Google também já lançou o Android Lollipop para o Nexus 4

35 Comentários

A chegada do Android Lollipop aos dispositivos móveis da Google começou na passada quarta-feira ao fim do dia.

Lançada na altura apenas para um número limitado de modelos, deixou de fora alguns para os quais se esperava que viessem, deixando os seus detentores nalguma incerteza face à possibilidade, remota, de não serem actualizados.

Mas a Google cumpriu o prometido e lançou agora a mais recente versão do Lollipop para mais um dos seus equipamentos. O Android 5.0 chegou agora também ao Nexus 4!

nexus_4_1

Quando foi lançado para o Nexus 5, 7 (Wi-Fi) e 10, muitos ficaram na expectativa da data de lançamento para o resto da família.

Sem qualquer certeza do lançamento ou da data em que seria feita a disponibilização para os restantes equipamentos, muitos dos donos do Nexus 4 ficaram apreensivos sobre a possibilidade dos seus smartphones não virem a ter acesso à mais recente versão do Android.

Mas há poucas horas atrás a Google acabou por colocar nos seus repositórios oficiais a versão do Lollipop para o Nexus 4, dando assim mais um passo no sentido de ter a sua família Nexus com a actualização para o novo Android feita.

A chegada desta versão a estes repositórios dá também início ao processo de actualização OTA de todos os equipamentos Nexus 4, devendo nas próximas semanas a actualização estar completa.

De fora, e para já, fica apenas o Nexus 7 3G/LTE/Wi-Fi, que também se espera que venha a receber esta actualização nos próximos dias.

Imagens Lollipop para Nexus

A versão disponível para o Nexus 4 (LRX21T) tem um número superior às restantes (LRX21O e LRX21P), mostrando que existem diferenças, ainda que devam ser mínimas, face ao que foi disponibilizado até agora.

Não são para já conhecidas as diferenças que existem ente estas versões e quais as melhorias que a mais recente traz para o Android.

nexus_4_2

Todos os que não quiserem esperar que surja a actualização surja nos seus equipamentos podem actualizar manualmente, bastando para isso seguir os passos que apresentámos recentemente neste artigo, garantindo que ficam de imediato com o seu smartphone ou tablet na última versão do Android.

A chegada do Android Lollipop para o Nexus 4 vem dar alguma paz a todos os que julgavam que este smartphone não o iria receber, ao mesmo tempo que mostra que a Google dá mais um passo para garantir a actualização dos seus equipamentos.

De fora, e apenas por mais alguns dias, fica apenas o Nexus 7, versão 3G/LTE/Wi-Fi. Assim que este tablet for actualizado todos os elementos da família Nexus eleitos para esta actualização têm as imagens disponíveis.

Homepage: Android Lollipop

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de N4
    N4

    ja instalada e verifica-se erros, neste caso de linguagem.

    exemplo quando ligamos ao pc, recebemos a mensagem em inglês. no entanto resolve-se com um restart, estranho (não está relacionado com o download automatico da linguagem, porque todos os outros menus estao correctos).

    estranho também é ainda ter o programa de mensagens, quando lançaram recentemente o messenger da google…

    de resto até agora não encontrei mais erros.

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      Não é estranho ter o programa de mensagem, como demoraram a disponibilizar o OTA, o mínimo que pudiam fazer é recopilar o firmware pras últimas atualizações de todos os app e adicionar o novos como o messenger. Vou esperar o OTA oficial, s então sair até quarta feira faço manual, e até o fim do ano vou fazer o root do smartphone pois como não atualizará mais ter o root é essencial.

  2. Avatar de zezito
    zezito

    pessoal eu queria era isto no meu S3 🙂

    1. Avatar de brunobola
      brunobola

      Instalas a cyanogen CM11 e depois sacas as aplicações material design que fica semelhante….

      Ou esperas pela CM12 que deve vir com lollipop… 🙂

      1. Avatar de zezito
        zezito

        + 100 bruno, :), vou esperar então pelo CM12

  3. Avatar de Joao Garcia
    Joao Garcia

    se eu usar esta imagem para instalar no meu N4 que tem root perco os dados?obrigado

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      O único concelho que te posso dar é fazeres backup dos teus dados.

    2. Avatar de N4
      N4

      podes fazer, mas perdes tudo, dados root etc. porque isto é as imagens de fabrica. o que podes fazer é esperar mais um pouco pelas OTA, vê no Android Police.

      á faltou dizer que neste update não temos todas as novidades, como por exemplo o knock wakeup como no LG G2 / 3 o outro recente da LG e como no Nexus 6…

  4. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    isto é tudo muito bonito mas a meu ver a maior falha do Android é o facto da versão mais recente só estar disponível para um pequeno numero de aparelhos, embora o sistema possa correr em muitos mais.

    1. Avatar de Pedro Reis
      Pedro Reis

      Ainda agora saiu já o queres em todos os telemóveis? Vamos lá ter calma, supostamente o Android 5 estará em ainda mais dispositivos que o KitKat, por isso se tem um telemóvel relativamente recente é só esperar um pouco que o update deve sair.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        No caso da Samsung nem deve sair para Galaxy S4.. por isso vou continuar na onda CyanogenMod 10.3 por agora e assim que esteja estável a 11.

        1. Avatar de Paulo Oliveira
          Paulo Oliveira

          Jorge Rodrigues, o S4 vai receber o lolipop, está confirmado pela Samsung

          1. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            Estou impressionado… por vir a ter a actualização.

        2. Avatar de Luis Braz
          Luis Braz

          A CM 11 já está estável. As versões snapshot funcionam muito bem. Parece-me que vais ficar eternamente à espera de algo que não vai acontecer!

          1. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            no meu S2 o Cm 11 actualizado pelo software update faz com que o ecrã não ligue quando pressiono qualquer botão. só liga após um reboot (irando a bateria fora) ou quando ligado pelo cabo.

    2. Avatar de N4
      N4

      Normal mas não é culpa da Google. Depende dos fabricantes, o caso da Motorola já lançou para os Moto G e X, a LG para o G3, HTC diz que vai lançar em 3 meses (a contar desde o dia 3/Nov), a Sony já lançou a sua versão AOSP para os modelos Z.

      Dai a razão das pessoas comprarem Nexus e não Samsungs e outros, se bem que a Samsung e a também a Sony, são os piores fabricantes para lançarem updates.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        Yup, eu aprendi isso da pior forma e no dia que o comprei na Vodafone há perto de dois anos tive um Iphone 4 nas mãos … e só escolhi o samsung por ter mais memória e poder trocar de bateria.
        Erro que não repetirei porque quando este S2 morrer não compro outro Samsung.

      2. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        A Google também têm culpa. Olha para o Windows Phone 8, todos os telemóveis recebem actualizações.

        1. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          verdade

          1. Avatar de N4
            N4

            Não podes culpar a Google quando a mesma explica de que forma vai actuar no mercado.

            Só compra quem quer, no entanto quem quer Android é melhor comprar a uma marca que dê suporte.

            Não podem esquecer que o suporte é limitado, no caso da Google são 18 meses, Windows Phone fez o mesmo quando foir do 7.8 para o 8. No entanto a Microsoft já veio dizer que todos os telefones com 8 e 8.1 vao ter suporte para o windows 10.

            mas também não posso esquer que a Apple ainda tem mais tempo de suporte, no entanto em equipamentos mais antigos note-se bem lag, exemplo iphone com ios 7, ou iphone 4s / ipad 2 com ios 8.1…

            infelizmente para o consumidor é sempre a perder, mas tenho atenção que não à marcas santas, todas elas tem falhas.

    3. Avatar de Thiago
      Thiago

      discordo. a fragmenteção existe no android pq existem mais de 18 mil aparelhos diferentes de android, e vc pegar um android 5.0 e portar para aparelhos mais antigos daria muito trabalho, pois aparelhos mais antigos não tem em seu hardware muitas novidades como as últimas especificações do bluetooth, não tem nfc e muitos outros recursos… ai adaptar todas as firmwares para a limitação de cada smartphone é impossivel, por isso a apple e a micrososft conseguem minimizar a fragmentação pois vendem 1 ou 2 dezenas diferentes de smartphone, é fácil gerenciar esse numero pequeno, já o android como é free diferentes das 2 outras citadas, existem inúmeros fabricantes diferentes.

  5. Avatar de Luís
    Luís

    Já alguém testou? Já vi por aí algures que não vem com o novo launcher… Se alguém pudesse confirmar ou não 😉 .

    1. Avatar de N4
      N4

      Infelizmente não, vem com as seguintes apps AOSP
      Launcher.apk (substitui por GLN – Google Launcher Now)
      MMS.APK (substitui pelo novo Google Messenger)

      Não tem knock-on, bateria com pouca duração, sei que é suspeito, mas após ter feito a actualização, updates e passar os dados e por fim ter efectuado um carregamento de 100%, a expectativa de duração anunciada pelo próprio OS é de 5hrs com apenas wifi + 3g dados activos e em repouso…

      aplicações com dados em segundo plano activo (gmail, outlook, g+, skype e as restantes do SO).

      1. Avatar de N4
        N4

        correcção GLN -> Google Now Launcher

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Obrigado pela confirmação. E realmente é “feio” não vir com o novo launcher do Lollipop 🙁 .
          Cumprimentos.

          1. Avatar de N4
            N4

            É verdade Luis, mas faz como eu fiz, instala o GNL e o Messenger e desablitas as versões AOSP e fica como novo, o unico “problema” é que os apks MMS.APK e LAUNCHER.APK ficam na partição de sistema que não podes tirar, a não ser com root, mas não interfere no uso normal, porque ao desabilitares não as vês não cria problemas na utilização.

  6. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Alguém que esteja a usar o Android lollipop sabe me dizer se já há alguma opção para mudar o nome do hostname?

    Refiro – me a opção standard sem root.
    Tks

  7. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    bem mas isto vai para todos.. então e eu?? ainda nao recebi nada no meu nexus 7 wifi (2013), será que isto ainda demora muito a chegar via OTA?? é que noutra forma nem quero experimentar, medo de fazer algo errado

    1. Avatar de N4
      N4

      Não vale a pena fazer check ás actualizaçóes vezes sem conta, porque a google só autoriza uma consulta por dia.

      Vê Android Polive, explica como fazeres a OTA manual sem apagar dados.

      1. Avatar de João Sousa
        João Sousa

        sim consegui foi difícil, mas conseguir .. muito obrigado pela ajuda 🙂

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Boa noite

          DEpois de fazer passar do 4.4.4 para o 5 o sinal de rede gsm tem um sinal de exclamação, alguem sabe porquê?

  8. Avatar de Nestor
    Nestor

    Bom dia atualize o nexus 4 para android 5.0 e funciono a primeira semana muito bem… um dia apareci-o que estava sem rede e esse mesmo dia sozinho apareceu uma mensagem que para ativar o serviço de busqueda por voz devia desbloquear o aparelho ai fico travado reinicie o celular e não abrio mais.. tive que ré-instalar o soft so que agora no funciona o som quando vc faz ligação não se escuta nada e vc fala e tbm nao escutam.. alguém sabe que devo fazer para arrumar isto?? muito obrigado

    1. Avatar de Thiago
      Thiago

      Vc fez ota oficial ou atualizou manual? Ta com root? Ja mandou resetar para padrão de fábrica e ainda ta com defeito? Se ainda esta com defeito depois de mandar atualizar pode ser que bando vc baixou o novo firmware do 5.0 ele corrompeu ou o defeito pode ser físico no som. A única forma que vejo vc resolver isso é levar na assistência da LG e explicar o problema pra eles, lá eles tem como por novamente um novo firmaware pra vc e se o problema continuar com certeza é físico.

  9. Avatar de Victor Pertinhes
    Victor Pertinhes

    Boa tarde,atualizei meu nexus 4 pra 5.0.1 e no meu sinal da operadora, fica com um ponto de exclamaçao, nao consigo fazer ligaçao, só receber, quando me ligam eu escuto, mas nao me escutam. por favor me ajude,
    OBS: nao tenho mais garantia, ja acabou o tempo… me ajudem por favor !!!