A Google também ensina como mudar do iOS para o Android

57 Comentários

O lançamento de novos smartphones pelas duas grandes empresas concorrentes no mundo dos dispositivos móveis é sempre motivo para estas tentarem promover a migração de utilizadores entre as plataformas.

Com a chegada do novo Android e com o novo Nexus 6 a caminho foi a vez da Google mostrar aos utilizadores do iOS o simples que é mudar do sistema operativo da Apple para o seu.

E para dar uma ajuda a todos os que pretendem fazer essa mudança, lançou agora um site onde podemos ver todos os passos explicados e bem detalhados.

ios_android_1


Estas “instruções” que a Google agora lançou mostram de forma detalhada como qualquer utilizador de iOS e em particular do iPhone pode passar para um dispositivo Android sem perder qualquer dado e usando no SO da Google as mesmas funcionalidades que o SO da Apple proporciona.

Todas as instruções estão divididas em áreas distintas, passando pela migração dos ficheiros multimédia, desde a música às fotografias, dos contactos, as contas de email e até às aplicações.

E cada uma destas diferentes áreas está também dividida em vários pontos distintos, diferenciando a forma como cada utilizador pode fazer a transferência dos dados para a nova plataforma.

Na maioria dos casos a Google faz uso das suas próprias aplicações para transferir os dados, sendo que nestes casos quase nem é preciso a intervenção dos utilizadores, bastando instalar as aplicações, configurá-las para sincronizar os dados para dentro dos serviços Google.

Um ponto que pode ser mais crítico seria a oferta de aplicações semelhantes, mas a Google faz questão de mostrar que com mais de 1.3 milhões de aplicações dificilmente não vão se encontradas aplicações semelhantes.

Até mesmo nas que o utilizador ter serviços pagos vai ser tão simples como descarregar a versão Android e configurar a conta associada para que o serviço fique a funcionar.

O pormenor da descrição dos passos da migração entre o iOS e o Android é de tal forma detalhado que a Google chega ao ponto de indicar aos utilizadores que estão a fazer esta mudança para não se esquecerem de desligar o iMessages antes de terminarem a migração.

ios_android_2

O lançamento destas novas instruções de migração do iOS para o Android, apresentadas por parte da Google não é inocente e revela os planos da gigante das pesquisas para o seu novo SO.

Dias depois de dar a conhecer ao mundo o Android L e os seus novos dispositivos Nexus é a altura certa para tentarem convencer os utilizadores a experimentarem o Android e todas as suas novidades.

Pode também ser encarada como uma resposta a um guia similar apresentado pela Apple dias depois de ter dado a conhecer o novo iPhone e o iOS 8, e onde mostrava a forma também simples de migrar do Android para o iOS.

A verdade é que estas guerras entre a Google a Apple vão ser sempre produtivas para os utilizadores pois permitem o acesso a guias e manuais úteis agora ou no futuro!

Sentem-se tentados a mudar? As instruções mostram que este é um processo simples!

Homepage: Get going on Android

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    para que? nem com IOS vai mudar para android, e como ir de cavalo para burro

    1. Avatar de Marco
      Marco

      É a tua opinião, desde quando isso passa a geral? Eu por exemplo penso exactamente o contrário de ti, não me vez aqui a mandar posta de pescada.

      Tenho de mudar o nome lol parece um monólogo.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        Eu penso extamente o contrário.

        Passar de Android para IOS é passar de cavalo pra burro. São gostos.

        No fim ficamos bem servidos igual 😉

        1. Avatar de DrHouse
          DrHouse

          Eu penso totalmente o contrario mudar de Android para iOs é mudar de cavalo para burro.

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Eu penso o contrário, acho que mudar de iOS para Windows e depois para Android é mudar de burro para estar sentado e depois de estar sentado para cavalo. Sao gostos…

          2. Avatar de Tagus
            Tagus

            Eu penso exactamente o contrário, mudar de iOS para Android é como andar de cavalo para burro.

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Eu penso o contrario do inverso que se contradiz com o contrariamente oposto do inverso 😀

    2. Avatar de Full
      Full

      +1 De ferrari para smart kkk

  2. Avatar de Marco
    Marco

    ipad air 2 , melhor tablet, iphone 6 plus melhor tlm, os androids gostam de benchmarks? 4400 ipad air 2

    1. Avatar de José
      José

      Tu andas a fazer esses posts a gozar, admite?

      Ninguém pode ser mesmo assim.

  3. Avatar de Tavares
    Tavares

    “…A verdade é que estas guerras entre a Google a Apple vão ser sempre produtivas para os utilizadores pois permitem o acesso a guias e manuais úteis agora ou no futuro!” Não podia estar mais de acordo com este parágrafo…mas existe muita gente que fica “lixada” com a concorrência que as marcas fazem umas às outras.E entram em “guerras” a defenderem determinadas marcas,sem perceberem que é a concorrência que determina o grau de evolução dos produtos.Depois é só cada um escolher o que mais gosta ou o que melhor lhe serve…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      n ha guerras pois androids nem argumentos tem, perdem nos beenchmarks, n tem suporte, n ha apps

      1. Avatar de Bruno Martins
        Bruno Martins

        Este Marco vive num mundo só dele… Marco não sejas tão obcecado, e deixa de provocar os leitores do Pplware pois isso não te está a levar a lado nenhum.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Há guerra porque há pessoas do teu nível.

      3. Avatar de ARG
        ARG

        Por isso é que eu fugi do Android… Ou se tem Nexus e aí sim a coisa fica a par da Apple. Ou então se tiveres um xingliping seja de que marca for… E garanto que a probabilidade de te sair o Totoloto fica bem maior que receberes alguma atualização do SO… Mas também não tenho IOS… Tenho Windows Phone… 🙂
        Muito contente por sinal… Mas não ando com uma placa nas gaitas a impingi-lo a toda a gente… :-p

      4. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Este marco deve ser uma dessas personagens que andam por ai sempre a mudar o nome.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          É mais um gerador de cliques e de comentários, muda de nome e faz comentários absurdos contra android e/ou iOS e a malta cai no engodo de responder. Pergunto-me a quem é sera conveniente.

          1. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            Por alguma razão a moderação não faz nada. :/

          2. Avatar de Só um gajo
            Só um gajo

            Há umas horas eu respondi-te a dizer para quem era conveniente, mas aparentemente os visados censuraram a resposta…

          3. Avatar de dajosova
            dajosova

            Nuno e “Só um gajo”

            pf podem contactar-me pelo Hangouts

            (meu nick + gmail.com)

            Tenho umas dúvidas que gostaria de esclarecer convosco. Obg

      5. Avatar de Ocram
        Ocram

        Benchmarks são tudo hoje em dia parece a guerra dos bits das consolas. O desempenho conta muito mas também contam outras coisas tipo preços e a melhor não preciso pagar por todos os aplicativos. 1,79€ pelo Pou por exemplo que roubo mas se não tivesse preço não prestava porque isso é Apple.

        Apple Slogan: “Quanto mais caro é, melhor é o produto!”

        Para quê oferecer boas specs logo de 1 vez para os nossos clientes comprarem um telemóvel para uns 4 anos se eles podem pagar 1 novo por ano para terem algo ligeiramente melhor.

        Não estou a dizer que os Android e os Windows Phone entre outros têm uma excelente política mas pelo menos a ideia low-cost deles não é 400€.

      6. Avatar de hugo
        hugo

        Lol Marco os Android ganham em benchmark,soporte tem bastante os motorola os nexus e HTC e os gpe,as apps no iPhone a apps ke n valem nd e são quase todas pagas ms ok aja dinheiro.no Android tens MT + apps gratuitas e podes sacar da NET todos os jogos ke kiseres ,podes modificar o sistema e a aparência.

      7. Avatar de DrHouse
        DrHouse

        Sabe que a muita gente que vive na Coreia do Norte contra a sua própria vontade, outras como você não conhecem o exterior e acreditam que aquilo é o melhor para eles.

      8. Avatar de Pedro
        Pedro

        Agora finalmente cheguei à conclusão de que estás mesmo a ser irónico e há aqui gente a chatear-se para nada. hahaha. Mas já agora, mau era se a apple não desse suporte com o balúrdio que esses equipamentos custam. E mesmo assim às vezes não fazem o que dizem nas letras pequenas (mas isso é no geral, pois se qualquer empresa puder fugir à garantia é mais que lógico que o faz).

  4. Avatar de Alex
    Alex

    A Google que vá ensinar as marcas a fazerem updates, é a melhor solução para não perderem utilizadores!!

    E não venham cá com a porcaria das ROM’s não oficiais que são uma bela treta.

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Por acaso neste ponto concordo…. O calcanhar de Aquiles nos smartphones que usam o SO Android é mesmo a má política das atualizações…. Para quê existir a última versão do Android se as marcas não atualizam em tempo útil os aparelhos. Preferem lançar novos terminais….

    2. Avatar de (The???Riddler)
      (The???Riddler)

      é verdade, e o pior é quando sabemos que noutros países há atualizações e para nós nada. É por isso que eu antes de comprar um android novo eu verifico se o software foi acabado de lançar para ter pelo menos 1 ano de software recente. talvez opte pelo nexus 5 se baixar de preço, o 6 é muito caro e grande para mim 5 polegadas chegam bem e pode ser que atualize mais 1 ou 2 vezes se não talvez o moto g (2nd gen) já que esse também costumam atualizar.
      a google não pode obrigar as marcas a atualizarem, eles fazem o melhor que podem com as google play edition, nexus e android one (além da motorola que se não me engano é deles daí terem as atualizações que têm).

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      A Google já anda a fazer isso. Devido a diversas iniciativas (Android One sendo um deles) os chipmakers têm de actualizar basicamente tudo até x dias após o lançamento, e para se ter uma ideia isso tem impacto num chipmaker que é um dos que mais SOC’s fazia para smartphones: a Mediatek. Antes lançava os drivers e código fonte inicial quando lançava o SOC e depois era esquecer…. agora tem lançado o código fonte e os drivers pois ou faz isso ou fica de fora do Android One. E ROMs não oficiais são uma bela treta? CyanogenMod, só como exemplo, discordará contigo (e refiro-me às não oficiais da CyanogenMod, às feitas pelas comunidades que usam os devices, seja ele qual for pois à cabeça a Cyanogen suporta muito poucos devices oficialmente).

  5. Avatar de Samuel
    Samuel

    Boa, deixo aqui uma pergunta, tenho MBP15 porque pra mim a Apple em portateis é a melhor e tenho um Samsung S5, não gosto dos IPhones e da pouca liberdade que tenho num IPhone, como utilizador e como programador, e gostaria de saber se é possivel ter notificações no MBP de sms, emails, … do S5?
    Obrigado e continuem o otimo trabalho.

    1. Avatar de José Pedro
      José Pedro

      PushBullet

  6. Avatar de João P
    João P

    Parece-me uma notícia (e um serviço) sem grande utilidade… Não consigo identificar uma única razão que faça um utilizador iPhone passar a usar, no seu equipamento, o OS Android… Não consigo mesmo… mas deve ser falha minha!

  7. Avatar de Full
    Full

    “A Google também ensina como mudar do iOS para o Android”

    Deus ma livre LOOOL Andei eu a fugir deles… so espero nunca mais cair novamente kkk

    Foge de Droid!

    1. Avatar de hugo
      hugo

      E já agora no Android a linha nexus e GPE e motorola recebem atualização a Apple todos recebem o msm ms mts vezes vem cm bugs.

  8. Avatar de hugo
    hugo

    A Apple ke fuja ke tem medo de levar outra trinca

  9. Avatar de RF
    RF

    Mudar de Windows Phone para Android ainda acredito que haja muitos que queiram.. agora de iOS para Android o percentual deverá ser muitooo menor!! Mas lá está.. isto é apenas uma estratégia de Marketing, já que a Apple lançou o guia deles a Android também tinha que lançar ao contraio.. quem fica a ganhar são os utilizadores!

    1. Avatar de Liberal da cerca
      Liberal da cerca

      Não. quem fica a ganhar são as marcas, porque a malta deixa de comprar na app store e passa a comprar na google play e vice-versa… e aqui os embrulhos que paguem.

      Isto não tira o mérito e brilhantismo do meu iPhone 6. Já agora, gosto muitos dos equipamentos e serviços da google, mas não consigo trocar a harmonia do ecosistema apple (para além disso, os serviços google existem todos no iOS, pelo que não vejo necessidade nenhuma do Android).

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      “apenas uma estratégia de Marketing, já que a Apple lançou o guia deles a Android também tinha que lançar ao contraio”
      Há um ano atrás um sr. com o nome de Eric Schmidt (presidente da Google) decidiu lançar um guia de como passar do iPhone para Android…

  10. Avatar de Andrey Oliveira
    Andrey Oliveira

    “qualquer utilizador de iOS e em particular do iPhone pode passar para um dispositivo Android sem perder qualquer dado”

    Então é melhor do que trocar de Android pra Android, por que quando “restaura as configurações de fábrica”, que na maioria das vezes se faz necessário quando se faz upgrade do SO em aparelhos não-nexus, principalmente motorola, ou migra-se para um novo aparelho, os SMS e o progresso na maioria dos jogos são tudo perdido.

    Se quiser garantir tudo isso, tem que ignorar a garantia, fazer root e usar um programa de backup.

  11. Avatar de Diogo Jesus
    Diogo Jesus

    Finalmente vai compensar comprar um iphone 😉

  12. Avatar de João Terra
    João Terra

    Cada qual com os seus gostos. Eu tenho Android e estou bastante contente com ele, apesar de alguns leg´s que o proprio sistema tem.
    Estou tão habituado ao Android que não o trocava por nada

  13. Avatar de Britolandia
    Britolandia

    Não há uma única semana que o PPLWARE não incentive à guerra entre os fans do Android com os fans do IOS.
    Sejam inovadores. Já cansa. É sempre a mesma coisa. Android é melhor. Não IOS é melhor. Não …
    cada um que utilize o que quiser. O dinheiro é de cada um e podem gastá-lo como bem entenderem. Comprem os 2 ou não comprem nenhum.

    Continuem com artigos de programação. Isso sim, sempre é didático.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas isso está na cabeça de cada um dos que fazem essa treta de “guerra” que dizes, porque quem desenvolve essa informação são as marcas e nós só damos a conhecer. Se as pessoas acham que cada marca/dispositivo é um clube 🙂 isso é lá com elas.

      Até na programação, se fores ver, uns gostam mais de uma linguagem e outros de outra. E mais, só as mentes adormecidas, atónitas, que em vez de absorver a informação a usam para arremessar em vez de aproveitar 🙂

      Pensa nisso.

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        tens toda a razão, mas o PPLWARE devia monitorizar melhor certos comentários de gente que só vem pra aliemntar o seu ego e ofender outros que aqui andam a dar as sua opiniões apenas.

        E que muitas das vezes retiram coentários que por vezes são menos inofensivos que certos que aqui andam…. afinal a monitorização parece que vai mais com a cara de uns do que outros.

        Todos nós temos direito a comentar e dar opiniões, mas temos de saber separar as ovelhas negras do grupo.
        Sejam mais justos do que injustos na monitorização.

        1. Avatar de Vítor M.

          É verdade, e dito da forma como o dizes até parece fácil…. parece apenas, por moderar mais de mil comentários por dia só parece fácil sabes, é que são mais de 24 mil artigos passíveis de comentários aqui no pplware, depois o kids.pplware.com, o forum.pplware.com, o usados.pplware.sapo.pt e o empresashoje.pt 🙂 e além disso há os mais de 60 mil seguidores que nas redes sociais têm comentários também 🙂

          Aposto que já não te parece tão fácil pois não? 😉

          Mas ainda há mais, o Grupo Pplware tem ainda mais serviços administrados pela mesma equipa de pessoas… 🙂

          Isso da cara é interpretação tua, cada um tem uma opinião e para nós são todos iguais, todos importantes e são todos fantásticos. Contamos com todos os que fazem parte do que chamamos de estrutura de edificação, os que não estão cá para isso… a porta é a serventia da casa e são esses que teremos sempre de os acompanhar à porta e até dar um empurrãozito para irem à vidinha, há gente boa que quer partilhar conhecimento sem ser incomodada e ao longo dos tempos temos feito o que temos de fazer.

          Mas acredita… não é fácil meu caro.

          1. Avatar de Rui C
            Rui C

            Se o volume de trabalho é grande, então contratem mais pessoas para ajudar no fluxo.

            Simples não é?

            🙂

          2. Avatar de Vítor M.

            Dito dessa forma 🙂 parece de facto 😉 Mas não, não é nada assim simples.

          3. Avatar de cartoon
            cartoon

            Vitor, são tão iguais que a maioria dos meus comentários não é moderada e desaparece…

          4. Avatar de Vítor M.

            Isso é mentira. Tu tens cerca de 500 comentários aprovados. Bons comentários, muitos deles excelentes diálogos e até boas dicas. Depois provavelmente, até porque a moderação é feita com apertadas regras, se tiveste algum moderado poderia ser trollice, spam, devaneios descontextualizados e provocadores que não estão dentro das regras e, numa dada altura, resultante de um problema da nossa varnish que até foste tu que inicialmente deste conta e que só mais tarde demos nós conta.

            Fora isso, não sei do que falas, os teus cerca de 500 comentários falam por ti e suportam o que digo. 🙂 Mas é sempre óptimo ter-te por cá.

            Abraço.

          5. Avatar de Vítor M.

            @cartoon o teu nick e IP, com tanto Spam que estás a fazer, já está registado no spaminator e de lá não sai mais.

            É moderado manualmente. Vê se fazes comentários construtivos 😉

  14. Avatar de bizugodaterra
    bizugodaterra

    Por acaso ate gosto deste novo iphone que saiu,se eventualmente tive se um mudaria para android,sem margem de duvidas..
    Gostos são gostos…

  15. Avatar de Diogo Aleixo
    Diogo Aleixo

    Se não fosse o IOS já não tinha iphone. Portanto da minha parte, perderam tempo a ensinar a mudar o sistema. Façam o contrário que troco logo de smartphone.

  16. Avatar de Helder
    Helder

    No que e’ que isto altera a performance do iPhone? Por exemplo, num iPhone 4? Ficaria ainda mais lento (comparativamente ao iOS7) ?

  17. Avatar de cartoon
    cartoon

    Ok, Vitor. O que não interessa, não é construtivo, já percebi tudo… Tudo bem, adeus Cartoon. Vou criar um outro mail, nick e Avatar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Faz isso, até porque, como te falei, tanto spam que já criaste com o teu IP (esses e outros testes que fizeste) que o spaminator colou já esse nick na blacklist. Mas vamos lá na mesma aprovar, dá é mais trabalho. E sim, gostamos é de comentários críticos aos assuntos, não a nós, até porque o que está em causa sempre são os assuntos, a nós não nos conheces de lugar algum, não podes tecer criticas ou julgar quem não conheces, assim como não o fazemos a qualquer dos nosso leitores.

      Abraço.

  18. Avatar de cartoon
    cartoon

    Boa teoria, Vitor, mas na prática não é assim. Quantas indiretas e mesmo diretas tuas e de outros membros da vossa equipa já li aqui tantas vezes. Mas não interessa, não estou para me chatear com isso. Ainda há pouco te dei um bom exemplo de um comentário teu que depois levou por tabela, mas pelos vistos achas isso normal. Quanto ao meu spam, deve ser certamente anedota, mas enfim. Amigos na mesma.

    1. Avatar de Vítor M.

      São opiniões. O que é escrito pode ter um impacto do outro lado completamente diferente. Tu, por exemplo, dá aspecto que levas tudo como se fosse uma ofensa, 🙂 e não tem nada a ver. As directas ou indirectas, como referes, nunca são nada disso, são apenas opiniões, respostas, diálogo, sempre na paz… do outro lado é que interpretam como “directas e indirectas” 🙂 que podemos nós fazer?

      O Spam.. sim ainda hoje vários “nicks” colocaste com o teu IP…