Linux: Screencasts com xvidcap

8 Comentários

Existem vários programas para fazer screencasts, hoje falo-vos do xvidcap.

Se não precisarem de mostrar efeitos 3D e apenas tiverem a intenção de mostrar um vídeo para efeitos de explicações, etc. este programa é o ideal.xvidcap

Se tentarem fazer a rotação do desktop, etc. irão notar que o vídeo final apresentará algumas falhas, o que não acontece com outros programas do mesmo tipo, pelo que não é o mais indicado para isto.

A nível de som, é possível gravar, mas onde gravei o vídeo não tinha microfone. A qualidade da voz é muito boa, o que poderá depender, obviamente, do vosso microfone.

Para instalar, têm 2 formas:

Primeiro, vamos instalar o xvidcap, para tal podemos ir ao Gestor de Pacotes Synaptic e procurar por “xvidcap”, seleccionar e instalar (clicar em “Aplicar”), ou também podem simplesmente escrever na consola:

 $ sudo apt-get install  xvidcap

CapturaEcra_small

Agora já têm no menu o xvidcap.

CapturaEcra-1-small

Ao clicarem com o botão direito no nome do vídeo acedem às preferências de gravação, etc.

CapturaEcra-2_small

Têm algum controlo sobre a qualidade de gravação, nome do ficheiro, etc.

CapturaEcra-3_small

Nota: Depois de gravarem um vídeo com sucesso, terão de alterar o nome do vídeo, clicando no botão ao lado do “record” (as duas setas para a direita), para incrementar o número do nome do vídeo, caso contrário, gravam por cima do antigo.

Nota 2: Os vídeos ficam gravados na vossa home.

Deixo-vos aqui um pequeno vídeo apenas com o scroll do peopleware, com as definições por defeito do xvidcap.

Espero que tenha sido útil.

Alguma dúvida, comentem.

Podem sugerir artigos e/ou tutoriais, ou até escrever e enviar para o Peopleware para serem publicados.

Homepage: Xvidcap

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio Mira

    Muito útil e didático!

    Valeu!

  2. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    @off topic
    (Sou contra pirataria)

    Estava eu a sacar filmes musicas e jogos ilegais, quando depareime com este programas.. “Sea Anti Mosquitos”
    Acho que ele dá um som que afata mosquitos e tal.. é tipo anti- vir.. mosquitos..
    Alguem que borre o seu regedit ou que se de ao trabalho á virtualização e exprimente isso…
    É que eu detesto mosquitos no ecran, my good, dá uns nervos..
    http://www.allmosquitos.com/anti-mosquito-software/sea-anti-mosquitoes-xp-2.0-.html

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      ..afinal é portable, nao necessita install..
      Mas como nao ouvi nada (loooool como é obio, ou nao) tenho de esperar pela noite que quando ele me atormentam..

      1. Avatar de dc
        dc

        Vais é ganhar uma brutal dor de cabeça!
        É isso e aqueles programas de Drogas em MP3.

        Esse tipo de Sons só é fixe para por como toque nos telemóveis, é o que eu uso quando activo o perfil quando estou dentro de uma sala de aula, mesmo no meio de toda a barulheira, consegue-se ouvir o barulhinho como se alguém estivesse a arranhar o quadro com as unhas loool

        Para os mosquitos, é fechares a janela e usares Raid ou outro insecticida qualquer, alguns até cheiram muita bem looool

  3. Avatar de Mandrake
    Mandrake

    Pra fazer video-aulas uso o ScreenToaster.

    http://www.screentoaster.com/

    Só precisa ter o java instalado na máquina, dah pra fazer download do video ou ateh mesmo hospedar no próprio site, e ateh inserir legendas.

    Mto bom recomendo.

    Abraço a todos.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Obrigado pela dica, Mandrake.

  4. Avatar de Ana Narciso

    Atenção, o xvidcap não grava som, a aplicação bloqueia.
    Por esta razão, os meus screencasts Ubuntu são feitos na máquina virtual.
    Que experienciar o contrário, diga.

    Bom artigo, Bruno!

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      O xvidcap grava som, mas só suporta OSS (ou Alsa, através de emulação do OSS). Pulseaudio não funciona.

      Uma prova é os screencasts que estão no site.

      Eu como não tenho mic onde tenho alsa e onde tenho mic tenho pulseaudio, não consegui testar ainda.