Como é que o Facebook classifica os dispositivos Android?

16 Comentários

Cerca de dois terços dos smartphone ligados ao Facebook são equivalentes a “algo” lançado em 2011 ou anterior

O Facebook app é sem duvida uma das aplicações que mais recursos consome nos smartphones. Com mais de 10 mil dispositivos Android distintos usados para aceder ao Facebook, por mais de 500 milhões de utilizadores, como é que a maior rede social do mundo garante aos utilizadores do Android a melhor experiência?

android


Foi num post publicado no próprio Facebook que Chris Marra (Gestora de Produto) e Daniel Weaver (Engenheiro de software) referiram que o Facebook classifica os dispositivos Android por “year class”.

De acordo com a informação publicada,Chris e Daniel consideram que o aumento exponencial de smartphones Android nos últimos anos foi impressionante! Com tantos dispositivos distintos é necessário arranjar uma estratégia que garanta aos utilizadores a melhor experiencia de navegação na rede social.

“…o Android Gingerbread comporta-se de forma diferente do Android Ice Cream Sandwich, assim como o Ice Cream Sandwich tem um comportamento diferente do Jelly Bean, e assim por diante. No entanto, a recente explosão de dispositivos Android, a preços low cost e a rodar o Jelly Bean…significa que estamos perante (essencialmente) equipamentos medianos.Assim, para conseguir tirar o melhor partido dos equipamentos decidimos olhar mais de perto as especificações do telefone – RAM, núcleos do CPU e velocidade de relógio. Com base nestas três especificações, temos agrupado os telefones de modo a simplificar o conceito de “performance”, refere Chris Marra.

android_yearClass

Chris Marra refere este conceito, designado de  “year class”, ou seja uma classificação com base no ano em que o dispositivo foi considerado um “high end” (mesmo não sendo considerado um topo de gama), tem ajudado as equipas de desenvolvimento a criar um produto quase à medida.

“ …o Alcatel T-Pop que comprei no México está na categoria de 2010, apesar de apenas ter sido lançado em 2012. No geral, cerca de dois terços dos telefones ligados ao Facebook são equivalentes a algo lançado em 2011 ou anterior”, esclarece Marra.

Com esta classificação, as equipas de desenvolvimento do Facebook têm tentando oferecer a melhor experiência aos utilizadores do Facebook, via mobile, de acordo com as características de hardware de um grupo de dispositivos…mas não só! Segundo referiu a gestora de produto do Facebook, esta informação serve também para melhorar a UI, ranking de noticias a na aplicação (ex: se o equipamento tiver pouca performance, então apresenta-se primeiro as noticias de texto e só depois os vídeos),etc.

Diga-nos qual o seu equipamento Android e se considera que a app do Facebook tem boa performance no mesmo

Via Facebook

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Com uma versão Android no telemóvel, o Facebook era super lento, e mal se arrastava.
    Recentemente coloquei uma versão da Cyanogenmod (ultima versão estável) e para já, sem qualquer problemas, a nivel geral. App facebook bastante fluída como todas as restantes apps.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Podiam fazer o mesmo com os dispositivos da Apple.
    O meu iPod de 3ª geração arrasta-se com a app do facebook é muito mais rápido aceder pelo browser

  3. Avatar de Paulo Pinto
    Paulo Pinto

    BQ Aquaris 5 FHD – A app Facebook funciona na perfeição, não é que utilize muito. Mas agora mesmo foi à app para ver como estava, :), e está a ocupar 99MB.

  4. Avatar de José Araújo

    samsung s4 funciona muito bem nele

  5. Avatar de Alex
    Alex

    Iniciar mesma estando fora do arranque, pede a localização nao sei para quê…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Só a dás porque queres. Desactiva, tal como eu e muitos outros 🙂

  6. Avatar de André
    André

    Possuo um Note 3 a aplicação Facebook funciona perfeitamente, creio que a aplicação “messenger do facebook” trará mais problemas que a própria do Facebook em questão.

  7. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Tenho o moto G dual, e tenho visto a evolucao… por exemplo abria um dos links do feed de noticias, esse link abria o browser, nesse preciso momento a App do face fazia refresh e perdia a posicao em que ficava no feed… era um pouco irritante.

    Com a ultima actualizacao o link abre dentro de um browser da APP, e a posicao no feed é conservada.

  8. Avatar de Miguel Machado
    Miguel Machado

    Samsung S4 mini – Xelente 4G ou wifi sempre em altas.

    Ainda estou à espera que saia uma versão estável do Android KitKat da Cyanogenmod para este telemovel.
    Não porque o telemovel tenha lag ou whatever mas sim porque gosto de mudar/explorar e experimentar algo diferente.

  9. Avatar de Mark
    Mark

    Em termos de performance não me queixo.

    O problema é que são as actualizações quase diárias e todas elas com bugs 🙁

    Já tem havido casos de surgirem 2 versões no mesmo dia a corrigir problemas mas corrigem os bugs com 1 manta, que aquilo puxam de 1 lado destapa 1 bug na outra ponta. Se apostassem num departamento de QA nao fazia mal nenhum…

  10. Avatar de dajosova
    dajosova

    para algumas pessoas aplica-se a frase: “You so Two-thousand and late” 🙂

  11. Avatar de André
    André

    ONEPLUS One, funciona implacável.
    Sem lags, o messenger é que nem sempre funciona bem

  12. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Desde quando é que o Galaxy S3 é um Dual-Core? (Isso só o mini, e não tinha 2GB de RAM nem essa resolução)
    2GB só teve o modelo LTE, que está longe de ser o modelo mais “popular” do Galaxy S3…

  13. Avatar de J
    J

    Uso o “sapopinho” a5 com CM 10 e desesperante usar a app do FB. Só é usado para carregar fotos e ponto.
    Para visualzar tem de ser pelo browser.

  14. Avatar de Fernando
    Fernando

    Só utilizo via chrome, e corre bem: ganho em várias coisas:

    _menor consumo de memória
    _menor consumo de cpu (não fica rodando em segundo plano)
    _melhor privacidade (fechou o chrome, acabou facebook)
    _mais facilidade e agilidade nos compartilhamentos (quase a mesma experiência do desktop)

    No curto tempo em que utilizei a app dedicada no LG G2, Razr HD e Moto G não tive problemas, exceto ele permanecer na memória (fechando, reabre)