Painéis solares estão a ser instalados de forma errada

166 Comentários

Atualmente, as energias renováveis, e em concreto a energia solar, são uma aposta na produção de energia elétrica a nível mundial. No entanto, coloca-se uma questão, estarão os técnicos a instalar os painéis solares corretamente?

paineis_solares2


Se está a pensar que os painéis solares deveriam estar virados para sul, para que consigam capturar mais luz solar e consequentemente produzir mais energia, o seu pensamento está completamente correto. Contudo, os especialistas solares afirmam que os painéis no seu telhado devem ser instalados virados para Oeste. Neste momento está a perguntar-se, então porque é que os especialistas não viram os painéis solares para Sul?

Segundo o New York Times, a electricidade não é toda criada da mesma forma. Sendo que o período em que existe uma maior procura de energia, é durante a tarde. Esta procura intensifica-se principalmente durante as tardes de verão, quando as pessoas normalmente ligam o ar-condicionado devido ao grande calor que se faz sentir. No entanto, os painéis virados para Sul absorvem a maior parte da energia durante a manhã e o meio-dia. Se virar os seus painéis solares para Oeste a sua produção de eletricidade irá passar a coincidir com a nossa procura de eletricidade.

Se os painéis não conseguem lidar com esses picos de energia, temos de confiar noutras fontes mais flexíveis de energia, os bem conhecidos combustíveis fosseis. Ironicamente, a instalação errada dos painéis solares pode realmente ser muito importante, pois mantém sempre o nosso amigo gás natural por perto.

paineis_solares

Mas então porque é que os especialistas continuam a fazer essas instalações de forma incorreta?

Os proprietários de painéis solares são pagos pela quantidade de eletricidade que produzem, tendo logo todo o incentivo para maximizar essa produção de energia, mesmo que isso não vá de encontro ao pretendido por um sistema superior.

Na verdade, é conhecido na indústria de energia solar que virar os painéis para Oeste é melhor para a rede como um todo. Um estudo realizado em Austin, durante o ano passado, descobriu que casas com sistemas solares virados para Oeste atraíram menos 65 por centro de electricidade durante o pico do Verão comparando com 54 sistemas voltados para Sul.

Multiplique agora estes resultados por milhares de casas, e veja quanto a carga sobre a rede elétrica poderia reduzir.

Um relatório da Califórnia Public Utilities Comission concluiu também em 2010 que os painéis virados para Oeste são melhores para reduzir a tensão da rede.

“Sometimes the price goes to zero. Oddly, it can go even lower. When demand is very low in the middle of the night and the wind is blowing hard, there may be too much electricity on the system and grid operators will charge generators that want to add more.”

É fácil pensar em instalar painéis solares, reduzindo assim as dependências da rede, mas, na verdade, tudo é um grande sistema obscenamente interligado. Sendo este um assunto muito controverso, podemos questionar de quem será realmente o interesse em que os proprietários de painéis solares não maximizem as suas potencialidades?

Comentários

166

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toninho
    Toninho

    o que me faz confusão é o preço excessivo dos painéis.

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      já não são assim tão caros..
      os paineis de 100w estão a rondar os 100€
      claro que quanto mais concorrência no fabrico e quanto mais uso lhes derem, mais o preço vai baixar

      1. Avatar de Aljubarrota
        Aljubarrota

        Onde é que se arranja painéis de 100W por 100 euros?

        1. Avatar de miguel
          miguel

          arranjas painéis de 100W por 100€ e depois dizes ha passado 1 ano perdeu 60% do rendimento.

          queres comprar bom e barato… made in china (de 5º categoria)
          e depois queixas-te

          140W um bom painel, pagas na boa 400/500€

          1. Avatar de Aljubarrota
            Aljubarrota

            É que nem se arranja,se houvesse comprava mesmo que perca os 60%.

        2. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          no ebay..
          http://www.ebay.com/itm/100Watt-Solarpanel-Solarmodul-12V-12-Volt-MONOKRISTALLIN-Solar-100W-/300648568678?pt=Solaranlagen&hash=item46000d1766

          já mandei vir um de 50w desta loja e funciona perfeitamente
          sao paineis solares monocristalinos logo tem grandes vantagens, por exemplo ocupam menos espaço que os policristalinos (aqueles na imagem do topico)
          acho que é made in germany já que vem de lá (em 1 semana)
          ahh! e nao se preocupem que isto dura 20, 25 anos

          nos paineis de 100w fica a 114€ no primeiro e a partir do segundo 94.9€ unidade no mesmo transporte
          2921 vendidos até agora

          1. Avatar de M.Lagoa
            M.Lagoa

            o tempo estimado de duração de um painel(sem perder muito rendimento) ronda os 10, 15 anos.

          2. Avatar de Alex
            Alex

            E as alfadegas? nao acaba de pagar muito? (eu so tenho comprado na uk)

          3. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            nao, se vem da alemanha, nao passa pela alfandega

          4. Avatar de Filipe
            Filipe

            Quero comprar 10qual e o preco

      2. Avatar de RM37
        RM37

        Isso é mentira…
        Já é possível conseguir um painél de grande qualidade (LG – 25 anos garantia de produção a 80%) de 250W por 300€.
        Melhor, já se conseguem kits para autoconsumo por 500€ c/ painéis, estrutura e inversor… Têm que se informar melhor… Ou falar comigo Eheheh

        1. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          muito bem, vou me lembrar disso no futuro..

        2. Avatar de Ricardo Gaio
          Ricardo Gaio

          Já agora, qual o teu contacto?
          Podes responder para aqui: G A N R @ S A P O . PT

          1. Avatar de Rafael Moreira
            Rafael Moreira

            Enviado e-mail.

            Cumps,

        3. Avatar de Oscar Marques
          Oscar Marques

          +1 interessado
          oscarmarques at g m a i l
          thanks

          1. Avatar de Rafael Moreira
            Rafael Moreira

            E-mail enviado.

            Cumps

          2. Avatar de manuel
            manuel

            manda informações, p.f.

        4. Avatar de pedro mota
          pedro mota

          tb quero saber pormenores.

          pedromota.tw at sapo.pt

          1. Avatar de Rafael Moreira
            Rafael Moreira

            E-mail enviado.

        5. Avatar de Paulo
          Paulo

          +1
          manda informações, p.f.
          pmocb @ hotmail.com

          1. Avatar de Rafael Moreira
            Rafael Moreira

            E-mail enviado

        6. Avatar de manuel carvalho
          manuel carvalho

          gostaria de ter mais informação:
          para autoconsumo. obrigado

          1. Avatar de Rafael Moreira
            Rafael Moreira

            Boa noite,

            Deixe ficar o seu contacto para podermos falar.

            Cumps

        7. Avatar de PLS
          PLS

          Boas,

          Podes mandar mais info para 1tyian7 at gmail

          Obrigado

          1. Avatar de Rafael Moreira
            Rafael Moreira

            E-mail enviado

        8. Avatar de Telmo capelo
          Telmo capelo

          Eu também estou interessado o meu é capelo1976@gmail.com

        9. Avatar de Alc
          Alc

          Manda-me tb! a l c _ p f r @ h o t m a i l . c o m

        10. Avatar de João Miguel
          João Miguel

          podes enviar tambem informação para mim?
          jmoutao@esdrm.ipsantarem.pt

        11. Avatar de Filipe Silva
          Filipe Silva

          RM37,

          É possivel enviar informação para o meu email por favor.

          Necessito de saber quanto custam os paines, com kit completo, por favor.

          Pode ser tipo 500 watt hora ou 1000 watt hora.

          Obrigado.

          cfrs.silva@gmail.com

        12. Avatar de Manuel Vieira
          Manuel Vieira

          Gostaria que me enviasse preços de kit (baratos como referiu no fórum) para auto consumo a partir de energia solar.
          Tenho alguma urgência. É você que comercializa?
          Obrigado, Manuel

          1. Avatar de Rafael Moreira
            Rafael Moreira

            Para esse fim preciso que me faça chegar por favor o seu email.

            Melhores cumprimentos,
            Rafael Moreira

        13. Avatar de N.Lopes
          N.Lopes

          Tenho lido os comentários e ando para decidir optar pelas instalação dos paineis da edp. Posso pedir-lhe informação adicional?
          Obrigado

          1. Avatar de Rafael Moreira
            Rafael Moreira

            Sim, não há qualquer problema.
            Por favor retire o meu e-mail do final deste artigo da minha autoria:
            https://pplware.sitedev.pt/informacao/sabia-que-ja-e-possivel-produzir-a-sua-propria-energia-eletrica/#comments
            Se preferir deixe ficar aqui o seu email e eu entro em contacto.

            Melhores cumprimentos,
            Rafael Moreira

        14. Avatar de orlando lopes
          orlando lopes

          Encontrei varias conversas suas por acaso comercializa ou monta paineis solares gostaria de um orçamento pra 2 paineis pelos preços que tenho visto neste chat parecem mais de acordo com a verdade.

          Cumprimentos

          Nota:Não gosto de ser enganado pois se vir boa proposta assim que tiver feito o trabalho pago na hora.
          nada de de receber antes e fazer depois.

          1. Avatar de Rafael Moreira
            Rafael Moreira

            Bom dia,

            Envie e-mail para rafael.ja.moreira at gmail.com com a info pretendida.
            Obrigado.

        15. Avatar de Vitor
          Vitor

          Gostava de saber mais sobre os painéis
          Obg

        16. Avatar de JC
          JC

          Gostava de receber mais informações.
          Agradeço desde já.

        17. Avatar de JC
          JC

          Agradeço envio de + inf. para o mail joalco62@gmail.com

          Obg

        18. Avatar de Pedro
          Pedro

          Pedia pormenores, obrigado

        19. Avatar de Manuel Barbosa
          Manuel Barbosa

          Boa tarde.
          Já agora pode ff de mandar mais informação sobre os kits?
          Obrigado

        20. Avatar de Francisca Cruz
          Francisca Cruz

          è possivel enviar-me informação sobre paineis solares, nomeadamente, valores, montagem, etc
          Obrigado
          Francisca Cruz

        21. Avatar de Einsteins
          Einsteins

          Pretendo um Kit com inversor e baterias para me dar autonomia de 3 a 4 dias.

          Obrigado

        22. Avatar de Neide
          Neide

          olá
          Podes enviar informações sobre painéis de autoconsumo por favor.
          neisuazy@gmail.com

          Obrigada

        23. Avatar de fernando miranda
          fernando miranda

          Boas pode enviar-me o seu mail para podere-mos conversar sodre os painéis ( kits de autoconsumo)
          Obrigado

        24. Avatar de Delfim
          Delfim

          Estou interessado. Meu contacto delfim_roddrigues@sapo.pt

        25. Avatar de Valerio Vaz
          Valerio Vaz

          pode enviar mais informações? v a ler io at focus media . pt

        26. Avatar de Fernando Jesus
          Fernando Jesus

          Envie informações sobre sistema de autoconsumo, preços e o que é preciso.

        27. Avatar de Manuel Pacheco
          Manuel Pacheco

          Gostava de receber mais informações.
          Agradeço desde já.
          manuelpach@gmail.com

        28. Avatar de Pedro Costa
          Pedro Costa

          gostava de ter mais informações, estou interessado em colocar paineis fotovoltaicos.

          pedro4costa@hotmail.com

          Obrigado

        29. Avatar de Coimbra
          Coimbra

          Vamos a isso. Tb estou interessado
          Meu e-mail: lcoimbramarques@gmail.com

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Só tenho uma questão, este mesmo estudo aplica-se a Portugal?
    Tudo bem que estamos acima do equador e que em principio aplica-se as mesma regras, mas a pergunta mantém-se.

    1. Avatar de DJMartins
      DJMartins

      Não sei como funciona o sistema nos EU, mas em Portugal em principio este artigo não se aplica! Isto porque em Portugal é Raro e com pouco interesse ter os Fotovoltaiscos “Desligados” da rede da REN, isto porque teriamos de ter acumuladores (caros) para acumular a energia que produzimos durante o dia, e por outro lado nao iriamos injectar energia na rede (onde existe bonificação por a energia ser criada via renovavel), como tal em Portugal existe um maior beneficio em ter os fotovoltaicos virados a Sul, pois embora nao estejamos em casa no pico de maior produção de electrcidade durante o dia, estamos a injectar a mesma na rede (com bonus) onde podemos reduzir a necessidade de energias fosseis para as (empresas por exemplo) e ao fim do dia quando regressamos as nossas casas não estamos a utilizar tanta energia dos nossos paineis, mas como o pico de consumo das empresas tambem já baixou é provavel que a energia que nos vai chegar sera tambem ela renovavel (hidrica ou eolica). Por isso e para terminar, o nossa aplicação virada a Sul esta correcta pois assim é que aumentamos a produção de energia durante o dia (e nao so ao fim do dia) e reduzimos a necessidade de combustiveis fosseis.

      1. Avatar de Vasquinho
        Vasquinho

        Só escreveste disparates. E olha que são mesmo muitos.

        1. Avatar de Renato
          Renato

          e diz isso com que fundamento? é so chico espertos na internet

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Em relação ao seu comentario, acho que vc so pensa que os paineis solares serão instalados numa cidade. Suponha que os mesmo podem ser instalados nun local onde nao existe qq tipo de rede electrica . Então ai ha que pensar em colocar acumuladores.

      3. Avatar de M.Lagoa
        M.Lagoa

        +1
        Completamente de acordo, alem que o interesse é a maior produção. a orientação a oeste só iria beneficiar os distribuidores, e não o produtor. pois não teriam de nas oras de maior procura ter de ligar novas centrais.

      4. Avatar de artur tavares
        artur tavares

        Totalmente correto.Tenho 20 paineis foto-voltaicos virados a Sul e é vendida a produção á Ren,que por sua vez nos fornece a que precisamos.Já foi há uns anos,pelo que nessa altura,pagávam-nos 4 vezes mais durante um certo tempo,depois duas vezes mais e agora é ela por ela e mesmo assim ainda rende cerca de 200 euros mês.Creio no entanto que esse esquema de estímulo já terá acabado há algm tempo.

    2. Avatar de francisco
      francisco

      o estudo não se aplica ao modelo em vigor em Portugal.
      já tinha lido o artigo original há uns meses e investiguei sobre o assunto e, pelo que apurei, em Portugal os contratos de compra de electricidade aos produtores particulares são feitos em função da quantidade produzida, independentemente da necessidade da rede.
      ou seja, o valor pago é sempre o mesmo quer se seja o único ou haja mais 1 milhão de produtores a fornecer energia à rede aquela hora.

      1. Avatar de Vítor M.

        Provavelmente tens razão. É neste tema gostaria até de desenvolver mais com alguém entendido, contudo é pelo que tenho lido e ouvido falar de pessoas que ‘produzem’ este tipo de electricidade, o modelo de negócio está a mudar, embora, como disse, não percebo em que aspectos em concreto.

        Agora, como sabemos, muitos dos nossos modelos acabam por seguir os modelos americanos e, quem sabe, mais ano menos ano, este tipo dependeria não seja regulada da mesma forma que é nos EUA.

        Esta notícia abriu um pouco o leque á discussão e quem sabe deu início a outros artigos já mais adaptados á nossa realidade. Acho que seria muito interessante.

        1. Avatar de M.Lagoa
          M.Lagoa

          como referi num comentário acima, a orientação a oeste só iria beneficiar os distribuidores, e não o produtor. pois não teriam de nas oras de maior procura ter de ligar novas centrais.
          o interesse é de maior % de energia proveniente de fontes renováveis, como tal, a maior vantagem será orientação a sul.
          se estivessem a falar de colectores solares, para a produção de AQS (Aguas Quentes Sanitárias) como tu consomes o que produzes, tem de ter em conta a que hora tem maior consumo, se tomares banho no inicio da tarde ou só ao fim do dia…
          como em portugal a produção de energia eléctrica é toda ela vendida e injectada na rede, o interesse é de maior produção.

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Salvo quem tem instalações com suportes rotativos, ha valores para a perca de intensidade solar consoante a incidência nos painéis?

        2. Avatar de Cristiano Alves
          Cristiano Alves

          “este tipo de electricidade”…
          Há vários tipos de electricidade?

          O topico tem duas considerações.
          A rentabilidade, e o beneficio comunitario.

          Agora vai de cada um e do seu egoismo, que no mundo actual é o que mais perdura.
          Tudo a olhar para o seu próprio umbigo, em vez do bem comum.

          1. Avatar de Vítor M.

            Cristiano Alves quando me referi a “este tipo de electricidade” e vem seguido do “produzem” quero, obviamente” referir-me ao elemento de produção. E penso que ficou explícito. Esta minha ressalva era escusada penso eu.

            Quanto ao tópico, mais uma vez o facto de abordarmos este assunto tem como finalidade um “bem comum”. O poder da informação é só por si uma arma a cada um poder tirar proveito do conhecimento.

            Espero ter ajudado Cristiano.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Muito provavelmente sim.

      A ideia do estudo é maximizar a produção durante a tarde, mesmo que à custa da produção durante o resto do dia. Em Portugal também está mais gente em escritórios com ar condicionado ligado à tarde do que de manhã.

      Pela mesma razão que à tarde faz mais calor.

      1. Avatar de M.Lagoa
        M.Lagoa

        errado, lê uns comentários mais acima.

    4. Avatar de Bahh
      Bahh

      Estava a pensar o mesmo.

      E quem não usa ar condicionado? (porque não o têm, ou porque não gosta)

    5. Avatar de Zé M
      Zé M

      Ia comentar sobre isso, e a resposta é: provavelmente não. Os perfis de consumo de energia electrica dependerão de país para país. Por isso em Portugal esta medida pode não ter efeito, pelos dados da REN:
      http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/InformacaoExploracao/Paginas/EstatisticaDiariaDiagrama.aspx

      Temos um consumo elevado a partir das 11-12h e um pico de consumo por volta das 20h (dados do dia 8-10-2014). Se virem os dados de um dia de verão, por exemplo 8-8-2014, voltamos a não ter um pico ao inicio da noite (hora a que os paineis já não produzem qualquer energia independente do lado para que estão virados).

      Outro dado que no meu entender é completamente falso: “os painéis virados para Sul absorvem a maior parte da energia durante a manhã e o meio-dia”. Isto É MENTIRA! Basta mais uma vez ir à página da REN:
      http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/InformacaoExploracao/Paginas/ED_PREs.aspx?Date=17-8-2014
      Do inicio do dia até ao meio dia a produção ronda os 1/3 da total (de um dia inteiro).

      Outro erro é este estudo ter em conta os efeitos nos picos do verão, quando a análise de uma instalação fotovoltáica deve ser analisada ao longo de um ano completo. Não faz sentido diemensionar-se o sistema para 2 meses do ano e ser ineficiente nos outros 10. A solução passará por sistema de armazenamento de energia electrica (baterias, bombagem nas baragens etc). Também se tem de ter em conta que actualmente os paineis solares têm uma influência neglegênciável no mix de energia (excepto na Alemanha), portanto este efeito de que eles falam é quase imperceptivel.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Levantas pontos interessantes, mas há outros pontos a ter em conta.
        Os painéis solares fotovoltaicos instalados nas casas só fornecem energia à casa (no máximo há rede local), de modo que tens que olhar para o consumo doméstico e não só para o consumo da rede eléctrica nacional.
        O facto é que este estudo tb não se deve aplicar bem à realidade Portuguesa. Este tipo de conclusão depende muito dos consumos típicos e dos problemas de produção nos picos de consumo, e isso varia de país para país pela localização geográfica, hábitos e pelas condições socio-económicas.
        Quanto ao Verão/Inverno, é provável que tenhas razão, mas do ponto de vista de quem gere a rede é possível que tenham piores problemas com os picos de consumo no Verão do que no Inverno!

        1. Avatar de Zé M
          Zé M

          “Os painéis solares fotovoltaicos instalados nas casas só fornecem energia à casa”

          Se isto fosse verdade então esses sistemas têm de ter uma bateria para armazenar a energia para os periodos em que não há sol (ou seja, o melhor é estarem virados a sul).Fornerecem à rede local é o mesmo que fornecerem ao país inteiro visto o sistema estar interligado (obviamente que estou a generalizar).
          No meu entender o estudo reflecte a utilização de sistemas fotovoltaicos ligados à rede.

          Quanto aos picos, sinceramente não sei em que altura do ano é pior. Sei sim o que tem acontecido na Alemanha com a enorme capacidade fotovoltaica que têm e o problema não é o relatado neste artigo.
          O que acontece é que quando vêm/vão nuvens os paineis podem estar a produzir à potênia máxima como no momento seguinte cairem para metade ou menos, esses picos de consumo ou excesso de energia são muito complicados de controlar, as outras fontes de energia têm dificuldade em amortecer estas mudanças bruscas de consumo. E este sim é um grande problema da energia PV.

        2. Avatar de M.Lagoa
          M.Lagoa

          Nunes, estas errado, em portugal a energia produzida nestas “centrais domesticas” não são consumidas em casa, são colocadas na rede, (rede essa que interliga não só o pais mas a Europa toda), e tu consomes a energia que esta na rede. só para teres uma ideia de porque vender e não a gastar, se a venderes não tem de a armazenar(os acumuladores são extremamente carros) e alem de isso tu vendes a energia mais cara que a compras, isto devido a esta energia como é proveniente de fontes renováveis tem diversos subsídios, para o intensivo à instalação.

          Ze M,
          não no exemplo do estudo estão a ser referidos painéis fixos, a maioria dos painéis instalados em portugal tem orientadores, fazendo com que estes tenham sempre a melhor orientação, isto aumenta cerca de 20% a produção, comparando quando estão sempre virados a Sul

      2. Avatar de José G
        José G

        Melhor comentário. A energia fotovoltaica produzida é injectada na rede (Microgeração) e tem um peso residual no mix de energético.Muito mais grave é a ausência de vento e a sua imprevisibilidade, o que faz variar em termos de GW a energia produzida nos parques eólicos. A energia eólica já tem um peso significativo no mix de energético. Muitas vezes a energia das eólicas produzida durante a noite não é consumida, é usada para bombear as albufeiras. Rentabilizar os parques eólicos, energia hidrica, etc, esse é o grande desafio da gestão da rede energética, com a implementação das chamadas smart grids, aí lida-se com GW, enquanto o fotovoltaico são alguns MW.

        1. Avatar de M.Lagoa
          M.Lagoa

          gostei, alguem a comentar, e a saber o que diz, não é como o que diz “Os painéis solares fotovoltaicos instalados nas casas só fornecem energia à casa (no máximo há rede local)”

          O grande problema da energia eléctrica é que não se pode armazenar(de forma barata), o que esta a ser gasto, esta no preciso momento a ser produzido.
          o aparecimento dos sistemas de bombagem invertida veio ajudar e muito a controlar a diferença entre o consumido/produzido, se esta diferença for muito grande a rede complemente vai a baixo, (pois existiria um excesso de energia reactiva, ou capacitiva na rede)
          com as barragem podemos “abrir mais ou menos a torneira” e mondar a energia produzida com a necessidade, por vezes é preferível bombear agua para a albufeira em vez de desligar uma grande central termoeléctrica (pois estas demoram muitas horas a entra em funcionamento)

          no link abaixo podemos ver que a REN faz sempre uma previsão de como vai ser o diagrama de cargas de todos os dias, e podemos ver como na realidade esta a ser.
          http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/InformacaoExploracao/Paginas/DiagramadeCargadaRNT.aspx

    6. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Ou eu não percebi bem o artigo ou foram vocês. Alguém me corrija se estiver errado.

      O estudo diz que quando visto de forma global é mais benefíco virar para oeste porque a maior procura de electricidade dá-se no final do dia. A essa hora é mais rentável, de um ponto de vista global, virar para oeste. Claro que para o produtor é mais rentável virado para o sul.

      Se realmente é assim, acho que esta questão poderia ser resolvida com tarifas vi-horários para incentivar os produtores. Mas isso é apenas uma ideia surgida em qualquer to lia o artigo de calhar não faz sentido, apesar que enquanto escrevo parecer-me fazer muito sentido.

      Claro que outra forma seria países motorizados. Não sei se a energia gasta compensará os ganhos, já para não falar em manutenção, facilidade de implementação, etc

      1. Avatar de M.Lagoa
        M.Lagoa

        um painel com seguidores tem um aumento em cerca de 20% de produção face a um sempre orientado a Sul.
        a única beneficie, no meu ponto de vista, e que estar produzir nas horas de maior procura, evita serem ligadas uma nova central eléctrica. No entanto,não acho que esta seja a melhor opção, mas sim os painéis virados a Sul (maior produção de “energia verde”)e um desvio de cargas, isto é evitar que estes picos de energia sejam tão elevados. estes picos acontecem, por diversas razoes, por exemplo, entre as 20h e as 21h, o motivo é que as pessoas estão a chegar a casa, ligar TV e fogões (eléctricos) para fazer o jantar, o aquecimento porque esta frio (ou o AC por estar calor) entre outros…

        acho que se a ideia da utilização de painéis solares é a produção de “energia verde”, então vamos virar a sul, onde estes produzem mais…

    7. Avatar de R. Freitas
      R. Freitas

      Para Portugal o estudo não se aplica. Para a latitude em que estamos, para maximizar o rendimento, os colectores têm de estar orientados para sul.

  3. Avatar de Tavares
    Tavares

    “…de quem será realmente o interesse em que os proprietários de painéis solares não maximizem as suas potencialidades?” Se realmente alguém ficar a ganhar com estes hipotéticos “erros” só consigo avistar os grandes fornecedores de energia…EDP,Galp Energia,Iberdrola,etc. No fundo o mesmo se passa no “reino” das telecomunicações…quem tem interesse no sistema de TDT que temos em Portugal? Quem “adora” os tarifários ilimitados…mas com limites de tráfego? Quem paga a determinadas organizações taxas de direitos de autor por uma “obra produzida”pelo próprio?? Enfim continuamos “cantando e rindo”…até um dia!! Tudo tem limites…

  4. Avatar de Ricardo Saraiva

    No titulo deveria estar Painéis solares fotovoltaicos.

    1. Avatar de Bahh
      Bahh

      Não, porque metiam a palavra “fotovoltaicos” e perdiam mais de metade das visitas eh eh SEO (Search Engine Optimization)… se não sabe o que é SEO veja: https://pplware.sitedev.pt/pessoal/seo-sabe-o-que-e-parte-1/

    2. Avatar de R. Freitas
      R. Freitas

      Uma coisa é um painel solar.
      Outra é um colector solar.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        O termo colector solar não é usado em portugal, mas sim no brasil. Nós por cá chamamos sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, que são formados por um conjunto de paineis solares térmicos e fotovoltaicos.

  5. Avatar de FC
    FC

    Meus caros este artigo não se aplica à realidade Portuguesa. O que se passa, principalmente na Califórnia é que durante o Verão existe um pico de consumo muito acentuado de carga (durante o dia) devido à utilização especialmente de ar condicionado. Ora uma elevada carga por parte dos consumidores, a aliar a uma produção alta de energia solar, tambem por parte dos consumidores, vai gerar situações de sobrecarga na rede devido a elevados transitos de potencias nas linhas. A rede americana, especialmente na Califórnia, encontra-se mal dimensionada e é pouco fiável para alimentar a quantidade de população que serve, daí a necessidade de melhor distribuir a carga durante o dia. Virar os paineis para oeste significa maior produção ao final da tarde, hora cujo demand de energia é mais baixo. Em Portugal isto nao se aplica, uma vez que a nossa rede se encontra mais bem preparada para cenários de pico de carga.

  6. Avatar de Vasquinho
    Vasquinho

    Meus caros. No hemisfério Norte os painéis devem estar virados para Sul com uma inclinação igual à latitude mais cerca de 5 graus devido ao facto da terra não ser uma “esfera” perfeita. No hemisfério Sul é o mesmo só que devem estar virados para Norte. No Equador a inclinação teórica devia ser zero, mas deve-se sempre deixar uma certa inclinação para quando chover lavar os painéis. Depois existem os painéis com seguidor solar de um ou dois eixos, mas isso é outra história e muitas vezes não compensa dado que só se pode vender à rede 2,4 MWh por cada kWp instalado e por ano. Com a nova resolução do Conselho de Ministros que regula o autoconsumo as coisas vão mudar um pouco em termos legislativos. Chega é de se pagar tarifas absurdas. Não são os pobres que instalam sistemas de microprodução. Como sempre, anda o pobre a pager impostos para o rico que muitas vezes nem impostos paga.

    1. Avatar de Vasquinho
      Vasquinho

      Outra questão. Em Portugal temos grosso modo 1400 horas perfeitas de sol anuais, ou seja, 1400 horas com uma radiação de 1000 W/m^2 e a 25 graus. Logo é fácil fazerem as contas.

      1. Avatar de Aljubarrota
        Aljubarrota

        Em Portugal faz-se investimento em energias renováveis para reduzir os custos e a seguir colocam uma taxa na factura da luz para pagar o investimento.E a EDP já nem sequer é portuguesa, é chinesa,tudo o que dermos de lucro á EDP vai para a China,nem UM cêntimo que fica em Portugal.É só ladrões de colarinho branco nas empresas grandes.

    2. Avatar de Vasquinho
      Vasquinho

      Outra questão. Uma coisa é ser melhor para a rede como um todo, outra é ser melhor para o proprietário do sistema de microprodução. Como bons tugas, ninguém instala um sistema destes a pensar na rede nem no bem comum mas sim nas suas carteiras daí todos virarem para Sul.

  7. Avatar de José
    José

    Ainda continuam com o preço excessivamente altos ?

    1. Avatar de Rafael Moreira
      Rafael Moreira

      Não, os preços já não estão excessivamente caros.
      Com a tarifa que pagamos actualmente nas nossas habitações, os sistemas fotovoltaicos bem instalados e optimizados já atingiram a paridade com a rede.
      O custo por kW (durante os 25 anos de garantia dos sistemas) proveniente de sistemas fotovoltaicos é de 0,053€.
      O preço pago por kW ao nosso comercializador actualmente é de cerca de 0,22€, com IVA e Imposto de Consumo associados.

      Cumps

  8. Avatar de marcoatabuas
    marcoatabuas

    Seria interessante haver um “tutorial” sobre pros e contras, custos e FAQ de instalar estes painéis em PT. Alguém pode indicar o caminho?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, é um tema que poderemos convidar alguém entendido na matéria a desenvolver.

      Vou sondar.

      1. Avatar de Rui Costa

        Vou falar com um amigo Eng. Electrotécnico que tem uma empresa que atua nesta área.

      2. Avatar de R. Freitas
        R. Freitas

        Eu posso dar algumas dicas.

      3. Avatar de Rafael Moreira
        Rafael Moreira

        Boa tarde Vítor,

        Trabalho nesta área, sendo esta a minha área de formação superior.
        Se estiveres interessado posso contribuir 😉
        E penso que com a saída da legislação para autoconsumo faz todo o sentido abordar esta temática em maior pormenor.

        1. Avatar de Vítor M.

          Viva Rafael Moreira, claro que estamos interessados, como pode ser visto, este tema é do interesse de muitas pessoas. Só a título de curiosidade, este tópico já foi visto por cerca de 32 mi pessoas e partilhado mais de 400 vezes nas várias redes sociais.

          Assim, pelo que estou a ver, a informação que possas disponibilizar será de muita serventia para muita gente.

          Tomo a liberdade de usar o teu email para te contactar. Obrigado.

        2. Avatar de Jorge Costa
          Jorge Costa

          Estou com um problema. instalei paineis, a energia não consumida está a ser contada como consumo. pelo que a conta disparou !!!! ando em guerra com a EDP para mudar o contador para bidireccional e nada !!!!! alguém já tem este problema resolvido. Obrigado

      4. Avatar de Luis Fialho
        Luis Fialho

        Vitor, se for necessário fornecer informação ou apoio posso dar-vos uma ajuda dado que faço investigação e desenvolvimento na área da energia solar e armazenamento de energia. Se for de interesse está à vontade para me contactar para o email.

  9. Avatar de Luís Salgado
    Luís Salgado

    Boa tarde.
    Gostava que alguém que seja entendido na matéria me informasse quanto teria de gastar para uma instalação que suprisse as necessidades de energia de uma casa com tres habitantes,e com os electrodomésticos normais,ou seja;fogão,frigorífico,máquina lavar roupa,micro-ondas-dois computadores,tv + box,e iluminação numa sala,wc,cozinha e dois quartos(led’s)
    Obrigado.

    1. Avatar de R. Freitas
      R. Freitas

      Muito, muito dinheiro.
      Na casa das dezenas de milhar de euros.

    2. Avatar de M.Lagoa
      M.Lagoa

      para que?!!! se for para uma casa para meter no meio da serra, onde só há caminho de cabras e nem rede eléctrica existe, muito bem, se não for para isso esqueça. quando vê uma casa com um painel fotovoltaico, a energia gasta na casa não provem directamente do painel. alias, em portugal a energia que produzir, vendia mais cara a um distribuidor, do que a que compra, isto devido a ser uma “energia verde” e ter diversos subsídios.
      por isso que quiser instalar uma miniproduçao, força nisso mas a energia é toda para vender xD

    3. Avatar de Rafael Moreira
      Rafael Moreira

      Já é possível fazer autonconsumo da energia proveniente dos painéis, e conseguir reduzir uma grande percentagem dos seus consumos de energia.
      Se conseguir optimizar os consumos para as horas de sol esta percentagem pode ficar próxima dos 80%.
      E quanto ao investimento, esse investimento não é nada do que se fala por aqui, estes sistemas estão cada vez mais competitivos, podem ir de 500€ a 5000€.
      Se estiver realmente interessado tenho todo o prazer em ajudar.

      Cumps,

      1. Avatar de Telmo capelo
        Telmo capelo

        Estou interessado, se me puder ajudar com alguma informação agradeço.

      2. Avatar de eduardo
        eduardo

        tambem gostaria de informação
        eduardoqueiros@gmail.com

      3. Avatar de Alvaro Sa
        Alvaro Sa

        Se puder enviar informação sobre o tema desenvolvido, agradeço.

      4. Avatar de nuno cunha
        nuno cunha

        agradecia que me envia se mais informação, preços ….

  10. Avatar de JM
    JM

    Quero apenas deixar os parabéns aos comentadores desta “notícia”: É raro encontrar comentários bem escritos e pertinentes na maior parte das caixas abertas ao público. Assim vale a pena!

    1. Avatar de Pedro G
      Pedro G

      Em relação ao nosso Sistema Elétrico, a influência da energia solar é residual. A título de exemplo, relativamente ao ano de 2012, o peso da Produção Eólica na eletricidade total produzida em Portugal foi de 20%, enquanto que a Produção Solar apenas rondou 1% (fonte: http://www.apren.pt/fotos/editor2/as_renovaveis_em_portugal_apren_abr2013.pdf)

      Em Portugal, a Produção em Regime Especial (Eólica, Solar, Mini-hídricas,Cogeração) era remunerada com base em tarifas Feed-in-tariff, ou seja, toda a Energia assim produzida é colocada na Rede e são remuneradas com base em tarifas publicadas no inicio de cada ano ( x euros por MWh).

      Importa ainda referir que a tarifa a que a Eólica é remunerada é inferior à tarifa a que a Solar é remunerada. Isto prende-se com o facto de a Energia Solar ser uma tecnologia bem mais cara. No entanto, no proximo ano, vai ser introduzido o Autoconsumo. Ou seja, os pequenos produtores de Energia Solar, vão poder utilizar a Energia que produzem para autoconsumo, e poderão vender apenas a energia que lhes interessar (sendo que a partir de agora serão pagos a um preço menor relativamente às tarifas que eram praticadas anteriormente. Fala-se que serão pagas ao preço de mercado)

  11. Avatar de Aljubarrota
    Aljubarrota

    Na minha opinião os painéis solares e o restante sistema deve ser instalado de modo a tornar o proprietário autossuficiente sem ter que recorrer á rede electrica.Deste modo rentabiliza mais o investimento apesar de que se todos os proprietários o fizessem a EDP através da chinezada lobbysta,já habituada a lidar com países africanos como o nosso,iria obrigar o estado a cobra um PESADO IMPOSTO a quem não tivesse ligado á rede nacional.A corrupção é que governa o nosso país desde 1974,não é os governos.

    1. Avatar de M.Lagoa
      M.Lagoa

      A energia eléctrica produzida nestes pequenos produtores não é utilizada directamente pelos proprietariado. toda a energia eléctrica produzida nestes painéis é vendida à EDP(ou outros), colocada na rede, e toda a que é gasta é comprada à EDP(ou outros). devido á energia que estas a produzir ser uma energia mais limpa, e com incentivos para a instalação, o preço que tu vendes a electricidade é mais cara que a que compras, (este preço vai descendo à medida dos anos)

      1. Avatar de Aljubarrota
        Aljubarrota

        Isso é muito mau para os Portugueses porque desse modo a EDP chinesa continua a controlar o nosso país,e,termos o sector da energia controlado por um grupo de comunistas é uma muito má ideia,o comunismo não devia de modo algum entrar em Portugal e muito menos no controle de zonas estratégicas.

        1. Avatar de M.Lagoa
          M.Lagoa

          eu acho que certos sectores o estado devia de ficar com eles, algo como “bem essenciais” como agua, energia, correios, entre outros, claro que podia existir outras empresas, concorrência é sempre bom, mas não dar de mão beijada…

        2. Avatar de atgetaet
          atgetaet

          isso é a tua opinião…antes fossem comunistas portugueses do que chineses com certeza, mas o comunismo é simplesmente uma ideologia política que tem que ser respeitada politicamente quer tu gostes ou não

  12. Avatar de Julio
    Julio

    Realmente vale a pena ler o que se escreve nesta noticia, caso raro.
    Gostaria também que alguém entendido falasse sobre os painéis para aquecimento de água, pois embora na minha zona (Centro/Coimbra) se instalem os painéis virados para sul, quando chega o inverno aquilo pouco ou nada dá, isto porque na minha opinião, o sol está liberto do nevoeiro ou nuvens no inverno é depois das 11/12 horas e nessa altura já nada aquece os painéis virados a sul.
    Será que não se devia dar outra orientação, para maior eficácia no inverno?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, é sobre tecnologia mas num outro contexto. Sim é mais raro este contexto. O normal é haver tecnologia mais inteligível. Em relação aos painéis para aquecimento de água, também é um tema muito interessante e também podemos abordar esse assunto, parece-me um tema muito em voga, assim como todos em redor das energias alternativas.

    2. Avatar de R. Freitas
      R. Freitas

      Um grande problema dos colectores solares reside em ser muito difícil conceber máquinas capazes de fazer os mesmos acompanhar o movimento do Sol, conforme alguns painéis solares, pois são mais pesados e possuem as ditas tubagens.
      De acordo com projecções estereográficas para a latitude de Coimbra, a orientação para qual os colectores têm o melhor rendimento ao longo de TODO O ANO, é para sul, em casos genéricos.
      Porém, se se alterar a orientação, consegue-se melhores rendimentos para a manhã ou para a tarde, consoante a conveniência, consoante o caso.
      E no inverno, os colectores solares, na melhor das hipóteses, fornecem 40 a 55% das necessidades energéticas, pois no inverno a radiação incidente é menor, precisando o sistema de um apoio (biomassa, gás, etc.). Ao passo que, nos meses mais quentes, a necessidades energéticas são satisfeitas a 100% pelos colectores, não sendo necessário apoio.

    3. Avatar de R. Freitas
      R. Freitas

      A alteração da orientação dos colectres regularmente é ainda mais difícil, pois estes requerem estar livres de sombra, fixar os mesmos de novo, etc.
      As sombras são outro problema para a incorporação de mecanismos que façam os colectores seguir o sol.

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      @Julio:
      também moro no centro (Leira) e tenho 2 paineis solares térmicos (cerca de 4,1 m2) desde 2009 com circulação forçada. Estão virados a sul, mas levantados do telhado (com um ângulo de cerca de 45º em relação à horizontal) para aumentar o rendimento nos meses mais frios. No inverno faço o apoio extra com gás de botija (onde vivo ainda não existe gás canalizado).

      Estou muito satisfeito com o rendimento dos meus paineis. De seguida deixo uma lista com o nº de dias de apoio, por inverno, para aquecimento de água para banhos:

      2009-2010: 96 dias (inverno muito chuvoso)
      2010-2011: 66 dias
      2011-2012: 34 dias (inverno muito seco, registei temperaturas da água no cilindro superiores a 70ºC em vários dias de janeiro e fevereiro)
      2012-2013: 72 dias
      2013-2014: 68 dias
      desde 1-10-2014 até hoje: zero

      Se fizesse a instalação hoje talvez desviasse os paineis entre 5 a 10º para oeste em relação ao sul, mas apenas porque existem muitos dias com neblina matinal onde moro.

      1. Avatar de M.Lagoa
        M.Lagoa

        boas, também sou de Leiria, e a orientação que falou é o ideal, a sul. tem de ter em conta qual a altura em que consome mais agua, se for mais ao fim do dia, talvez tivesse vantagem em ter os painéis um pouco desfasados, mas claro como as perdas no cilindro são muito baixas, acaba por a melhor solução ser virado a sul, o que existe para estes casos é o painel ter duas inclinações, uma para inverno 45º e outra para o verão, como o sol esta mais alto uma inclinação inferior.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não é necessário uma inclinação para optimizar a temperatura no Verão, pq até em dias nublados aquece a água a temperaturas superiores a 40ºC.

  13. Avatar de Miguel Simões
    Miguel Simões

    O interesse e o perfil deste mercado, pelo que li, irá alterar-se com a legislação que saiu, relativamente à possibilidade de autoprodução. Assim, tendo presente este tema, da autoprodução, com solicitações aqui já feitas, gostaria de ver informação sobre necessidades e capacidade instalada para que uma habitação seja autosustentável a nível energético.

  14. Avatar de Mota
    Mota

    Alguém me explica as vantangens/desvantangens de ter isto em casa?

    Eu pergunto isto pq li aqui acerca de “venda de energia” e etc.. então fiquei confuso. Quem paga os paineis? A energia “não necessaria” que “sobra” vai pra onde?

    1. Avatar de R. Freitas
      R. Freitas

      Tu pagas os painéis. Tiras energia para ti e vendes o resto à rede. E vais amortizando o investimento.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        Thanks,

        Mas.. isso de vender é obrigatório certo? É que não estou a ver, não sei bem pq, o estado a ficar fora destes negócios.

        1. Avatar de M.Lagoa
          M.Lagoa

          até a alteração da lei, que esta para breve, toda a energia que produzes é para venda. pois vendes a um preço superior ao que compras, isto apenas um período inicial, devido a diversos incentivos.

  15. Avatar de Ruie90
    Ruie90

    está em fase de aprovação uma lei para autoconsumo. vou comprar um sistema deste tipo http://boaenergia.pt/?lang=pt
    Já vi um com painéis LG 500W por 800€.
    O prazo de amortização é de 8 a 10 anos, nada de extraordinário mas o investimento também não é elevado.

    1. Avatar de Rafael Moreira
      Rafael Moreira

      O retorno neste momento já está na casa dos 4-5 anos.
      Com TIR na casa dos 20%/ano.
      Esta temática precisa de ser melhor explicada, parece que anda muito gente a fazer confusão com a microprodução de energia.

      Cumps

      1. Avatar de Filipe Ferreira
        Filipe Ferreira

        Se puder enviar informação sobre o tema desenvolvido, agradeço.
        Investimento total, retorno, subsidiação, manutenções periódicas.
        Atualmente tenho um problema de fraco fornecimento da EDP na minha habitação, recebo entre 190 a 200 volts médios, resolverá o problema, melhorará?

        Obrigado

        Att,

        Filipe Ferreira

        1. Avatar de Rafael Moreira
          Rafael Moreira

          Bom dia Filipe,

          Faça-me chegar o seu contacto de e-mail para lhe poder enviar a info pretendida.

          Cumprimentos,

          1. Avatar de nuno cunha
            nuno cunha

            boa tarde.
            é possível enviar a informação que o sr Filipe pediu?
            email. nfdc-23@hotmail.com

  16. Avatar de M.Lagoa
    M.Lagoa

    muitos dos painéis instalados tem seguidores, o que faz com que o painel tenha sempre a melhor orientação.

    Claro que o que interessa ao produtor é o máximo de produção, logo orientar os painéis a sul.
    A grande vantagem de eles estarem virados a oeste não é por se gastar menos energia, pois para os painéis produzirem à tarde, não produzem de manha e ao meio dia, essa energia tem de ser produzida na mesma, neste caso por outras centrais.

    A vantagem aqui, é devido à energia não ter sempre o mesmo preço durante o dia, sendo defendido horas de cheias/horas de ponta, energia mais cara, e horas de vazio, energia mais barata. como nas horas de ponta há uma maior procura de energia, é necessário por vezes ligar novas centrais de produção, o ideal seria ter um consumo de energia sempre linear, o que é impossível.

    Para quem quiser fica um link para verem o diagrama de carga do pais(energia consumida e a previsão das distribuidoras)
    http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/InformacaoExploracao/Paginas/DiagramadeCargadaRNT.aspx

  17. Avatar de vestel
    vestel

    Bem, estava para comentar, mas já vi que só iria alimentar ainda mais a discusão )) Por isso aguardo que o Vitor M encontre aqui alguem para pôr ordem em casa, porque as asneiras são mesmo muitas…o que faz com que quem não está conhecedor do assunto,fique ainda mais confuso.
    Só uma referencia ao custo dos paineis… não é asssim tão caro. Comprados na Italia, chegam a ser a 0,70€/W.
    E atenção, nem sempre os mono são a escolha ideal..

    1. Avatar de Vítor M.

      Caro vestel, não são asneiras. As pessoas têm dúvidas, outras estão mal informadas e por isso o espaço é de discussão, diálogo, troca de informação, isso é válido, isso é o que promove o conhecimento e estou empenhado em trazer mais informação correcta, mais pormenores sobre este assunto. Como referi e por não dominar o assunto, procuro especialistas nesta área para podermos ter uma visão ampla do que estamos a falar.

      Vi, contudo, que há um interesse enorme, há uma procura sobre detalhes que dará certamente para fazermos um trabalho muito interessante.

      Quem domina este assunto pode ajudar, como? Fácil, trocando colocando nestes comentários mais detalhes, como estes que o caro vestel deixou. 🙂

      1. Avatar de vestel
        vestel

        Completamente de acordo.
        Aliás, a palavra “asneira” não foi uma saida muito feliz)) Estava a referir-me a algumas informações aqui referidas, que por não estarem corretas, podem levar a quem não está conhecedor do assunto a fazer uma ideia errada.
        Como por exemplo o ultimo comentario do Mmarcotabuas: Claro que a energia necessita ser armazenada…. Se não o fosse, que energia teria hoje em que durante todo o dia nãos e viu o sol??

        Mas, caro Vitor, Concordo plenamente com o seu comentário.

  18. Avatar de marcoatabuas
    marcoatabuas

    Fui ver o site da “boaenergia” indicado pelo @Ruie90 e reparei que o kit não vem com bateria.
    A energia que é gerada é logo consumida portanto mas o melhor não seria armazenar essa bateria porque a maior parte das pessoas só usa a energia à noite quando volta do trabalho (tirando os fds)?

  19. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    O autor deste texto não entende bem as razões que levam a que alguns técnicos viram os paineis para oeste. Não pretendendo explicar pormenores técnicos que poderiam baralhar alguns leitores, refiro apenas que numa instalação solar para consumo próprio de Energia, com um inversor e sistema de baterias associado, a melhor solução para paineis fixos é orientá-los a Sul pois obtem-se o melhor rendimento. No caso de um sistema de microgeração, num sistema ligado Rede Energética Nacional, a melhor solução é virar a Oeste, pois é a que permite ao microprodutor receber mais pela venda da energia que produz.

    1. Avatar de Rafael Moreira
      Rafael Moreira

      Acho que está a fazer aí uma certa confusão com as soluções… Trocou os dois casos, se entendi o que queria dizer com este comentário.

      Cumps,

  20. Avatar de Sousa Campos
    Sousa Campos

    Tenho uma bomba de calor para aquecimento central com radiadores (por substituição de uma caldeira a gás)e nos meses de inverno (em Chaves)chego a pagar 400€/mês EDP.
    Pergunto: vale a pena instalar um kit fotovoltaico para alimentar a bomba de calor?
    ps: chegamos a ter dias de -7 ºC

  21. Avatar de joão bruno
    joão bruno

    Boa tarde, gostaria e agradecia que me dessem as vossas opiniões
    e a melhor solução para o meu caso.Sou Português a viver no Paraná/Brasil ,estado abaixo de S.Paulo, estou mais para o interior e faz bastantes dias de sol ao ano, muitos mesmo.
    Quero arranjar uma solução para o consumo pelo menos do ar condicionado, a energia aumentou muito devido á falta de água, e pretendo ter paineis fotovoltaicos para diminuir a despesa de luz, já li que para tudo o que se tem em casa seria extramamente dispendioso, mas seria uma grande ajuda.
    Não quero intruduzir energia na rede.
    No meu caso qual a melhor exposição é para sul ou oeste?
    Qual os m2 para casa de 5 pessoas e pelo menos 2 ar condicionados
    a funcionar das 17H até ás 24h.
    Obrigado

  22. Avatar de Joao Reis
    Joao Reis

    Olá!
    A EDP anda agora com uma publicidade para paineis solares.
    Recebi uma proposta da EDP para instalação de paineis fotovoltaicos em minha casa.
    Dizem eles que, pelo meu historico de consumo, o ideal seriam dois paineis de 250w, o que prefaz um total de 500w.
    Dizem tambem que vou ter uma poupança de 13%.
    Eu, nas minhas contas, fui um pouco mais optimista e dava-me um valor maior, praticamente no dobro.
    Eu estou a contar com uma media de 8 horas de sol por dia. Será que é assim tanto? A estimativa que por norma é feita, contabiliza quantas horas de sol por dia?
    O valor que me pedem é de 54€/mes durante 24meses.
    As minhas duvidas sao:
    – é preciso manutençao/assistecia aos paineis?
    – como é “vendida” a energia produzida a mais?
    – o contador anda para trás ou há um contador de saide de energia?
    – os preços praticados pela EDP, estão dentro dos valores normais, ou são exagerados?
    – dois paineis de 250w, produzem 0,5Kwh?

    Sr Rafael Moreira, vi que é bem entendido na materia. Seria possivel facultar-me o seu contacto? Pode-me contactar atraves de joaopintoreis(at)gmail.com

    Abraço a todos

  23. Avatar de joão martinho
    joão martinho

    Bom Dia,

    Instalei 5 paineis fotovoltaicos da LG par autoconsumo (redução da fatura), e a energia produzida e que não é consumida está a ser registada no contador digital que possuo. Por esse motivo estamos a pagar essa energia produzida pelos paineis e não consumida na hora… A empresa instaladora disse-me que temos de reclamar na EDP para mudarem o contador. Alguém tem experiência neste tipo de situação?
    obrigado
    j.a.

    1. Avatar de Jorge Costa
      Jorge Costa

      Estou exatamente com o mesmo problema. instalei paineis, a energia não consumida está a ser contada como consumo. ando em guerra com a EDP para mudar o contador para bidireccional e nada !!!!! alguém já tem este problema resolvido. Obrigado

  24. Avatar de Julio MGM
    Julio MGM

    Só para deixar mais uma opinião…

    Os painéis para auto consumo não compensam, pois em Portugal ainda não existe um sistema em que a energia que produzimos a mais funcione por créditos, para depois podermos consumir durante outras horas.
    Os painéis solares produzem energia quando não estamos em casa e o excesso é injectado para a rede (e para eles sim compensa).
    Para vendermos o preço que pagam é a 5c o Kw e para comprarmos é a 18c o Kw.
    No meu caso ainda estive a ponderar instalar só 1 painel de 250w para os consumos durante o dia mas depois de algumas contas não compensa o investimento.

    As minhas contas:

    250 W * 4Horas luz dia = 1Kw
    1Kw * 0.18c = 0.18c
    0.18c * 365d = 65.7 €

    Só após 9 anos é que um kit de autoconsumo 250W estaria pago, mas a consumir a totalidade do que é produzido.

    Pelas minhas contas o standby da minha casa ronda os 500W em picos com os frigoríficos mas apenas durante pequenos períodos de tempo. Para um standby de 150W (media já a calcular por cima para não colocar um valor muito inferior) para fazer 1 kw necessitaria de +/- 2 dias e ai as contas são:

    2 dias = 1 kw
    365d / 2 dias = 182 kw
    182kw * 0.18c = 33€ ano

    Seriam necessários 17 anos para pagar o investimento.

    As contas podem estar mal mas estas foram as que fiz.

  25. Avatar de Rafael Moreira
    Rafael Moreira

    Boa tarde,

    Permita-me discordar das contas e apresentar as minhas…

    Para uma potência contratada de 10,35kVA, com tarifa bi-horária (a tarifa aconselhada para quem adquire ou pretende adquirir um kit de autoconsumo), o preço pago pelo consumidor por kW com Imposto Especial de Consumo e IVA (que corresponde ao total da poupança por kW), é de 0.2326€/kWh.

    Um kit composto por 1 painél de 250kWh, produz anualmente em média 375kWh (Valor retirado do Software Oficial PVSol), e tem um custo de 495€.

    Com estes valores, o retorno é feito aos 5,6 Anos.
    495 / (375*0.2326) = 5,6 Ano

    Se tivermos em contacto o aumento do preço do kW anual, de apenas 3% (inflação), o tempo de retorno é reduzido. Se aumentar mais do que apenas esses 3% (o que é altamente provável), ainda mais reduzido é…
    Se optar por um kit de maior potência (tendo consumos que o justifiquem), o preço por painél fica mais reduzido, conseguindo um tempo de retorno inferior aos 5 anos…

    Fiz-me entender? Estamos de acordo? 🙂

    Cumprimentos,
    Rafael Moreira

    1. Avatar de Julio MGM
      Julio MGM

      O que eu fiz foi só dar a minha opiniao e as contas que fiz, as diferenças em relação à conta que fez é o preço do kWh e a produção de um painel de 250w por ano ser de 375kWh e não 365kWh (250W * 4 Horas diaria).

      Mas não esquecer que tem que consumir a totalidade do que o painel dá para dar esses valores porque se em sua casa durante o dia nao tiver nada a consumir, esses valores não servem de nada.

      Se colocar uma maquina a trabalhar durante o dia com mais de 250W para utilizar essa produção vai ter que pagar a diferença de consumo ao preco da hora cheia e não no horario de vazio.

      Agora se quiser pode refazer a conta a utilizar apenas 100W desses 250W para ver em quantos anos é que paga os paineis.

      Mas mais uma vez posso estar errado, e isto é apenas uma opinião pessoal.

      1. Avatar de Rafael Moreira
        Rafael Moreira

        Sim, mas esses valores na tarifa de consumo e de produção dos painéis fazem toda a diferença… 🙂

        A outra questão que deixo é: qual a casa que não tem um consumo residual constante de pelo menos 250w?!
        Experimente monitorizar a sua e vai ter uma surpresa… 🙂
        Existem uns kits de monitorização muito engraçados da OWL que permitem analisar isso mesmo….

        Cumprimentos,
        Rafael

        1. Avatar de Sonia Lima
          Sonia Lima

          Rafael Moreira

          Gostaria de saber valores para painéis térmicos e fotovoltaicos
          Por favor contacte: lalinha1977 at hotmail.com

  26. Avatar de LMFAO
    LMFAO

    Há já 3 mil anos que um produto da Natureza foi domesticado pelo homem e que torna esta discussão numa inutilidade: Girassol.

    Não há possibilidade de montar um sistema eficiente que use a energia solar para rodar o próprio painel a cada hora (dando prioridade aos tempos de vazio em que a sua energia não é necessária para depois, quando é precisa, estar apontado na direção certa)?

    E que rode também verticalmente (neste caso até pode ser um sistema manual dado que só é preciso2 vezes por ano) de forma a acompanhar a inclinação da Terra ao ano de forma a estar o mais perpendicular possível aos raios de Sol?

    Outra coisa estúpida é estar-se a apostar no individualismo, esquecendo a tremenda ineficiência que isso é (diferentes pessoas com diferentes hábitos usam a energia a horas diferentes). A realização de cooperativas energéticas com Redes Energéticas Locais em cada localidade seria o ideal, diminuiria o preço pago por cada um aquando do investimento inicial uma vez que a capacidade instalada poderia ser menor.
    E o armazenamento de energia seria também possível sem recorrer a baterias (caras, poluentes e ineficientes) mas sim usando o movimento de água para um reservatório superior (em horas de vazio) e a sua descarga para um reservatório inferior (em horas de pico) gerando energia tal como numa barragem, que é um sistema já existente com sucesso.

  27. Avatar de Carvalho
    Carvalho

    Olá Rafael Moreira

    Seria possível enviar-me mais informação para (informacao23c at gmail.com), pensei num sistema para auto-consumo que queria instalar numa moradia q tem tarifa bi-horária (00/07h e fim-de-semana).
    Desde já, o meu Obrigado.
    cumprimentos

  28. Avatar de Modesto
    Modesto

    Boa tarde sr. Rafael Moreira.
    Pelo que li, penso que o sr. possa ser a pessoa indicada para me dar informações e orçamento para o meu sistema de aquecimento de águas.
    Será que me poderá contactar através do email rm19312@gmail.com?
    Obrigado.

  29. Avatar de MELOD
    MELOD

    Bom dia,
    Agradecia que fornece-se o seu contato pois estou interessado em instalar um sistema na minha empresa.

    1. Avatar de Rafael Moreira
      Rafael Moreira

      Bom dia,

      Entre em contacto comigo para:
      rafael.ja.moreira @ gmail.com

  30. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Estou a avaliar orçamentos para aplicar painéis na moradia.
    Será que pode entrar em contacto pelo e-mail: nunoea@gmail.com ?

  31. Avatar de Luís Mata
    Luís Mata

    Estou a avaliar orçamentos para aplicar painéis na moradia.
    Será que pode entrar em contacto pelo e-mail: luismata73@gmail.com ?

  32. Avatar de Maria João Gomes
    Maria João Gomes

    Boa tarde Sr. Rafael Moreira ,

    Seria possível enviar-me mais informação para gomes.maria100@gmail.com.

    Estou a avaliar a possibilidade de colocar numa moradia um sistema para auto-consumo. Neste momento tudo funciona com eletricidade lá em casa.

    Agradeço desde já, o feedback.
    Maria João

  33. Avatar de BrunoMP
    BrunoMP

    Boa Tarde Sr. Rafael Moreira

    Seria possível enviar-me mais informação para (brunompfigueiredo at gmail.com).
    Estou avaliar a hipótese de instalar um sistema de autoconsumo numa moradia que tem tarifa bi-horária (00/07h e fim-de-semana), e que todos os equipamentos da mesma são a eletricidade, bem como na minha zona não existe gás natural.

    Tenho estado avaliar a opção da EDP, contudo não me parece que seja viável e assim tão económica…

    Agradeço desde já, o meu Obrigado.
    Cumprimentos, aguardando a sua resposta.

  34. Avatar de Jorge Barbosa
    Jorge Barbosa

    Não se esqueçam que estudo foi feito nos EUA que é mais a norte no globo, não se pode comparar esse tipo de coisas em locais diferentes do globo.

  35. Avatar de Silva
    Silva

    Olá para todos
    Eu neste momento estou com o contador a zero de consumo,porquê?….eu explico
    Eu andava a gastar 180 a 200 euros ao mês….então comecei a estudar o sistema e consegui….
    Coloquei um kit 4.000 w com 4 baterias , autoconsumo com rotor sensível ao sol (automático os painéis vão seguir sempre aonde existe o sol) e até o sol desaparecer, para reforçar ainda mais coloquei um eólico (aerodinâmico) por causa do inverno e noite .E o mais interessante é que nem sai muito caro….mas cuidado não ultrapassar o total de 1,5kW (só até 6 paineis) porque senão podem ter uma inspecção à instalação eléctrica para vossa segurança.
    Depois é fazer a vida normal…(não esquecer de comunicar DGEG. ) não se paga nada e é fácil é online.

    boa sorte para todos
    Silva

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Bom dia,
      Pode me dar algumas informações referentes a esse Kit?
      Qual a empresa, se está a fornecer à rede, o sistema eólico está incluido no preço e como está a funcionar os painéis até ao momento.
      Mail: miguel.ferreira.ferreira88@gmail.com
      Cumprimentos
      Obrigado

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Boa tarde.
        Se possível, gostaria da mesma informação se possível.
        Pode-me reencaminhar para este email – rui_modesto30@hotmail.com.
        Obrigado

  36. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    Também gostava de receber mais informações acerca desse kit

  37. Avatar de Machado
    Machado

    Também gostava de receber mais informações acerca desse kit

  38. Avatar de Machado
    Machado

    Também gostava de receber mais informações acerca desse kit.
    sarkal@sapo.pt

  39. Avatar de Painéis solares portugal
    Painéis solares portugal

    Interessante notar que, apesar da ideia comum de instalar painéis solares voltados para o sul, especialistas recomendam a orientação oeste. Isso é devido à demanda de energia ser maior à tarde, quando painéis voltados para oeste produzem mais eletricidade. Adaptar a instalação pode melhorar a eficiência da rede elétrica.