Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

10 Comentários

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:



Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Este processo de recolha de questões mudou! Leia tudo no final deste consultório!


Vale a pena instalar Cyanogen num Xperia M?

 

xperia_m

Boas!

Desculpe mais uma vez incomodar, mas estou algo indeciso.

Comprei um Sony Xperia M há cerca de 2 meses. No entanto, como sabemos, existe já o Android Lollipop, e a actualização máxima que a Sony lançou para o M foi o JB (4.3).

O meu medo é precisar de recorrer à garantia e não poder, mas tenho já feito root no telemóvel (porque tive a aumentar o armazenamento interno).

A minha questão é, se vale a pena perder a garantia para ter o CyanogenMod com 4.4.

Cumprimentos

Luís Machás

Resposta:

Luís,

Segundo muitas marcas, o próprio processo de adquirir permissões de acesso root invalida a garantia. No caso dos Xperia (suponho que aconteça nesse modelo), é necessário desbloquear o bootloader para conseguir fazer root, pelo que essa acção compromete explicitamente a garantia.

A não ser que tenha sido utilizado um processo mais avançado para fazer root, o dispositivo já não terá garantia.

Em relação à CM11: existem inúmeras vantagens na utilização de uma ROM Cyanogen, só depende realmente do que o utilizador necessita. Não considero que o Android 4.3 seja mau ou desadequado e tanto quanto testei, as ROMs da Sony têm uma optimização interessante. Resta avaliar a verdadeira necessidade de o fazer.

[Respondido por Hugo Cura]


Como sincronizar o Android com um Mac?

 

android_mac

Bom dia,

Eu tenho um MBP15 e tenho um S5, isto porque gosto muito da Apple para Computadores mas para telemóveis para mim é zero, ou seja tenho um Android e como utilizador e programador adoro.

A minha dúvida é se é possível sincronizar de alguma maneira (Bluetooth) o tlm com o MB para receber notificações como por exemplo mensagens,…

Obrigado e continuem com o magnifico trabalho.

Kind regards / Melhores cumprimentos

Samuel Pires

SAP Assistant

Resposta:

Samuel,

Ao contrário do que acontece com o iOS a integração do Android com o OSX é tudo menos perfeita.

A razão e obvia e entende-se perfeitamente. A Google não tem histórico de desenvolvimento de aplicações de sincronização com os sistemas operativos.

Este facto não impede no entanto que esta solução não exista, mas de uma fonte externa à própria Google.

Da experiência que temos existem duas aplicações/extensões que pode e deve usar para conseguir o que pretende.

Não são aplicações para OSX, mas sim para o Android e que depois assentam no próprio browser.

A primeira, mais simples de usar e também mais com menos funçionalidades, é o PushBullet. Com ele pode receber todas as notificações do seu Android e até responder directamente aos SMSs.

A segunda opção é o AirDroid, que também lhe dá as mesmas opções, alargando-as e dando-lhe novas.

Teste uma destas duas soluções e de certeza que vai escolher uma delas. Pessoalmente prefiro o PushBullet, em conjunto com a App de transferência de ficheiros da Google,  por ser mais simples e mais “limpo”.

[Respondido por Pedro Simões]


Problemas com o OSX Yosemite, mais alguém tem?

 

yosemite_1

Olá.

Tenho um macbook pro de 15″ mid 2009 e até agora funcionou sempre muito bem. Já lhe fiz alguns upgrades, como memória RAM para o máximo de 8 GB, HDD de 750 GB de 7200 rpm com vista a ter bom desempenho nesta máquina.

Tinha o OS Maverick a correr muto bem e decidi arriscar o upgrade para o Yosemite. Acontece que essa operação correu muito bem mas o desemprenho deixa algo a desejar, uma vez que sinto o sistema mais lento, penso que também consume mais memória.

Nos fóruns da apple também já vi outros utilizadores a queixarem-se de algum lag intermitente. No meu caso, por vezes quero mudar de janela/aplicação ou clicar num outro separador do Finder e fica bastante tempo parado.

Têm ideia de como se pode resolver isto? Outros users já se queixaram do mesmo?

Resposta:

Miguel,

Sou utilizador da versão 10.10 do OSX desde a primeira beta pública e não notei esse comportamento que refere.

É no entanto possível que ele exista e que se manifeste na sua máquina.

Verifique se não existe uma qualquer aplicação que esteja a consumir recursos de forma anormal e que esteja a provocar esse comportamento.

No meu mac dou muitas vezes com o Chrome a consumir recursos de forma exagerada, na maior parte das vezes ao fim de vários dias sem fechar a aplicação e com utilização intensiva.

O que recomendamos, e caso não detecte qualquer aplicação anormal, é que faça, se conseguir e puder, uma instalação de raiz e que veja se o problema se manifesta.

Se existe esse conjunto de queixas de utilizadores nos fóruns da Apple é muito provável que esteja a ser avaliado e que numa primeira actualização surja uma solução para o problema.

Uma máquina com essas características não deve/pode ter esse comportamento e de certeza que a Apple o vai corrigir em breve.

[Respondido por Pedro Simões]


Como fazer downgrade do Yosemite para o Mavericks?

 

yosemite_2

Boa noite,

Tal como muita gente instalei a nova versão do deste Sistema Operativo.

No entanto fiquei pouco contente com a nova versão e gostaria de voltar a ter o S.O. que tinha.

Não fiz nenhum backup.

Com os melhores cumprimentos,

Simão Sá

Resposta:

Simão,

Esse downgrade que pretende pretende fazer é possível, mas apenas mediante um conjunto muito específico de condições.

Não existe uma garantia de funcionar a 100% e pode levar a perda de ficheiros.

Segundo a documentação fornecida pela Apple o downgrade não é possível, mas recorrendo a um pequeno truque ela pode acontecer.

A condição essencial para que consiga realizar o downgrade é que tenha uma cópia dos seus dados na Time Machine e que esta seja ainda do Mavericks.

Antes de tentar fazer o downgrade é necessário que faça uma cópia dos dados e dos ficheiros mais importantes.

O processo inicia-se com o reboot da máquina e com o arranque com as teclas Command+R pressionadas, para entrar em Recovery mode (ou Command + Option e escolhendo a opção “Recovery HD”).

De seguida apenas precisa de escolher a opção “Restore From Time Machine Backup” do menu de utilitários do OSX.

Deve ligar depois o disco da Time Machine onde tem o seu backup mais recente do Mavericks e escolher “Continuar”.

Escolha depois o volume da Time Machine e avance no processo. De seguida só precisa de escolher o backup pretendido e avance.

No passo seguinte deve escolher a drive de destino, onde está o Yosemite instalado e o processo de downgrade será iniciado.

Lembre-se que deste ponto em diante os dados que tinha no Yosemite vão ser eliminados de forma permanente.

O que vai ter no seu OSX Mavericks são todos os ficheiros, aplicações e configurações que tinha à data do backup.

[Respondido por Pedro Simões]


Pode um Raspberry Pi servir de computador?

 

rasp

Bom dia,

Gostaria de fazer uma pequena pergunta quanto ao raspeberry pi. O meu pai é um homem já de uma certa idade, mas que gostaria de possuir um computador somente para aceder à internet, falar com a família pelo skype, etc…

E eu gostaria de saber se um raspberry pi com uma distro bem “desenhada” para ele poderia servir perfeitamente.

Atenciosamente

António

Resposta:

António,

Não é bem esse o propósito de um Raspberry Pi, mas ele deveria conseguir dar conta do recado.

O problema maior é que muitas das aplicações que o seu pai iria precisar não têm versões desenhadas para a arquitectura do ARM que equipa o Raspberry Pi.

Em alternativa perguntamos já pensou em trocar esse Raspberry Pi por um tablet que teria as mesmas funções e as mesmas capacidades, mas numa máquina já melhor e mais rubusta.

Existem tablets Android já com boas capacidades e a preços não muito elevados. Para complementar compraria um teclado bluetooth e teria um “PC” quase completo.

Uma última alternativa seria a compra de uma dongle Android que já teria a capacidade de executar essas aplicações de forma nativa, ao mesmo tempo que pode ser ligada a um monitor e a um teclado normal.

[Respondido por Pedro Simões]


Como transmitir o meu browser para o Chromecast?

 

chromecast

Eu comprei uma chromecast e gostava de saber se não posso fazer cast do Google Chrome através de um PC de secretária ou do smartphone?

Cumprimentos.

Paulo Silva

Resposta:

RESPOSTA:

Paulo,

A Google disponibiliza gratuitamente uma extensão para o Google Chrome, que permite não só transmitir para o Chromecast um separador do Chrome, mas também transmitir todo o ambiente do PC (em versão beta).

Deixo as duas versões:

No que diz ao smartphone, desde que seja Android e seja um dos dispositivos compatíveis referidos aqui, conseguirá fazê-lo com a maior das facilidades, a partir da aplicação do Chromecast:

Se por acaso não tiver nenhum dos dispositivos compatíveis mas tiver outro com Android 4.4, com permissões de acesso root, poderá recorrer a esta aplicação para activar a funcionalidade de streaming:

[Respondido por Hugo Cura]


Como aceder remotamente à minha rede de casa?

 

home

Olá,

Gostava de saber se existe alguma forma de, remotamente, conseguir aceder à minha rede ZON de casa.

O que pretendo é, em qualquer rede, conseguir aceder á minha rede de casa e conseguir, por exemplo, utilizar a aplicação ZONLINE (TV) sem restrições.

Cumprimentos,

Nuno Ribeiro

Resposta:

Nuno,

Para conseguir aceder à rede de casa, precisa de activar esse acesso nas configurações de Firewall do router e saber qual o IP público do seu acesso à internet. Pode utilizar um serviço de DNS, tal como é exemplificado neste artigo (o processo é análogo):

A partir daí, basta utilizar o endereço de DNS configurado (que aponta para o IP público dinâmico) e aceder à rede com toda a comodidade.

De outra forma, pode configurar uma VPN se o router assim o suportar, embora esse seja um processo mais complexo e que poderá não ser suportado pelos dispositivos que vai utilizar.

[Respondido por Hugo Cura]


Mas afinal o que se passa com o meu Note 3?

 

note

Boa Tarde,

Eu gostaria imenso que me ajudassem, pois já estou farta de procurar coisas e não sei o que fazer, até porque não tenho conhecimentos e tenho medo de fazer asneira.

Tenho um Note 3, SM-9005, e ele está roteado, como não sei, já veio assim.. acontece que ao tentar ver as atualizações diz que o aparelho foi modificado e que, por tal, não consigo ver nada e pelo que pesquisei sei que futuramente não irei conseguir fazer nada, apenas manualmente, o que não sei!

O que eu pretendo, e já estou desesperada é que me ajudem a por tudo como se acabasse de sair da fábrica. Eu não quero o telemóvel roteado, e quero apenas a Rom original e receber as atualizações normalmente via WI-FI. Já vi vários sites com tutoriais, mas confesso que tenho muito medo, pois eu não tenho conhecimentos dessa área e já vi que os riscos são elevados.

Agradecia imenso que me conseguissem ajudar, não há formas de me conseguirem fazer remotamente?

Eu tenho imenso medo de fazer asneiras e ficar sem o Note, que já não foi barato.. e confio plenamente em vocês, que são entendidos.

Digam-me, por favor, o que devo fazer para me ajudarem .

Versão de banda de base: N9005XXUENB1

Versão Kernel: 3.4.0 -636608

Nº de Compilação: KOT49H.N9005XXUENB4

Estado de SE : Enforcing SEPF_SM-9005_4.4.2_0017

Versão Software de segurança: MDF v1.0 Release 2

Helena Ribeiro

Resposta:

Helena,

Nós não prestamos auxílio remotamente, apenas lhe poderemos dar algumas dicas.

Não sei o que terá sido modificado no seu smartphone. Poderá ter sido apenas feito root ou poderá ter sido modificada a recovery (este último é o mais provável) e, consequentemente, ao ligar o smartphone vê um ponto de exclamação vermelho no canto do ecrã.

Se for esse o caso, isso trata-se de um contador de flash do bootloader que pretende evidenciar que algo crítico foi alterado e que, devido a isso, a garantia do dispositivo ficou invalidada.

Para voltar a colocar isso como anteriormente, é necessário repor a ROM de origem e utilizar uma aplicação especial para voltar a colocar o contador de flash a 0:

No entanto esse é um procedimento que pode não resultar, essencialmente por esse ser um dispositivo que tem os recursos KNOX da Samsung e pode criar entraves no processo. Resumidamente, não recomendo que o faça.

O que recomendo é colocar manualmente a versão original mais actualizada, independentemente se seja feito ou não via Wi-Fi.

O site www.sammobile.com fornece todas as ROMs originais e explica como instalar.

Tanto quanto vi, ainda não existe versão oficial para nenhum dos operadores nacionais, portanto ainda deve ter a versão mais actualizada que existe para cá.

No entanto, poderá instalar a versão lançada para outro país.

Para tal basta criar conta no SamMobile, fazer login, aceder à secção de Firmware e pesquisar por N9005.Pode, por exemplo, fazer download da versão United Kingdom (Vodafone), por questões de compatibilidade com o tipo de rede em relação a Portugal. Não deverá ter qualquer problema adicional:

A partir daí, resta seguir à risca as instruções que são disponibilizadas nessa mesma página. O processo é muito simples.

Note que todas as definições de origem vão ser restauradas e perderá qualquer conteúdo anteriormente existente no smartphone, pelo que deve fazer os backups necessários.

Após o processo concluído, ficará então com a versão mais recente disponível. Não se preocupe com a questão do “alerta de modificação”, não tem qualquer consequência além da que referi no início.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este passa a ser agora o único ponto de recepção das questões que nos enviarem.

Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve!

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Roberto Teixeira
    Roberto Teixeira

    Boa tarde, eu enviei uma questão ontem, sabem-me dizer se e quando vai ser respondida? Agradeço desde já e parabéns pelo vosso excelente site.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Como deve compreender, recebemos muitas questões e somos obrigados a seleccionar apenas algumas para resposta.
      Se for seleccionada, será respondida no próximo sábado.

      1. Avatar de Roberto Teixeira
        Roberto Teixeira

        Compreendo, muito obrigado pelo esclarecimento.

  2. Avatar de Helena
    Helena

    Muito obrigada, vou então seguir o que me disseram. M
    Mas de qualquer forma ficará com o acesso root e sem garantia não é? Pelo que sempre que quiser fazer algo terá de ser manualmente, certo?

    1. Avatar de DeuX
      DeuX

      A garantia vai-se a partir do momento que o Knox passar a 0x1. Instale o phone info da play store e veja o estado do Knox. Se seguir as instruções do sammobile vai ficar sem root e todas as actualizações passam a set feitas via OTA como normalmente.

      1. Avatar de Helena
        Helena

        Segui o Conselho e instalei o Phone info e de fato está 0x1! Mas qual Rom devo instalar de Portugal?

  3. Avatar de Mota
    Mota

    Para aquela do Raspeberry tenho 1 dúvida.. se a arquitectura é ARM, não é a mesma que os tablets com Windows têm?

    Pessoalmente recomendaria comprar um pc em segunda mão, pelo que a qualquer altura podia ser necessário o acesso remoto à máquina, e visto que estamos a falar de idosos, pode acontecer não saberem algo, ou como interpretar um aviso.

  4. Avatar de Luís
    Luís

    Normalmente, nos Xperia, não é preciso fazer unlock ao bootloader para fazer root. Já é o segundo Xperia que tenho (antes deste, o Live with Walkman) e em ambos os casos não tive que fazer unlock ao bootloader (visto que para fazer unlock no Live tinha que pagar). É preciso fazer unlock sim, se eu quiser instalar alguma rom custom (como o caso da CyanogenMod).
    Segundo o que li, e visto que ainda tenho o bootloader locked (aliás, no status até aparece que não é allowed), ainda tenho garantia.

    A minha pergunta sobre o Cyanogenmod foi porque o meu telemóvel ultimamente tem tido mais lag do que o normal..

  5. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Sim, eu tenho essas extensões instaladas no meu PC de secretária, mas sempre que carrego lá diz sempre que “Nenhum dispositivo Google Cast foi encontrado”. Dai a minha dúvida.

  6. Avatar de Rafael
    Rafael

    Boas, recentemente troqei de grafica e comecei a ter bsod. (9800gts para hd7700).

    Como é obvio instalei o windows de fresco.

    A minha duvida é se isto será da grafica, ou se a grafica sera incompativel com outro hardware.

    Venho aqui pedir um programa de stress para testar o pc, para saber aonde é a fuga, porque até podera ser da ram (tenho 4 slots ocupados com 5Gb).

    Mother: P5QD-Turbo
    CPU: Intel Core2Duo E8500
    Rams: Kingston
    SO: Windows 7 Ultimate x64
    2 monitores com Ambiente expandido (neste momento estou a utilizar so um para experimentar).