caso de ser instalado. Se correr o ToriOS em versão Live, então a máquina deverá ter no minimo 128 MB.

torios_01

Resumo das principais características

  • Necessários poucos recursos computacionais
  • Pouco espaço em disco
  • Baseado no Ubuntu 12.04LTS
  • Grátis e open source
  • Ideal para quem ainda tem de substituir o Windows XP
  • Bom suporte para placas gráfica

Ao nível de aplicações, o ToriOS traz tudo o que é necessário. O browser é o Midori, traz um editor de texto, o XCalc, o Screen Magnifier, terminal XTerm, GParted e muito mais.

Esta distribuição destaca-se também por trazer o OBI (One Button Installer) que permite uma instalação ainda mais simples do sistema.

Download: ToriOS

Homepage: ToriOS

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Boa noite
    Tenho um HP que os pinos onde liga o disco rigido estao dobrados ,será que posso instalar ubuntu pela pen ou disco rigido?
    Obrigado

    1. Avatar de Tx2
      Tx2

      Na boa, ate o windows consegues se souberes como fazer ^^

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        ui ui isso é que era um espetaculo 😀

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Qualquer dica é bem vinda c:

        1. Avatar de Nélson Martins
          Nélson Martins

          Penso que se tiveres um disco externo que possas abrir, trocas o disco que está no disco externo pelo que estava no portátil e no arranque seleccionas para ele arrancar por USB. Já fiz isso umas quantas vezes, o problema é mesmo ter cuidado para não desligar o cabo USB!

    2. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      posdes comprar um caddy para poderes colocar o disco no lugar do dvd

      procura caddy no ebay

  2. Avatar de Xico
    Xico

    A solução ideal para as minhas OLD Machines.. =)

  3. Avatar de VC
    VC

    Estou a criar uma remasterização do Ubuntu minimal já com openbox e esta a consumir 15MB RAM 🙂

    Já instalei xorg, slim, openbox e tint2. Agora instalar algumas apps pra uso diário mais a Vycetv q criei para ver os stream rtmp dos canais em vez usar o xbmc q é mt pesado e consome MTA RAM 🙂

    Vou em simultâneo criar a versão apartir do Debian minimal para ver no fim o que consome menos e tem melhor performance.

    Nota: arranque em 3 segundos lol

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Boa!
      E onde podemos testar? 🙂
      Quando tiveres a Debian based pronta, divulga. Até pode ser aqui no ppl.

      1. Avatar de VC
        VC

        Ainda estou a criar. No entanto já optei por fazer apartir do debian Jessie minimal. Estou a fazer ao mesmo tempo para Debian e Ubuntu e estou a ter melhores resultados criando apartir do Debian.

        1. Avatar de Muito boa sorte com o projeto
          Muito boa sorte com o projeto

          Para dificultar mais um pouco a tua tarefa, fixe era meter isso num raspberry PI e toca a vender 😀

          Agora a sério, boa sorte e depois divulga quando tiveres resultados. Sou fã das minimals.

          1. Avatar de VC
            VC

            Alterei a remasterização e estou a usar debian 8, está a consumir apenas 80MB RAM 🙂

  4. Avatar de Carlos Miguel
    Carlos Miguel

    Boa notícia!
    Tenho um Pentium III 700 256 Ram, com Win XP PRO, que uso apenas, como servidor ficheiros e onde tenho impressora rede instalada.

    Será que posso instalar o ToriOS neste pc?
    Consigo instalar a impressora sem problemas?

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Sim, claro! 😉 🙂

  5. Avatar de Christian Nogueira de Faria
    Christian Nogueira de Faria

    2014

  6. Avatar de Manuel
    Manuel

    ISto é o Bodhi linux com outro nome…

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Será que isto é bom para uma MAgalhaes 900mhz sem disco que tenho em casa? Preciso dele apenas para a minha mae (que nunca mexeu num computador na vida) para usar o skype. Tentei usar com o puppy a correr dum sd 2gb, mas nunca consgui meter o skype a correr.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Também posso usar o google hangouts, se conseguir um browser que o corra bem, acho