Microsoft retirou do ar parte da última actualização Windows

19 Comentários

Problemas graves detectados por utilizadores

A actualização de Agosto do Windows chegou a prometer muito. Falava-se do regresso do Menu Iniciar ao Windows 8.1, mas a verdade é que nada do que os rumores davam como certos aconteceu.

A verdade é que esta actualização acaba de voltar às notícias, mas não pelas melhores razões. Um dos componentes desta actualização está a apresentar graves problemas a alguns utilizadores e a Microsoft resolveu deixar de disponibilizar parte dessa actualização, até que o problema se resolva.

windows_1

O problema que está a atingir a actualização de Agosto do Windows está localizado num componente em concreto, que ao ser actualizado leva a que as máquinas entrem em ciclos de reinicialização, impossibilitando os utilizadores de as usarem.

O componente MS14-045 (Vulnerabilities in Kernel-Mode Drivers Could Allow Elevation of Privilege) faz parte da última actualização e está marcado como uma actualização essencial, mas a verdade é que tem dado verdadeiras dores de cabeça a alguns utilizadores.

Os casos de problemas com esta actualização começaram a acumular-se nos fóruns de suporte da Microsoft na passada Quarta feira, apenas um dia desta ter sido lançada.

O problema é de tal forma grave que a Microsoft resolveu retirar esta parte essencial da actualização e está a recomendar aos utilizadores que a removam dos seus sistemas até que a causa do problema seja identificada e o mesmo resolvido.

Segundo os relatos dos utilizadores nos fóruns da Microsoft o problema não está limitado a uma única versão do Windows, afectando tanto o Windows 7 como o 8 e o 8.1.

windows_2

Para além deste problema grave, existem mais dois reportados, ambos associados à actualização MS14-045, mas que reflectem problemas nas fontes instaladas no Windows. Também estes estão a ser avaliados pela Microsoft para que sejam resolvidos em breve.

A forma de remover esta actualização está descrita na mesma página onde o problema é apresentado e não se mostra um processo simples. Envolve o iniciar do Windows o modo de segurança, a eliminação de alguns ficheiros e de entradas no registo do Windows, a desinstalação das actualizações e a reposição de chaves do registo.

Este é mais um caso de problemas nas actualizações do Windows. Nos últimos tempos têm sido recorrentes e alguns com impacto be grave na utilização do Windows.

A Microsoft está já a tratar do caso e muito em breve espera-se que a actualização seja novamente disponibilizada, já com estes problemas devidamente resolvidos.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tavares
    tavares

    A atualização a que alguns utilizadores se referem e que a Microsoft aconselha que seja desinstalada é a KB2982791.Embora não tenha notado qualquer problema depois de a ter instalado,segui a indicação e desinstalei.E a desinstalação foi da forma normal.”Painel de controlo/programas/programas e recursos/atualizações instaladas”…clicar e desinstalar a atualização.Só depois o PC foi reiniciado para completar a desinstalação…tudo normal.Sem qualquer “drama” ou dificuldade…

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Deve ser por isso que no outro dia tive um BSOD no Windows 7, assim do nada. Microsoft a dar barraca, no seu melhor.

  3. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    tenho essa parte insatlada e não notei qualquer problema….se não noto nada, nem vou desinstalar……

  4. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Tenho tudo instalado e não há problemas aqui, a funcionar normalmente 🙂

  5. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    Tristeza, agora cada actualização do windows vem sempre problemas.

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Mas o que se esta a passar com as ultimas actualizações da Microsoft? O.o

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Com o Windows 8.1, as actualizações foram executadas de modo automático. Contudo, constato que pelo menos um software (ainda não os verifiquei todos) deixou de funcionar: dá um erro no arranque (aparece uma janela do windows a indicar um erro e fecha o programa).

  8. Avatar de leonel
    leonel

    Não instalem, o meu W7 ultimate ‘brickou’, ganhei umas horas de instalação limpa do win…

  9. Avatar de guilherme santos
    guilherme santos

    Não sei se poderei considerar este assunto relacionado com este “post” mas, de qualquer modo, aqui vai:
    deixei de poder aceder às “app’s” nativas do windows 8.1.
    De cada vez que tento aceder a qualquer delas através do “Metro” ou posteriormente via “barra de tarefas” as “app’s” abrem e fecham de imediato. Nos diversos “forum” relativos ao assunto encontrei várias sugestões mas, pelo menos as mais simples, não resultaram. Outras estavam relacionadas com alterações ao registo – que para mim são sempre “tabu” – e por isso nem as experimentei. Algume poderá sugerir alguma coisa simples e eficaz?
    Nota: o portátil (e o respectivo “SO”) foi comprado há pouco mais de 1 mês…

  10. Avatar de Arydson
    Arydson

    Eu instalei no windows 8 e não notei qualquer problema.
    Sendo assim não tenho nenhuma razão para desinstalar

  11. Avatar de Manuel José
    Manuel José

    Actualização de segurança do Windows 8.1 para sistemas com base em x64 (KB2982791)
    Data da instalação: ‎15/‎08/‎2014
    Status da instalação: Êxito
    Tipo de actualização: Importante

    Foi identificada uma questão de segurança em um produto de software da Microsoft que poderia afectar seu sistema. Você pode ajudar a proteger seu sistema instalando esta actualização da Microsoft. Para obter a lista completa dos problemas incluídos nesta actualização, consulte o artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft associado. Talvez seja necessário reiniciar seu sistema após instalar esta actualização.

    Mais informações:
    http://support.microsoft.com/kb/2982791

    Ajuda e Suporte:
    http://support.microsoft.com

    Sem qualquer problema… Quando se fala mal por falar (da Micro$oft) sem lidar directamente com o assunto, é no que dá…

  12. Avatar de Chrono
    Chrono

    Ok, deixem-me ver se percebi: Foram lançados updates com problemas. Eu tenho os updates instalados em todos os pcs, e nenhum teve problemas ate agora. O que faço? Sigo os passos que a Microsoft aconselha fazer e desinstalo tudo via Painel de Controlo, ou deixo-os instalados?
    Não percebo muito bem aquilo de iniciar em modo de segurança? Devo iniciar em modo de segurança para desinstalar, ou é só para quem não consegue iniciar o windows?

    É que o artigo da Microsoft pode ser interpretado de muitas formas? Ela aconselha a remover mas não explica de qual das formas porque dá 2 formas para remover, 1 normal, e outra que implica iniciar em modo de segurança e mexer com o Registo.

  13. Avatar de Chrono
    Chrono

    Esqueçam, já percebi.
    Para quem não apresenta erros ou tem erros nos tipos de letra (seja o tipo de letra usado num documento, tentar mover um tipo de letra que esteja numa pasta que não a pasta normal do windows e der erro) deve desinstalar-se via Painel de Controlo.

    Caso o Windows apresente um erro 0x50 e crash, deve-se usar o modo de segurança.

    Ao PPLWARE
    “A forma de remover esta actualização está descrita na mesma página onde o problema é apresentado e não se mostra um processo simples. Envolve o iniciar do Windows o modo de segurança, a eliminação de alguns ficheiros e de entradas no registo do Windows, a desinstalação das actualizações e a reposição de chaves do registo.”

    Deduzo que também tenham interpretado mal o artigo da Microsoft. Aconselho que alterem o artigo, pois podem deixar as pessoas que não têm problemas aparentemente visiveis, alertadas e comecem a cometer erros no Registo, quando a solução para elas é simples.

  14. Avatar de Maraduxo
    Maraduxo

    Ainda bem que é da actualização!
    Já me passei bastante com os ecrãs azul dificuldade em arrancar.
    Vou tentar remover actualização e ver se deixa de dar problemas.

  15. Avatar de Diogo
    Diogo

    Windows 8.1 e não tive problema nenhum até agora, espero que não venha a ter!

  16. Avatar de Jose
    Jose

    Conversa da treta, tenho todas as máquinas cá em casa actualizadas e nenhuma delas deu problemas.

  17. Avatar de Chrono
    Chrono

    Engraçado, deixei 2 posts aqui, mas só apareceu 1.

    Enfim, pessoal é o seguinte: há quem tenha problemas e quem não tenha. Basicamente quem não tem problemas ou tem problemas apenas com os tipos de letra (Known issue 1 e Known issue 2 da página da Microsoft referida acima) deve desinstalar as actualizações via Painel de Controlo. Deve fazê-lo uma a uma pela ordem descrita pela Microsoft. Eu apenas tinha 2 actualizaçoes, por isso tive de desinstalar e reiniciar 1 vez por cada uma delas.

    O pessoal que tem BSOD’s, ou Ecrâs Azuis em tuga, tem que iniciar em modo de segurança e seguir as indicações dadas para o Know Issue 3, que implica mexer no Registo.

    Espero ter ajudado. Aqui não tinha problemas antes, e não tenho problemas depois da desinstalação.

    Convém lembrar que devem proceder à desinstalação pois estas actualizações serão lançadas mais tarde já corrigidas, e também para não criar conflitos futuros.

  18. Avatar de TravessaK
    TravessaK

    na ultima atualização do w8 fiquem sem 365! solução, reinstalar! Microsoft no seu melhor!

  19. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Fds! Só burros! Vocês não percebem absolutamente nada de tecnologia. E se pensam que percebem, façam uma coisa, vão para lá fazer melhor.
    Santa burrice destes putos quadrados!