Vodafone atinge velocidade de 450 Mbps com tecnologia 4G+

38 Comentários

Tecnologia permite descarregar um ficheiro de 100MB em menos de 2 segundos e um filme HD (2GB) em menos de um minuto.

Em Outubro informamos aqui que a Vodafone preparava-se para oferecer aos seus clientes a tecnologia 4G+ (LTE-Advanced). A tecnologia garantia velocidades até 300 Mbps em ligações via internet móvel.

Recentemente a Vodafone deu a conhecer que, em parceria com a Ericsson, conseguiram atingir velocidades de 450 Mbps, igualmente com a tecnologia 4G+.

vodafone_4g

A Vodafone é a primeira operadora em Portugal e uma das primeiras a nível mundial a atingir débitos de download de 450 Mbps na rede móvel. Um aumento significativo face ao valor máximo anterior de 300 Mbps e acima de qualquer oferta comercial hoje disponível em redes fixas.

Esta velocidade foi atingida em ambiente laboratorial, em parceria com a Ericsson, mas já utilizando algumas componentes da rede móvel real. Recorde-se que a tecnologia LTE-Advanced utiliza a agregação de duas ou mais faixas de frequências para aumentar os débitos disponibilizados.

84361-antenacapa

Esta inovação tecnológica, permitirá no futuro a disponibilização de uma melhor experiência de utilização, com benefícios claros para os Clientes que utilizarem os serviços de Internet Móvel. Com esta evolução passará a ser possível, por exemplo, descarregar um ficheiro de 100MB em menos de 2 segundos e um filme HD (2GB) em menos de um minuto.

A Vodafone reforça desta forma a sua liderança no desenvolvimento de serviços de Internet em Portugal e no desempenho da sua rede móvel de última geração.

Via Vodafone

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Valha a qualidade de recepção do sinal, senão não vale a pena tanta propaganda.

  2. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    É tudo incrível, pena que ainda 60% de Portugal nem 3G de jeito têm!

    1. Avatar de Paulo Teixeira
      Paulo Teixeira

      Na vodafone nao é bem assim.
      Com a introduçao do 3G na frequencia dos 900Mhz ja tem bem mais do que os 60% do pais com 3G.

    2. Avatar de Manel
      Manel

      Concordo plenamente

      Para quê falar em 4G+ se nem ha 3G de jeito

      Enfim…. Portugal vai sempre andar atrás

  3. Avatar de minie
    minie

    eles atingem e a nós cortam.

  4. Avatar de Paulo Carneiro
    Paulo Carneiro

    e isso serve para quê? com os operadores a imporem downloads limitados a 15GB! acabam com o plafond num dia!

    1. Avatar de Xico
      Xico

      … e dados móveis de 200MB

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Estes fornecedores de internet aos pacotes lentos ,devia ser obrigados a ter 50% do territorio Português , atingir 80% da velocidade e depois disso é que podiam vender e publicitar.

  6. Avatar de rui jorge silva

    Dua coisas:
    Tanta rapidez para que? Para se esgotar o plafond mais depressa? E que, saca-se o filme tao rapido que soube a pouco! Psicologicamente convida a “carregar no pedal”

    Por estas e outras velocidades, andam tao aflitos que ate vao mudar as frequencias dos canais tdt para estes meninos ocuparem o LTE nos 700,00Mhz

    Atençao que isto nao faz mal a cabeça e muito menos as radiaçoes. Nao, nao! So quando era nos 900,00Mhz e que era perigoso. Agora nao. Ja nao faz mal a ninguem.

    1. Avatar de Modem
      Modem

      Não digas asneiras! O TDT funciona atualmente em 1 frequencia, e eles vão por em várias devido aos problemas de falta de qualidade da implementação atual.

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    2GB em menos de 1 minuto e todos os tarifários BLM da Vodafone tem limite de tráfego (1 a 30GB por mês)?
    Será assim tão proveitoso para os clientes saberem que podem gastar todo o tráfego que têm disponível para um mês em menos de um minuto?

  8. Avatar de miguel lamas
    miguel lamas

    Exacto velocidade alucinante com politicas de utilização responsável,isto é,tráfego barrado aos 15Gb…Além de que não sei que portugues tem dinheiro para isto…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não sabes? O que não falta aí são ricos à custa da miséria dos outros. E depois há os pseudo-ricos que passam fome para ter todos os gadgets e tecnologias. É o Povo que temos.

  9. Avatar de Paulo Teixeira
    Paulo Teixeira

    Isso é tudo muito bonito mas depois vem o PUR, e va la que a vodafone agora ate ja tem PUR de 30Gb… para que tanta velocidade se depois tens de ter cuidado para nao acabar o trafego.
    Estupidez isto do PUR.

    1. Avatar de Filipe Dâmaso
      Filipe Dâmaso

      Não meu caro não é nenhuma estupidez,estúpidos são aqueles que compram estes serviços,se todos fossem como eu eles já tinham mudado as suas políticas.

      1. Avatar de Tiago Carvalho
        Tiago Carvalho

        ISto disse tudo.. as pessoas insistem em aderir à vodafone, a operadora que oferece menos e cobra mais

  10. Avatar de vieira
    vieira

    Não percebo porque colocam “descarregar um ficheiro de 100MB em menos de 2 segundos e um filme HD (2GB) em menos de um minuto.”, se estas velocidades apenas acontecem em laboratório e em ambientes altamente controlados. Já o 3G que como dizem teoricamente tem os 300Mbps na realidade a média nacional é cerca de 1.5Mbps por isso não iludam as pessoas!

  11. Avatar de Ana Amaro
    Ana Amaro

    Fico roída de inveja com toda esta publicidade à internet FIBRA, eu que só tenho satélite. Quando me falam nessas velocidades estonteantes eu lembro-me que, no máximo, a minha velocidade de download é de 100 kbs… :/

    1. Avatar de Quintas
      Quintas

      100kbs?!? Reclama então!! Eu tive satelite e tinha velocidades via wireless de 20mb mínimo!! Para não falar que velocidade era de 30… Agora com fibra tenho 100 e ronda os 80/90 com wireless. Quanto a vodafone eles testam e mais tarde tarifários mudam e passam a ser ilimatados fácil..

      1. Avatar de Candido Candeias
        Candido Candeias

        Quando não tens alternativa sabes o que te diz a operadora (PT neste caso)? Diz assim, olha não há mais serviços de internet onde tu moras pois não? Azar é este com 10€ em cima ou nada (ou como eles chamam a isto “estar fora da zona sapo”) e isto por uma internet que chega a ter DE BANDA 700kbs sacar a 100kbs mesmo na loucura. E sim 10€ a mais fora da zona sapo ou seja se só houver da PT pagas mais 10€ pelo mesmo serviço, ou ser monopolista ou lá como se chama isto. Reclamar só se tiveres mais redes que te possam servir é que eles se mechem. Sabes qual é a rede com melhor cobertura (na minha zona)? Vodafone HMTS…Sabes porque é que há PUR? A vodafone estava a angariar clientes à PT quando apareceu a banda larga movel e a PT estava a perder clientes de cobre para eles, como tal e como qualquer monopolio faz chamas os amigos. Foi criada a Anacom e agora tens a nossa PUR que adoramos, assim quem quer internet com trafego ilimitado tem que ter cobre ou fibra. Agora sim, é o povo que temos…

  12. Avatar de someone
    someone

    Tanta propaganda e depois na pratica…

    A percentagem da população que vai ter esses serviços será muito pequena e depois de que vale tanta velocidade com a PUR e afins?

  13. Avatar de Tozé
    Tozé

    No dia em que a Vodafone usar o 4G para vender um pacote net+tv+telemóvel, sem limites de download, a um preço aceitável, nesse dia a PT gai à falência, pois mais ninguém aceitará continuar no ADSL, em que se pagam 24mbps e se recebem apenas 2 ou 3. Até lá, isto não passa de publicidade enganosa…

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    As operadoras Nacionais (Vodafone,TMN, e companhias) são uma treta, pois só querem ganhar dinheiro. Já deviam ter entendido que o serviço deles é caríssimo e que as pessoas não vão comprá-lo ou utiliza-lo pois é simplesmente MUITO CARO. Venham empresas internacionais que abicionam dar internet barata a todos do mundo, Spacex e TESLA, ambicionam isto. Com os de cá não podemos contar, pois são todos uns chupistas

  15. Avatar de Filipe
    Filipe

    Em Portugal até se podia por 1GB de net. Pouco importa, eles ainda pensam que um X de GB limitado por eles é ilimitado.

  16. Avatar de Rui
    Rui

    acho bem que façam investigação, mas não se esqueçam de trazer essas mais valias para o consumidor. no reino unido a Vodafone é uma vergonha.

  17. Avatar de int3
    int3

    é como eu sempre disse. redes móveis no nunca vai dar em nada. NUNCA. primeiro quando temos tráfego limitado a 15GB parece que estamos em 2004 com net ADSL a 256Kb. Segundo a propagação varia das ondas EM. terceiro, se estivermos a usar “muito” eles cortam porque estamos a degradar o serviço dos outros clientes….

  18. Avatar de KOKOLOKO
    KOKOLOKO

    A VODAFONE não consegue fornecer nem a fibra de 50 Mbps a 24,90 € que tanto propagandeam. Não caiam na asneira de contratar este serviço. Aconselho-vos que leiam, noutros fóruns, os comentários de alguns que caíram na esparrela de contratar estes serviços.

    1. Avatar de Ângelo Abreia
      Ângelo Abreia

      Não foi isso que confirmei em casa de um familiar que aderiu a Vodafone Fibra 50Mbps, funciona muito bem

    2. Avatar de Theboice
      Theboice

      Boas, tens essse serviço? Eu tenho e posso dizer que moro a 30 km do Porto e posso dizeizer quue a minha velocidade é sempre superior.

  19. Avatar de Vodafone
    Vodafone

    treta a vodafone aqui nem dá para fazer uma chamada a 20 kms de coimbra… isto é uma mentira pegada…

  20. Avatar de Alex
    Alex

    Onde se baixam filmes HD com 2GB?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      De forma ilegal tens muitos sítios, de forma legal tens o iTunes por exemplo. Tem filmes 720p/1080p e se não estou em erro os de 720p rondam os 2GB.

  21. Avatar de Luís Oliveira
    Luís Oliveira

    É muita publicidade e eu em casa não apanho rede, se quiser falar ao telemóvel tenho de sair a rua.

  22. Avatar de Bruno Lopes
    Bruno Lopes

    Ora eu cá nos 200 megas que a vodafone me “oferece” com o tarifário tem alturas que nem aceder á net consigo, ou para ver um filme no youtube ás vezes nem chega a carregar… para que serve tanta velocidade se quando tou fora de casa ele n acede… e em certos sítios bem que podia andar com um pen 4g da vodafone mas o sinal é tão fraco que nem no quintal tem-se sinal de jeito…

  23. Avatar de Fábio
    Fábio

    Isto é tudo muito bonito, mas aonde é que existem sites a disponibilizar uma largura de banda de 500mbps para transferir o quer que seja. 450mbps e vão haver sites em que vão demorar uma eternidade a abrir porque o servidor não disponibiliza uma largura de banda suficiente para conseguir atingir a velocidade máxima da net. O máximo que tenho encontrado são sites que permitem descarregar ficheiros a velocidades de 6/8mbps no máximo o que significa que ficamos com mais de 400mbps a serem desperdiçados.

    Penso que não disse nenhuma asneira. Se estiver enganado avisem-me.

  24. Avatar de Jandre
    Jandre

    Eu tenho 2 routers 4G um em casa outro na minha loja.
    Em casa apanha 3G com 25Mbsps na loja anda pelos 50Mbps

  25. Avatar de mythic
    mythic

    imagino…teste a 10cm do emissor ?
    eles quando anunciaram as 1ªs pens com 7.2mb, so dava isso na cidade e perto das torres de retransmisao, fora dai para atingir 500kbps ja era muito bom