E se o seu smartphone “roubasse” sinal 3G/4G a outro?

17 Comentários

O operador de Internet chinês de 21Vianet irá lançar, já no próximo ano, uma nova funcionalidade para a rede de dados que permitirá ter uma melhor largura de banda nos dispositivos móveis. Na prática, quando um telefone na rede tiver pouca cobertura, este poderá “roubar” sinal a um outro smartphone da rede (que esteja por perto), sendo estabelecido um canal de comunicação via wireless, entre os dois dispositivos.

Esta tecnologia, que não é nada mais que uma variante das redes Mesh, poderá chegar a vários países em breve.

samsung-theft


De acordo com a M87, startup responsável pela tecnologia, a partilha de sinal entre dispositivos móveis poderá garantir downloads 50% mais rápidos.

Imagine por exemplo que está num café e a ligação à Internet a partir do seu dispositivo está lenta. No entanto, há um utilizador junto à janela que tem melhor cobertura de sinal. De uma forma totalmente transparente para os utilizadores, o equipamento que está próximo da janela pode servir de hotspot para o que tem fraco sinal.

HanoiShop0108e

De referir que, para que a tecnologia funcione correctamente em locais fechados os equipamentos não podem estar a uma distância superior a 15 metros. Já em áreas abertas, o limite passa para os 55 metros. Os utilizadores devem ainda ter instalada uma aplicação disponibilizada pelo operador para o efeito.

No entanto há o “eterno” problema com a autonomia da bateria. Se alguém estiver a partilhar o sinal 3G/4G através da interface wireless, a bateria terá um consumo superior. De acordo com testes da própria empresa, o equipamento que está a partilhar poderá gastar apenas 10% da carga durante um dia completo. Caso o utilizador tenha menos de 60% de bateria, então é aconselhável que não partilhe o sinal 3G/4G. A cobrança do tráfego de dados será também feita a quem consome e não a quem partilha (tal funcionalidade já está garantida).

Via MIT Technology Review

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    “A cobrança do tráfego de dados será também feita a quem consome e não a quem partilha”

    Quando comecei a ler, já estava a pensar que o utilizador que iria partilhar iria ter de pagar algo que não utiliza. Mas sendo assim, parece-me melhor.

    Se bem que a segurança dos dados partilhados poderá não ser a melhor.

    1. Avatar de Menu Iniciar
      Menu Iniciar

      Pois não. Podem criar um fake share point e interceptar todas as comunicações não cifradas.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Pensei o mesmo. A segurança num serviço hotspot publico já é fraca, imagine-se ligado a essa net e a um telemóvel em especifico..

      útil mas altamente inseguro.

    3. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Para além disso, se num dos terminais os downloads podem passar a ser 50% mais rápidos, isso não significa que no outro terminal vão ser 50% mais lentos? 😛

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        ai está tb o problema….

      2. Avatar de Lógico
        Lógico

        Não há problema. Só partilha quem quer.

        Se o hotspot está no facebook, usa 10% da velocidade no máximo, logo pode muito bem partilhar 50%.

        Se resolver ver um vídeo HD e verificar que lhe falta velocidade, é só desligar a partilha.

        O problema, assim sendo, é de quem estava a receber, pois está dependente da caridade alheia e sujeita-se a uma velocidade intermitente, mas sempre é melhor que nada e é isso mesmo o objetivo deste serviço.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Desde que seja possível desligar essa funcionalidade, não vejo problema. Cada um que escolha se quer ser hotspot ou não.

    Não quero é ver a bateria do meu tlm desaparecer só porque alguém não tem rede. Invistam em antenas em vez de transformar os telemóveis pessoais em antenas portáteis das empresas que fornecem o serviço.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      haha vamos andar com uma antena a tras, opa isto é com cada ideia

    2. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Em parte concordo, mas o problema não é só das antenas, como todos sabemos a rede propaga-se por ondas de rádio, e por mais antenas que acham em certos locais fica barrado devido à infrastrutura da moradia, eu ainda esta semana estive numa casa de ums enhor que teme scritório na garagem que já fica mais ou menos subterraneo, e lá rede 3G era miragem e fora da garagem na estrada tenho logo 4G razoavel, ai como é?? portanto essa coisa de investir em antenas e infrastruturas de rede móvel é em parte correctod e modo a que chegue a todas as localidade incluindo zonas do fim do mundo, mas não chega a locais onde paredes, ferroe betão impede a passagem das ondas da rede movel….

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Existem pontos mortos que os operadores não tem responsabilidade nenhuma em cobrir… Que culpa tem um operador por apanhares perfeitamente rede na rua, mas não apanhes sei lá… no elevador? Eu tenho uma antena a menos de 100 metros, e existem zonas na casa que fico sem rede. Para não falar que o aluguer que pagam ao condominio para lá ter a antena, não é nada barato. Não é só comprar a antena e meter onde te apetecer e está feito.

      Existem também zonas remotas que não justificam muito o investimento. Não te esqueças que é uma empresa de comunicações e não tem obrigação a fornecer cobertura total do território nacional… Não é própriamente um direito adquirido pelos clientes. Tanto que nenhuma te dá cobertura total.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        De facto eles não tem obrigação de fornecer a cobertura a 100%, mas eu também não tenho obrigação de fornecer o meu “hotspot”

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Isso era bem dito se eles fizessem a cobrança do serviço que prestam, quando na realidade aplicam o termo “até” na velocidade do serviço, cujo 0 Mbit pode ser a velocidade que obtens e nesse caso pagas a factura a 100% por NADA ou perto disso.

    4. Avatar de RaCcOn

      Vais continuar a pensar assim ate a altura em que estiveres num qualquer local onde nao haja rede telefonica (no teu telefone) e necessitares de fazer uma chamada urgente.

      Convem pensar que isso e pela qualidade do servico para todos, logo benefico para todos.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Se fosse a pensar assim com todas as coisas ficava escondido num bunker anti nuclear.

        Se não tiver rede não tenho, vou à procura dela.

        Olha estares na esplanada a beber umas imperiais, e o outro la dentro a sacar cenas e a consumir a tua bateria. Depois queres fazer uma chamada fazes o quê se a bateria tiver ido com os porquinhos? 😉

  3. Avatar de Tavares
    Tavares

    Pela minha parte NUNCA compraria um “aparelho” com essa “funcionalidade” instalada nativamente…a não ser que tivesse a opção de a desligar difinitivamente. Se mesmo sem “isso” a segurança já é precária…imaginem as “portas” que se vão escancarar.E as janelas também…

  4. Avatar de int3
    int3

    Isto não vai dar em nada. eu teria esta funcionalidade sempre desligada. além de gastar energia ao telemovel, existe sério problemas de segurança.
    0 a 10 é 2. fraco.