Brackets 1.0 – Um editor de texto para esquecer o Notepad++?

40 Comentários

Disponível para Windows, Linux, MacOS e até Android

Um editor de texto é sempre uma ferramenta essencial em qualquer sistema. Neste segmento as ofertas são muitas e há editores de texto que já fazem parte da história/evolução dos próprios sistema operativos.

A Adobe quis também entrar neste segmento e lançou em 2013 o Brackets – um editor Open Source que também serve para web design. Hoje vamos conhecer as novidades do Brackets 1.0 que foi lançado recentemente.

laptop-work


Editores de texto/código Open Source , são ferramentas que existem com alguma abundância no mundo open source. Os populares vi, vim, nano, joe, gedit continuam a ser os mais utilizados por quem usa Linux.

Considerado como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), o Brackets é um editor muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis – ver aqui.

brackets_02

O Brackets oferece um conjunto de funcionalidades interessantes, das quais se destacam o resultado, em tempo real, do código desenvolvido (Live Preview via browser) a opção quick edit que permite editar rapidamente classes CSS e funções Javascript.

brackets_04

Esta nova versão inclui um preview da Extract for Brackets, um extensão que obtêm automaticamente informações para um projecto de um PSD – cores, fontes, gradientes, imagens e muito mais .

Qual o vosso editor de texto favorito? Em que sistema o usam?

Licença: MIT
Sistemas Operativos: Windows, Linux, MacOS
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage:Brackets

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Pessoalmente gosto bastante do Notepad e Notepad ++

    No Mac, não conheço editores tão bons quanto estes do Windows.

    Vou testar este.

    1. Avatar de Ditador
      Ditador

      Isso é porque nunca experimentaste o Sublime Text 3 num mac…

      Comprado com o Notepad++ é como comparar este último, uma carroça puxada a cavalos com um Mercedes topo de gama…

      Isto, tantos na mesma bons, como o TextWrangler… Chocolat, etc…

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Tanto no Mac como Windows o Sublime Text é bastante bom.

        TextWrangler acho-o mais fraco que o Sublime. O BBEdit é muito bom também (mas pago). E o que usei mais recentemente e gostei foi o Espresso (também pago).

      2. Avatar de juca
        juca

        Sabe nada inocente… SublimeText (assim como quase todos editores) tem suporte ruim para codifição em SHIFT-JIS e mesmo UTF-8. Ele algumas vezes faz uma “conversão” silenciosa para outros formatos de codificação para permitir a leitura. Aí, já viu o desastre que dá na hora que você salvar o seu script modificado. Notepad++ pode ter visual “datado”, mas aí é só mudar as configurações dele. Claro, povo que está acostumado com o produto final acabadinho, típico user fanboy da Apple, não deve gostar muito de mexer em configuração de programa. Aliás, o fusca roda melhor em terrenos irreguraes que sua Mercedes, kkk.

  2. Avatar de Mota
    Mota

    SublimeText 3

    Uso e não quero outro, parece que adivinha o código que quero escrever antes sequer de eu pensar 😀

    Recomendo.

    1. Avatar de Xavier
      Xavier

      Também gosto do Sublime, principalmente por ser multiplataforma, assim não preciso ficar reaprendendo atalhos

  3. Avatar de Manuel Sousa
    Manuel Sousa

    Sublime Text 3 – Topo

    1. Avatar de Rapaz Indignado
      Rapaz Indignado

      O Sublime Text é de facto bastante bom, mas aquilo das mensagens para o comprarmos quando temos a versão gratuita é um pouco chata.
      Por isso acho que web design o Brackets pode ser considerado superior (interface mais agradável, permitir a ceninha do live preview, …), mas em contra partida o Sublime Text “permite” a utilização de mais linguagens.

  4. Avatar de Inluxc
    Inluxc

    O Brackets não é um editor de texto, mas sim um IDE. São duas coisas completamente diferentes.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Acho que já tivemos esta conversa uma vez 🙂 “Brackets – um editor Open Source que também serve para web design”

      “A modern, open source text editor that understands web design.”

    2. Avatar de Valeriu
      Valeriu

      Nao sabes o que ‘e um IDE …

      1. Avatar de Rapaz Indignado
  5. Avatar de Full
    Full

    ja o uso a bastante tempo. deixei o Dreamweaver.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O Dreamweaver era uma ferramenta 5*. Mas com as novas versões ficou pesado. E quem ainda se lembra do velhinho Frontpage?

      1. Avatar de Pedro H.
        Pedro H.

        @Pedro Pinto. Acuso-me!

        O FP foi o primeiro editor que toquei mal entrei no curso de informática do secundário. Mas… A revelação que foi o Macromedia Dreamweaver 3, viciou-me completamente.
        Mas… Estar a gastar mais de 700 euros ( DW CS3 ) para hoje em dia estar só a usar o modo de código… Desperdício… No escritório investi no Brackets e em casa no Coda. Ambos portam-se bem. Excepto o brackets que em Windows ( infelizmente ainda uso Windows ) é um bocado pesado para a máquina…

        1. Avatar de João Silva
          João Silva

          ( infelizmente ainda uso Windows )… Mas alguém é obrigado, felizmente, a usar Windows???

          1. Avatar de Mark
            Mark

            Na maioria das empresas sim, da mesma forma em que em muitas só podes trabalhar com linux ou com Apple e por ai adiante.

  6. Avatar de Manel
    Manel

    Brackets é um editor de texto virado para a web, nunca vai substituir um Notepad++ que é um editor de texto geral

    Brackets consome demasiada memoria RAM para um editor de texto por isso pessoalmente não gosto dele, Notepadd++ nem falo porque não sei quem programa em Windows nos dias que correm

    Mas se querem um editor de texto bom, têm o Atom, que é open source e muito parecido com o Sublime

    No caso de quererem um editor de texto a serio o melhor é mesmo Vim

    1. Avatar de João
      João

      Quem é que não programa em Windows nos dias que correm? LOL

      O Notepad++ continua a ser bastante rápido e versátil. Na minha opinião só peca em não conseguir lidar tão bem com ficheiros >1GB como o VIM.

      Este Brackets não me parece uma alternativa uma vez que não se destina exatamente a fazer o mesmo

    2. Avatar de Mark
      Mark

      Quem é que não programa em Windows nos dias que correm?

      Das duas uma ou nunca saiste de casa ou entao nao fazes a minima ideia do que se faz por esse mundo fora ….

  7. Avatar de Hélio Correia
    Hélio Correia

    Uso o sublime porque já o comprei, mas acho o atom uma boa alternativa freeware.

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Gosto muito do Sublime Text 3. Uso no meu trabalho diariamente é impecável! Faz um autocomplete com as palavras que já existem dentro do documento o que é 5*. O notepad++ também gosto mas não lida bem com grandes ficheiros. Alguém sente/pensa o mesmo acerca do Notepadd++?

  9. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Sinceramente, um não substitui o outro.

  10. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Sublime Text 3 + packages – O melhor de todos
    Atom – Algo lento por vezes
    Brackets – Lento de mais para servir como editor de texto simples

    1. Avatar de José Gomes
  11. Avatar de eunas
    eunas

    mas não dá para criar cenas em C :/

  12. Avatar de lmx
    lmx

    Pluma como editor de texto, vi, etc

    Geany para C, e ás vezes java..

    cmps

  13. Avatar de Marco Ramalho
    Marco Ramalho

    O Geany também se porta bem com ficheiros grandalhões, o Sublime apesar de usar mais do que o Geany, não se aguenta à bronca dos ficheiros grandes.

  14. Avatar de Hugo Almeida
    Hugo Almeida

    Eu utilizo Webstorm.
    Ainda não experimentei o Brackets, mas já trabalhei com alguns dos mencionados e todos são bons.
    Abraço

  15. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu gosto do Notepad++ e não faço coding, por isso, continua a ser o melhor para mim.

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sublime Text com o tema Spacegray e a fonte Source Code Pro para mim 🙂

    Eu era um enorme fã do Notepad++ mas um dia decidi procurar por comparações entre os melhores editores de texto e apareceu o Sublime Text à minha frente e desde então nunca mais o deixei; por algumas vezes instalei o Brackets para experimentar as novas funcionalidades para HTML/CSS/JS mas acabava por voltar logo para o Sublime Text num piscar de olhos: rapidez e simplicidade estão na ordem do dia para aquele bicho 😉

    Dica pessoal: experimentem o Sublime Text e aprendam a trabalhar com a palete de comandos (Control/Command + Shift + P) e vão-se perguntar como conseguiram viver sem aquilo 😀

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      +1! Tanto para a fonte como para os comandos 😀

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    E já agora uma questão: porque têm a dizer a negrito que o Brackets existe para Android quando tal cenário não acontece?!

    Se leram a parte da existência para Android em algum lado, ao menos indiquem a fonte ou onde na página oficial existe referência…

  18. Avatar de Rui Oliveira
    Rui Oliveira

    Boa tarde a todos.
    Uso o brackets diariamente e para mim é o melhor editor de texto. Contudo, a única coisa que me cria descontentamento são os bugs que as atualizações contêm.

  19. Avatar de Joao
    Joao

    TextMate, Coda2, brackets, mac os x

  20. Avatar de Vasco
    Vasco

    NP++ em windows. Para os iluminados a dizer “quem é que ainda programa em windows”, diria eu, sei lá, 90% do corporate world? (e se calhar nas universidades também já mais que no meu tempo…)

  21. Avatar de José Simões
    José Simões

    O brackest é muito bom, mas se não tiveres uma máquina boa vai ser um peso morto.

    Em computadores menos dotados o notepad+++ revela-se uma bom utensílio. Nomeadamente quando se andar aflito mudanças na confusão UTF, ansi ascii, little endian, big endian, code-pages, BOOM, no-BOOM.

    Uso muito o notepad como ponto de passagem quando faço copy-paste de um lado para o outro para me ver livre de formatação que se revela frequentemente muito incómoda (pista: escolhendo a opção ansi /Europa Ocidental, não boa escolha para quem trabalhe em línguas que não estão nessa europa).

  22. Avatar de Claudio
    Claudio

    Muito fraquinho! uma perda de tempo

  23. Avatar de Augusto Carneiro
    Augusto Carneiro

    Sempre fui adepto do vi/vim em linux e depois que mudei para Mac uso o MacVim com alguns plugins. Já testei outros incluindo o brackets mas nenhum ainda me conseguiu fazer abandonar o mccvim.