Última hora: Chegou o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn Final

26 Comentários

Tal como estava previsto, o Ubuntu 14.10 (Final) foi hoje disponibilizado para Canonical. Esta versão não traz nenhuma novidade ao nível do Unity (comparativamente à versão Beta) mas há outras mudanças.

Ubuntu1410


O Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn está finalmente disponível. Segundo a Canonical, esta versão tem como foco uma melhor experiência do programador e traz uma séria de novas funcionalidades e também melhorias ao nível da segurança. O Ubuntu continua a ser intuitivo, sempre de usar e um sistema de confiança.

Esta versão traz novidades ao nível do Ubuntu Developer Tools, o que torna ainda mais fácil o desenvolvimento de ferramentas/aplicações para Ubuntu.

ub_01

Unity  7

Como temos vindo a acompanhar, a Canonical não implementou nenhuma alteração visual no Unity  7. 

ub_01

systemd no Ubuntu 14.10

Depois de meses e meses em debate, algumas vezes amargo, Mark Shuttleworth em Fevereiro que o o Ubuntu deveria seguir o mesmo caminho do Debian e adoptar o Systemd. No entanto o Systemd ainda não vem por omissão no Ubuntu 14.10.

Linux Kernel e aplicações

Esta versão vem com Ubuntu Kernel 3.16.0-23 e ao nível das aplicações traz:

  • Firefox 33
  • Thunderbird 31.2.0
  • LibreOffice 4.3.2
  • Nautilus 3.10.1
  • Totem 3.10.1
  • Gedit 3.10.4
  • Brasero 3.10.0
  • Eye of GNOME 3.12.2
  • Empathy 3.8.6
  • Rhythmbox 3.0.3
  • Transmission 2.84
  • Shotwell 0.20.1.

O Ubuntu 14.10 vem também com o Mesa 10.3.0 e o Xorg server 1.16.0.

ub_03

Nas próximas horas iremos avaliar melhor esta nova versão e traz até aos nossos leitores um tutorial de instalação. Até já

Download: Ubuntu 14.10

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luislelis
    luislelis

    Tantas actualizacoes do ubuntu …+uma.
    Quando vamos ver o prometido ubuntu touch? Ja estamos no final de 2014 e ….nepia. “O prometido e devido”
    Aquele abraco

    1. Avatar de André Viana
      André Viana

      16.04, na proxima versao LTS.
      Este ubuntu (14.10) vem com as mudanças “under the hood” necessárias para suportar o que vem a seguir.
      No 15.04 vais ter uma versao dev do unity 8 que se vai assemelhar muito a um tablet (podes optar por fazer login nessa interface antes de escreveres a password) – Nota: Já existe uma versao do unity 8 com o ubuntu 14.10 a correr num iso para os developers.
      No 15.10 vais ter o unity 8 já compativel com os portateis e completamente convergido. Isto é para dar os 6 meses entre versoes para os developers tornarem os seus programas compativeis a tempo da versao 16.04, que vai ser uma versao LTS.

      Idealmente será isto.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Os primeiros aparelhos Ubuntu Touch chegam no final de Dezembro, tal como prometido.

  2. Avatar de Marcos Siqueira
    Marcos Siqueira

    Putz, feliz da vida… Quero ver se ele vai ser mais funcional com os processadores AMD \o/.

  3. Avatar de lucas
    lucas

    Nos últimos tempos deixei o Linux de lado porque os drivers proprietários para a minha gráfica NVIDIA do portátil ainda não são tão bons como para o Windows. Usar os gráficos dedicados deixa a composição do ambiente de trabalho totalmente quebrada. Se usar o Bumblebee para apenas correr programas com os gráficos dedicados a situação melhora mas ainda assim enquanto o programa está em execução a temperatura fica a rondar os 70ºC-80ºC, enquanto no Windows é preciso jogar para que isso aconteça e mesmo assim leva algum tempo até chegar a essa temperatura. Se alguém souber de alguma modificação ao nível do kernel que possa ajudar, sou todo ouvidos. É uma pena porque adoro bastante usar Linux, já percorri imensas distribuições, mas com este meu novo portátil não tenho tido sorte (NVIDIA GeForce 740M)

    1. Avatar de autsugua
      autsugua

      Estou na mesma situação
      Uso ubunto desde a distro 10.04, desde da LTS 14.04 que não reconhece as drives da placa ATI Mobility Radion HD 3650.
      O sistema aquece quase queima.
      Tive que reinstalar o W7 em dual boot, e uso o ubuntu raramente para matar saudades… com muita pena mas…
      Se houver alguem que conheça a solução, agradeço.

      1. Avatar de irlm
        irlm

        tenta usar ferramentas como laptop-mode-tools em modo GUI, powertop, lm-sensors, tuned(embora não existe para ubuntu, funciona muito bem para openSUSE e Fedora) mas no ubuntu pode-se usar o TLP como substituto, isto faz com que reduza o excessivo consumo de bateria e reduz a frequência do CPU, também existe o Bumblebee

        info:
        https://wiki.archlinux.org/index.php/Pm-utils
        https://wiki.archlinux.org/index.php/How_to_install_NVIDIA_driver#Modifying_Arch_rc.conf_file
        https://wiki.archlinux.org/index.php/Laptop_Mode_Tools

      2. Avatar de leandro
        leandro

        to usando o 14.04 em um notebook philco e os drivers da placa de video (hd5450) consegui instalar de boa.

    2. Avatar de Nvidia
      Nvidia

      Olá, eu uso a mesma gráfica no meu portátil e funciona direitinho, o PC nem aquece, relembro também que tive que instalar os drivers da Nvidia e da Intel. Único problema é a duração da bateria, mas no programa de configuração NVDIA X SERVER Settings dá para mudar qual a placa gráfica a ser usado.
      Uso o Ubuntu 14.04 LTS
      CUMPS

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nvidia Vs Linux…a eterna batalha!

  4. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Esta versão não parece trazer grandes novidades…

  5. Avatar de ndp
    ndp

    Enquanto tiver q levar com este ambiente grafico horrivel fico-me pelo Mint LMDE Cinnamon…….

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Também aprecio mais o Mint que o Ubuntu. 🙂

      1. Avatar de RDRC
        RDRC

        +1

        Usei o Ubuntu durante 5/6 meses, para entrar definitivamente no mundo linux, coisa que queria faz faz tempo. Gostei, mas não o achei limpo e intuitivo, como ja disse num post recente desta página. Dediquei bastante tempo a trabalhar no aspeto dele mas nunca fiquei satisfeito. Claro está, sou noob e tudo se faz, se o soubermos fazer.. Mas não deveria ser assim tão difícil de o fazer, a meu ver.

        Passados uns tempos deparei-me com o cinnamon e fiquei espantado com a leveza que ele apresentava. Decidi instala-lo de raiz (podia ter instalado o minty no ubuntu, eu sei, mas quis aventurar-me) e foi das melhores coisas que fiz. A meu ver, o Linux Mint está muito mais intuitivo e até é mais rápido. E melhor de tudo, como o Mint é baseado no ubuntu, que por sua vez é baseado no Debian, não tenho de me preocupar com diferentes linguagens de terminal ou diferentes maneiras de fazer as coisas.

        Eu gostei.

  6. Avatar de Serginho M
    Serginho M

    Afinal, o que foi feito do projeto Ubunto para smartphones? Tanta parra em 2012 (se não me engano), e até agora nada… LOL

    1. Avatar de lmx
      lmx

      supostamente… 20 Novembro lançamento do Meizu mx4 PRO com Ubuntu…supostamente…

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Esteve em desenvolvimento até agora. Ou pensas que um SO faz-se da noite para o dia? A primeira versão estável do Ubuntu Touch , a 14.10, já foi entregue aos fabricantes.

  7. Avatar de HC
    HC

    Já instalei num PC FX65350 AMD 32 GB Ram
    Nvidia 1 GB
    Não instalem os Divers da Nvidia, utilizem os drivers que são instalados inicialmente:
    Tentei instalar os drivers da Nvidia e deixou de funcionar 🙁
    Recuperei o sistema criando uma nova conta de administrador 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      experimenta arrancar para o runlevel 1 e instalar ai… 😉
      Mas é verdade que a NVIDEA tem este problema…
      cmps

    2. Avatar de lmx
      lmx

      32 GB ram numa maquina desktop??edição grafica?

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Isto está a ficar irritante.

    Se tiverem problemas com o cursor do rato (dois cursores ou mais), o refresh deixar bocados da janela que fecharam, etc …

    Definições de Sistema > Ecrãs > seleccionar o Unknouwn Display > Desligar > Aplicar

    Desde que entrou o Unity que dá este problema num ASUS KV55M.
    Ainda bem que a solução é sempre a mesma.
    Amanhã ligo o monitor externo.
    Se der chatice (qualquer chatice!!!!) é “vai-te embora melga” e fico à espera do LinuxMint 18.

    Melhor sorte nas vossas máquinas.

  9. Avatar de Armando
    Armando

    A Canonical e a arte de lançar como se fosse novidade, a cada seis meses, o velho Ubuntu de sempre.

  10. Avatar de magamig
    magamig

    terminal: “do-release-upgrade” 🙂

  11. Avatar de Luiz
    Luiz

    Recebi a tarefa de personalizar o Ub14, e como usuário de Debian, posso garantir que estou tendo os mesmos problemas que encontrei na versão 12.