Como criar uma imagem de recuperação do Windows 8/8.1

54 Comentários

…via Powershell

São vários os motivos que nos podem levar a criar uma imagem de recuperação (backup) do nosso sistema. Felizmente a Microsoft oferece, em todas as versões do Windows, ferramentas que simplificam todo o processo e que nos dão garantias que o backup foi efectuado com sucesso.

Hoje vamos aprender como é fácil criar uma imagem de recuperação do Windows 8/8.1 recorrendo ao Powershell.

win8_08

Antes de criar uma imagem de recuperação é importante que tenha uma drive externa para a qual vai ser criada a imagem. Caso tenha uma partição com espaço, poderá também criar aí a imagem de recuperação e depois gravar para um disco externo.

Como criar a imagem de recuperação do Windows 8/8.1?

Via Powershell, o processo é muito simples e descomplicado. Passa isso basta abri o powershell com privilégios de administrado.

power_03

Depois basta recorrer à ferramenta de linha de comando wbAdmin para criar a sua imagem de recuperação. Imagine, por exemplo, que vai fazer um backup da partição C: e pretende que o backup seja feito para a drive E:. Para isso basta usar o seguinte comando:

wbAdmin start backup -backupTarget:E: -include:C: -allCritical -quiet

Como restaurar?

Para restaurar o sistema, através de uma imagem de backup, é necessário que tenha um CD/Pen de instalação do Windows.

Depois do arranque, basta escolher a opção Repair your computer

win8_03

Depois carregamos em Troubleshoot

win8_04

Escolhemos agora a opção Advanced options

win8_05

Seleccionamos System Image Recovery

win8_06

E por fim seleccionamos a opção Select a system image e indicamos em que dispositivo temos a imagem de recuperação que foi criada anteriormente.

win8_07

Agora é só deixar que a imagem seja aplicada ao sistema. De referir que o Windows 8/8.1 oferece uma ferramenta gráfica para o efeito, mas via powershell o processo até é mais simples.

Via

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Windows 8?
    Não obrigado, Windows só o meu 7.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Outro que acha que o 7 é melhor que o 8. Só gostava que me dissesses em que parte.

      1. Avatar de Justiceiro
        Justiceiro

        Enquanto existirem palhaços a fazer softwares para porcarias todas digitais, onde mexes no ecrã e coisas parvas parecidas, nunca vou fazer upgrade ao meu SO.
        As coisas querem-se analógicas, com controlos físicos e sem parvoíces digitais.

        1. Avatar de L. Kanbaru
          L. Kanbaru

          É melhor ligares o teu PC rápido… ooops
          Epa se calhar é melhor passar aquele ficheiro para o disco primeiro… mas já tou a passar um de 20GBs por isso agora vou esperar até passar tudo ou até me esquecer.
          Sheeei vou comprar um portátil novo com win8/8.1 só para lhe meter 7… o quê? Não há drivers para 7?

          BEM… acho que vais ficar preso no tempo hehehe

        2. Avatar de Windows
          Windows

          Um pouco retrograda o teu comentário…
          Enfim.

          Windows 7 vai deixar de ter suporte a partir de Janeiro 2015 quando for apresentado o Windows 10. Só vai receber actualizações de segurança, a Microsoft não vai lançar nenhuma funcionalidade nova a partir dessa data.

          No entanto Windows 8.1 + Classic Start Menu fica muito semelhante ao Windows 7… experimenta ou vê videos e vais ter de volta as tuas opções do Windows 7 no Windows 8.1.

          No entanto apenas concordo em que toda a gente devia de esquecer o Windows 8, e actualizem para a versão 8.1 ficam muito melhor servidos.

          1. Avatar de Windows
            Windows

            Faltou referir que é provável que a Microsoft possa oferecer a actualização do Windows 7 para 10 gratuitamente.

            No entanto ainda não nenhuma confirmação, apenas para o Windows 8/8.1

        3. Avatar de Luís Gonçalves
          Luís Gonçalves

          Então, queres dizer sem software?

        4. Avatar de Justiceiro
          Justiceiro

          A questão é simples:

          Telemóvel – nada de ecrãs tactéis, vi-me à rasca pra conseguir um;

          Mesa de produção de som – toda analógica;

          Pc – Nada contra o SO W8, desde que seja projectado para funcionar tal como o W7, num pc sem ecrã táctil, e sem estar vocacionado para a palhaçada das Apps;

          TV – serve para ver tv, não quero mariquíces extras;

          Frigorífico – com ecrãs na porta?! Mas está tudo maluco???

          Telefone de casa – totalmente analógico, foi hiper complicado de arranjar.

          Meus caros, nasci na segunda metade dos anos 80 e rejeito à força qualquer coisa que não seja analógica! Não quero um telemóvel que faça mil coisas, se quero tirar fotos, compro uma máquina fotográfica, se quero fazer vídeos tenho as câmaras próprias (não a estupidez do telemóvel ou de uma máq. fotográfica que também faz isso), e por aí adiante, cada objecto apenas deve fazer o que a sua categoria original indica, isso de tudo-em-um (e pseudo-comodismo), é das maiores palhaçadas de todos os tempos, a seguir aos drones.

          1. Avatar de 3dots
            3dots

            Em vez de teres escrito este comentario, podias ter enviado uma carta para ao pplware.. afinal, é para isso que os correios servem.

          2. Avatar de Leonardo
            Leonardo

            E é por pessoas como você que portugal leva tempo a evoluir…

          3. Avatar de Al Kaxophras
            Al Kaxophras

            Tens razão.

            Não aos canivetes suíços!
            Não aos lápis com com borracha na ponta!

            Vi-me “à rasca” para comprar um carro sem isqueiro e sem rádio.

      2. Avatar de zarolho
  2. Avatar de David Cordeiro
    David Cordeiro

    Muito util.
    Obrigado!

  3. Avatar de Mario Oliveira
    Mario Oliveira

    E então aqueles que fizeram download do W8 (atualização do W7) e nunca tiveram cd de arranque do W8?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Usas uma pen usb, a Microsoft tem o Windows 7 DVD/USB Tool que cria uma pen de arranque.

      1. Avatar de zombie
        zombie

        O próprio win8, tem opção nativa, para criar essa pen de uma forma quase automatizada.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Pelo mesmo processo fazem um.

  4. Avatar de mario
    mario

    Também existe a ferramenta recimg, muito simples de usar e bastante útil para backups incrementais.

    recimg /createImage E:/Backup

    Depois de instalar o Windows e configurar tudo ao nosso gosto, criamos uma imagem de “refresh” com esta ferramenta e assim em vez de restaurar o Windows para o estado de fábrica, repomos para o estado em que se encontrava quando a imagem foi criada.

    Já tive de fazer um restauro deste género e funcionou sem problemas.

    1. Avatar de mario
      mario

      *correcção

      recimg /createimage E:\Backup\Imagem1

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Obrigado Mário pela dica.

    2. Avatar de Pedro Neves
      Pedro Neves

      Qual a diferenca dos 2
      – wbAdmin start backup -backupTarget:E: -include:C: -allCritical -quiet
      – recimg /createImage E:/Backup
      eles fazem copia das particoes/mbr/… ?

      Eu ainda utilizo o Ghost.
      Mas acho que por desconhecimento destas ferramentas novas.

      O disco de recuperação pode ser genérico (ou tem de se fazer um para cada tipo de maquina (win7 win8 win8Pro win8xxx)) ?
      Existem ferramentas gráficas que automatizem este processo (fazer backup mensal, …) ?

      Obrigado,
      Pedro

      1. Avatar de Redin

        Tomem atenção ao seguinte. A estratégia de backup de que fala este artigo só funciona enquanto o disco rígido não avaria. Porque se assim for, qualquer outro disco que que lhe coloquem não vai funcionar por causa do novo sistema de BIOS (UEFI) que é usado por defeito. Nem com o Ghost vais lá.
        Enquanto não aparecer um software que ultrapasse este problema, mais vale desativar a proteção UEFI e assim estarão a usar a velhinha MBR que funciona sempre.

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    instalei o win 8.1 no portatil e arrependi-me no segundo dia. tomara nunca ter instalado e desktop GARANTIDO que nunca ira ver este SO.
    criei uma partição exclusivamente para o windows de 26GB, no inicio nao ocupava metade, depois os updates foram incessantes e fiquei sem espaço na partição, o windows 8.1 à lá windows ocupa portanto 26 ou mais gigabytes, eu tenho disco de sobra, mas noutras particoes(nao sei se o windows consegue usar ouas particoes) mas fiquem a contar com dezenas de GB, depois disso para usar skype, vão ter obrigatoriamente de criar ou utilizar uma conta windows, é extremamente chato, vai-vos ser impingido o skydrive que vos faz o upload para a nuvem quer queiram quer não pois não dá para desinstalar por processos tradicionais, tive mesmo de criar entrada no registo windows e meter disable, o comum mortal vai ter tudo carregado para a nuvem à força o que no meu ponto de vista é um roubo de informação legalizado, também se desativarem no painel de controlo, quando é feito uma atualização, as opções são mudadas automaticamente para default quase que parece malware mas é mesmo a microsoft, vai estar sempre dependente da internet para sincronizar tudo, até para abrir o word se nao souberem mudar as contas, quando os menus aparecem por mais que carreguem no “esc” não regressam ao ambiente de trabalho, pois é um sistema operativo feito para vários dispositivos, logo o computador normal nao é fidalgo para fucnionar como estamos habituados, e tenho mais para dizer só que já me esqueci!! Enfim…é um horror. é tipo o que o youtube fez com o google+, a microsoft seguiu os passos, muita gente há de se habituar, mas é pela força. vou usar o win7 no desktop o mais tempo humanamente possivel. no portatil já passei umas boas 2/3 horas a ver walkthroughs para resolver os problemas que mencionei. se é para um tablet ou isso talvez seja melhor que nada, mas para laptops e desktops é um downgrade

    1. Avatar de MM
      MM

      Uso OneDrive e só sincronizomomque quiser. Até posso nem soncronizar nada.
      Pessoalmente, acho o OneDrive bastante versátil de gerir. Não é preciso desinstalar nada, nem criar regras em ficheiros, etc. Basta não ter as pastas a sincronizar – no Surface tenho muito pouca coisa a sincronizar, está tudo online. Bastante fácil de gerir.

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        Qual é a parte que não percebeste ele não quer nada dessas porcarias e a Microsoft obriga como o Google fez com o google+ lá por ser te útil não quer dizer que a nós também seja porque não é

        1. Avatar de MM
          MM

          Qual é a parte que não percebeste que não precisas de usar essas coisas? O OneDrive desactiva-se facilmente sem precisarmos de truques. Basta desactivar a sincronização e pronto, é como se não existi-se.

          1. Avatar de Johnny
            Johnny

            Qual é a parte que não percebes-te que QUERO DESINSTALAR, não quero lixo no meu sistema

            Vamos ter que começar a modificar os windows 😉

    2. Avatar de Censo
      Censo

      Então diz lá quanto é que o win 7 todo actualizado e com tudo o que tu queres ocupa no disco?

    3. Avatar de Kratos
      Kratos

      Eu tenho Windows 8.1 e não precisei de nenhuma conta da Microsoft, criei conta local.

      Quanto ao formato “Tablet”, existe solução – Classic Shell.

  6. Avatar de francisco costa
    francisco costa

    boas
    para quem fez e esta a utilizar o windows 10 previem, tb dá para fazer isto?

  7. Avatar de Mario Oliveira
    Mario Oliveira

    Obrigado pela informação.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Ao ver a 1ª imagem com o passos coelho lá no meio fiquei a pensar.. Será que dá para fazer uma imagem de recuperação de Portugal antes de meter certas pessoas a governar???

    1. Avatar de irlm
      irlm

      tens bom olho, não tinha reparado 🙂

    2. Avatar de Amanhã
      Amanhã

      E o PPLWAREesta sempre em cima do acontecimento, a imagem do P.P.Coelho

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sempre! Neste caso são as tiles 🙂

  9. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    interessante, a tempos procuro algo assim, porem a duvida é, essa é uma restauraçao aonde já esta embutido as atualizacoess do windows? e de repente ate os progrmas que normalmente instalamos ex: Office, etc ?

  10. Avatar de Daniel Lopes
    Daniel Lopes

    Bom post. thanx.

    1. Avatar de Pedro Pinto
  11. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    qual a diferença entre este processoe usar o ghost?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Este é assim que se faz…o outro usa o Ghost 🙂 No final é tudo a mesma coisa 🙂

  12. Avatar de Carlos Ferreira
    Carlos Ferreira

    Este método é ainda melhor http://www.neowin.net/news/how-to-create-windows-81-install-media-if-you-lost-your-install-disk .

    Assim ficam com um ISO de instalação onde podem efectuar recuperação, reinstalação e troubleshooting.

  13. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Windows 8?
    Não obrigado, Windows só o meu XP.

  14. Avatar de MiP
    MiP

    Tantos comentarios e alguem se deu ao trabalho de testar o comando ?!!

    ‘ERROR – Command syntax incorrect. Error: -quiet. See the command
    syntax below.’

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ve se tens tudo bem escrito. Aqui funciona bem

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Obrigado,resoltou

  16. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Muito obrigado! Não é algo que use muito mas é sempre bom saber!!!

  17. Avatar de Luis Gomes
    Luis Gomes

    Posso fazer uma imagem num disco externo com ligação por usb? E depois com uma pen com o win8 recovery recuperar a imagem a partir do disco externo? (a consola de recuperação irá ter acesso ao disco externo?)

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    Uma questão, a opção de criar uma imagem já vem por defeito no Windows 8.1 Pro : Criar imagem do sistema.
    Pelo menos no meu, corrigam se eu estiver errado.

  19. Avatar de JOrge
    JOrge

    Viva
    A min dá a seguinte mensagem :
    START BACKUP RUNS A ONE-TIME BACKUP

    Depois não faz mais nd.

  20. Avatar de O próprio
    O próprio

    Eu uso o Aomei OneKey. Deve ser a mesma coisa.