O que foi revelado no “misterioso” evento da BQ?

58 Comentários

Afinal ainda não foi desta que as novidades incluíam um smartphone com Ubuntu

Era com alguma ansiedade e curiosidade que se esperava hoje pela novidades que iam ser apresentadas pela espanhola BQ. O evento foi pouco divulgado e indicavam os rumores, que iria ser apresentado oficialmente o primeiro smartphone com Ubuntu da empresa.

Mas, pelo que já se sabe, no evento não houve qualquer abordagem sobre o Ubuntu mas…foram reveladas algumas novidades.

bq-aquaris-e5-fullhd-impresiones

Apesar de se estar à espera que a BQ apresentasse algum dispositivo com Ubuntu, a espanhola trocou a voltas e deu a conhecer dois equipamentos com o sistema operativo Android 5.0 Lollipop:

Tablet Aquaris 10

O Aquaris 10 é um tablet muito elegante e com um conjunto de especificações interessantes. Este equipamento estará à venda a partir do próximo dia 1 de Dezembro e custará 259.90€ (apenas com Wifi) e 299.90€ (com Wifi + 3G)

Especificações

  • CPU: MediaTek octacore Cortex A7 @ 1,7 GHz.
  • 2 GB de Memoria RAM
  • GPU Mali 450MP4 a 700MHz
  • Ecrã: 10,1” IPS Full HD 1920 x 1200 pixels (225ppi)
  • Armazenamento: 16 GB + micro SD (até 32 GB).
  • Câmara 8 MP com autofocus e flash LED dual / Frontal de 5 megapixéis f/2.4.
  • Conectividade: Bluetooth 4.0, WiFi, variante 3G
  • Bateria: 8680 mAh
  • Sistema Operativo: Android 4.4 KitKat, com actualização para Lollipop
  • 243,5 x 165 x 9 mm; 570 gramas

bq-aquaris-e10

Smartphone Aquaris E5 4G

No segmento dos smartphones a BQ apresentou o Aquaris E5 4G.Este equipamento estará disponível em branco e preto e vai começar a ser vendido em Espanha, no próximo dia 28 de Novembro, por 219,99€.

bq-aquaris-e5-4g-04-350x400 Especificações

  • Ecrã de 5″ IPS, 720p (294 ppi)
  • CPU: Qualcomm Snapdragon 410 de 4 núcleos a 1.2GHz (64 bits)
  • GPU Adreno 306
  • 1GB de RAM
  • 16GB de memoria interna com slot para cartões microSD
  • Câmara de 13MP, sensor Sony IMX214, f/1,8″ e câmara frontal de 5MP com f/2.2
  • Bateria de 2850mAh
  • USB OTG, jack de 3.5mm
  • WiFi b/g/n, Bluetooth 4.0, 2G/3G, LTE e GPS/A-GPS,  Rádio FM
  • 143,15 x 72,15 x 8,7 milímetros, 139 gramas
  • Android 4.4 KitKat (actualizável para Android 5.0 Lollipop)

Sobre Ubuntu pouco ou nada foi abordado no evento mas, segundo a empresa, haverá novidades nos próximos tempos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Correia
    Ricardo Correia

    É bom saber que a BQ começa a vender equipamentos com Snapdragon! Vai ser uma grande mais valia para aumentar as suas vendas, na minha opinião.

    1. Avatar de Obrigatorio
      Obrigatorio

      E o video bq pplware? ta no facebook da bq! https://www.youtube.com/watch?v=IznxHE2pVxc
      eheh 🙂
      abraço

  2. Avatar de Luís Filipe
    Luís Filipe

    Na minha opinião a bq deveria ser um pouco melhor no que diz respeito a correcção de bugs.

    Preocupam-se em lançar equipamentos novos, quando os que vendem actualmente vêm cheios de problemas.
    Tive recentemente dois bq E5 HD e tive de os substituir com muita pena minha devido a problemas com a leitura da bateria. A probabilidade de comprar um equipamento e vir a ter problemas é muito alta.

    Uma marca que tem ainda muito para dar, talvez com os snapdragon as coisas mudem…

    1. Avatar de Henrique Tavares
      Henrique Tavares

      Que problemas é que tiveste? eu tenho um E5 HD e parece-me ser isso, porque está sempre a recalcular a bateria (para mais!) mas depois gasta tudo num ápice, embora dure uma semana com um uso regerado.

      Quanto aos novos equipamentos, espero que a câmara no E5 seja melhor do que a actual, indicam Sony, vamos ver…

    2. Avatar de João Silva
      João Silva

      … e não só… Tenho ainda (na gaveta) um Aquaris 4.5 que ficou parado no tempo (tal Samsung), em termos de actualizações de SO, dando prioridade aos novos modelos que entretanto foram saindo. Empresas destas não me interessam…

    3. Avatar de Renato Oliveira
      Renato Oliveira

      ola a todos.
      Tive exatamente o mesmo problema.O primeiro depois de estar 30 dias na assistência ,deram-me um novo que tinha exatamente o mesmo problema de leitura bateria.com muita pena minha também substitui por outro .

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O BQ 4.5 também tinha esse problema. A bateria tanto estava a 70%, como de repente a 20%, reiniciava e já estava de novo a 70%. Bela treta BQ.

      1. Avatar de Ana Santos
        Ana Santos

        Tive esse mesmo problema com a bateria do meu BQ 4.5
        É uma pena.

  3. Avatar de João M.
    João M.

    Tablet bastante interessante.
    Mas por mais 70€ vou buscar um NVIDIA Shield tablet com 4G à Amazon.de/.es/.co.uk.
    Menos écran, mas muito mais… de tudo! E já com Lollipop.

    1. Avatar de Bruno Tavares
      Bruno Tavares

      Mais 70€? Arranja-se a 299€ por cá, na PCDiga

      1. Avatar de Bianca Irisa
        Bianca Irisa

        Ele disse 4G essa versão é mais cara.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    220€ por um Snapdragon 410 e 1GB RAM? Xiça… Com 155€ compro o Moto G 2ª geração na Amazon e fico melhor servido. Ou então pago 235€ pelo Xiaomi Mi3 que tem um Snpadragon 800 e mete isto num canto. Acho que até preferia um Xiaomi Redmi Note 4G com Snapdragon 400 e 2GB RAM por 155€.

    1. Avatar de Nuno Moreira
      Nuno Moreira

      Moto G tem apenas 8GB de memória interna;
      Xiaomi Mi3 não é Dual Sim;
      Xiaomi Redmi também não é Dual Sim e tem apenas 8GB memória interna.

      A memória interna é importante, uma vez que imensas aplicações não permitem instalação no cartão sd externo.
      E todos os BQ’s são Dual Sim.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        E muito mais importante ter um bom chip e garantia de actualizações.

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      Moto G 2.ª geração por 155€?

      Não é na Amazon de certeza, ou estás confundir com o da primeira geração.

      http://www.amazon.es/Motorola-Nuevo-Moto-Smartphone-Quad-Core/dp/B00N7P33Y0/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1416937985&sr=8-1&keywords=moto+g

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Esteve ontem na Amazon espanhola a 155€, hoje já está a 173€. Era o de 2ª geração.

        1. Avatar de Obrigatorio
          Obrigatorio

          pelo que vejo este bq tem, por ex, processador 410 o motorola é 400, as câmaras de foto e filmar (full hd 1080p) no bq é da Sony com 13Mpx, dual flash e BSI o Moto G é pior… a bateria é bastante maior no bq 2850mAh vs 2070 no motorola, para além de outros pormenores ou pormaiores..

  5. Avatar de Joel
    Joel

    Interessante, mas triste.
    Até hoje a BQ tinha equipamento ligeiramente superior ao Wiko.
    Contudo a wiko lançou o HIGHWAY 4G.
    Muito interessante.
    Aguardei um 4G da BQ….e cá está ele…mas agora inferior á concorrente.Inferior principalmente em RAM e ecran.
    Não esquecer que nvidia come mais bateria que Snapdragon, contudo, o pormenor técnico de SÓ TER 1G ram…por amor de DEUS.
    Dado a linguagem usada, e java e compiladores, ter 2G era o confortável, 3G o ideal.
    Agora 1 G é sofrer.
    Ter o kitkat não chega devido á falta de optimização do android no equipamento.
    Enfim.
    Aguardarei melhores tempos na BQ para saltar pro 4G mantendo meu 5,7 da 1º geração. 😀

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      HIGHWAY tem dual sim, mas o HIGHWAY 4G não…

      1. Avatar de Joel
        Joel

        Xiii, obrigado rjSampaio, nem reparei que o HIGHWAY 4G só suporta 1 chip SIM.
        A bq estaria bem melhor que wiko HIGHWAY 4G se só se tivesse 2G ram.
        Vou esperar por um 4G dual….mais um tempinho. 🙂

  6. Avatar de Johnny
    Johnny

    Pensava que eles iam anunciar outra gama de telemoveis com um processador snapdragon, porque este mediatek.. deixa um pouco a desejar no que toca a desempenho..

    1. Avatar de Edroid
      Edroid

      Eles só devem ter metido snapdragon por causa do 4G

      1. Avatar de Nuno Paulo
        Nuno Paulo

        Já há mtk com 4G.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    PODIAM ERA TIRAR OS 32534645745754 LOGS POR SEGUNDO QUE APARECEM NO LOGCAT, ISSO SIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Aquaris E5 4G será dual sim??!

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Confere 🙂

  9. Avatar de José
    José

    E eu a pensar que era desta que o Ubuntu Touch arrancava, após todo este tempo,ou é muito bom ou então morre à nascença, porque o timing já está mais que atrasado.

  10. Avatar de Joao Ribeiro
    Joao Ribeiro

    Por acaso não me sabem dizer se os outros Bq E5 hd ou Fhd vão ter o android 5.0? Ando a pensar em comprar um de esses dois modelos e gostava de saber se ira ter actualuzação.
    Comprimentos

    1. Avatar de Sbml
      Sbml

      “Todos los #AquarisE y la tablet Edison 3 se actualizarán a #Android #Lollipop #derechoalatecnologia” BQ Readers

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Vi no twitter da bq, a dizer que em principio todos os telemóveis da game E vão ter lolipop

    3. Avatar de peduxe
      peduxe

      No twitter da bq foi dito que toda a gama E (4, 4.5, 5, 5HD e 6) e ainda o tablet Edison 3 iriam ter Lollipop.

      https://twitter.com/bqreaders/status/537193290484166656

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        Se for para matar o equipamento como aconteceu com o nexus 7 2012, deixem-se estar quietos…

  11. Avatar de Gerson DA BANDA(Angola)
    Gerson DA BANDA(Angola)

    Boas,

    Quando é que começa a ser vendido na Tuga???

  12. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    BQ aquém das expectativas.

  13. Avatar de eu
    eu

    Tenho um BQ Aquaris 5.7 NÂO presta para nada ja fui deste final maio quando comprei 2 x em reparação

    1. Avatar de lmx
      lmx

      eu é um samsung…

      é a vida, mas isso não quer dizer que a marca não seja aceitável…

      E nós em Portugal…para quando se investe numa empresa de electrónica de consumo, como ja tivemos no passado N marcas??

      cmps

    2. Avatar de Joel
      Joel

      Não se pode usar sua opinião como carácter geral do modelo.

      Minha opinião é oposta á sua.

      Super 5 estrelas o bq 5,7.
      Têm MHL(que uso), Mirror(para tv que uso em casa de um amigo), OTG(que uso), e têm 4000mAh bateria, ecran igual ao samsung note 3: TUDO ISTO JUNTO não encontra em outra marca.

      Alguns até tiram MHL e mirror e colocam NFC (que raio tecnologia, boa mas parada nas empresas).

      Usei 4.2.2 stock com root e busybox. Impec.
      Estou na 4.4.2 stock com root e busybox. Impec.
      Agora pondero colocar rom Xolo 3000: android 4.4.3.

      Resumindo, existem sempre ovelhas negras, na bq eram muitas nos 2 primeiros bq: 4″ e 5″(principalmente no gps).

      Fora disso….é google, paciência e estudar o problema que temos.

      Aparte: sony ericssom wt19i, tinha um bug. TMN por 2 vezes na garatia ficava na mesma. Pesquisa Google: era colocar root e instalar o android corrigido. Fiz e até hoje o ericsson está impec. (correu mal mas não é mau modelo, então o som x-loud).

      Abraço

  14. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Podia ter desistido dos botões fisicos uma vez que o lolipop esta ai a porta 😛 mas como esta na gama E é compreensivel 😛

  15. Avatar de pvales
    pvales

    Esta é mais uma empresa em que a palavra “actualização” só existe no hardware. Ou seja, clientes que tenham já um qualquer equipamento deles, ficam “agarrados” porque o máximo é ter a oferta de uma versão para a outra do android, como é este o caso 4.4 actualizável para o 5.0.
    Confrontado o serviço a clientes, nem reposta dão sobre o assunto.
    Quem quiser actualizar é comprar outro equipamento.

    1. Avatar de Gaspar
      Gaspar

      Para actualizações como deve de ser só mesmo ios ou WP

    2. Avatar de Nuno Paulo
      Nuno Paulo

      Tem mais actualizações os bq’s que grande partes dos samsungs.

    3. Avatar de Alex
      Alex

      A BQ ao escolher a Mediatek tramou-se, pois estes não actualizam para versões novas de Android.
      Ms pode ser que se a partir de agora forem com a Qualcomm passem actualizar mais.

  16. Avatar de AlexX
    AlexX

    Este novo E5 vem com a mesma câmera do One+, do Mi4 e poucos mais até agora e que é uma excelente camera para um smartphone. Bem fuído deve ser, agora multitask com 1GB não deve ser para ele…
    Reconheço que os BQ até são bons para o custo, mas deve ser uma lotaria para o cliente conseguir um sem problemas ou tive azar, cheguei a comprar o E5 HD 2GB e à 3ª devolução estive a ver a coisa negra porque a bem famosa loja queria impingir-me um vale mas lá se resolveu. Os 3 tinham problemas diferentes e esqueci a BQ.

    1. Avatar de the Dell guy
      the Dell guy

      é pena…eu tenho o e5 e 0 problemas. vou trocar por este porque prezo a camera.para uso diário 1gb é mais que perfeito.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      tenho um e5 hd 2GB e até agora impec, tirando aqueles bugs que vão sendo corrigidos…
      antes do meu, tinha dado um aquaris 5, á minha namorada, foi 1x há garantia prk o micro deixou de funcionar e impec na mesma e inclusivé já actualizou para kitkat.

      no geral estou satisfeito com a bq, não percebo é prk retiraram o e5 hd 2gb, deve ser para obrigar a comprar o fhd, que sinceramente estou arrependido de não ter arriscado. quanto há bateria ja vi alguns comentários por aí, parece-me bem, so me dura um dia, mas tb estou sempre com dados ligados whatsapp, plague e a jogar, musica por bluetooth para o radio do carro, por isso acho extremamente satisfatoria a durabilidade

  17. Avatar de Kratos
    Kratos

    E o BQ Edison 2 Quad-Core que saiu há 1 ano, ainda nem Kit Kat tem…

  18. Avatar de Karlos
    Karlos

    Tenho um BQ Aquaris E4 e tem 2 problemas,um é o já falado da bateria descarrega pôr completo tanto pode ter 20 ou 40%
    O outro problema é o da rede no ecrã fico com os traços da rede completos mas quem me liga diz que está desligado.
    Na minha opinião BQ nunca mais,já comprei outra marca para o substituir.

  19. Avatar de tears

    Meu querido lumia e wp8.1

    1. Avatar de lmx
      lmx

      ou meu querido q10 🙂

      Mas se tivesse android iria certamente para bq!!
      Tenho um samsung…que já é o segundo…e é uma treta!!

  20. Avatar de the Dell guy
    the Dell guy

    tanto problema com o Bq e5, eu não tenho nenhum, e alias…vou vender o meu e comprar este.
    será que ninguém fala da camera? muito bom o sensor…superior em tudo ao moto g 2014, e não venham com a conversa dos updates.em hardware em tudo superior.

  21. Avatar de Candido Candeias
    Candido Candeias

    Senhora Dona BQ e senhora dona Meizu, já há algum tempo que salivo incessantemente pelo meu telemovel com ubuntu. Tenho terriveis pesadelos à noite com o iphone 7 sair antes do primeiro telemovel com este SO. Sendo assim eu pergunto. E a conta da água? A EPAL vai construir uma estatua minha em estanho na sua sede, e isto tudo apenas para repor a àgua que perco com a falta de noticias, é suor, são làgrimas e nos sonhos mais perfidos (os em que comprei mesmo um iphone 7, endividando a minha familia até à quinta geração) solto umas urinas (várias). Por este motivo eu gostaria que fossem um pouco mais altruistas e fizessem os lançamentos para que possa enfim descansar e hidratar. Obrigado senhoras donas.

    1. Avatar de Bond
      Bond

      Há interesses que se manifestam por trás que atrasam constantemente. É óbvio que não será do interesse do Google ter um concorrente verdadeiramente opensource, iria expor a real fachada android.

  22. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Sem um ecran full hd, para mim já morreu. E o tablet também por causa do processador Mediatek. Porque não usaram também um Snapdragon? Más escolhas…

  23. Avatar de Bruno
    Bruno

    Estou indeciso entre o Moto G e este BQ. Com qual se fica melhor servido?

    1. Avatar de the Dell guy
      the Dell guy

      este Bq é superior em tudo…se és daqueles que quer ter o update no dia seguinte, moto ,se tiveres paciência e esperar, Bq!

  24. Avatar de Careca
    Careca

    Tenho cá em casa um bq E 4,5 sem problemas de bateria nenhuns (com root).
    Tive um bq E 5 HD (sem problemas) durante 12 dias.

    Depois saiu este… E estou no processo de devolução, para mandar vir o 4G.

    E agora vi aqui que ainda vai ter Lollipop. É a cerejinha!