Tecnologia QI: Vem aí novidades no carregamento sem fios

11 Comentários

Sabia que vai poder carregar dispositivos estando estes a 45 mm da base?

Os sistemas de carregamento sem fios não são propriamente uma novidade, mas a verdade é que ainda são poucos os fabricantes que apostam na integração desta tecnologia nos seus equipamentos. Actualmente existem pelo menos três standards para carregamento sem fios, mas o QI é sem duvida o mais usado.

Numa nota de imprensa lançada no final de Julho, a Wireless Power Consortium deu a conhecer que a nova versão da tecnologia QI (Qi v.1.2) que vai trazer novidades espectaculares, das quais se destaca a possibilidade de carregamentos, através de ressonância, a uma distancia de 45 mm.

image6

Actualmente os sistema de carregamento sem fios funcionam por indução, o que implica o contacto do dispositivo com a base de carregamento. Com a integração de tecnologia que permite o carregamento por ressonância magnética, com a versão 1.2, passa a ser possível carregar o equipamento “à distância”, podendo este estar a 45 mm da base.

Como podem ver no exemplo seguinte, o smartphone está a 45 mm da base de carregamento mas o carregamento é efectuado uma vez que está a ser usado Qi v.1.2. (veja aqui mais exemplos)

qi1_2

Os sistemas de carregamento por ressonância irão permitir o carregamento de vários dispositivos em simultâneo, uma vez que não é preciso ter contacto directo com a base. De referir que esta nova versão da tecnologia QI é retro-compatível com a versão 1.1, no entanto o raio de acção é de apenas 30 mm (quando usado um transmissor v.1. e um receptor v.1.2, ou vice-versa).

qi_11_12

Mas qual a potência máxima a poder ser transmitida?

De acordo com o comunicado,é possível transmitir cerca de 2000w, potencia suficiente para carregar qualquer smartphone, tablet mas também energia para vários equipamentos de cozinha, por exemplo.

Homepage:Nota de Imprensa

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Costa

    Bom dia,

    Parabéns pelo feito alcançado, é mais um passo na evolução do wireless.

    Agora, 2000w a “passear” pelo ar, que consequências poderá isso ter na saúde do ser humano? 4,5cm não é muita distância, mas…e no futuro? Eletricidade, ondas rádio, ressonância….tudo a a travessar o nosso corpo, o que iremos sofrer com esta evolução?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Como dizia em tempos um médico “O corpo adapta-se” 🙂 Vamos ver

  2. Avatar de R
    R

    Estas ideias da electricidade wireless sao altamente! e sao “um grande passo no avanco tecnologico”!!!
    algo ja demostrado ha uma porrada de anos pelo Nikola Tesla!
    a evolucao acontece… quando querem que aconteça, se nao fica encostada num cantinho…
    nao perdem nada em ver este documentario, mas deixo aqui apartir de uma determinada parte apenas – http://www.youtube.com/watch?v=bvQ1x9AY5Xo&feature=youtu.be&t=12m44s

    “In laboratory tests, he successfully demonstrates the illumination of wireless lamps, many miles from the laboratory” … e isto em 1899 – 1900
    um genio! que inventou e desenvolveu N tecnologias e ao qual nao lhe foi dado crédito

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      sem dúvida um génio, a quem devemos muitos avanços na área da transmissão de electricidade… Mas enviar energia sem fios torna-se altamente ineficiente. Mesmo a curtas distâncias já há perdas significativas, de modo que só faz sentido para um conjunto de aplicações, especialmente em dispositivos que deseja isolados electricamente.
      Enquanto não aparecer uma solução que permita carregamentos minimamente eficientes a distâncias superiores a 1m continuará a ser um pequeno capricho/curiosidade para boa parte dos dispositivos

      1. Avatar de R
        R

        tem toda a razao, neste momento acho mesmo um capricho apenas pousar o telemovel numa placa em vez de lhe por um fio.

        revolucao sera mesmo quando for como um router wireless que de para carregar por toda a casa.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          não é bem um capricho é algo que simplifica a vida das pessoas…

          repara vens com o tm e pousa-lo…já esta a carregar, queres pegar nele…na boa é so agaarralo e leva-lo…não ha fios e mais fios…actualmente a malta tropeça em fios..

          isto é optimo…

          Só não tenho no meu q10, porque apenas alguns z10 e z30 teem , porque caso contrario também tinha.

          Mas concordo com o desperdicio de energia, e tenho muitas reservas em relação ao mal que isto pode fazer…muitas mesmo…

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            é um capricho…é mais limitado na forma de fazer carregamento (enquanto carrega dificilmente usas o aparelho) e muitas vezes o carregamento falha por causa de mau alinhamento.
            Quanto a fios, continuas com eles, a única coisa que não tens é um fio ligado directamente ao telemóvel, mas o fio continua lá, a uns meros 10cm (mais coisa menos coisa).
            Tb não é um modo cómodo para levar para qualquer sítio, quando comparado com um carregador que se enfia em qualquer lado, e em muitos casos até basta o cabo…
            Por enquanto só tem verdadeira utilidade para aparelhos que se necessita electricamente isolados.

  3. Avatar de Joao Martins
    Joao Martins

    A questao e : Qual a utilidade destes carregamentos ?
    Da muito mais jeito ter um fio preso ao telefone mas poder usa-lo aquando do carregamento
    para alem de que estes carregamentos no futuro muito dificilmente nao estarao isentos de serem culpados de problemas de saude

  4. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    enquanto eu não puder pegar no telemovel e usá-lo à vontade (telefonar, surfar, etc) enquanto carrega (como o faço com fio), não me interessa esta tecnologia, ainda mais com tanta radiação.

    Tal como na rede por fio, há coisas que o wireless simplesmente não presta.

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Tudo bem que 4.5cm é um avanço, melhor dizendo, um pequeno avanço, mas dizerem que isso é uma novidade espectacular, epá…
    Uau vou poder levantar o smartphone 4.5cm enquanto está a carregar, brutal! -.-‘

  6. Avatar de Futuro
    Futuro

    Não acho que esta noticia e respectiva tecnologia é de todo para se deitar fora, já há candeeiros para ser comercializados pelo IKEA com carregamento wireless além de outro mobiliário que em breve virá, com o passar do tempo o cabo pode mesmo acabar dispensado do pacote inicial, tal como se já dispensou alguns manuais e outras tantas coisas, menos custos de fabrico com impactos ambientais, mais facilidade.

    Carregar o telemovel no futuro será mesmo só pousar o telemovel em determinados sitios e ou estar apenas dentro de casa.