Quer ter uma máquina para alojar sites? Aprenda como

39 Comentários

Todos nós sabemos que as distribuições Linux são extremamente potentes e flexíveis, e que a maioria dos servidores, espalhados pelo mundo, usam Linux para implementar os mais diversos serviços (ex. WWW, DNS, FTP, SSH, entre outros).

Depois de disponibilizarmos alguns tutoriais que ensinam como transformar a sua máquina num servidor Web, hoje vamos ensinar como pode fazê-lo mas recorrendo ao novo CentOS 7 (pois há diferenças).

SAM_0419

O que é um LAMP?

Noutro dia alguém me questionava sobre o que era afinal um LAMP. Ora bem, no pplware já apresentamos um conjunto de artigos que ensinam a montar um verdadeiro servidor LAMP (Linux, Apache, Mysql e PHP).

Basicamente um LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP) é um conjunto de serviços sobre Linux, que nos permitem criar um verdadeiro servidor Web (Apache – para colocar conteúdos online como por exemplo sites, plataformas como wordpress, Joomla, wikis, etc) com suporte para a linguagem de programação PHP com suporte para o serviço de base de dados MySQL.

Para transformarem o vosso CentOS num autêntico LAMP devem seguir os seguintes passos:

1) Instalar o MariaDB

Caso necessitem de um gestor de base de dados para o vosso site instalem, por exemplo, o MariaDB. Para isso basta executar o seguinte comando:

yum -y install mariadb-server mariadb

Para iniciar o serviço e definir para arrancar automaticamente durante o boot basta que corram os seguintes comandos:

centos_01

Configurar o MariaDB

Para configurar uma password de acesso ao MariaDB com o utilizador root, deverá executar o seguinte comando:

/usr/bin/mysql_secure_installation

Durante a configuração, devem seguir os seguintes passos:

  • Enter current password for root (enter for none): # DAR ENTER #
  • Set root password? [Y/n]     # DAR ENTER #
  • New password:                # Redefinir Password #
  • Re-enter new password:      # Redefinir Password #
  • Remove anonymous users? [Y/n]   Y
  • Disallow root login remotely? [Y/n] Y
  • Remove test database and access to it? [Y/n] Y
  • Reload privilege tables now? [Y/n]  Y
2) Instalar o Apache2

A instalação do Apache no CentOS é algo relativamente simples. Para isso basta abrirem o terminal e inserir o seguinte comando:

yum install httpd -y

Para iniciar o serviço e definir para arrancar automaticamente durante o boot basta que corram os seguintes comandos:

systemctl start httpd.service
systemctl enable httpd.service

Para abrirmos a comunicação para o exterior para as portas 80 e 443 devem executar os seguintes comandos:

firewall-cmd --permanent --zone=public --add-service=http
firewall-cmd --permanent --zone=public --add-service=https
firewall-cmd –reload

Para verificar se o servidor apache está a funcionar, basta abrirem o endereço http://localhost no browser do sistema.

apache

3) Instalar o PHP5

Para instalar o PHP basta executar o seguinte comando:

yum -y install php

Para que o MariaDB tenha suporte para PHP, basta que executar o seguinte comando para instalar o pacote php-mysql -y:

yum -y install php-mysql

Em seguida devemos reiniciar o Apache

systemctl enable httpd.service

Se tiverem pretensões em instalar algum CMS devem instalar os seguintes módulos:

yum -y install php-gd php-ldap php-odbc php-pear php-xml php-xmlrpc php-mbstring php-snmp php-soap curl curl-devel

E está feito…temos um servidor WEB pronto a funcionar. Estas configurações servirão de base a alguns tutoriais que temos já preparados e que disponibilizaremos nos próximos tempos. Estejam atentos.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo

    ficarei atento! Se der certo, começarei a hospedar os meus sites em ambiente próprio

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não compensa se alojares só 1 site e que seja “simples”.

      Um alojamento web que te custe 30/40€ por ano tem CPanel, Firewalls, Anti virus, Backups automaticos, larguras de banda elevadas, etc, que se quiseres replicar tens de gastar centenas de euros por ano em licenças. Além disso tens de pagar a VPS ou servidor dedicado. E se algo corre mal tens de resolver tu, se for num alojamento resolve a empresa de alojamento na hora ou em poucas horas…

      1. Avatar de José Cordeiro
        José Cordeiro

        +1

      2. Avatar de Modem
        Modem

        Já para não falar dos custos de energia associados, que nos dias de hoje não estão nada baratos

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        E se for uma aplicação web com código feito por ti? Vais confiar em publicar o teu árduo trabalho num host partilhado?

        1. Avatar de Maria Pereira
        2. Avatar de Bruno Jesus
          Bruno Jesus

          Pedro tens razão, mas ele disse “Não compensa se alojares só 1 site e que seja “simples”.”

      4. Avatar de Cenas
        Cenas

        Mas não te divertes tanto a resolver o problema 🙂

  2. Avatar de Nusilmar
    Nusilmar

    Boa explicação, mas talvez fique complicado para iniciantes. E que tal tutorial para Zpanel ?? Para alojar vários sites é talvez mais agradável … e bem mais user friendly…

    1. Avatar de SysAdmin
      SysAdmin

      ZPanel é do mais inseguro que há… pelo menos há uns tempos era.
      Recomendo por exemplo o ispCP ou o i-mscp, também gratuitos.

  3. Avatar de Xplouder
    Xplouder

    É possível seguir este e os próximos tutorias por uma máquina virtual? Estou a perguntar porque pode haver atrofios na parte da virtualização das placas de rede e por sua vez de ip’s fictícios da VM que não tenham contacto com a parte WAN ou qualquer outra limitação semelhante por ser um ambiente virtual…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Coloca a placa de rede da VM em modo bridge e não tens esses problemas. Já agora, se vão montar um PC como servidor caseiro, não gastem os (relativamente baixos) recursos num ambiente gráfico.

      1. Avatar de Gonçalves
        Gonçalves

        Eu geralmente instalo sempre um ambiente gráfico, mas fica desativado.
        Ás vezes é mais rápido editar ficheiros ou consultar alguma coisa na net.

    2. Avatar de TuxPT

      Estás à vontade… é tudo tal e qual 🙂

  4. Avatar de tstones
    tstones

    Boas, parabéns por mais um artigo. Qual é a marca/modelo da caixa da foto?

    1. Avatar de PGS
      PGS

      A caixa na foto não sei o nome nem modelo, mas para quem estiver interessado o HP Micro Server G7 N54L arranja-se cá em portugal muito mais barato que só uma caixa com 4 discos tipo hot-swap. Pplware, talvez fosse interessante darem uma vista de olhos neste producto até para os vossos artigos de nas.

  5. Avatar de Carlos Santos

    Para um ambiente gratuito, compensa o ZPanel … múltiplas funcionalidades e de fácil configuração.

    1. Avatar de SysAdmin
      SysAdmin

      Ou o i-mscp ou ispCP. Também gratuitos.
      ZPanel tem muitas falhas. Ou tinha pelo menos quando usei. Há uns tempos tinha umas falhas graves de segurança que permitiu, por exemplo, tirar completamente o site oficial (alojado com ZPanel) do ar.

  6. Avatar de pmf
    pmf

    Um tuto porreiro!
    Gostava de seguir esta série de artigos.
    Para eu poder criar uma VM, que espaço estão a prever ser necessário?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas pmf,

      20 GB chega. Depois podes sempre aumentar.

      Ab

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não se tem que abrir as portas para dar acesso remoto aos utilizadores?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim, no router tens que reencaminhar a porta 80 para o IP da tua VM. Convém colocares um IP estático na mesma.

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Tens SSH na porta 22.
      Se o servidor de SSH estiver bem configurado, ele fica à escuta na porta 22 (por predefinição).

      Claro que se houver algum dispositivo entre o Servidor e a rede exterior, este tem que ser devidamente configurado para deixar passar as ligações às portas que queres, nomeadamente à porta 22 (Port Forwarding).

  8. Avatar de fimior
    fimior

    Por acaso instalei (e esta a funcionar) o Cent OS 6.5 e activei os serviços de http, o que está a funcionar para páginas simples em HTML (para uma rede doméstica). A minha questão é simples, posso fazer o mesmo numa versão anterior (que é a minha) num portátil com processador 1.5 centrino com placa gráfica de 64mb dedicada e 512 ram? E se eu quiser colocar um site em Joomla, ele suporta? E finalmente, interessava-me colocar esse mesmo site (se não der em Joomla, pode ser em HTML), online para que eu possa aceder do trabalho como faço? Li artigos a falar do no-ip, mas não sei como instalar no CEnt e parece-me que agora é pago. Como só quero alojar 1 site e é pequeno não queria entrar em despesas acrescidas. Existem outras alternativas ou ideias? Estou atento.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Se instalarem uma versão minimal, sem desktop (só terminal), consegues perfeitamente ter um servidor LAMP a servir joomla para umas boas centenas de utilizadores. Não precisas de placa gráfica. Quanto ao no-ip, existem alternativas grátis, tendo o changeip.com chamado bastante a atenção (ainda não testei), com cliente para linux (suponho que suporte o centos).

  9. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Para configurar uma password de acesso ao MariaDB com o utilizador root, deverá executar o seguinte comando:

    ????? Qual Comando ?????

    Durante a configuração, devem seguir os seguintes passos:

    1. Avatar de Pedro Pinto

      /usr/bin/mysql_secure_installation

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Excelente tutorial. Dava jeito era como alternativa ensinar a instalar o mysql 😉

    1. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      O MariaDB é um forq do MySQL. É praticamente a mesma coisa.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Obrigado pela explicação 🙂

  11. Avatar de Carlos Jorge
    Carlos Jorge

    Acho que o título do post deveria ser mais específico: “Quer ter uma máquina para alojar sites em PHP? Aprenda como”

    Alojar sites é algo muito vago, existem muitas tecnologias que podem ter que ser instaladas no servidor para suportar certos tipos de aplicações web.

    Cumprimentos

  12. Avatar de Vitorpt
    Vitorpt

    E um tutorial para servidor de e-mail e anti-spam, está na calha?

  13. Avatar de user
    user

    Faltou-vos avisar os leitores que, por norma, existe uma cláusula nos seus contratos com o seu ISP que não lhes permite alojar sites.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estamos a falar num serviço para a rede local…é claro que se pode expandir à Internet 😉

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    o melhor e mesmo o vestacp http://vestacp.com/
    muito simples e funciona.
    Simple & clever – hosting control panel