Dica: Veja se escreve as passwords no terminal Linux e OSX

15 Comentários

Os sistemas operativos mais modernos estão preparados para dar aos seus utilizadores níveis de segurança e de protecção muito elevados. Entre as medidas mais simples que estão implementadas, o recurso à utilização da conta de administração é a que mais vezes é usada.

Mas nos sistemas Unix, nos quais se incluem o Linux e o OSX, existe uma lacuna! O utilizador nunca vê se está realmente a escrever a password. Mas esta situação pode ser contornada, vejam como o podem fazer.

asteriscos_password_1

O problema aqui reportado não é uma falha de segurança mas sim a falta de uma ajuda visual que muitos estão habituados a usar e que permite ao utilizador ter a noção se está efectivamente a escrever ou não a password de root sempre que esta lhe é pedida.

O comportamento normal é o número de caracteres não ser visível e nada ser alterado à medida que a password é escrita.

Mas com uma simples e rápida alteração num ficheiro essa informação passa a estar visível, sendo cada caractere da password apresentado como um asterisco.

Todas as premissas de segurança iniciais e mandatórias são mantidas, havendo no entanto uma ajuda visual ao utilizador.

A alteração irá ser feita no ficheiro sudoers, que existe em qualquer versão de Linux e também no próprio OSX. Por esse ser um ficheiro de sistema e com uma formatação particular o mesmo não pode ser editado directamente, sendo para isso usado o comando visudo, com permissões de root.

sudo visudo

Depois de usarem este comando, que vos vai pedir a password de root, será aberto o ficheiro sudoers, onde devem procurar uma linha que deverá ter o formato apresentado abaixo.

Defaults        env_reset

Apnas precisam de adicionar ao final dessa linha o valor pwfeedback, separando esses valores com uma vírgula.

Defaults        env_reset,pwfeedback

Se preferirem podem criar uma nova linha, idêntica à do valor env_reset, mas que terá apenas o valor pwfeedback.

asteriscos_password_02

Depois de fazerem a alteração no ficheiro sudoers precisam de o gravar. Caso estejam num Linux, que tipicamente usa o nano como editor de texto por omissão, o comando a usar é Ctrl + X. Caso estejam a fazer essa alteração num OSX, que usa o VI como editor padrão, o comando é :wq.

Notem que para terem acesso à alteração que fizeram precisam de fechar e voltar a abrir a janela do terminal.

asteriscos_password_03

A partir desse momento sempre que estiverem numa janela de terminal do Linux ou do OSX e vos seja pedida a palavra passe de root vão ser mostrados asteriscos para cada caractere que escreverem.

Este complemento visual pode ajudar-vos a entender quantas letras da vossa password já escreveram ou se simplesmente a estão a escrever.

Se quiserem reverter esta alteração para o seu estado inicial apenas necessitam de repetir os passos tomados e retirar a entrada colocada no ficheiro sudoers.

Testem esta alteração e vão ver a vossa utilização do terminal ficar mais facilitada e com uma ajuda visual muito importante.

Lembrem-se no entanto que qualquer pessoa que vos veja escrever a password pode ficar a saber com quantos caracteres esta é composta.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Acho que é mais uma coisa boa, e menos uma lacuna…

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Podia ter uma forma diferente de indicar, tipo fazer piscar algo na janela, uma letra ou assim.

  2. Avatar de Cris
    Cris

    Lacuna? Se souberes o número de caracteres que a pass tem esta torna-se objectivamente menos segura.

    1. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      +1
      Nunca tinha visto a coisa nesse ponto de vista. Estamos sempre a aprender 😀

    2. Avatar de Pedro Simões

      “Lembrem-se no entanto que qualquer pessoa que vos veja escrever a password pode ficar a saber com quantos caracteres esta é composta.”

      Está lá no artigo!

      1. Avatar de schwrink3r
        schwrink3r

        Depende da pessoa que está a “escrever”!!
        Podes digitar 20 caracteres enquanto quem está a “espiar” conta apenas metade, se tanto!!

        1. Avatar de schwrink3r
          schwrink3r

          Até mesmo com os *asteriscos*, quando escreves rápido e clicas ENTER, não dá nem para começar a contar!!

  3. Avatar de billgates
    billgates

    Mas isto alguma vez foi um problema? lol

    1. Avatar de Guerreiro
      Guerreiro

      Por acaso para mim ate que faz jeito uma vez que as teclas do meu portatil nem sempre funcionam. Apesar de nao ter funcionado.

  4. Avatar de Felismino
    Felismino

    É uma questão de segurança e não uma lacuna! Sabiam que há software que revela os caracteres que escrevem? Para além da questão do nº dos mesmos… Além disso, havia quem fizesse software malicioso para capturar as passwords e uma fomra de o detectar era precisamente ao ver que estavam a aparecer * no ecrã!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Mas um keylogger também pode guardar o que é escrito e não precisa que seja mostrado no terminal.

  5. Avatar de lumitoro
    lumitoro

    Uma dica muito boa, pessoalmente não vou usar mas já tive quem me ligasse a dizer que a pass no terminal não funcionava, se tivesse este conhecimento teria usado. fica para o futuro. Obrigado(Não tenho paciência para RTFM em todas as opções do terminal :D).

  6. Avatar de sudo touch /share/opinion
    sudo touch /share/opinion

    não é um “bug” … é um “feature”

  7. Avatar de pixar
    pixar

    Na minha opinião esta alteração no sudoers ainda não é suficiente. O ideal era mesmo mostrar os caracteres digitados pata termos a certeza que a passe estava certa. Isso facilitava muito a vida ao ákaro sentado ao nosso lado…

  8. Avatar de Henrique Nunnes
    Henrique Nunnes

    Muito legal!