Site exibe na Web imagens de casas e lojas em Portugal

40 Comentários

São 254 os locais portugueses expostos num site que transmite em directo, na Internet, as imagens de câmaras de vídeo-vigilância, num total de 73 mil câmaras espalhadas por todo o mundo.

Numa plataforma criada com o intuito de mostrar o quão fácil é aceder aos sistemas de vídeo-vigilância, é colocada em causa privacidade de milhares de pessoas em todo o mundo.

Camara-videovigilancia


As imagens em directo captadas através de câmaras de vídeo-vigilância, colocadas em estabelecimentos públicos ou mesmos em casas de habitação por todo o mundo, estão a ser divulgadas no site Insecam. São as imagens de 73 mil câmaras, 254 das quais são portuguesas.

Com restrição de acesso através da password original do sistema de vídeo-vigilância, ou simplesmente de acesso livre, é possível espreitar o que se vai passando dentro de muitas lojas e casas em todo o país.

vigilância_1

O site foi criado com o objectivo de alertar para a facilidade que existe em aceder a este tipo de imagens com a simples utilizado do Google, sem necessidade de recorrer a qualquer actividade de hacking.

Segundo avança o DN, a Polícia Judiciária referiu que já está ao corrente do caso mas, uma vez que o site está registado na Rússia, não pode intervir.

Manuel Lopes Rocha, advogado especialista em segurança informática, referiu ao DN que “como é óbvio, esta recolha de imagens não autorizadas é ilegal. É uma intrusão à vida privada das pessoas e uma afronta à lei da protecção de dados”.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quando se vêm dados de acesso a essas câmaras com:

    User: admin
    Pass: 12345

    Estão à espera do que?

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      De que só eles sibam a senha ultra secreta 😛

      Sempre que configurei estes gravadores ligados à Internet claro que mudei a senha… mas aquilo é uma xaxada… nem ligação encriptada com certificado digital é possível usar… qualquer idiota que intercepte o tráfego pode interceptar os dados e aceder às câmaras… mesmo que lhes mudem as senhas… já para não falar que não vi nenhum que tivesse limite de tentativas ou restrição de IP’s por exemplo.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        eu acho que ainda é pior do que isso…

        nos dias de hoje é muito fácil entrar e aceder ás imagens das câmaras internas de muita empresa em Portugal…a segurança?nenhuma!!

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          Não culpo os clientes, só os técnicos instaladores que têm preguiça de mudar a pass de origem.

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Concordo plenamente mas não chamo técnicos, chamo de curiosos, pessoas que não pertencem ao ramo da segurança e instalam equipamentos que nem os sabem configurar. Instalo e programo equipamentos de segurança desde 2001 e nem 1 tem as credencias de origem.

          2. Avatar de YaBa
            YaBa

            @Alex
            Geovision, NUUO, outros?
            🙂

    2. Avatar de mythic
      mythic

      User: admin
      Pass: admin
      tambem já vi,ha uns anoa atras andei a passera num site que tem todo tipo de camaras online, por categoria, tipo escolher pais:portugal,hoteis:motel da esquina e vias o que elas apanhavao, algumas ate tinhas acesso a controlo remoto delas….ja as camaras sem fio…mais
      perigosas ainda

      1. Avatar de jorge
        jorge

        Para quem põem a culpa nos técnicos e nas senhas fracas…aqui fica só um cheirinho.

        http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=B8DjTcANBx0

        (sim porque quando se quer entrar, entra-se!)

        Compreendo que seja complicado para um técnico altamente competente ser destronado com tanta facilidade… há sempre uma boa desculpa… mas eu mudei a senha…

      2. Avatar de Alex
        Alex

        @YaBa
        sim e outros mais

  2. Avatar de JJ

    Temos de ver o lado positivo:
    Isto até pode intimidar os ladrões, visto que mais pessoas podem ver o que eles estão a fazer e serem identificados…

    1. Avatar de antonio
      antonio

      eu vejo mais por outro lado. Quem é que vai passar horas a olhar para isso? só vejo mesmo quem tenha interesse em procurar vulnerabilidades para depois a poder assaltar.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      É muito bom para quem é ladrão tem aqui uma ferramenta realmente valiosa.
      Sabe o ambiente dos e atividades da vitima, sabe quando estão fora, e o local e sitio das câmaras para as desativar para efetuar o trabalho mais descansado. Como é bom ser gatuno por estes dias…. lol

      1. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Nem mais, o que o JJ diz nao faz qualquer sentido

  3. Avatar de toninho
    toninho

    big brother

  4. Avatar de Alrod
    Alrod

    O artigo termina com uma informação de um advogado que resume a habitual parvoice das autoridades competentes : >>>Manuel Lopes Rocha, advogado especialista em segurança informática, referiu ao DN que “como é óbvio, esta recolha de imagens não autorizadas é ilegal. É uma intrusão à vida privada das pessoas e uma afronta à lei da protecção de dados”.<<<< Era bom que o sr. Manuel Lopes Rocha e mais quem de direito, fossem dizer isso aos ladrões e outros vigaristas que se aproveitam desta "fraqueza" dos sistemas. Os donos das câmeras quando as instalaram esperam estar seguros, no entanto é isso o que não acontece devido á incompetencia das autoridades que controlam ou aliás deveriam controlar esta situação e…simplesmente não o fazem…..diuzer que o acesso ás imagens é ilegal, não basta e não defende a segurança dos donos das mesmas. Muitas palavras mas poca acção…como de costume.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Mas se foram os donos das câmaras que munidos da sua burrice e parvoíce as publicaram na Internet e permitem o acesso às as mesmas, o dito site só está a alertar para que tomem medidas para que seja bloqueado o acesso.

    2. Avatar de pmf
      pmf

      A afirmação do sr. advogado, é igual a dizer que se eu for na rua e estiverem a olhar para mim, é considerado violação da minha privacidade.
      Deixemo-nos de exageros legislativos e principalmente, deixemo-nos de facilitismo.
      Se eu não sei instalar uns estores novos lá em casa, chamo/contrato um técnico/empresa especializad@.
      Irra, que já tou farto de ouvir culpar as “entidades competentes” por nabice e asneiras de cada um!!!

  5. Avatar de pedro
    pedro

    de facto isto é ilegal. o site ja deve ter ido abaixo. eu pelo menos nao consigo visualizar no chrome qualquer camara,aparece tudo branco 🙂 bom dia a todos

    1. Avatar de Ivan
      Ivan

      De facto aparece tudo em branco.
      Só não percebo como pode ser ilegal se as câmeras não têm password ou estão com as passwords originais.
      Se eles tivessem “hackeado” o sistema eu até percebia, agora assim é simplesmente estúpido.

      1. Avatar de PPereira
        PPereira

        Não tenham ilusões e não arranjem desculpas para o que fazem nas horas vagas!
        Se um site tem uma senha de autorização, aceder ao mesmo sem permissão explícita do proprietário é ilegal.
        Não interessa se a senha é boa ou má!

        É como alguém encontrar a tua chave de casa debaixo do tapete e entrar em tua casa. É ilegal na mesma.

        Outro assunto é a necessidade de segurança, etc.
        Assim: é ilegal. Os informáticos devem esforçar-se ao máximo para dar mais segurança.
        Não se percebe o que as autoridades (deste e outros países) estão a fazer por ainda não terem atacado o site.

        1. Avatar de pmf
          pmf

          Lá voltamos novamente a culpar as “autoridades competentes” para desculpar a nabice dos imcompetentes!

  6. Avatar de Rui C
    Rui C

    Não consigo ver nenhuma a funcionar.

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      No Internet Explorer funcionam algumas… claro que algumas são baseadas no IP, e quando muda, deixam de dar! Ou então os seus donos lá se aperceberam que não conseguiam entrar e lá perceberam que alguém muita esperto (cof cof) descobriu a senha para entrar.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Nenhuma da stream é so uma imagem estatica. Vi isso na semana passada.

  7. Avatar de JackSparrow
    JackSparrow

    No Firefox funcionam.

  8. Avatar de Bahh
    Bahh

    Como faço para meter as minhas câmaras a dar aí nesse site? eheh É que preciso de vender cenas e pode ser que assim tenha mais audiência lol

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      E com som de preferência, mas pronto se não der com som, uso só cartazes e um ecrã gigante para ajudar 😛

  9. Avatar de Johnny
    Johnny

    Tenho uma D-LINK Camara por cloud.. por acaso as D-LINK não foram leaked ou foram? sE SIM vou tirar de casa agora mesmo.

    1. Avatar de Joao Maria Sesifredo Pimentel
      Joao Maria Sesifredo Pimentel

      basta mudar a password !

    2. Avatar de Rui C
      Rui C

      O ideal é desligares mesmo o cabo de rede e o alimentador da tomada.

  10. Avatar de Marco Santos
    Marco Santos

    Ja experimentei nos browers todos e nao da imagem!!!?

  11. Avatar de ilima
    ilima

    Pois , é bem mais fácil culpar os clientes , que só querem um sistema funcional , quando sabemos que a maior parte dos sistemas de videovigilância são fornecidos por empresas profissionais , tais como a prossegur e securitas , não será responsabilidade dessas empresas fornecer um sistema seguro?

  12. Avatar de m4x
    m4x

    Aprendam a mudar e usar passwords em condições.

  13. Avatar de Hugo Marafona
    Hugo Marafona

    bem feito e deviam aparecer muito mais e em poses intimas XD
    Digo isto porque agora as pessoas vão a qualquer sucateiro sem quererem saber da qualidade do material, o ddns, e da qualidade da instalação.

    Ainda ontem um clt:
    Clt: oh chefe, tenho um orçamento de 4 camaras por 300€ e voce quer por-me um de 1300€
    Eu: então ponha esse e daqui a uns meses eu ligo-lhe a perguntar como é que está isso loooooool

  14. Avatar de V.Afonso
    V.Afonso

    Quando podemos usar o google para procurar isso, o que este site fez foi apenas uma compilação….

    “Não inventaram a roda, apenas mudaram como ela gira”

    intitle:”Live View / – AXIS”

    Isto só pode ser remediado quando eliminarmos o elemento que esta entre a cadeira e o teclado….

  15. Avatar de asdasuig
    asdasuig

    Ainda funcionam todas em pt