Engenheiro suicida-se depois de perder iPhone 4G

77 Comentários

Um engenheiro chinês de 25 anos terá cometido suicídio depois de perder um protótipo da próxima geração de iPhones da Apple.

De acordo com o site DigitalBeat, Sun Danyong era um engenheiro recém-licenciado a trabalhar na Foxccon, que terá cometido suicídio depois de sofrer pressões por ter perdido um dos protótipos do iPhone de quarta geração.

De acordo com notícias originárias na China, a 9 de Julho Danyong recebeu 16 protótipos do iPhone de quarta geração, da linha de produção da Foxconn. Alguns dias depois, apercebeu-se que tinha perdido um dos modelos. Suspeitando que deixara o modelo em falta na fábrica, Danyong relatou o acontecido ao chefe na segunda-feira, dia 13 de Julho.

Na quarta-feira seguinte, o seu apartamento foi revistado por empregados da Foxconn. Depois de várias acusações, Sun terá sido detido e agredido durante a investigação. Na quinta-feira, Danyong saltou da janela do seu apartamento.

De acordo com um bloguer chinês que escreveu sobre este caso, «empregados nestas e noutras fábricas por vezes cometem suicídio devido à pressão do dia-a-dia. A maioria dos jovens não tem amigos que sejam advogados, pelo que não sabem como se proteger no sistema legal. Nem sequer chegam a procurar ajuda legal. Vão aguentando a pressão, acabando por encontrar uma forma extrema de acabar com os seus problemas».

Segundo o DailyTech, a divisão de segurança da Foxconn foi suspensa devido aos acontecimentos. Li Jinming, chief executive e general manager of business da Foxconn pediu pessoalmente desculpa aos familiares de Danyong, afirmando que lamentava profundamente o sucedido. Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Pedro Sato
    Luis Pedro Sato

    Antes o tivesse vendido….

    1. Avatar de zezao
      zezao

      assim ficava morto, mas RICO!! espectaculo…..

  2. Avatar de janielton
    janielton

    doideira…

  3. Avatar de Barros
    Barros

    Se fosse em Portugal já estava a ser vendido (a concorrência) pela melhor oferta! 😉

  4. Avatar de RoB
    RoB

    Pelo que li, fiquei com a impressão que talvez alguém o tenha ajudado directamente a saltar da janela.

    1. Avatar de Jonithu

      Sem dúvida, nem era intenção porque o estavam a agarrar pelas meias e o desgraçado escapuliu 😉

      Brincadeiras à parte, triste mundo este… 🙁

      1. Avatar de lmx
        lmx

        mas quando este equipamento sair muita gente o vai comprar e esquecer as coisas que estão por tras do fabrico destes brinquedos, são uns a brinvar com o termo vida dos outros…

        cmps

  5. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Faz-me lembrar o filme “piratas do sicilio”…

    1. Avatar de sérgio
      sérgio

      não será antes o “Piratas do Vale do Silício”?
      http://www.imdb.com/title/tt0168122/
      Mostra como Bill Gates e Steve Jobs fundaram as respectivas Microsoft e Apple e a concorrência entre os dois para ver quem chegava primeiro e as estratégias que utilizaram para criarem suas empresas.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Era isso. Mais precisamente à 1 hora e 14 minutos do filme.

  6. Avatar de InteRessadU
    InteRessadU

    “(…)Danyong saltou da janela do seu apartamento.”
    Vocês não percebem nada. Ele viu um pássaro com o tal iPhone e queria apanhá-lo… 😛

    1. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      Nem mais, excelente dedução!

    2. Avatar de Simões

      A diferença entre saltar e ser empurrado é bem pequena.
      Não é muito difícil fazer alguém “parecer” saltar pela janela do seu apartamento.
      Se tomar-mos em conta que lhe revistaram o apartamento, que o agrediram. . .
      Se não fala, o próximo passo é o salto!
      Chineses malucos

      1. Avatar de zl
        zl

        “A diferença entre saltar e ser empurrado é bem pequena.”

        Boa

  7. Avatar de J.C
    J.C

    Acho isto um triste fim de uma pessoa que possivelmente até nem teve culpa de nava. Vai na volta passaram-lhe os 5 dedos pelo prototipo sem que ele se tivesse apercebido.

  8. Avatar de Paulo Ribeiro

    de certeza que foi gamado. o tipo se tivesse feito negociata não se matava, quando muito fugia da china e ficava empregado na concorrência com muita nota no bolso

  9. Avatar de B.Moreira
    B.Moreira

    se exe gajo fosse meu familiar eu processava a empresa.

    1. Avatar de Ricardo

      Depois eras mais um a saltar da janela… lol

    2. Avatar de Hélder Lima
      Hélder Lima

      Imagino que na China seja muito fácil intentar processos contra grandes empresas…

  10. Avatar de RAphaeli
    RAphaeli

    Pois, mas os chineses são “malucos” o patrão mandou logo revistar a casa e bater ao rapaz. Sim não havia de ter sido festinhas 😡

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      nem mais …
      é que tendo ou não tendo culpa do ocorrido…. aquele prototipo vale muito dinheiro para empresas concorrentes.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        e para alguns portugueses também que andam doido para o comprar. esuqecendo esta cenda toda de crimes que estão por tras, mas os chineses é que são maus nós não…

        cmps

      2. Avatar de Hélder Lima
        Hélder Lima

        Sim, mas se o problema é assim tão grande seria melhor revistar os trabalhadores com acesso ao prototipo no final do dia de trabalho do que correr o risco de depois sofrer este tipo de pressões…

  11. Avatar de jmtdstoc

    🙁 Este é de facto um acontecimento triste e infortunado para o jovem em questão 🙁

  12. Avatar de André

    nao preciso ir tao longe, eu tambem chorava mas nem tanto

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    é este o preço (e tantos outros que ficam no silencio)dos brinquedos que dispomos no nosso dia a dia…

  14. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Vindo de um país onde não há liberdade de expressão sequer, não é surpresa.

  15. Avatar de Filipedgb
    Filipedgb

    Quando li o título do artigo pensei q ele tinha ficado triste por ter perdido o iphone 4G e se tinha suicidado xD.

    Coitado do homem…

    1. Avatar de RSousa
      RSousa

      eu tb.. lol
      teria mais piada se assim fosse

  16. Avatar de MrTEK

    dia 13 é um bom dia para contar más noticias ao patrão hehehe

    ———————–
    http://www.win7.com.pt

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    ainda bem que não era nada da Microsoft, lolol

    (não levem a mal, mas não resisti, hehehehe)

  18. Avatar de HikariKyubi
    HikariKyubi

    É por estas e por outras iguais que adoro a humanidade, são só pessoas bacanas por todo o lado. Deviam legalizar as drogas leves, assim este pessoal sempre tinha qualquer coisa para alegrar o dia.:P

    1. Avatar de Rui
      Rui

      lol, concordo, se fossem permitidas as drogas leves, talvez o rapaz fuma-se um “joint” e talvez não se atirasse(ou fosse atirado) pela janela do apartamento fora..
      já sairam press releases da apple e foxconn, e lamentam a morte do homem.. esquecem-se é da pressão e do tratamento que dão aos funcionários.. pq senão os equipamentos electrónicos não eram todos ou quase todos manufacturados na China..
      é como o outro diz.. é uma democracia chinesa.

      1. Avatar de RSousa
        RSousa

        desculpa.. mas não percebi, se fumares um “joint” não te conseguem atirar da janela porquê?

        Desculpa mas não consegui resistir.. 😛

      2. Avatar de lmx
        lmx

        mas os culpados indirectamente somos todos nós que criamos um burburinho de volta destes equipamentos e andamos doidos para os comprar, por isso é que eles são valiosos, é como a droga é valiosa porque anda sempre alguém doido para a comprar, indirectamente os culpados acabamos por ser nós, pois mesmo depois de saber destas coisas, andamos doidos para comprar um produto que tras agarrado o sangue dos outros desgraçados,e depois ainda dizemos epa cuitados, estes gajos são mesmo maus la na china, querendo saquidir do capote a responsablidade que assumiram a quando da compra do equipamento que compraram.
        é so umas palavras, falta de valores e hipocrisia.

        cmps

        1. Avatar de Hélder Lima
          Hélder Lima

          A pensar assim nunca deveríamos cruzar as pontes sobre o Tejo…

  19. Avatar de Hélder
    Hélder

    percebo perfeitamente estas situações, só lamento que elas aconteçam e muito mais do que nós temos conhecimento…

  20. Avatar de aver
    aver

    E o que é o 4G perguntam vocês ?
    Pelos vistos as especificações ainda não estão bem definidas nem há dispositivos a 4G. Diz a Wikipedia que em termos de taxas de transferência de dados (para dispositivos móveis) pretende-se passar dos actuais 15-30 Mbit/s para 100 Mbit/s, o que permite fazer o download de um DVD-5 (por exemplo um filme) em 5 minutos para acesso offline.
    Isto exige uma infraestrutura que não passa apenas pelos dispositivos móveis mas também por uma rede de antenas “inteligentes”,etc.

    A Apple já está a desenvolver um iPhone 4G ? É possível, mas a notícia está um bocado nebulosa e o “Google translate” não ajuda.
    (Se o o moço se suicidou ou foi suicidado, não digo nada, porque não sei se há qualquer conclusão a tirar excepto que foi sujeito a pressões, ilegítimas, e não aguentou. Acho que o local de trabalho é factor importante para uma boa saúde mental e não o foi neste caso).

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Lol, 4G nao é “4G Network”, é o próximo iPhone 🙂 iPhone EDGE (1ª Geraçao), 3G (2G), 3Gs (3G) e este que “se perdeu” é o 4G (4ª geraçao).
      O novo iPhone é provavelmente o que se espera: Cortex A9 (dual core) com sistema gráfico compatível com o do 3Gs + câmara 5MP com captura 720p + ecra AMOLED (960×640) + Wifi N. De resto vai ser mais ou menos a mesma coisa que actualmente, que ninguém espere mais revoluçoes 🙂

      1. Avatar de aver
        aver

        … 3GS = 3G e o novo = 4G. Isso dá qualquer coisa como 0 a lógica. Pelas tuas especificações de hardware parece que tens o 16º iPhone 4G desaparecido 😀

        Para 2010-2011 está anunciada a criação de redes 4G em vários países. Desde 2007 que algumas marcas andam a desenvolver dispositivos 4G. Não é impossível que a Apple, nesta altura, seja uma delas.

        1. Avatar de mmick
          mmick

          Opa, Aver há que consultar os sites das especialidade antes de mandar uns bitaites! Pela tua lógica da batata se fosse assim o iPod Touch novo que é o 2G entao na realidade seria um iPhone EDGE? LOL O iPhone 4G é o de 4a Geraçao (que é o que a notícia se refere) e PODERÁ OU NAO ser 4G-Network. Informar antes de falar please.

          1. Avatar de aver
            aver

            É 3G porque usa a tecnologia 3G. É 3GS (S é de speed) porque é um 3G melhorado. 4G há-de usar a tecnologia 4G, que já está aí ao virar da esquina. Espero que com esta conversa tenhas reparado.
            (E não me venhas com os sites da especialidade, porque quanto a tecnologia que não foi lançada limitam-se a especular, como tu eu).

      2. Avatar de aver
        aver

        Só precisar um aspecto. Em termos de cidades/regiões já a partir de Agosto, deste ano, haverá redes 4G nos EUA e no Canadá.
        http://news.cnet.com/8301-17938_105-10292199-1.html

      3. Avatar de A friend
        A friend

        O 4G pode significar “4ª Geração” …mas também pode significar 4G networks.. estilo “2 em 1” .. logo ambos podem ter razão..

        O 3G foi dado o nome por causa da rede, o 3GS, talvez tenha mantido o nome pelos 2 factos.. (Geração e Rede) … o que fará ainda mais sentido o 4G assinalar a marca da 4 geração assim como da rede 4G… e se forem a ver, eles nunca dão nome aos produtos pela geração, mas sim por causa da tecnologia…

        Vejam os Ipod’s.. nunca vimos nenhum Ipod 2G…4G….5G de nome… ou é Touch, por causa do touchscreen, ou nano, dadas as dimensões.. Shuffle pela tecnologia…etc…etc.. 😉

        1. Avatar de Rui
          Rui

          o 3Gs tem o pequeno S a seguir ao 3G por causa de “speed”, sendo que a Apple diz que este novo dispositivo é não sei quantas-fake-vezes mais rápido que o antecessor. só está disponivel na versão 16GB e 32GB, o 3G tem só disponível as versões 8GB e 16GB acho eu.

          1. Avatar de Jorge Rodrigues
            Jorge Rodrigues

            tens razão tenho andado na mira de comprar o Iphone 3Gs e fiz o trabalho de casa.. é cerca de 2 vezes mais rápido que o 3g e tem mais umas aplicações… as capacidades são como referes.
            cumps

      4. Avatar de Rui
        Rui

        com que então o iphone 3G funciona em 2G ? lolol querem ver que milhões de pessoas em todo o mundo que possuem o aparelho tal como eu que foram burladas ? podias-te ter informado do assunto pelo menos.. agora mandar estas patacoadas assim á toa é que não.

        1. Avatar de mmick
          mmick

          Estes teus dois posts sao totalmente confusos e confesso que nao entendi… Mas para te aclarar um pouco vou simplificar a coisa: o iPhone 3G é um iPhone de 2ªGeraçao (foi o segundo a ser construido) que funciona sobre redes 2G e 3G. O iPhone 3Gs é um iPhone de 3ª geraçao (foi o terceiro a ser construido) e funciona sobre redes 3G e tem um SoC (System On a Chip) baseado num Cortex A8 com um chip gráfico mais avançado que o 3G (iPhone de 2ª Geraçao). No total com o novo SoC A8 + mais RAM o iPhone 3Gs é sensivelmente 2x mais rápido que o 3G e espera-se (depois do FW ser melhorado) ser á volta de 2.5x mais rápido.

      5. Avatar de Rui
        Rui

        aliás, peço desculpa, mas patacoada tendo em conta a nomenclatura do Iphone.. e sim o iPhone 3G funciona sobre rede 3G.. e digo isto com toda a certeza porque no Japão não são usadas tecnologias de rede abaixo do 3G, e o 1º iPhone não foi lançado lá.

    2. Avatar de Hugo Cunha
      Hugo Cunha

      “Se o o moço se suicidou ou foi suicidado”

      Como é que alguém pode ser suicidado????

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        é simples alguém dá uma ajuda no processo
        saltar de uma janela é um exemplo… ter um acidente é outra.. enfim.. há muitas formas de ser suicidado.

  21. Avatar de Lokier
    Lokier

    É na China, os gajos são na sua maioria marados da cabaça. Enfim…

  22. Avatar de Daniel
    Daniel

    “Na quinta-feira, Danyong saltou da janela do seu apartamento.” Saltou com uma ajuda de uma maozinha alheia…

  23. Avatar de nuno-mc

    Será que o iPhone ja tá no ebay?
    xD

  24. Avatar de null4dev
    null4dev

    Esse era engenheiro e maluco…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      não queiras ser tão maluco como ele se não em portugal ainda passavas por uma pessoa normal.

      cmps

  25. Avatar de A friend
    A friend

    “…After losing the iphone, employee jumps from the WINDOW …”

    Ironic…

    😀

    1. Avatar de André M.
      André M.

      Como é que foste reparar nisso?? Incrível..e hilariante!:P

      Parabéns..xD

  26. Avatar de keops

    Adianta de muito pedir desculpa à família, serve de caraças… Se fossem feitas investigações a sério para para prevenir mais casos de abusos destes, mas daqui a uns dias a pressão dos media passa e o caso vai para debaixo do tapete como costume.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      não é a pressão dos media que baixa e o facto do equipamento sair para o mercado e toda a gente sacode a agua do capote e vai comprar, isso é hipocrisia, a nossa sociedade está corrimpida ao fracaço e para la caminhamos a passos largos, estimasse que em 2020a china seja o numero 1 os estados unidos para ai em 3º o brasil em 5…..e a china…essa depois vai ser aqui e ai quero ver quem se queixa, pois quando os outros se queixaram ninguém quis saber somente quiseram saber da data de saida dos equipamentos para mandar para um pais externo o guito que nos pos mais pobres a todos nós.
      boas compras…

      cmps

  27. Avatar de Correia
    Correia

    Isto na china não é surpresa nenhuma, mas não é só na china que existe este tipo de repressão, cá na tuga também se roubaram algum protótipo de algum produto da escala do iphone vão ver se também não sofrem um acidentezinho…..

    1. Avatar de Rui
      Rui

      até por menos te dão uma ajudinha extra para saltares pela janela fora, ou ficares sem dentes na boca..

      ninguém se lembra do rapaz de 16 anos que morreu, por causa de um jovem (com cerca de 25/28 anos) lhe dar um murro na tromba ? o tal jovem de 16 anos, apenas mandou um piropo à namorada do outro jovem mais velho..

      um piropo.. não lhe roubou o protótipo dum dos produtos “mais” esperados pela Apple.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Pois, mas esse mais velho é um tótó do cara”#”# 😀

  28. Avatar de Alain
    Alain

    pobre homem, e ainda dizem que a china será a próxima potência do séc. XXI, espero que não.

  29. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu pergunto-me é se o gajo morreu mesmo, e não é uma tentativa de marketing. 😀

    Vai na volta e o gajo está a gozar umas boas férias num pais qualquer. 😀

  30. Avatar de Mario
    Mario

    Tudo por causa da porcaria de 1 iphone que não passa de um telefone.
    Nos nossos dias as coisas são + importantes que as pessoas.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      as coisas não são mais importantes, nós é que as tornamos mais importantes, assumindo, ou não querendo assumir essa responsabilidade.

      cmps

  31. Avatar de Dark
    Dark

    pela janela…

    ele tentou vender o iphone a microsoft… (window)

  32. Avatar de pingalhete
    pingalhete

    esta noticia é mentira!
    realmente, o pessoal acredita em tudo o q aparece na net…

  33. Avatar de jprodigy

    … Esses gajos tem os olhos em widescreen … nunca sabem onde deixam nada.

    Abraço.

  34. Avatar de konteudos.info

    há pouco tempo um gajo que se quiz matar de uma ponte , estava a parar o transito todo , outro xinoca não vai de modas foi lá empurrou o gajo !!!

    acabou-se as indecisões ehehehe

  35. Avatar de Jose
    Jose

    Adoro o sistema em que vivemos.
    A vida desta feliz peça da engrenagem merece-nos tanta consideração como nos merece a nossa própria vida. Ainda por cima é chinoca e aqui ninguém é chinoca.
    Ora, se um dia acabarem os “chinocas” e nos tocar a nós, acredito que outros tecerão os mesmos comentários que agora foram feitos a respeito do “chinoca”…Mas, até lá…

  36. Avatar de PR
    PR

    Com o devido respeito pelo Pplware, nunca vi tanta estupidez junta.

  37. Avatar de Miguel Rosa
    Miguel Rosa

    triste..quando o trabalho passa a frente de tudo na vida..vida tem outras coisas também, apesar de ser muito importante em cada uma das nossas vidas!

  38. Avatar de Emerson Câmara
    Emerson Câmara

    As pessoas perderam a noção das coisas.