Qual a utilidade para o Twitter?

50 Comentários

Com este artigo pretendo explicar várias utilidades para o Twitter, visto que ainda muita gente me pergunta o que é e para que serve.

Como a resposta para essa pergunta é demasiado comprida e complexa, decidi escrever um artigo sobre a minha perspectiva das várias utilidades para o Twitter, se bem que, certamente, existirão muitas mais, felizmente.

Publicidade

Obviamente, um dos usos “comerciais” mais óbvios é a publicidade, ou seja, pode utilizá-lo para divulgar algum produto, serviço, promoção/desconto, etc.

Um exemplo bem sucedido foi a Dell que conseguiu vender milhões de computadores com promoções para quem os seguia no Twitter. (Ref. http://blogs.zdnet.com/BTL/?p=19696)

Actualidades / Novidades

Um dos usos mais comuns para quem não gosta de partilhar aspectos privados da sua vida, é utilizar o Twitter quase como que um agregador de feeds, ou seja, seguem utilizadores importantes (televisões, jornais, etc.) e ficam a par das últimas notícias em “tempo real”.

Debate

O Twitter pode também ser considerado quase como que um IM (Instant Messenger), tal qual MSN (agora Windows Live Messenger), mas com a diferença em que temos os “contactos” de todos os “famosos” que têm uma conta.

Isto incentiva-nos a participar em debates, a partilhar ideias, até a enviar uma simples mensagem de apreço por alguém que, por alguma razão, admiramos.

Por exemplo, nunca pensei na minha vida trocar ideias (palavras, vá) com o Nuno Markl, por mais insignificantes e vazias de sentido que fossem.

É óbvio que ele tem o blog, mas é mais impessoal.

Com o Twitter aconteceu, assim como com outras pessoas “famosas” como a Alberta Marques Fernandes, entre outros jornalistas e personalidades de várias áreas.

Conversas que, de outra forma, não teriam (ou dificilmente teriam) acontecido.

Feedback

Esta utilidade é semelhante à anterior, mas mais direccionada para a vertente comercial.

Imaginem os utilizadores a darem feedback instantâneo sobre um produto ou serviço de que usufruíram.

Agora notem que mais pessoas vão ver esse feedback e, muito provavelmente, experimentar o produto e dar também eles feedback.

Aconteceu-me com a ferramenta que utilizo para o Twitter, o HootSuite, pois encontrei uns bugs, disse-lhes quais eram, pouco tempo depois corrigiram, entretanto falei bem do produto (a experiência que tenho com ele é fabulosa), e outras pessoas experimentaram e deram o seu feedback, etc.

Acho que conseguem imaginar a que me refiro.

Uma das formas que se imagina o Twitter a ganhar dinheiro é a vender o acesso a estatísticas que se possam construir com a sua base de dados.

Banalidades (ou não)

O que foi chamado como o tweet sobre “nada” (por quem, obviamente, não percebe nada do assunto), ou seja, quando dizemos que vamos a algum lado, que experimentamos algo e qual a nossa opinião, até coisas tão “simples” como “bem, vou até à praia”.

Este uso foi o inicial sugerido pelo próprio Twitter, ou seja, basicamente, o que escrevemos naquele pequeno espaço de 140 caracteres é a resposta à pergunta “O que estás a fazer” (“What are you doing?”), com o objectivo de manter os nossos amigos actualizados sobre onde andamos e a fazer o quê.

Confesso que este último uso, é simultaneamente péssimo e espectacular.

Por um lado, promove a (já existente em abundância) banalidade das conversas e a sobre-exposição das vidas privadas na Internet, mas por outro, torna também a Internet e a comunicação entre pessoas mais fácil, instantânea, prática e rápida.

Se algum uso popularizou o Twitter entre pessoas (que são, na realidade, quem mais usa e promove as redes sociais), foi este último. O “stay in touch”.

Eu? Como utilizo?

Pessoalmente, penso que tenho a minha quota parte de todas estas utilidades na minha conta. E considero que a uso bem. Não me cansa, não me rouba demasiado tempo, e mantenho-me muitas vezes actualizado através dela, se bem que para isso prefiro o meu Google Reader. Considero-as ferramentas idênticas com objectivos diferentes, no que toca a actualidades.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Olly
    Olly

    Bom artigo!
    Eu sou um daqueles que está sempre a colocar essa questão.
    Estou mais esclarecido… 😀

    1. Avatar de Redin
      Redin

      E eu também…
      Fiquei realmente esclarecido com a inutilidade do produto em questão.
      Coisinha aberrante hem?

  2. Avatar de João Silas

    Eu uso e gosto. Muito bom para troca de informações.

    Twitter is not MSN!!!!

  3. Avatar de Filipe Lourenço

    Tinha dúvidas sobre a sua utilidade ao início quando surgiu, mas agora uso para o BatteryCare (twitter.com/batterycare) como veículo de de informação do status do projecto. E tenho notado que várias pessoas aderem por dia. Se lêem os meus tweets isso já é outro assunto.:P

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Pelo que vi, não existiu uma única resposta por parte da BatteryCare para alguém.

      Ninguém gosta de conversar sozinho 🙂

      Experimenta perguntar aos teus seguidores o que sugerem, ou fazer uma pergunta no geral “What are the 2 things you really miss on BatteryCare” (isto porque tens escrito em Inglês e deduzo que a maior parte dos utilizadores sejam ingleses, caso contrário é preferível escreveres em Português), para incentivar a comunicação, e assim divulgação e consequente melhoria no software, ficando toda a gente contente 🙂

      A próxima consulta já é paga hehe 😉

      1. Avatar de Filipe Lourenço

        Não respondi a ninguém porque uso aquele canal para divulgação apenas. Até ver. Suponho que não deve acontecer o Expresso ou o JN (fontes de informação) darem replies a outros tweets dos seus seguidores. I guess, não sei. lol 😛

        Ainda não percebo a fundo o tweeter. 🙂

  4. Avatar de David Silva

    Nunca achei o website muito útil para o utilizador comum. O twitter do meu blog é utilizado para receber feedbacks de utilizadores quanto ao estado do site e opinião dos artigos, e mesmo para comunicação com a equipa, e é usado para disponibilizar as actualizações do blog (sistema automático) e outras mini-críticas que nos surgem quando não estamos em frente a um PC.
    O que é certo é que não considero que o twitter deva ser usado para o que inicialmente era.

  5. Avatar de Vítor M.

    Eu gosto acima de tudo do formato de propagação do Twitter. No entanto sublinho a frase que o nosso visitantes João Silas deixou: Twitter is not MSN!!!!

    Logo, não tenho por hábito responder no Twitter, costumo “propagar” informações e ler as notícias dos outros utilizadores e ou organizações que sigo.

    O mal de muita gente é pensar que o Twitter é um MSN…

  6. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    mais uma porcaria pra entupir a net e distrair os putos da escola!
    inda bem que a Zon ja tem 200 megas! LOOL

    1. Avatar de diogoj95
      diogoj95

      distrair os putos da escola???
      prai 75% dos putos que ja ouviram falar do twitter nem sabe o que é exactamente…

    2. Avatar de Jcolaco

      “entupir a net”

      Duvido que entupas a net com mensagens de 140 caracteres.
      Twitter é excelente para nos por-nos a par das notícias mais recentes!!

      Cumprimentos a todos.

    3. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Felizmente os putos não ligam ao twitter.
      O twitter não lhes dá o sentido de grupo.
      Curiosamente são os adultos a usar e não é tanto para conversar!

  7. Avatar de darth_paul
    darth_paul

    a utilidade do twitter é para o pessoal se achar “moderno” e que está a seguir a ultima moda da internet.
    de resto, nao tem utilidade alguma 😛

      1. Avatar de The Duke
        The Duke

        Isso deve ser porque não trabalhas na área do marketing…

        Hj já lhe topei a pinta, e digo-te, não há melhor para receber rápidos feedbacks.

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Se não tens nenhum negócio nem estás a trabalhar numa comunidade online ou tens mais de 25 anos, então o twitter não te serve para nada.
      Descansa que há quem o use e com proveito!

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        era “não” tens mais de 25 anos!

  8. Avatar de laranjavermelha
    laranjavermelha

    Continuo a achar uma perda de tempo. Tenho a sensação (mas, claro, posso estar errado) de que isso vai morrer com o tempo. Claro que tem as suas utilidades, mas nada de novo. Não é um conceito diferente por isso não vou mudar das diferentes ferramentas que já uso para fazer o mesmo.
    Cumprimentos.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Que não gostes ou não consigas ver a sua utilidade, compreendo.

      Agora não podes dizer que o conceito não é diferente porque é. Tanto é que até aparecer não existia o “Micro-blogging” 🙂

  9. Avatar de Almeno Rocha

    E já agora para completar este artigo, vejam o meu sobre as melhores ferramentas para o Twitter. Na minha opinião claro.
    http://almenorocha.net/2009/08/o-melhor-para-o-twitter-servicos-web-e-desktop/
    Espero que não levem a mal este comentário.

  10. Avatar de Henry jr
    Henry jr

    Acho q sou muito nerd pra usar 255 caracteres =p

  11. Avatar de deepHouse
    deepHouse

    Boas,

    o Twitter na minha opinião é bastante útil a nível empresarial como forma de publicidade, veja-se o caso da Dell (http://www.reuters.com/article/technologyNews/idUSTRE55B0NU20090612)

    A nível pessoal gosto de usar para receber os meus feeds de forma prática, para isso utilizo o Twhirl. Utilizar o Twitter como forma de chat não acho que seja a melhor utilizada para esta ferramenta que a meu ver veio trazer bastante utilidade no mundo da Internet.

    Cumpts

  12. Avatar de salgado
    salgado

    Agora que me explicaram para que serve o twitter posso dizer: que inutilidade! =) qualquer dia testo

  13. Avatar de helder
    helder

    Eu sou do grupo dos que tenho twitter, não uso e acho assim um bocadinho inútil… e ridículo!
    Claro que vejo a sua utilidade no meio empresarial, principalmente na área dos serviços.

  14. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Um artigo sobre o twitter não deveria ter apenas 140 caracteres?!

  15. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    se o twitter fosse algo de jeito não havia cada vez mais artigos a tentar dar a entender ao mundo pra que é que ele serve, parece que aqueles que acham piada ao twitter se sentem incomodados por haver uma carrada de gente que nao vê nenhum utilidade no seu serviço.

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      É ao contrário: apareceram primeiro muitos a criticar o twitter por ser inútil. E como não o entendiam foram parodiando. Naturalmente que depois os seus utilizadores vão divulgando como o usam já que quem utiliza twitter é naturalmente uma pessoa que partilha!
      Não gostas não ligas!
      Espero que num próximo tópico não venhas dizer que o Firefox é que é bom!

  16. Avatar de kekes

    Eu já dei a minha opiniao sobre o twitter inumeras vezs considerando-o intersante a nivel comunitario, empresarial, mas nunca a titulo pessoas, pois qual é o interesse de trocar umas palavras com o Nuno Markl ou lá o que seja, acho muito mais interessante trocar palavras com as pessoas de casa com os amigos pois ao menos estou a contribuir para a minha socializaçao REAL e nao para um virtual que é momentanea, “Dizes olha, das dois beijinhos, mandas uma bocada e despedes-te” sendo concluida posteriormente com um “quem es tu?”.

    Acho essas teorias todas muito interessantes mas até que ponto se aplicam ao mundo real… pois isso nao sei, compreendo o interesse das pessoas dizerem, “estou na praia”, “vou comer o gelado”, esta na natureza humana assim o fazer mas creio que esta é uma daquelas ferramentas assim como as muitas ditas sociais que nao chegam a explorar um lado importante de que deveria ser a experiencia na internet.

    Na minha opiniao as redes sociais deveriam explorar uma area mais pessoal, e serem mais restritas, pois vamos a hi5’s facebooks pessoas com 5000 amigos, pitas principalmente, os que se auto-intitulam de machoes, mas quem se lembra de 5000 pessoas? Eu nao consigo e penso que essas pessoas tampoco conseguem, a nao ser reduzir-se as qualidades de cada pessoas, “ai esta gaja tem cu bom”.

    Portanto na minha opiniao tudo nao passa de um perca de tempo, pois o tempo dos jovens de hoje é barato (também o sou), e falar de futilidades com gente futil que nao nos é nada acho uma coisa estupida, é que nao devemos falar destas ferramentas no seu funcionamento frio e cru mas si ao cumulo que chegaram, pois o que interessa e como funcionam e nao como foram programadas para funcionar.

    Mas o pior é o que isto está a criar na nova geraçao que está a descobrir a internet, da qual a minha começou por fazer fazer…

    PS: no outro dia abri uma daquelas revistas cor de rosa em que uma personagem famosa (nao sei quem era LOL, serio…) dizia, “nao consigo estar longe do meu telemovel para nao perder as novidades do twitter… e respondo a toda gente…” claro nao disse nestas palavras mas queria dizer isso, reparem a perca de tempo destas ferramentas, e a busca de protagonismo, neste caso reconhecimento pois eu nem sei quem tal pessoa era, que as pessoas buscam, o problema que eu vejo nao esta associado ao uso moderado mas si ao uso excessivo que mais de 50% dos utilizadores fazem.

  17. Avatar de cdq74cn
    cdq74cn

    E à uns tempos falava-se do Google que consumia energia equivalente ao aquecimento duma chaleira para uma pesquisa !
    Este mundo é hipócrita por um lado aclamam as energias renováveis, e por outro gasta tempo e energia em sustentar uma rede social que assenta na banalidade !
    Gostei do post embora seja anti-twitter !

  18. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    Então é assim pessoal.
    Criei uma conta no twitter para ver e entrei na respectiva conta.
    A partir daqui como faço????

  19. Avatar de Pedro Lopes

    Excelente artigo Bruno, é pena que as pessoas ainda não tenham percebido a utilidade do Twitter, não é ao criar uma conta no Twitter e dar uma olhadela de 5 minutos que vão perceber a utilidade do mesmo, quando aderi ao Twitter, há já mais de um ano, também não percebi ao certo qual era a utilidade ao ponto de o largar, durante 3 meses não o usei, mas depois lá experimentei outra vez e comecei a usa-lo diariamente, e acreditem que é uma fonte quase inesgotável de informação.

    1. Avatar de José Silva
      José Silva

      Então explique lá o funcionamento do mesmo

      1. Avatar de Pedro Lopes

        José a utilidade do Twitter está explicada neste artigo, eu uso o Twitter como fonte de informação, mas se estiver interessado no funcionamento ao pormenor pode ver uma série de artigos que tenho publicados no meu blogue que explicam o funcionamento passo a passo da plataforma de micro-blogging.

        http://pedromolopes.blogspot.com/2009/05/guia-para-utilizacao-do-twitter.html

        Peço desculpa ao Bruno pela publicidade ao meu blogue, já agora se o Pplware tiver artigos com o funcionamento pormenorizado do Twitter, agora era uma boa altura para colocarem os endereços dos mesmos, para ver se o pessoal fica mais esclarecido.

  20. Avatar de Afonso
    Afonso

    Inútil, resultou porque está na moda seguir a carneirada

  21. Avatar de JRF
    JRF

    Coisa inútil e triste. Coisa de quem não tem o que fazer, não tem família ou filhos. Vive a frente de computador ou pendurado em um celular, feito um robô, a receber comandos, mensagens importantes para poder seguir em frente, dar um passo.
    Será que a vida no futuro será uma conexão permanente com alguma coisa??? Você será alimentado constantemente com dados e informações para servir a alguém. Sei lá. Ainda bem que já estou com meus 50…

  22. Avatar de maximilian
    maximilian

    Nunca usei e só usarei se alguem me confirmar que serve para conhecer gajas ai penso nisso, caso contrário é para esquecer. Andei a tornar-me demasiado virtual e estou a deixar cada vez mais. Não podemos nos esquecer que existe vida fora da internet. As pessoas não devem passar tempo pessoalmente em vez de criarem uma vida artificial, virtual e muito contentes porque conhecem 10.000 pessoas na net mas nunca lhe tocaram…

    1. Avatar de Afonso
      Afonso

      Estou contigo, se der para conhecer gajas inscrevo-me já

  23. Avatar de António

    5 estrelas.
    Sempre achei esse serviço desnecessário, mas com esta explicação, conseguimos pesar os prós e os contra das redes sociais.
    Ando sempre a receber convites para me registar numa ou noutra rede social, com este tipo de posts posso decidir se me vale a pena registar num serviço ou não. Continuem a escrever sobre redes sociais, afinal, dizem que é o futuro!

  24. Avatar de delaorden

    Parabens pelo artigo Bruno. Estava em dúvidas sobre o twitter.Tenho uma conta la ha alguns meses.Utilidade? depende.Aqui no Brasil,pelo que vejo da janela da minha conta,o pessoal usa o twitter como uma especie de híbrido entre orkut e MSN e aí ja viu né ? fofocada,baixo nivel,ataque pra tudo que é lado,uma merda.Desanimei.Aí vi o artigo do Bruno e começei a pesquisar mais a fundo e achei a utilidade como uma fonte de atualização muito boa,sobretudo para quem ja tem um blog.Então parei de “seguir” pessoas e passei a “seguir” empresas, tipo Time,CNN,ABC,TheOnion,Pplware,e outros.Se quiser bater papo, pegar umas minas ou azarar geral, desista.Na realidade o Twitter é o carro chefe do “novo” fenômeno da net que é o micro-blogging.Eles aparecem que nem cogumelos e no final essa bolha romperá e somente ficarão aqueles com conteudo,tal como aconteceu com os weblogs que depois se tornaram os blogs e que teve sua bolha estourada e só os competentes e com conteudo se estabeleceram. A internet é um medidor da futilidade humana. As pessoas seguem qualquer coisa que a manada esta a seguir. Estamos num processo de banalização do carater, da despersonalização dos valores que interessam em troca da complacência de vermos que o nosso vizinho (follower) esta muito pior que nós.
    Valeu!

  25. Avatar de Nuno

    Eu acho o twitter interessante. É uma boa ferramenta para publicidade e para estar a par da actualidade. 😀

    PS:
    Já agora, como é que consigo fazer como muitos, tipo “feeds”, ou seja, quando escrever um post no meu blog, ele cria automaticamente uma entrada no meu twitter? 😕

    Obrigado 😀

      1. Avatar de Nuno

        MAs consigo colocar isto no twitter ou é outra coisa fora do twitter?

        1. Avatar de Bruno Bernardino

          Não leste o artigo, pois não? 🙂 Vai lá ler 😉 É uma aplicação externa ao Twitter.

          1. Avatar de Nuno

            Sim, li. 🙂
            Mas não percebi como “instalar” essa aplicação externa.:?

          2. Avatar de Bruno Bernardino

            Não se instala. Registas uma conta, configuras com a(s) tua(s) conta(s) do twitter e acedes a hootsuite.com em vez de twitter.com (ou podes continuar a aceder a twitter.com depois de configurares o hootsuite, a funcionalidade dos feeds é automática).

  26. Avatar de Nuno

    Understood 😀
    Thanks 😉

  27. Avatar de p1nha
    p1nha

    Ok, ok… Eu pertencia aquele grupo que não via o minimo de utilidade disto. Decidi experimentar e realmente parece-me interessante!
    Eu ando à procura dum site que tenha os twitters organizados por categorias (Algo como http://blog.com.pt/ ). Por acaso não sabem de nenhum? Se tal não existe, fazer um post com algo parecido, é pedir muito?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Lopes

      Podes aceder ao site do Twitter Portugal, têm lá não só um blog, como também os tweets do pessoal registado no Twitter Portugal em tempo real, as listas que pretendes estão aqui http://twitterportugal.com/listas/ , também têm la um top de utilizadores de Portugal.

      1. Avatar de p1nha
        p1nha

        Muito obrigado. Era isso mesmo que procurava.