IE-Tab para Opera

12 Comentários

Escrito por Alexandre para o Pplware
Como utilizador do Opera deparo-me com diversos problemas ao abrir websites que se encontram especialmente desenhados para o Internet Explorer.

Depois de algumas pesquisas, vou ensinar de uma maneira muito simplificada, como criar uma “extensão” semelhante ao ie-tab para este Browser. Este tutorial vai ter como base o Opera 10.00 Beta 2.


Como primeiro passo (no fundo é este o segredo deste guia), temos de fazer o download de um pequeno plugin de seu  nome Neptune Plugin (cerca de 140 kb), tendo atenção que para fazer o respectivo download o utilizador é “obrigado” a fazer um pequeno registo na página principal do projecto.

neptunepp

Depois do download feito e do respectivo executável instalado, vamos até a pasta onde se encontra o plugin (Programas\MeadCo Neptune) e copiamos o ficheiro npmeadax.dll para a pasta “Plugins” do nosso Opera (por defeito em \Programas\Opera 10 Beta\program\plugins).

cortarplugin_small

De seguida acedemos à wiki do Opera e arrastamos o botão “View in IE” para o menu principal deste browser.

arrastar_small

Agora, é muito simples, sempre que quiserem navegar utilizando o motor do IE dentro do Opera só precisam de carregar no botão que adicionaram anteriormente.

testefinal_small

Homepage: Neptune

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de .q¹
    .q¹

    Por razões de segurança, desaconselho completamente a instalação deste plugin.
    Se precisarem de ver alguma página no IE, o Opera já dispõe de um comando no menu de contexto para abrir o browser.
    Funciona com qualquer browser que esteja instalado na pasta Programas.

  2. Avatar de R.
    R.

    Também uso o Opera desde (quase) sempre e uma das coisas que sempre me prendeu foi o baixo consumo e rapidez.
    Essa questão desde há algumas versões que o próprio Opera inclui a opção de abrir a respectiva página num outro browser que detecte ou mesmo programa instalado (ex. abrir no Word, em modo de código, no Excel).
    Neste sentido, dispenso bem plugins, que sobrecarreguem o Opera e tornem redundantes features incluidas de raíz. A questão da segurança será outro motivo.

  3. Avatar de Mast3rGhooosT
    Mast3rGhooosT

    Estranho? Opera respeita os standards, se as paginas não dão é por estarem desenvoldidas de forma incorrecta (http://www.w3.org/ contém as normas). Como por exemplo uma grande empresa, a Oracle têm um site no qual o Opera à uns meses (agora não sei como anda, já sairam novas versões do Opera) não dava para fazer autenticação, isto porque a página não estava validada.

    Por isso não vamos dizer que o internet exlorer é que é bom para ver determinados sites, como se os melhores browsers não tivessem boas qualidades.

    Aconselho vivamente a usarem mais de um browser. Apostem nos melhores e só para uma página ou outra é que usam os piores caso o vosso browser preferido não funcione bem.

    Bom apetite! :]

    1. Avatar de Shogun
      Shogun

      IE ROCKSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!

      Long Life to IE, the king 😀

      1. Avatar de killer
        killer

        Exactamente, nada serve o browser ter 100% no acidtest se a maioria dos sites não tem um mínimo de respeito pelas normas w3c.

        Sou um amador em linguagens viradas para a web, mas considero que , apesar do que disse, as normas w3c existem para ser uma linha orientadora. E, só para que conste, acho inadmissível uma empresa como a oracle ter problemas como tu descreves-te master.

        Em relação ao tutorial, bem uns podem achar útil outros nem por isso, mas qualquer das maneiras, agradecia que me dessem sugestões no que podia melhorar neste guia.

  4. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    O ie-tab no firefox dá-me um jeitaço enorme no trabalho!!

  5. Avatar de Satoshi
    Satoshi

    É desnecessário instalar este plug-in visto que o Opera traz funções nativas de disfarce de motores de outros browsers (Firefox e IE). 😉

    (Sou o André Torga. Agora passo a usar este nick. 😀 ;))

  6. Avatar de Olly
    Olly

    Por acaso, só não uso o Opera como o meu browser predefinido porque na maior parte dos sites que uso regularmente ele dá-me “problemas”.

    🙁

  7. Avatar de Vitor Oliveira

    Sem usar este plugin (ou mesmo a usá-lo porque para a tarefa que eu quero não funciona) consigo postar imagens e derivados na plataforma de blogs do sapo?

    1. Avatar de killer
      killer

      Vitor: Muito sinceramente, todas as tarefas rotineiras que preciso fazer com este plugin ele cumpre na perfeição….penso que nesse caso especifico também não ira dar problemas mas é uma questão de tentares!

  8. Avatar de OMG
    OMG

    Penso que melhor que “View in IE” é o “Open Page in…” IE, FF, etc. Que uso desde que passei a usar o Opera, pois na altura eram muitas mais as paginas que estavam apenas “optimizadas” para o Internet Explorer.

    Um à parte para utilizadores do Opera 10.
    Alguma vez vos aconteceu perderem as definicoes no Opera 10? É que a mim já me aconteceu isso umas duas vezes em maquinas diferentes. Ate mesmo a barra pessoal desapareceu do sitio. Não sei se foi algum programa que usei ou se era alguma coisa que o Opera 10 Alpha tinha tipo Bug.