Philae pousou com sucesso no cometa 67P

56 Comentários

Esta missão histórica poderá ajudar a perceber a origem da vida na Terra.

Dez anos depois da sonda Rosetta ter sido lançada e de ter chegado junto do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a 6 de Agosto de 2014, o módulo robô Philae foi separado da Rosetta esta manhã e efectuou uma viagem de 7 horas até “aterrar” com sucesso no cometa.

Philae_1


O módulo Philae seguiu com a sonda Rosetta uma longa viagem espacial durante 10 longos anos e hoje, pelas 16h02, começou a ser escrito um novo parágrafo na História espacial: pela primeira vez uma sonda pousou na superfície de um cometa.

Este era um momento aguardado ansiosamente pela Agência Espacial Europeia que durante esta tarde anunciou que recebeu um alerta do módulo após ter pousado na superfície de gelo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

É a primeira vez na História que algum objecto construído na Terra pousa num cometa, sendo que o 67P/Churyumov-Gerasimenko se encontra a 500 milhões de quilómetros de distância do nosso planeta.

Imagem de Philae capturada pela sonda Rosetta, após a separação.
Imagem de Philae capturada pela sonda Rosetta, após a separação.

Esta missão, liderada pela Agência Espacial Europeia, cujo centro de controlo fica localizado em Darmstadt, na Alemanha, visa o aprofundamento do conhecimento sobre a composição de cometas e a forma como reagem quando se aproximam do Sol.

Na melhor das hipóteses, esta missão poderá ainda ajudar a perceber a origem da vida na Terra.

Fonte: Agência Espacial Europeia


Artigos relacionados:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tavares
    Tavares

    Tenho estado a acompanhar a emissão com imagens diretamente da ESA.Embora saiba que a NASA também está associada a este programa,não há dúvida que foi um passo de gigante que a Europa deu no campo da exploração espacial.Mas,entretanto,as grandes empresas tecnológicas Europeias(salvo algumas raras ezcepções) vão desaparecendo…

    1. Avatar de Ranish
      Ranish

      Som? Como assim som no vácuo? o.O

      1. Avatar de Luis Sousa
        Luis Sousa

        É a vibração electromagnética amplificada. Como som não é mais do que uma vibração no ar, apesar de não haver ar pode-se capturar a vibração do cometa e amplificar para níveis audíveis.

  2. Avatar de DIRCEU JACOB DE SOUZA
    DIRCEU JACOB DE SOUZA

    Está correto dizer ATERROU?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não está incorrecto, mas o termo mais correcto será “pousou”.

      1. Avatar de André
        André

        Na terra, aterra-se…
        No mar, amara-se…
        Na Lua, aluna-se…
        Em Marte…? Amarta-se…?
        No cometa…? acometa-se…?

        Duas questões para tirar o sono 🙂 HEHE

        1. Avatar de Vítor M.

          Hehe pois, aquilo é um calhau… de gelo e poeiras e rocha… uma espécie de… calhau. 😀

          1. Avatar de Rick
            Rick

            então acalhou 🙂

          2. Avatar de chicosoft
            chicosoft

            Encalhou? lol

        2. Avatar de Jorge Motta
          Jorge Motta

          Em qualquer lugar use o verbo pousar.

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Epah estes gajos ahah, só vocês para me fazerem rir numa manha de quinta-feira com este tempo da treta lol, muita bom!

          Bom artigo, sempre um passo mais a frente, tenho orgulho na nossa espécie, apesar de existirem muitos indivíduos a espalhar o mal…

    2. Avatar de Maria Inês Coelho

      Possivelmente esse não será o termo correcto, mas leia isso entre aspas 😉

      1. Avatar de Fracisco
        Fracisco

        Pousou?? O asteróide não está no espaço??
        Para mim só se colou a ele, mas sem cola!

        1. Avatar de Jorge Motta
          Jorge Motta

          Tudo está no espaço! Ou não?

    3. Avatar de Jose Agripino da Silva
      Jose Agripino da Silva

      Que tal se dissermos: Acometou?

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        E que tal “encostou-se devagarinho de forma a não magoar?”

    4. Avatar de Heitor Cleto
      Heitor Cleto

      Bem, não é lá muito… só se for entre aspas.
      Melhor seria pousou.

      1. Avatar de inconformado
        inconformado

        vcs simplesmente estao ignorando um feito historico de tamanha magnite para discutir a palavra correta. ? sao mesmo ignorantes.
        Um marco desses deve ser considerado como a chegada do homem a lua.

  3. Avatar de JEFE
    JEFE

    Por desconhecimento … aterragem ? alunagem ? ou cometagem ? 🙂

  4. Avatar de paulo
    paulo

    Incrível, o que irão descobrir os filhos dos nossos filhos! Acho que ainda estamos na pré história. Parabéns aqueles que pousam seja lá o que for a 500 milhões de kilometros da Terra..

    1. Avatar de JP
      JP

      Você tem razão…. ainda estamos na pré-história. Mas se verificar bem, os avanços cientificos e tecnologicos têm-se sucedido a um ritmos cada vez mais rápido. Se calhar ainda pode ter uma surpresa conseguir assistir àquilo que os filhos dos seus filhos possam descobrir. Não estará longe o dia em que o crescimento exponencial do conhecimento Humano irá suplantar tudo aquilo que julgava possivel….

      1. Avatar de inconformado
        inconformado

        somos o unico planeta a bilhoes de anos luz ao redor que tem vida.
        isto é mais do que importante. é unico!

  5. Avatar de Tavares
    Tavares

    …afinal parece que nem tudo correu como se esperava.
    “Temos indicações de que os arpões podem não ter sido ativados, o que quererá dizer que pousámos num material solto…Não sabemos exatamente onde e como aterrámos. Dentro de algumas horas, saberemos mais”informou Stephan Ulamec, responsável pela Philae. Bem…mas “acertaram” no “calhau” o que já não é mau!!

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 nada mau mesmo hehehe

  6. Avatar de Fernando Rebelo
    Fernando Rebelo

    Estou tremendamente satisfeito por este passo de gigante dado pela ESA, a Europa está de parabéns.

  7. Avatar de Paulo F
    Paulo F

    Não tenho palavras para descrever aquilo que acabo de ver neste video de 2:39 minutos,e,se eu pudesse,adorava ter 1 pedacinho desse cometa para enfeitar uma das prateleiras do móvel aqui da minha sala. 🙂
    VIVA A CIÊNCIA E VIVA O COSMOS !!! 🙂

  8. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    É urgente que acabem com a dezena de agências espaciais que existem e criem apenas uma só em todo o mundo. O lixo espacial e satélites individuais é algo nojento que qualquer dia regressará em força à terra.
    Se metade das empresas de TI desaparecerem, é indiferente, o importante nisto é poupar dinheiro, juntar esforços e deixar a palhaçada de cada parvo ter o seu satélite e a sua expedição.

    1. Avatar de JP
      JP

      Para bem da Humanidade, é urgente que acabem as divisóes entre os povos que habitam este planeta e que o ser Humano comece a agir como um povo GLobal. Só assim conseguiremos ultrapassar os enormes desafios que se nos põem quando pensamos em explorar o cosmos. Temos que nos lembrar que um destes dias, ume menino destes ( com 4 Km de diametro ) poderá querer fazer uma visitinha ao nosso quintal, e só se começarmos a colonizar primeiro o sistema solar, e depois as estrelas, poderemos evitar o fim mais do que certo.

  9. Avatar de Marco
    Marco

    É um motivo de orgulho para a União. Que continuem e sejam mais ambiciosos ano após ano.

  10. Avatar de André Melo
    André Melo

    Um passo importante da humanidade na incansável procura do conhecimento. Pouco interessa se foi a Europa, a EUA ou a Rússia a atingir este marco. O conhecimento não tem território nem fronteiras.

    1. Avatar de Dinis Mangalasse

      Que bom assim talvez teremos uma visao mais ampla

  11. Avatar de Jorgfe Alves Pereira
    Jorgfe Alves Pereira

    O Homem quando quer é espetacular. Parabéns

  12. Avatar de Carlos Ramos
    Carlos Ramos

    Gelo já temos… tragam o Whisky.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Cuidado…”isto” só tem cerca de 40% de gelo.Os outros 60% é apenas poeira.Ainda te engasgas…

  13. Avatar de Bahh

    Os tipos da NASA e da ESA podiam comprar o livro “O Nascimento da Terra” por “Roselis Von Sass”, editado pela “Ordem do Graal na Terra” ISBN-85-7279-047-0 e ficavam a saber tudo sobre como surgiu a Terra de verdade, por “meia dúzia” de tostões, e poupava-se as teorias parvas que mudam de semana para semana dos cientistas… e o dinheiro dos povos (que ficava melhor por exemplo para despoluir o mundo inteiro, que é onde toda a gente tem mesmo de viver)… claro que a desculpa para gastar os rios de milhões de euros e dólares em tretas sem valor real desaparecia, mas pronto… assim é como procurar apanhar estrelas no céu com enxadas… não chegam lá!

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      O Sr. “Bahh” devia mas era estar calado se não concorda, pois há conta de “teorias parvas e que mudam todos os dias” como diz, é que V. Exa. tem as tecnologias actuais e que neste preciso momento está a usar bem como todos os avanços na medicina que um dia lhe poderão salvar a vida a si ou aos seus familiares.

    2. Avatar de JP
      JP

      Eh pah….. mais um pouco vai-se por aqui a falar de OVNIS. Quando vi o post ainda pensei que fosse Testemunha de Jeová, mas depois fui pesquisar e compreendi que era mais um maluquinho…. lool

      1. Avatar de Bahh
        Bahh

        É triste ainda estar assim na ignorância, e depois ainda tem o displante de chamar ignorante a quem sabe.
        Quanto aos OVNIS é mais uma daquelas teorias parvas do raciocínio humano. Claro que não há naves espaciais transportando seres de outros planetas fisicamente falando. Tal não é, e nunca será possível.

    3. Avatar de jd
      jd

      Olhe à volta e veja que mais de 50 % da tecnologia que o rodeia foi inventada/descoberta para a pesquisa espacial à uns anos atrás… e agora toda ela se encontra à sua disposição…

      por exemplo: os telemoveis touch só foram possiveis de existir pois os sistemas de controlo de satelites/vaivens/foguetes necessitavam de paineis gigantescsos… então surgiu a ideia de fazer um ecrã pequeno e que pudesse mudar e controlar mais facilmente

      agora pense nisto cada vez que usar o telemovel ou que veja alguem a usar um com o “dedo”

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Aí não concordo, daqui a pouco estamos a dizer que todas as guerras valeram a pena, há coisas que podem ter sido apressadas por este motivo ou aquele, mas não pode servir de desculpa, os ecrãs touch são uma evolução “natural” dos anteriores, mais tarde ou mais cedo..

  14. Avatar de Naum Condicionare
    Naum Condicionare

    É uma pena que todo esse dinheiro não tenha sido investido no combate à pobreza e violência. Os governantes e cientistas deveriam olhar as necessidades reais aqui mesmo, na Terra. Do que adianta tantas descobertas científicas se a psicologia humana continua a mesma desde antiguidades remotas: cobiça, destruição, pobreza, orgulho, desigualdades…

  15. Avatar de Carlos Campos
    Carlos Campos

    eu sou preguiça, alguém que faça as contas da media de km/h da sonda !!

    1. Avatar de JJ

      Durante esses 10 anos, deve ter andado a mais de 6000 km/h…

    2. Avatar de João
      João

      1 ano = 365 dias
      10 anos = 3650 dias

      1 dia = 24h
      3650 dias = 87600h

      500.000.000km / 87600h = 5707.76…km/h

      Penso que seja assim 🙂

      1. Avatar de Swano
        Swano

        A sonda nao foi “a direito” contra o comenta, por isso não é tao facil assim. Isso resultaria se a sonda saisse do planeta Terra e fosse sempre a essa velocidade ate atingir o cometa.

        Isso acontece bastante com os cometas que passam perto do Sol, por exemplo o cometa Halley, quando passa perto do Sol (Periapsis) tem 1 velocidade muito maior quando está no ponto mais longe do Sol (Apoapsis).

        Aqui podes ver o percurso da sonda: http://www.star-gazer.info/wp-content/uploads/2014/08/Rosetta-Spacecraft-Route.jpg

        Como podes ver a sonda teve de fazer várias órbitas e usou algumas vezes “gravity-assists”, que basicamente é usar a gravidade dos planetas para efectuar manobras, assim não é necessário gastar combustivel.

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Se não estou em erro deu 3 voltas ao Sol. Corrijam-me se estiver errado.

  16. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Boa… mais matéria para estudar…
    Só teorias, teorias, teorias. Ainda hoje fiz mini-ficha de Geologia sobre a formação do Sistema Solar e ando farto. Para quê meter as teorias que o Kant e o Laplace fizeram se já foram desmentidas? E os nomes dos meteoritos, porque não meteoritos de ferro, de silicatos, para que é o nome aerolitos, para quê complicar esta coisa que em si já é bastante complicada.

    Não vejo a hora de começarmos a dar Biologia, isso sim, é que eu gosto (sim quero ser médico, mas gosto bastante de Química).

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Estudas porque é histórico.

  17. Avatar de JM
    JM

    “nunca será possível.”
    É uma daquelas frases de completa ignorância, que o digam aqueles que leram qualquer compendio de história.
    Quantos ilustrados ignorantes disseram isso?

  18. Avatar de JJ

    Acho que o mais incrível nisto é o facto de que a sonda saiu da terra a 10 anos. O que quer dizer, que se falha-se alguma coisa (que podia muito bem acontecer porque isto nunca tinha sido feito antes nem se sabia como era um cometa tão perto), mas tudo correu bem.

    Se não tivesse corrido bem, era trabalho de 10 anos deitado fora… tinha de se trabalhar mais 10/15 anos para chegar ao mesmo ponto.

    Seria o mesmo de algo que já deve ter acontecido com todos… estar a fazer um documento em word/excel/powerpoint, bastante complexo e durante horas, e quando se termina sair sem guardar ou o PC encravar e perder-se o trabalho todo.

    É realmente um feito, que ira permitir conhecer mais sobre o nosso sistema solar e sobre os objectos que por lá andam.

  19. Avatar de Pica pau
    Pica pau

    Enfim…. é o que há….