ePark – App da Emel para pagamento do estacionamento

37 Comentários

…agora também disponível para Windows Phone

Com a aplicação da EMEL para Windows Phone – ePark – é agora mais fácil e cómodo pagar o parquímetro.

Gratuita e disponível online na Loja Windows Phone, a aplicação promete facilitar a vida de muitos automobilistas que circulam por Lisboa e aumentar a sua mobilidade, uma vez que podem agora, de forma rápida e simples, pagar o tarifário de estacionamento através do seu smartphone.

Parquimetro<br /> Emel</p> <p>

Intuitiva, a aplicação permite uma melhor gestão dos gastos já que o utilizador apenas paga pelo tempo efectivo de estacionamento. Após instalar a aplicação e inserir os seus dados, pode começar de imediato a fazer pagamentos.

emel_00

Ao estacionar, apenas tem de aceder à aplicação, seleccionar a opção “Iniciar” e o tempo começa a contar até ao período máximo permitido nessa zona. Quando regressa ao carro, basta seleccionar a opção “Terminar” e concluir o pagamento.

emel_01

Com a vantagem de que é possível controlar o período de estacionamento, reduzindo ou aumentando remotamente o mesmo sempre que necessário. Ou seja, se está longe do carro e o tempo que tinha pago terminar, pode prolongá-lo recorrendo à aplicação; se, pelo contrário, demorar menos tempo do que tinha pago inicialmente, pode parar a contagem e só o valor correspondente ao período real que o carro esteve estacionado lhe é debitado.

Adicionalmente, o utilizador pode definir um período de tempo inferior ao máximo permitido na zona em que está a estacionar e 10 minutos antes do tempo definido recebe uma mensagem a informar que o tempo vai terminar.

emel_02

Mas as vantagens não ficam por aqui. Se mudar de carro, pode facilmente alterar a matrícula associada à aplicação, através de um simples clique na mesma. E também pode pagar em simultâneo o estacionamento do carro de um amigo que ainda não tenha a app instalada.

Veja como tudo funciona

A aplicação foi testada num projeto-piloto que arrancou em Junho em algumas zonas de Lisboa e que foi agora ampliada a toda a área metropolitana.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Phone | Android | iOS
Download: Escolha aqui o seu sistema operativo
Homepage: Emel

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zp
    zp

    Já havia a eos parking, que funciona bem e funciona em vários distritos. Agora a EMEL decide criar a sua própria app… Só mesmo para obrigar a malta a andar com várias apps, para gastar dinheiro a fazer uma app nova…

    1. Avatar de NMF
      NMF

      sim foi isso que eles pensaram…

    2. Avatar de z
      z

      sim tens razao, foi isso mesmo que eles pensaram, esta na acta

    3. Avatar de diogo
      diogo

      esta gente está na tanga, mas não sabe do que fala, concordo contigo. Já extiste a eos parking há uns tempinhos e eles em vez de usaram a mesma de forma a haver uma maior facilidade na mobilidade decidem criar a app nova com as mesmas funções

  2. Avatar de MATA iPHONEMADMAX
    MATA iPHONEMADMAX

    Não só não funciona em condições, como rebocam os carros obrigando a pagar 130€ que depois alegam artigos da treta para não devolverem o dinheiro…

    NÂO USEM!!!!!!!

    1. Avatar de JJ

      Já testas-te?
      Aplicação não regista um histórico?

      1. Avatar de MATA iPHONEMADMAX
        MATA iPHONEMADMAX

        Gera sim, mas simplesmente não querem saber disso…

  3. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    E oferecem 10€ por registo

  4. Avatar de JJ

    Acho muito bem. Andar a “correr” para o carro só para por mais moedas, é chato. Assim o problema resolve-se.

  5. Avatar de Francisco Alves
    Francisco Alves

    Fiquei com umas dúvidas:

    1- Como é que o funcionário da EMEL saberá que irei efetuar o pagamento do parque, dado que não é necessário o recibo?
    (Provavelmente os senhores da EMEL terão a informação nos seus terminais, de que o veiculo estará a usar a app?)

    2- Se por acaso me enganar ao iniciar o pagamento/estacionamento e quiser cancelar ou simplesmente não tenho acesso à rede para concluir o pagamento?

    1. Avatar de Quim Broas
      Quim Broas

      info retirada do Site da EMEL:
      “Os fiscais da EMEL têm uma App própria que lhes permite saber em tempo real os estacionamentos que estão a ser pagos através do ePark.”

      E tem outro detalhe, funciona com pré-carregamento via MB ou Paypal, por isso só se tiverem dinheiro na conta é que podem iniciar o estacionamento com a APP como é óbvio

      1. Avatar de Ana
        Ana

        Eu iniciei um estacionamento sem saldo na conta e agora tenho saldo negativo do valor do estacionamento, que na verdade foram 35 cêntimos. Nem pensei que isso fosse possível, q verdade é que tenho tantas apps de estacionamento que pensei que esta estava também associada ao meu PayPal ou cartão de crédito. Será que se não pagar isto ainda tenho alguma multa? É que a única forma de pagar é carregar a app e o valor mínimo de carregamento são 10 eur. Eu nem uso assim tanto isto para tar a carregar com 10 eur.

        1. Avatar de Patricia
          Patricia

          Como resolveu?
          Obg

          1. Avatar de ianchika
            ianchika

            3 anos depois faço a mesma pergunta…
            Como resolveu?

  6. Avatar de Lord JG
    Lord JG

    Se funcionar bem é bastante útil.
    Apenas tenho uma duvida. Como é que se identifica o Carro? Na aplicação coloca-se a matricula, ou põe-se alguma coisa física no carro?

    1. Avatar de Rod
      Rod

      Colocas a matrícula do carro na App (podes colocar várias), defines o tempo de estacionamento e a zona tarifária (a app tenta saber isso através do GPS, caso contrário metes manualmente).
      Essa informação fica registada no sistema deles, portanto o fiscal deverá ter acesso.
      Pelo sim pelo não pode-se deixar um papel no carro a informar que o condutor usa a app ePark.

  7. Avatar de Pedro Pires
    Pedro Pires

    colocamos a matrícula

  8. Avatar de Mark
    Mark

    Isso funciona no iPhone 6?

    1. Avatar de Blop
      Blop

      No, tens de comprar o Galaxy S6 ou superior

      1. Avatar de Mark
        Mark

        No artigo fala em IOS mais logo já peco para um colega ver se isso instala, acho estranho ter gasto dinheiro nisto e agora não posso instalar aplicações.

  9. Avatar de Roberto T.
    Roberto T.

    Aqui em UK este tipo de sistema é muito usado! É o que uso sempre. Estaciona-se vê-se qual o numero da maquina de pagamento em dinheiro e cartão e pela app faz-se o pagamento. Depois do primeiro é muito rápido pois a app já está configurada com o cartão de débito e matricula do carro. Para se saber quem cumpre os fiscais tem um aparelho onde introduzem a matricula. Aqui muita da fizcalização é feita por camera nos parques mais confirmação aleatória por pessoal. No entanto é fácil ficar algum tempo sem pagar, mas cá o pessoal normalmente cumpre daí não ser preciso fiscalização apertada.

  10. Avatar de Roberto T.
    Roberto T.

    …o sistema envia recibo automático para o email!

  11. Avatar de Alantejano
    Alantejano

    Vai ser mesmo bom
    quando vir da janela do meu emprego o funcionario da EMEL a chegar ao carro carrego o estacionamento e assim que ele virar costas desligo! Simples e eficaz!

    1. Avatar de João
      João

      Comentário tipicamente de um “Tuga”, depois queixam-se que o país está mal…

      1. Avatar de João Pires
        João Pires

        O Tuga tem a mania que e chico esperto, depois admiram se que la foram nos vejam como machistas, ladrões e pobretanas…ainda há umas semanas ouvi um comentário aqui na suíça admirado por ser engenheiro, pois o homem pensava que os portugueses so eram pedreiros ou lavavam carros…

        1. Avatar de Zé

          Esse suíço que fez esse comentário deve ser um exemplo de pessoa a seguir, uma pessoa maravilhosa, e com conhecimento de causa porque já deve ter viajado imenso em Portugal…
          Sim houve uma geração de portugueses sem qualificações que viajou para a Suíça, mas isso não significa que os que cá ficaram sejam todos pedreiros ou lavam carros!

          1. Avatar de Vasco
            Vasco

            mas o pedreiro deveria ter algumas qualificações se não, não tinha capacidade para fazer as vossas casinhas….

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Como é que se recebe os 10€ da oferta que eles dizem? Registei-me na aplicação e não recebi nada… Também não encontro em lado nenhum a dizer como se faz para receber

    1. Avatar de Spysky
      Spysky

      Recebi automaticamente, sensivelmente 20/30 após registo.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Registei-me hoje perto do meio-dia e ainda não me creditaram nada!
      Deve ter sido das imundações ou a promoção “esgotou” uma semana antes!
      Isto é sempre a mesma coisa, quanto a esmola é muita deve-se desconfiar…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Também ainda não recebi… E já foi há mais de 2 horas. Mas em toda a publicidade diz que até dia 30 de Setembro dão 10€, por isso vou aguardar até ao fim do dia… Espero que não seja propaganda enganosa!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Finalmente os 10€ lá cairam na conta…
        Não estou a gostar muito das reclamações que vão surgindo!
        Parece que não são só os utilizadores que têm problemas de ligação… os fiscais ao não verem o “papelinho” devem disparar a multa sem consultarem mais nada!!!

  13. Avatar de SC
    SC

    Apenas usarei esta app quando o grau de maturação for avançado.
    As reviews do funcionamento da App são péssimas, não quero correr o risco de me rebocarem o carro.

  14. Avatar de Vasco
    Vasco

    É muito boa…Utilizei hoje….e fui multado pela EMEL em 6,40 Euros…já reclamei…enfim…vou levar moedas da próxima vez.

  15. Avatar de Diogo
    Diogo

    Só pelos 10€ já vale a pena.

  16. Avatar de V.Quaresma
    V.Quaresma

    Dizer simplesmente para não fazerem o download da aplicação “ePark” não ajuda ninguém a formar uma opinião sobre o serviço que é disponibilizado pela EMEL. Eu digo para NÃO FAZEREM e explico porquê.
    1. Para fazerem uso desta aplicação têm de transferir antecipadamente para a EMEL um fundo fixo que serve de saldo de conta-corrente; digamos 10 ou múltiplos de 10 euros. Não é como as portagens que debitam a conta bancária posteriormente.
    2. Temos sempre de ter a preocupação de prolongar o período de estacionamento inicial caso o período previsto esteja a ser ultrapassado; não prolonga automaticamente, por exemplo para o período máximo de estacionamento naquela zona ou para frações de meia-hora, ou de uma hora.
    3. A aplicação “ePark” trava muitas vezes, o que dificulta, por exemplo, o prolongamento do período de estacionamento e podes entrar em incumprimento, leia-se “coima”.
    4. Muitas vezes podes estar em zonas onde o teu telemóvel não pegue a Internet, ou estares a fazer qualquer coisa importante, ou mesmo esqueceres-te de fazer o prolongamento do estacionamento e lá vem multa ou mesmo bloqueio das rodas ou reboque. Portanto, teres saldo na tua conta não vale de nada!
    5. Os controladores de zona tem sempre a possibilidade de saber quais as matrículas dos carros cujo período de estacionamento está a caducar e “saltam-te” em cima logo que possam para aplicar a multa; se não tivessem essa informação não seriam tão rápidos.
    6. Independentemente do saldo da tua conta-corrente, vais ter de pagar a multa à parte, o que não facilita nada a tua vida, pois terás de ir de novo ao multibanco.
    Pelo que foi dito, esta aplicação ainda tem muito para melhorar, para ser um instrumento sério e honesto. Para já é um risco. NÃO ARRISQUES! Ou seja, se gostas de arriscar, então nem compres o título nas máquinas e paga a multa se te descobrirem!