Carros sem motorista podem circular no Reino Unido em Janeiro

25 Comentários

O Governo do Reino Unido anunciou que os carros sem motoristas serão permitidos nas vias públicas a partir de Janeiro do próximo ano.

Os carros sem motorista parecem ainda uma coisa vinda dos filmes de ficção científica, mas a realidade e o futuro passam mesmo por aí. Em alguns estados norte-americanos este tipo de carros já circula há algum tempo de forma legal. Só na Califórnia, o carro sem condutor da Google já fez mais de 500 mil quilómetros em estrada aberta. E agora, parece ser a vez da Europa se começar a moldar a essa realidade.

driverless-car-uk

Foi há poucos dias que o Governo britânico anunciou que a partir de Janeiro de 2015 será autorizada a circulação de automóveis sem condutor nas estradas do país.

Para que tal seja possível, o Departamento de Transportes do Reino Unido deverá, até lá, rever as regras de trânsito existentes e actualizá-las à nova realidade, tendo em conta que terá que existir uma diferenciação da forma como se aplicam as leis a veículos com e sem condutor.

A ideia não será introduzir este tipo de veículos em todo o país, mas sim seleccionar três cidades que servissem de palco para testes rodoviários. Desta forma, o Governo quer desenvolver um sorteio de selecção das cidades de forma a investir um fundo de 10 milhões de libras nestes ensaios num período de 18 a 36 meses.

Carros sem condutor da Google combinam dados de vídeo e sensores para determinar o percurso a seguir.
Carros sem condutor da Google combinam dados de vídeo e sensores para determinar o percurso a seguir.

Desta forma, o Governo tem o objectivo de colocar o país na vanguarda da tecnologia abrindo novas oportunidades para a economia e para a população.

Today’s announcement will see driverless cars take to our streets in less than six months, putting us at the forefront of this transformational technology and opening up new opportunities for our economy and society, referiu Vince Cable Ministro do Governo Britânico.

Com esta decisão, o Reino Unido junta-se agora aos Estados Unidos onde já são autorizados a circular automóveis sem condutor nos Estados da Califórnia, Nevada e Florida. No Japão já foram realizados ensaios com automóveis da Nissan durante o ano passado, e em Gotemburgo, na Suécia, já existe a autorização para a Volvo realizar testes a partir de 2017.

Fonte: BBC

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    E quando o sistema tel um lag ou reinicia sozinho, como é, temos um estampanço?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Espera ai ! Se fizeres root e meteres rom personalizada já não laga !

      1. Avatar de PorquinhoBranco
        PorquinhoBranco

        Podia ser pior! Podia nao haver roms e passados uns anos la tinhas tu que saltar pro volante!
        Ir you know what I mean…

    2. Avatar de João
      João

      Mesmo assim, acho que o número de acidentes seria menor do que termos seres humanos a conduzir.

      1. Avatar de Rafael Monteiro
        Rafael Monteiro

        Ora lá vou eu para o desemprego.
        A tecnologia é muito bonita, toda ela – chamamos evolução, mas na realidade com a evolução extinguem-se postos de trabalho.

        1. Avatar de Sebastiao
          Sebastiao

          Os criticos do sec. XIX diziam o mesmo na Revoluçao Industrial.

    3. Avatar de SemEspinhas
      SemEspinhas

      Creio que estes tipos devem ter um sistema de backup 🙂
      Faz todo o sentido, mas nunca se sabe.

      Já ouvi um rumor que a apple se prepara para comprar a NIKKO com o objectivo de criar concorrencia. LOLOL

  2. Avatar de MM
    MM

    Quem assina a declaração de acidentes? 🙂
    A AI (artificial intelligence) é praticamente isenta de erros dentro de um ambiente 100% AI, mas num ambiente com humanos à mistura, a AI ainda comete muitos erros.
    Não sei até que ponto não será ainda muito cedo para meter este sistema nas cidades. Mas sim, o futuro de táxis sem motorista está mais próximo do que pensamos.

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    São testes. Certamente em vias devidamente assinaladas e – certamente – fora do trânsito urbano.

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Se for como os testes que já foram feitos nos Estado Unidos, então serão feitos em localidades com movimento rodoviário moderado, em trânsito normal e com um piloto sentado no lugar do condutor. Esse piloto estará atento à movimentação do carro e terá a possibilidade de fazer override ao controlo do carro a partir do momento em que utilizar o volante e os pedais. Basicamente o carro anda sozinho, mas tem um humano lá dentro para evitar acidentes em caso de falha do sistema.

      Há vídeos disto na Web.

  4. Avatar de jrgAugusto
    jrgAugusto

    …então e agora com quem vou reclamar no trânsito!!

    1. Avatar de aaxs
      aaxs

      Deixa de haver transito. Só os humanos é que criam isso. Se fosse tudo sincronizado era uma maravilha.

  5. Avatar de João Fontinha
    João Fontinha

    gostava era de ver quais as seguradoras alinhas nisto….

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Não penses como Português nem com as leis e mentalidades Portuguesas… Pensa como os outros!

      😉

    2. Avatar de João
      João

      Quais as seguradoras que alinham nisto? Todas! Isto é uma mina. Imagina só, em vez de milhões de acidentes por ano, passarem a existir apenas uma centena! Já viste o lucro que passam a ter? Até eu vou abrir uma seguradora.

    3. Avatar de João
      João

      Agora supõe que és uma seguradora e surge um BUG e ocorrem acidentes em massa. Sabes como se resolve? É fácil. Crias uma seguradora BOA e uma seguradora MÁ.

      1. Avatar de Andre Vieira
        Andre Vieira

        AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      2. Avatar de Tipo, Cenas :)
        Tipo, Cenas 🙂

        melhor comentario do dia!! 🙂

  6. Avatar de Johnny
    Johnny

    Aqui em Londres quendo se afirma que se vai fazer, faz-se… e o futuro acontece.

  7. Avatar de João Dias
    João Dias

    Não me surpreende. Desde que aqui estou em Londres, não tenho visto um único acidente e há alturas em que o trânsito está caótico em algumas zonas.

    Ora, se as pessoas são civilizadas no trânsito, parece-me que um carro sem condutor se vai dar bem. Aliás, eu posso estar enganado, mas no outro dia vi um carro do Street View em Paddington sem condutor. Se calhar o condutor estava lá e era pequenito, mas eu não o vi 🙂

  8. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    Sempre menos perigoso do que as mulheres de qasquai, juke…

  9. Avatar de Alex
    Alex

    O primeiro requisito para que ele funcione bem devem ser estradas com trajectórias bem pintadas no centro e margens e sinalização bem visível. Gostava de ver como reage numa estrada secundária estreita e sem marcas no piso na hora de cruzar com outro veículo de frente. E quando for atrás dum veículo que pára onde não deve para carregar/descarregar e tiver que cruzar uma linha contínua se quiser prosseguir? Ou se pára num stop para entrar numa rua muito movimentada? Vai ficar ali o dia inteiro porque os outros condutores pensam que estacionou e ninguém o deixará entrar…a não ser que se canse de esperar e também aprenda a entrar à artista e ligue depois os intermitentes em sinal de agradecimento 😀

  10. Avatar de distroyner
    distroyner

    estão se a esquecer da maior vantagem que isto poderá trazer. se isto funcionar bem, o patrulhamento nas estradas é menor, logo a GNR tem mais tempo para andar a prevenir assaltos…

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    Boa.
    Quero um carro desses aqui em Évora.
    Com ruas sem marcação, lombas que parecem passeios e buracos que não se veem, o carro tem que ser mesmo inteligente. por vezes é preciso subir o passeio para prosseguir porque está uma camioneta em segunda fila a descarregar. Nas rotundas com mais movimento é só ter paciência que vai aparecer um “buraquito” para entrar com o carro. Ou esperar que passe a hora de ponta (cerca 15 min).
    É difícil mas não impossível.
    É bom evoluir

  12. Avatar de José Simões
    José Simões

    Bem vindos ao futuro.

    Evidentemente que este carros só vão funcionar em estradas bem cartografadas, mas a cartografia de detalhe avança rapidamente, nos países desenvolvidos e mesmo nos em vias de desenvolvimento, apoiada com novos sistemas de aquisição de dados.

    Poderá haver acidentes / crashes /reboots ? Claro que sim, mas comparando isso com as causas humanas da grande maioria dos acidentes, estamos a falar de detalhes.

    (noutro avanço notável, e não tão polémico, os carros farão o seu auto diagnóstico, diminuindo muito as avarias inesperadas e custosas)

    O ganho em termos de produtividade e conservação serão assinaláveis.

    Não tão satisfatória será em termos de emprego. Existe um subsistema económico que vive dos acidentes, desde oficinas a seguradoras, passando por ferro-velhos, reboques, etc. Não desaparecendo, esse sector será fortemente afectado.

    Bem vindos ao futuro.