odrive – Todos os serviços cloud numa única janela do OSX

8 Comentários

Os serviços Cloud são os nossos repositórios de ficheiros espalhados na Internet. Poucos são os utilizadores que se limitam a ter apenas um a configurado e em utilização, sendo a distribuição muitas vezes feita em função das características especiais de cada um.

O que não existe de forma fácil é uma interface onde possamos ter acesso pleno e unificado a esses ficheiros que temos guardados nos diferentes serviços.

Mas a ferramenta que agora surgiu para Mac, o odrive, consegue dar aos utilizadores um ponto central para gestão e acesso, integrado com o OSX de forma plena.

odrive_1


Com o odrive os utilizadores podem ter nas suas máquinas o acesso aos ficheiros que têm em cada um dos diferentes serviços Cloud suportados, sendo estes organizados de forma simples e lógica.

Neste momento, e porque o odrive está ainda em beta são suportados apenas o Dropbox, o Box, o Facebook, o Instagram, o Google Drive, o Gmail e o OneDrive, entre outros menos conhecidos.

Alguns desses serviços, como o Google Drive e o Dropbox, têm a capacidade de, através do odrive fazer uma sincronização bi-direccional directamente via odrive.

O odrive usa ainda algumas tecnologias que permitem não sobrecarregar o disco do utilizador, sendo os ficheiros com mais de 10MB apenas descarregados quando o utilizador clica no mesmo.

odrive_2

O acesso e a adição de novos serviços é feita no painel de controlo que o onedrive tem alojado na barra de menus do OSX. Ai podem rapidamente aceder a cada uma das pastas dos serviços configurados ou escolher da lista de serviços disponibilizados os que quiserem adicionar.

A parte mais interessante do odrive é que está perfeitamente integrado com o Finder do Mac e por isso a utilização será igual à de qualquer outra pasta ou zona do disco.

Basta navegar para a pasta que o odrive cria, e que está acessível na barra de atalhos do Finder, e vão encontrar aí o caminho para cada um dos serviços.

odrive_3

Ainda não existe forma de fazer partilha de links para os ficheiros ou pastas para todos os serviços, mas a equipa que desenvolve o odrive está a tratar desse ponto importante e em breve será disponibilizado.

Com o odrive deixa de ser necessário que os utilizadores tenham presentes os normais clientes de sincronização, que insistem em usar pastas específicas ou sem qualquer controlo do que é sincronizado e quando é sincronizado.

Por outro lado a integração com o Finder do OSX deixa ao utilizador a facilidade de usar uma interface que conhece bem.

Toda a segurança está garantida uma vez que os ficheiros não circulam pelos servidores do odrive, sendo a comunicação sempre feita entre o cliente local e o serviço a que pretende aceder.

O odrive vai, segundo os seus criadores, crescer e tornar-se numa ferramenta multi-plataforma. Para já está apenas disponível para o OSX, onde mostra que dá bem conta da tarefa a que se propõem.

Se precisam de uma solução para unificar o acesso aos vossos serviços Cloud e aos ficheiros que lá têm dentro então o odrive é uma ferramenta a ter em conta.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OSX
Download: odrive
Homepage: odrive

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Cipriano
    Marco Cipriano

    Façam um artigo / tutorial sobre iCloud Drive

    1. Avatar de Marco
      Marco

      dont feed the troll

  2. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Tem versão Windows também

  3. Avatar de Rui Batista
    Rui Batista

    mas ninguem conhece o http://www.atmosphere.pt ??? é exactamente a mesma coisa, mas tuga…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não suporta Onedrive, portanto (infelizmente) não é a mesma coisa.

  4. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Pois, existe também para Windows.

    Contudo, não a consegui meter a funcionar (tentei numa máquina virtual e no SO do próprio computador). O cliente não inicia sequer.

    Resta testar no Mac.

    1. Avatar de Nobre Luso
      Nobre Luso

      Para MAC? Eu já instalei no Windows 8.1 e funciona perfeitamente!!!
      Estranho que se refira apenas que funciona no MAC, pois é mentira!

  5. Avatar de ruirego