Windows 7 – Desligar fechar automático no encerramento

21 Comentários

Uma das funções que prezo no Windows 7 é o forçar as aplicações a fecharem na hora de encerrar o Windows. Perde-se menos tempos ao não termos de “dizer” que não queremos guardar o que está por guardar e não queremos esperar por processos ou aplicações activas.

É aborrecido e é uma perda de tempo, embora hajam casos que necessitem dos avisos de trabalhos por salvar! Então como desligar esta função?

Há uns anos, deixava aqui a dica para resolver este problema no Windows XP. Alteravam-se umas linhas no registo e o Windows XP não esperava que as aplicações ou os serviços terminassem os encerramento normal, compulsivamente desligava-as aumentando a velocidade de encerramento do Windows.

Conforme disse no inicio, esta opção está agora permanentemente ligada no Windows 7. Caso queira que o Windows continue a perguntar, conforme fazia nas versões anteriores, poderá fazer o seguinte:

Primeiro, vamos lançar o Editor de Politicas de Grupo (Local Group Policy Editor) para isso recorremos às teclas [win+r] e no Executar escrevemos o comando: gpedit.msc e clicamos da tecla Enter.

Vamos navegar pelo menu Computer Configurations > Administrative Templates > System > Shutdown Options.

Agora poderá ver no lado direito da janela a opção: Turn off automatic termination of applications that block or cancel shutdown option in the main window. Dois cliques em cima e irá aparecer uma nova janela, onde estão disponíveis várias opções. entre elas a opção Enable, escolhemos e clicamos no botão Apply.

Pronto. Agora as suas aplicações não serão fechadas automaticamente. Antes de serem encerradas será sempre perguntado ao utilizador se quererá salvar o trabalho activo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de InforDeal

    Mais uma boa dica para utilizar aqui no meu windows.

  2. Avatar de PELICULAS

    Muito boa dia. Obrigado

  3. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    E no vista? É assim k acontece? O fecho é forçado?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não. No vista o processo é igual ao XP. O encerramento espera por uma resposta do utilizador.

      Claro que se pode alterar isso também.

      1. Avatar de Ganondorf
        Ganondorf

        Eu perguntei pq no vista nunca me tinha aparecido, mas no 7 aparece-me com alguma frequencia :S

        De qq maneira, obgd pela resposta 😉

  4. Avatar de Frigo
    Frigo

    Estudo da NSS Labs diz que IE8 é o browser mais seguro:

    http://exameinformatica.clix.pt/noticias/software/1003194.html

    1. Avatar de rsl
      rsl

      Era interessante um post com mais detalhes deste estudo

  5. Avatar de sergio
    sergio

    isto faz jeito apenas com um senão para mim.. por vezes tenho varios separadores no firefox e esqueço-me de fechar e gravar os separadores.

    será que se forçado na proxima vez que ligar o pc o firefox tem lá os separadores?

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Vitor, sabes dizer-me como e que no Windows Vista predefino a opção “Encerrar”? No menu clássico escolhe sempre “Suspender” como predefinição.

    Obrigado.

    1. Avatar de n3XXuS
      n3XXuS

      Abre a linha de comandos (cmd) e digita:

      -> powerconfig.cpl,1

      Power buttons and lid > Power button action

      Mudas a setting de “Sleep” para “Shutdown”

      Cumps

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Obrigado pela resposta pronta!

        🙂

  7. Avatar de Computed Life

    Muito boa dica é sempre mau perder ficheiros com um descuido.

    Cumps

  8. Avatar de lipex
    lipex

    “..trabalhos por salvar!”
    corrigir para ‘.. trabalhos por guardar!’

  9. Avatar de André Torga
    André Torga

    Porque é que em vez de referirem a utilização da aplicação Executar, não dizem só para digitar o nome do programa na caixa de pesquisa do Menu Iniciar? Afinal, é para isso que a Microsoft andou a trabalhar na interface e na utilização geral e melhorada do Windows estes anos todos. 😉

    De resto, mais uma boa dica. 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim eu sei, mas ainda faz alguma confusão ao utilizador menos afoito.

      Conforme podes ver neste post, deixo ambas as opções, assim as pessoas podem-se ambientar com essa nova tecnologia.

      Faz-me lembrar a forma de pesquisa no Chrome, usando a barra de endereços podemos pesquisar, assim é no Firefox, mas a Mozilla fez questão em continuar a colocar a caixa de pesquisa 😀

      Abraço.

      1. Avatar de André Torga
        André Torga

        Compreendo o seu ponto de vista pois os utilizadores mais antigos poderão até preferir a antiga maneira. 😉

        Mas o Chrome não foi pioneiro nessa função. 😀 Foi o Opera e sei que essa função está no browser desde a versão 9.2, que por acaso foi aquela que me introduziu e me agarrou ao O grande (Another way to search the web using Opera). 😛

  10. Avatar de lfspaulo
    lfspaulo

    Tenho um Toshiba Satellite A300-18A e já tentei instalar o Windows 7 nele. Mas tou com problemas com alguns drivers… Alguém tem um portátil igual a este e já tenha instalado o Windows 7 para podermos trocar algumas ideias???

    Cumprimentos a todos!!!

    1. Avatar de xispes
      xispes

      pergunta no fórum, isto e’ apenas para comentários, não para perguntas!

    2. Avatar de dj
      dj

      bah,malandro nem instala,estão bloqueando esse windows,logo não vai funcionar mais

  11. Avatar de lfspaulo
    lfspaulo

    OK, sorry a todos

  12. Avatar de Jose Pedro
    Jose Pedro

    Muito obrigado pelo tutorial, estou a tempos procurando uma solução, embora seja para desabilitar a opção, me ajudou a achar uma forma de desligar sem ter que perguntar nada, estou usando um nobreak que nao suporta meu monitor sendo assim nao conseguiria desligar diretamente o pc em caso de queda, muito grato de novo.