Abra atalhos “mailto” com o Gmail no Opera 10

14 Comentários

Há alguns meses, rolou pela Internet uma dica que ensinava a definir o Gmail como a aplicação a utilizar sempre que se clica numa hiperligação com o “protocolo” mailto no Firefox 3. O Opera 10 passa agora também a permitir isso mesmo, saiba como.

Opera 10 com Gmail


Por alguma razão, que desconheço, os provedores de correio electrónico definidos por omissão no Opera 10 não são, de todo, os mais utilizados actualmente. Bem, pelo menos, não à escala global. A primeira opção sugerida por este navegador, o Yandex, é na verdade líder de mercado na Rússia, superando o serviço da Google. Já em Janeiro deste ano, a Mozilla tinha anunciado a substituição do Gmail pelo Yandex na versão do Firefox para aquele país.

Para adicionar o Gmail como opção no Opera 10 terá de modificar o ficheiro webmailproviders.ini. Poderá encontrá-lo, dependendo do seu sistema operativo, num dos seguintes directórios:

Windows: C:\Program Files\Opera\defaults\
Mac OS X: Opera.app/Contents/Resources/defaults/
Linux: /usr/share/opera/defaults/

Com um simples editor de texto, adicione o seguinte a este ficheiro:

[Gmail]
ID=1
URL=https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s
ICON=http://mail.google.com/favicon.ico

A partir de agora o Gmail estará disponível como handler de hiperligações mailto no Opera 10. Fácil. 😉

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de .q¹
    .q¹

    “Por alguma razão, que desconheço, os provedores de correio electrónico definidos por omissão no Opera 10 não são, de todo, os mais utilizados actualmente.”

    O Opera, suportou durante algum tempo o Gmail, Hotmail, Yahoo… mas como os responsáveis por esses mesmos serviços, nada fazem para suportar o Opera, (há sempre problemas…) foi decidido retirar o suporte, porque as queixas de falta de compatibilidade eram e continuam a ser tantas que quem fica com a má publicidade é o Opera.
    A Opera(empresa) tenta sempre colaborar na resolução de problemas, mas de nada serve a vontade, porque os “grandes” não querem saber, e daí nasce a necessidade do “site-patching”, um ficheiro (browser.js) para corrigir problemas.

    A MS também já está a usar o mesmo método no IE8, a diferença é o nome… se a MS pedir para resolverem um qualquer problema de compatibilidade com o browser, muito certamente irão vê-lo resolvido.

    Já agora, para quem não conhece, deixo aqui um link para um outro provedor de email, ainda não muito conhecido mas bastante promissor (suporta o Opera oficialmente).

    POP/IMAP
    5GB+50MB(anexos)
    mais detalhes na página abaixo:

    http://www.gmx.com/

    1. Avatar de Ricardo Ferreira

      Convenhamos que a falta de suporte também não poderá ser totalmente imputada aos criadores desses serviços. O Presto (engine do Opera) nunca foi brilhante… Além disso, a quota de mercado do Opera é muito reduzida (e até tem vindo a diminuir): 2.1% no passado mês de Julho.

      Do ponto de vista empresarial, é provável que esses dois por cento não justifiquem o dispêndio de tempo e recursos para suportar o Opera.

      1. Avatar de Vítor I

        Se os responsáveis pelos sítios e serviços seguirem as normas do W3C não é necessário despender tempo e recursos extra para suportar o Opera.

      2. Avatar de .q¹
        .q¹

        Concordo contigo que o Presto tem as suas falhas, e nem sempre a culpa é de quem cria os sites mas sim bugs do mesmo, aliás todos tem bugs, seja Trident, Gecko, Webkit, …
        No entanto, não nos podemos esquecer que o Opera nada consegue fazer quando recebe código indecifrável e quem diz o Opera diz Firefox e outros que também falham.
        A título de exemplo temos o IE8 com uma lista de mais de 2400 sites (alguns da própria MS) incompatíveis porque finalmente decidiram respeitar as normas web-standard.

        Se todos fizessem o mesmo, não seria necessário patches para consertar o trabalho de certos “profissionais”

        Há certos sites de Bancos que nem passam a validação..
        Como é possível que se trabalhe assim?

        A quota de mercado baixou devido às constantes queixas no caso MS/EU, sendo a última referente à inclusão do ícone do browser do IE na proposta apresentada que foi o suficiente para muitos boicotarem todos os produtos da empresa.
        Deviam ter ficado contentes com a proposta e ficarem calados mas não, viram a oportunidade de publicidade grátis e decidiram continuar, prejudicando a sua imagem.

  2. Avatar de Hawk
    Hawk

    Onde se descobre este tipo de endereço? Eu queria adicionar o Yahoo! como padrão para mailto.

    1. Avatar de Ricardo Ferreira

      Não testei, mas, à partida, deve funcionar:

      [Yahoo Mail]
      ID=2
      URL=http://compose.mail.yahoo.com/?To=%t&Subject=%j&Body=%m&Cc=%k
      ICON=http://mail.yahoo.com/favicon.ico

      1. Avatar de Fábio Rafael
        Fábio Rafael

        e para hotmail?? existe?

  3. Avatar de andre
    andre

    Ao invés disso eu recomendaria usar o próprio cliente de email do Opera, acho que desde que comecei a usar ele nunca mais loguei no gmail via webmail

    1. Avatar de Rui Oliveira
      Rui Oliveira

      Nem mais o melhor do dois mundos. Uso-o muito em windows e para mim não há melhor 😉

      Dispensa teres outros programas como outlook ou mesmo o thunderbird instalados. E a integração perfeita 😉 Também gosto do esquema de filtros do email, muito poderoso 🙂

  4. Avatar de gilao
    gilao

    E do chrome?

    1. Avatar de Ricardo Ferreira

      O Google Chrome não apresenta, para já, esta funcionalidade.

      1. Avatar de gilao
        gilao

        Obrigado Ricardo.

  5. Avatar de CYGNUS X-1
    CYGNUS X-1

    Obrigado por esta dica. Eu tb não entendia o motivo de o Gmail não estar nas opções do Opera, mas o primeiro comentário já explicou tudo. Enquanto isso, o Gmail ainda vai apresentando os seus problemas qdo visualizado no Opera.

  6. Avatar de reimor
    reimor

    bom dia
    para fazer que as hiperligações façam abrir o gmail quando se quer enviar correio a partir delas o que será preciso fazer?
    Nao queria que as hiperligaçoes fizessem abrir o meu programa cliente de email como o outlook express quando desejo enviar mails.
    obrigado