iOS traz funcionalidade única para partilha com a família

54 Comentários

Uma das funcionalidades que tem passado despercebida no iOS8 é o “Partilha com a família” (que sofreu várias melhorias comparativamente ao que existia no iOS7). Basicamente com esta funcionalidade configurada as compras feitas no iTunes, iBooks e App Store podem ser partilhadas entre seis pessoas da sua família, mas sem terem de partilhar contas ou ter de pagar a mais por isso. Mas há muito mais.

Esta é uma funcionalidade que não existe em outros sistemas operativos móveis e que é simplesmente fantástica para a vida digital da sua família.

appleid


Agora fica tudo em família

Depois de configurar a funcionalidade Partilha com a família, todos podem aceder aos conteúdos uns dos outros: música, filmes, livros e apps (apesar de existirem algumas restrições). E está tudo a um toque de distância, sem ter de partilhar uma Apple ID ou palavras-passe.

A configuração da funcionalidade Partilha com a família é feita em Definições > iCloud

ipad_01

Durante o processo de configuração, o utilizador deverá inserir o número de segurança do cartão de crédito e concordar que aceita pagar as compras efectuadas por outros membros da família (ex. filhos). Depois basta indicar o Apple ID do membro da famíliafamilia.

Toda a família contribui para o álbum de família

Com a funcionalidade Partilha com a família, é simples e divertido guardar e ver as memórias da família através da partilha de fotografias automática, ou até de vídeos e comentários. Como está sempre tudo actualizado em todos os dispositivos, a família está a um toque de distância das fotografias das últimas férias, festas de aniversário e momentos de brincadeira.

Para ver as fotografias/vídeos partilhados basta ir Fotografias e na barra inferior aceder a Partilhadas.

photostream

Calendário partilhado

Com a opção Partilha com a família activada é também possível ter um calendário familiar partilhado. Podemos, por exemplo criar lembretes, independentemente do dispositivo, entre outras funcionalidades.

schedule

Localização dos membros da família

Além da partilha de conteúdos podemos também ter acesso à partilha das localizações dos membros da família. Com a app Encontrar iPhone podem localizar algum que esteja perdido e fazer com que emita um som (mesmo estando no modo silencioso). Se não quiser que os seus dispositivos sejam localizados, basta desactivar tal funcionalidade.

findmy

Autorizações

Por fim, muitos estarão a questionar que se for possível fazer compras então alguém vai descarregar apps e alguém vai pagar as mesmas. É verdade! No entanto activando a opção “perguntar antes de comprar”, fica controlada tal situação de “abuso”.

ios8_004

Fantástico não é! Esta é sem duvida uma das funcionalidades mais fantásticas do iOS e que ajuda, de certa forma, a poupar uns trocos à família. Experimentem!

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de liph
    liph

    Farto de noticias da Apples….

    1. Avatar de paulinh0
      paulinh0

      so les porque queres, a Apple e interessante ao contrario do teu android lag que nem suporte oficial tem nem funcionalidades de jeito. AGuenta!

      1. Avatar de Androidano
        Androidano

        Pelo menos nao dobra nem fica sem rede com belos updates… AGuenta!

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Boa jovem! Estás a aprender – a dizer parvoíces 🙁

          “Ah, mas já tinham dito antes de mim!”

          Juntando as tuas às que já existem, o que ganhas com isso?

          Ganhas mais um post estragado com comentários sem interesse nenhum.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            E ele e o Paulinh0 que so estragam com os comentários desnecessários…

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Mas quando são más, não te queixas…

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Não sejas assim liph. O hype ainda vai continuar por mais uns dias. Esta funcionalidade é fantástica…era bom que existisse no Android.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não sejas assim não, ele tem a sua razão, sejam boas ou más!

        Eu costumava vir ao pplware para ter notícias sobre o mundo tecnológico, ultimamente parece um repositório de informações da Apple e nos comentários onde dantes se via alternativas a projetos/softares, explicações mais detalhadas, agora parece um campo de batalha entre fanboys e haters (sejam a favor do iOS ou do Android). Eu começo a ficar sem vontade de vir ler notícias ao pplware.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Filipe se calhar como não tens iOS esta noticia não te interessa. Mas tens muitos mais temas para ler.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Tenha o ios ou não, tenho todo o interesse em ler noticias do mundo tecnológico, mas este mundo não se singe a uma marca.
            Sou detentor de equipamentos com Android, iOS, Mac OS, Windows e Linux, e exploro áreas como a informática e a eletrónica / robótica, por isso todas as notícias são do meu interesse…

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Realmente, podiam dar as últimas notícias da Samsung…

          – que vão levar a divisão de portáteis embora
          – que a empresa do grupo, de securities cortou as previsões para a empresa de telemóveis
          – que lançaram o note 4 na coreia, e esgotou logo, mas só tinham algumas dezenas de milhares…

          1. Avatar de martins
            martins

            e que a SAMSUNG emprega no mundo mais empregados que as americanas APPLE, MICROSOFT e GOOGLE juntas…

            foi uma das notícias da semana… e só mostra a grandiosidade dessa empresa sul-coreana.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ martins
            ter mais empregados quer dizer muito pouco, e ignora o número de empregos noutras empresas que dependem da actividade destas empresas

          3. Avatar de LP
            LP

            Nunes:
            Olha quem “voltou”… diz lá quais são os teus nicks nos artigos desfavoráveis a Apple e já agora a vantagem do “multi-nick”…
            (a minha resposta no artigo dos carregadores ainda “aguarda aprovação”… são as referidas contingências).

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            olha o * compulsivo, com mania de engraçadinho.
            Meu caro eu não comentei em qualquer desses artigos, só para não me ter que chatear e perder tempo com engraçadinhos que fazem tempestades num copo de água.
            Mas enfim… parece que há engraçadinhos que gostam de perseguir e chatear outras pessoas, sabe-se lá com que mentalidade distorcida.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        lol
        há um ano que se sabe desse serviço e para que é que serve! Essa notícia não passa de sensacionalismo ao bom estilo do Daily Mail.
        Muitos mais dados são recolhidos pelo Google Now e esses vão parar automaticamente aos servidores da Google.

      2. Avatar de Duarte
        Duarte

        Ha algum que nao faça isso?

  2. Avatar de Manuel Luis Goucha
    Manuel Luis Goucha

    Mais uma vez so prova que ja nao existe pirataria. E que a lei da copia privada de nada vale a nao ser tributar o contribuinte.

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Aqui por casa cada um tem uma conta de iCloud a que está(ão) vinculado(s) o(s) respectivo(s) equipamento(s) – mas toda a gente usa a mesma conta de iTunes/App Store, por isso só se compra uma vez.

    Mas de facto o “Família” veio simplificar o processo, sobretudo quem tiver crianças pequenas, que têm que “Ask to Buy”. Pode-se usar “controlo parental”. Podem-se esconder conteúdos e por isso não ficam acessíveis para download (com toda a gente com a mesma conta isso não era possível).

    Como cada um tinha a sua conta no iCloud (e vai continuar a ter) antes isso não permitia através do “encontrar iPhone”, saber onde se encontrava toda a gente/equipamentos e agora passa a ser possível com o Família.

    O “calendário partilhado” é útil, como sabe toda a gente que usa o do Google, para saber quem é que vai buscar os putos à escola.

    Com o OS X Yosemite também os MacBooks serão integrados. De maneiras que sim, é um dos aspectos mais positivos do iOS 8 (e será do Yosemite).

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      As compras efectuadas antes da entrada em funcionamento do “Family Share” estão disponíveis para os restantes membros ou só se aplicadam aquelas compradas depois do inicio desta funcionalidade?

  4. Avatar de SC
    SC

    Excelente funcionalidade, realmente é muito boa.
    Não tarda haverá algo idêntico em Android e WP… pelo menos espero que sim.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Yup, assim ja nao tenho de adicionar a minha conta aos outros dispositivos.

  5. Avatar de vitor
    vitor

    depois de “sentir” o iPhone 6 e iPhone 6 plus na mão.. posso concluir com certeza absoluta que fiquei desiludido.

    uso iPhone desde o 3 GS e sinceramente fiquei desiludido tanto com o hardware como com o iOS 8.

    depois de desiludio decidi trocar o meu velhinho iPhone 5… e sinceramente existem muitos outros dispositivos, que desconhecia por fidelidade ao iOS, que me estão a surpreender de uma forma entusiasta.

    não sei que faça, mas possivelmente irei dizer OLA ao android.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Velhinho iPhone 5? É tudo menos velhinho 😉
      Tens realmente um iPhone 5? Não está a confundir com outra coisa qualquer?

      1. Avatar de vitor
        vitor

        sim. Tenho realmente um iphone 5.
        E, Não… Não o estou a confundir com nada.

    2. Avatar de LG
      LG

      Tas à vontade… cá estarei para te dizer “Welcome Back”

      1. Avatar de JAndreF
        JAndreF

        Posso assinar por baixo pois já passei prol isso 🙂

  6. Avatar de Jokka
    Jokka

    OLa, Vou-me desculpar. Estão a dizer q estas funcionalidades não existem em outros sistemas operativos móveis, hummmm. Eu tenho um android vai fazer um ano e ainda não domino bem os androides porque ainda estou a aprender, mas pelo menos já sei que quando descarrego alguma app posso enviá-la para quem eu quiser, familia ou não. Os albuns familiares também os posso partilhar com quem eu quiser, familia ou não. Calendários também os posso partilhar com quem eu decidir e pode alterar como quiser e a localização de familiares ou não, ou seja quem eu autorizar e se a outra pessoa também o autorizar, consigo saber qual a sua localização.
    Ou eu sou muito burro ou então não sei que novidades de funcionalidades são essas a não ser que seja novidade só nos iphones

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tem algumas coisas diferentes

      https://www.apple.com/ios/whats-new/family-sharing/

      Por exemplo, no Android não partilhas apps entre contas diferentes nem tens diferentes contas a fazer compras com cartão associado a outra conta.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Há diferenças. Por exemplo, tens filhos (pequenos/médios) com equipamentos deles. Como controlas aquilo que instalam e aquilo que compram (e que vais pagar)?

      Compras uma app/música? Vais-lhes mandar sem saber se lhes interessa? Com o “Famílias”, a menos que “ocultes” a compra (podes ocultar a uns e não a outros), são notificados do que compraste e que está disponível para a família, e fazem o download se e quando quiserem.

      Encontrar iPhone/ encontrar pessoas (incluindo as da família) já existia, mas agora fica mais simplificado e estruturado para quem é da “família”.

      A partilha de álbuns também não existia nativamente no sistema operativo. Nem o calendário partilhado que em certos casos é indispensável como é saber quem está disponível para ir buscar os putos à escola.

      Agora isto são serviços partilhados – ao nível do sistema operativo e não de apps de terceiros, pelo que correm bastante melhor. E na próxima versão do SO para Mac, também partilhados com os Mac.

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      O teu problema éfoi só criticares sem entenderes.

      Ora compra lá uma app e partilha
      Ora poe o teu filho a comprar uma app e tu à seres notificado da compra e a autorizares.
      Ora tem tira la uma foto e colocas no álbum família e aparece nos equipamentos da família (ok, podes fazer algo parecido com o dropbox. Mas estas a partilhar ficheiros, não simplesmente a partilhar fotos

      Simplesmente este conceito de partilha de informação entre dispositivos como uma família não existe. Sim podes fazer algumas coisas mas tens de ir dar a volta ao bilhar grande.

      Se tiveres filhos e esposa irias compreender que isto é util.

  7. Avatar de neokpt
    neokpt

    No Windows Phone existem as salas. permite criar salas para a família ou para amigos ou para o quem nós quisermos, podemos criar várias. Cada sala tem um álbum partilhado, um calendário partilhado, um bloco de notas partilhado, um chat para a sala. Não tem realmente a localização das pessoas em tempo real, nem a questão da store, a não ser na questão das crianças, em que o controlo parental serve para isso e outras coisas.
    A apple não inventou essa coisa, mas copiou, adaptou ao seu sistema, e melhorou em alguns pontos, o que a meu ver fez muito bem, porque todos os sistemas aprendem uns com os outros.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      “A apple não inventou essa coisa, mas copiou”
      Em nenhum outro sistema encontras que seja uma conta a autorizar remotamente compras doutra conta! Isto vai além do controlo parental que existiu até agora.
      Partilha de fotos, calendários, … é algo que já se podia fazer de diferentes maneiras no iOS e noutros sistemas. Mas não deixa de ser uma funcionalidade associada à partilha em família.
      Partilha entre contas de conteúdos e aplicações comprados nas lojas não é uma coisa que encontravas noutros sistemas.

      1. Avatar de paulinh0
        paulinh0

        a Apple copia como muitos ja copiaram da apple, todos fazem o mesmo. A diferenca e que quando a apple copia faz implementacoes melhores que os pioneiros, basta ver o Applepay que e revolucionario, ja nem uso cartoes de credito em chicago.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          o que é que andas a fumar?
          O Apple Pay ainda nem sequer está activo. Só começa em Outubro.

          1. Avatar de paulinh0
            paulinh0

            Se ja o usei ontem e porque ja esta ativo aqui no US, em Portugal e possivel que demore mais, isso e um atraso de pais..

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            @Nunes, nos Zoo’s e parques naturais, costuma estar um cartaz, com os seguintes dizeres: “Por favor, não alimente os animais” 😉

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            O Apple Pay simplesmente ainda não está activo, em lado nenhum, é a própria Apple que o diz. Só ficará activo em Outubro, em data ainda a definir.
            Por isso se dizes que usaste, das duas uma, ou estás a fazer alguma confusão com outra coisa qualquer, ou estás a querer gozar…

        2. Avatar de LP
          LP

          Eu tambem não uso cartões de crédito em Chicago… nem em Tóquio, nem em Camberra, nem em Honolulu… 😀
          “Don’t feed the troll”

    2. Avatar de neokpt
      neokpt

      o que eu quero dizer é que tirando a questão da store, já existia tudo isso no Windows phone, no entanto a apple faz e é uma revolução.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Podias partilhar conteúdos ou aplicações entre contas?
        Tinhas autorização remota para compras?
        São essas as novidades que toda a gente fala

  8. Avatar de hsilva
    hsilva

    Poupar uns trocos, uma família com iphones, precisa de poupar uns trocos?? Fora isso bom artigo, boa funcionalidade.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Por acaso não é necessário poupar trocos. Por exemplos, eu comprei a App TomTom 2x, uma para o meu iPhone e outra vez para o da minha esposa, e sem ser na promoção mensal que a TomTom faz. Não quero correr o risco de o sistema bancário não comportar tantos numeros na minha conta. 😛

  9. Avatar de Duarte
    Duarte

    Ninguem fala nada dos Windows Phone? =(

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Concordo.

      Gosto de Apple mas acima de tudo gosto de tecnologia. Venham de lá outros temas!

    2. Avatar de paulinh0
      paulinh0

      os windowsphone estao parados no tempo, precisam de um windows9 que em funcionalidades seja equivalente ao android ou IOS…ex : falta um timer basico ou cronometro? ha varias apps mas n funcionam em background como no android ou ios, ha um file explorer mas sem rar ou integracao com servicos cloud? as apps de camera sao excelentes mas o app de musica e horrivel quando comparado ao do windowsphone8 bem mais fluido…

  10. Avatar de paulinh0
    paulinh0

    se o windowsphone 9 nao for realmente algo tipo android L ou IOS8 em funcionalidades n vejo futuro nos lumias a nao ser em low ends ou quem goste de fotografias…mas ai o iphone tem a melhor camera dos smartphones…o 6+ com 8 megapixels da baile ao xperia z3, lumia 930, galaxy s5…basta ver a qualidade das imagens..

  11. Avatar de José
    José

    Enquanto vocês andam na guerrinha, a HTC continua em frente, com equipamentos que nem a Apple se lembra e só copia depois e diz que é inovação mundial…. Só explorar o HTC One (M8) O meu é o M7. E não precisa dos U2, não dobra, o bluetooth é universal menos para a Apple, os Infra-vermehos estão ativos, NFC a funcionar há mais de dois anos, camera de 4MP (ultrapixel) que é o mesmo que ter 16MP, aplicações grátis ou mais baratas que no appstore vindas do mesmo fabricante que produz para as plataformas de software…. continuo? E nem precisam de publicidade à americana….

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      O HTC One (M8) não dobra?
      Dobra, aplicando a mesma força do iPhone 6 e bastante menos da que a que é precisa para dobrar o 6 Plus 🙂

      https://pplware.sitedev.pt/informacao/o-iphone-6-dobra-mas-nao-e-o-unico-e-nem-o-pior-de-todos/

  12. Avatar de Melo
    Melo

    Por favor, sabem se é possível configurar a Partilha com a Família sem ter um cartão de crédito associado.
    Eu apenas uso Gift Cards.

    Se for obrigatório, posso usar o MB Net?

    Cumprimentos,
    Melo