Veja como activar e usar o Handoff no OSX Yosemite e no iOS 8.1

20 Comentários

O OSX Yosemite trouxe para todos os utilizadores Mac uma aproximação muito grande entre este e o iOS. Para além de passarem a ter uma imagem muito similar, existe também uma propositada proximidade que permite que as funcionalidades de um possam ser aproveitadas e exploradas no outro.

O Handoff é uma dessas novidades e hoje vamos explorar um pouco mais esta funcionalidade, mostrando como a activar e também como a usar de forma completa.

handoff_0


Esta novidade foi já tentada por vários outros sistemas operativos, mas ainda de forma muito limitada e quase sempre associada apenas ao browser e à navegação na Internet.

Mas a Apple resolveu pegar no conceito e elevá-lo a níveis mais altos e torná-lo mais completo e integrado, ainda para mais tendo nas suas mãos as das vertentes envolvidas, o OSX e o iOS.

O Handoff veio com OSX Yosemite e permite a todos os que têm também dispositivos com iOS a possibilidade de alternar entre estes dois equipamentos as tarefas que estão a realizar, podendo saltar entre eles durante a escrita de um email, na tomada de notas ou no simples navegar na Internet.

Podem começar qualquer uma dessas tarefas no iOS e transitar para o OSX de forma transparente, sem ter de abrir as aplicações e com todos os dados que estavam a usar já devidamente preenchidos.

O Handoff tem apenas como requisitos o facto de apenas poder ser usado entre o OSX Yosemite e o iOS 8.1. Existem ainda algumas limitações de hardware, mas associadas aos Mac, que devem ter suporte para Bluetooth 4.0.

É ainda exigido que os equipamentos estejam na mesma rede wifi e configurados com a mesma conta iCloud.

Activar o Handoff no OSX Yosemite

Para activar o Handoff no OSX Yosemite os utilizadores precisam de aceder às Preferências do Sistema, onde depois vão ter acesso às opções necessárias.

Escolham então o símbolo da Mação na barra de menus do OSX e escolham a opção Preferências do Sistema.

handoff_1

Na janela das Preferências do Sistema que foi aberta escolham agora a opção Geral, para que possam aceder às várias opções de configuração associadas à apresentação e outros elementos de imagem do OSX Yosemite.

handoff_2

Na nova janela deve procurar pela opção “Permitir a transferência entre Mac e os seus Dispositivos iCloud”. Esta deve estar desactivada e devem por isso torná-la activa.

handoff_3

Depois de executados estes passos o OSX Yosemite está pronto a ser usado para a transferência de aplicações, podendo por isso ser fechada a janela das Preferências do Sistema.

Activar o Handoff no iOS 8

Do lado do iOS 8.1 as configurações são também simples e rápidas. Comecem por aceder às Definições do iOS e procurem pela opção Geral. Dentro desta apenas precisam de procurar e escolher a opção Handoff e aplicações sugeridas.

handoff_4

Dentro desta janela precisam apenas de seleccionar a opção Handoff para que o iOS fique de imediato configurado e pronto a ser usado.

handoff_5

Neste momento também o iOS 8.1 tem o Handoff configurado e pronto a ser usado. Resta apenas começar a serem usadas aplicações que façam uso desta funcionalidade.

Usar o Handoff no OSX e no iOS

O Handoff ainda não está disponível para todas as aplicações quer do OSX quer do iOS. Na verdade até está mais adaptado a funções do que propriamente a aplicações.

Isto significa que do lado do iOS podem estar a usar o Safari para navegar e a transição poder ser feita para o Chrome, que é o browser definido no OSX.

As “limitações” estão mais presentes do lado do iOS do que do OSX, uma vez que a Apple é ai mais controladora no campo das funcionalidades.

Aplicações compatíveis com o Handoff

  • Calendario
  • Contactos
  • Lembretes
  • Pages
  • Keynote
  • Numbers
  • Mapas
  • Mensagens
  • Mail
  • Safari

Tendo o Handoff configurado nos dois sistemas operativos, é extremamente simples usá-lo. Apenas precisam de lançar uma aplicação (ou função) e de imediato vai surgir no outro sistema operativo a possibilidade de a transferirem para lá.

No caso do OSX, e sempre que estiverem a trabalhar no iOS, vão ver surgir uma notificação que vos vai permitir puxar para aí o trabalho.

Esta pode ser vista na doca, com o surgimento de um novo ícone e uma indicação da origem da aplicação, onde apenas precisam de clicar para a “puxar” para aí.

handoff_6

É ainda possível ver esta notificação na lista de aplicações em uso (CMD + Tab), onde também vai ser mostrado um novo ícone com a aplicação e a origem da mesma.

Notem que o ícone apresentado é o da aplicação que localmente vai tratar da tarefa/função e não a aplicação que está em uso no dispositivo remoto.

handoff_6_1

Do lado do iOS a situação é idêntica, sendo também visível um símbolo sempre que uma aplicação possa fazer o Handoff para este sistema operativo.

A apresentação deste ícone é feito no ecrã de bloqueio do iOS, no canto inferior esquerdo. Para acederem e fazerem o Handoff para o iOS apenas precisam de fazer swipe para cima e de imediato a aplicação correspondente será mostrada.

handoff_7

De notar que o ícone apresentado está associado à aplicação/função que está em uso. É de simples compreensão e são idênticos aos usados no iOS.

Para além de ter esse ícone presente no ecrã de bloqueio, o iOS tem também disponível a indicação de Handoff na lista de aplicações em uso (duplo clique no botão físico do iPhone/iPad).

handoff_7_1

É esta a forma simples de activar e usar uma das mais recentes novidades que a Apple introduziu nos seus sistemas operativos. Útil para todos os que pretendem saltar de forma transparente entre equipamentos, levando consigo as tarefas que estão a realizar.

Algo que é limitativo é o facto de apenas a última tarefa poder ser transitada. Na prática isto significa que se estiverem a editar um ficheiro de Numbers e abrirem a escrita de um novo email apenas este último estará disponível no OSX ou no iOS.

Notas sobre o Handoff

Da experiência de utilização surgiram alguns pontos que são importantes de referir e que são do interesse dos utilizadores:

  • O Handoff apenas funciona em equipamentos com o OSX Yosemite e/ou com o iOS 8.1
  • Para se poder usar o Handoff é necessário que o Bluetooth esteja ligado nos dois equipamentos
  • Mesmo que estes não estejam emparelhados (Bluetooth) é necessário que se vejam
  • Ambos os equipamentos precisam de estar configurados com a mesma conta iCloud
  • Ambos os equipamentos precisam de ligados na mesma rede Wifi
  • Na aplicação Mail pode ser necessário escrever alguns caracteres para que o Handoff seja visível

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Existe alguma maneira de fazer chamadas e mandar SMS pelo Mac sem que o número de telefone esteja verificado no Facetime do iPhone?

    Apenas consigo receber as chamadas.

    O Handoff funciona bem e está muito porreiro ter uma página web no iPhone e mandar para o Mac ou vice versa.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      talves nao consegues fazer chamada pelo mac porque no FaceTime tens de estar na parte do audio. se consegues receber deve ser so esse o problema. E as sms so funciona se tiveres um mac com bluethooth 4.0

  2. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    Existe alguma possibilidade de alterar o suporte para Bluetooth 4.0?

    1. Avatar de Jimmy
      Jimmy

      Só alterando a placa wireless para uma bt4 e martelar depois a kext.

  3. Avatar de lourenço
    lourenço

    sms pelo imessager
    !, se o teu mac não for suportado pelo handsoff n dá!.., chamadas sim, sms não!…

    por outro lado, ha o “notify” app pago no IOS e grátis no mac, q faz o q o handsoff só n tem o continuity, e é menos nativo! va!…

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    pena nao dar no meu macbook pro mid 2009 e no meu ipad 3 (…até chegar o jailbreak).

  5. Avatar de Marcelo Fares
    Marcelo Fares

    Esta opção na aba GERAL (Permitir transferencia entre este Mac e o seus dispositivos iCloud não aparece no meu OSX 10.10. Lembrando que o meu sistema é em Brasileiro. Alguma dica?

  6. Avatar de João
    João

    O handoff funciona no iPhone 4S?

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    boas, está nova funcionalidade só functional enter o OSX e iOS ou funciona também só no iOS entre iPad e iPhone sem usar um Mac?

  8. Avatar de António Oliveira
    António Oliveira

    A mim também não me aparece a opção no Yosemite…..!!!!!

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não tenho a opção no Yosemite…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Ricardo, vê se o teu mac tem suporte para bluetooth 4.0

      O problema deverá estar ai

      1. Avatar de Marcelo Fares
        Marcelo Fares

        Pedro, como vamos saber se o nosso respectivo Mac suporta bluetooth 4.0 ?
        O meu é iMac (27 polegadas, meados de 2011) e pelo que procurei na internet, estes modelos de 2011 não possuem bluetooth 4.0 compatível .

  10. Avatar de marcio
    marcio

    Não consigo ter o Bluetooth ligado nos dois equipamentos da erro

  11. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Eu tenho um MacBook pro mid 2009, não suporta o HandOff mas consigo mandar sms e fazer chamadas pelo Mac.

  12. Avatar de joaoluis
    joaoluis

    Não consigo emparelhar o mac com o meu iphone 4s
    como posso emparelhar?

  13. Avatar de PauloV
    PauloV

    boas.

    tambem nao consigo estabelecer ligaçao entre o mac e o iphone 6, a versao do bluetooth e a 4.3.

    cumps

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Viva,
    É preciso que a versão LMP do Bluetooth seja 0x6. Podem dar este comando no terminal e verificar a vossa:

    system_profiler SPBluetoothDataType | grep LMP

    Output:
    LMP Version: 0x4
    LMP Subversion: 0x422A

    No resultado apresentado, o meu MBP, a versão que tenho não é a versão suportada pelo Handoff.

    Cumps

  15. Avatar de ZeCarlos
    ZeCarlos

    Eu tenho um MacBook Pro (15-inch, Early 2011) e não tenho essa opção do airdrop em preferências/geral só é compatível com os novos MBP?

  16. Avatar de Tiago Rocha
    Tiago Rocha

    Boa Tarde,
    Não consigo emparelhar o Mini mac (2011)com o meu iphone 4S
    como posso emparelhar?
    Mensagem (Ligação não estabelecida ), mas com outros telefones consigo, samsung S5)
    Como posso resolver?