Problema informático faz perder dados no Centro de Saúde…

34 Comentários

…de Castelo Branco

Actualmente são raros os serviços que hoje não dispõem de um sistema informático para gerir toda a informação. Na verdade a “informação digital” é sem duvida um bem a manter e especialmente a proteger mas as vezes os sistemas informáticos não colaboram.

Recentemente, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) informaram que devido a um problema informático, que afectou durante um mês os Centros de saúde de Castelo Branco,resultou a perda de dados de alguns utilizadores.

castelo_branco

De acordo com informações disponibilizadas pela agência Lusa, por uma fonte oficial dos SPMS “A base de dados foi reposta e também toda a parte de infraestruturas. Mas o problema foi grande e existem utilizadores que perderam dados”. Sabe-se que os SPMS estão ainda a tentar recuperar tal informação que, segundo indicam, não esteve relacionado com nenhum ataque de piratas informáticos.

“Posso garantir que o problema no sistema informático dos centros de saúde de Castelo Branco não teve a ver com ‘hackers’. Aquilo que se passou foi um ‘crash’ na base de dados e não foi possível recuperar por corrupção de ‘data files’”, referiu à agência Lusa a mesma fonte.

Os dois Centros de Saúde de Castelo Branco estiveram sem sistema informático durante quase um mês, situação que complicou em muito o normal funcionamento do serviço.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    PC: Are you sure your want delete this table?
    Doc: Fuck YEAH!

    IT: Well…we had a problem with our DB, we lost it all. Damn data corruption!

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Se o médico tem privilégios desse calibre para aceder à base de dados, então há um problema muito grande…

      1. Avatar de André
        André

        E não é culpa do médico…

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Então e os backups!?!? Não me digam que o SNS não faz backup diários de toda a rede.
    Qualquer utilizador que tenha um site/blog tem o cuidado de fazer backups diários (muitos deles automáticos). Inacreditável!

    1. Avatar de navyseal
      navyseal

      Não há rede nacional, mas sim local, o sistema informático médico é algo ainda jurássico, os médicos resistem aceder às novas tecnologias bem como aprender a lidar com elas, um pouco similar do que se passa noutras áreas como na justiça.

      1. Avatar de André
        André

        Pois, mas mesmo aí, a culpa não é do utilizador, é de quem faz o software.

        Se é preciso aprender a utilizar o software, ou se dá trabalho utiliza-lo, é porque está mal feito.

        1. Avatar de Bruno Jesus
          Bruno Jesus

          Se todos pensassem assim estávamos na idade da pedra.

          1. Avatar de André
            André

            Não, por existir pessoas assim, é que hoje em dia, toda a gente tem um computador e sabe utilizá-lo.

            Por existir pessoas assim, é que hoje em dia, os computadores nem precisam de manuais.

    2. Avatar de Pikiman
      Pikiman

      Comparação um pouco infeliz Pedro. Obviamente que um serviço desses tem backup da sua infra-estrutura e com certeza que há pessoas que validam a política de backups, com testes de restore e provavelmente testes de DR, no entanto, e como deves imaginar o volume de informação gerado por este tipo de serviço, o tipo de dados, a janela de tempo, e os tipos de tecnologias associados a estás plataformas é ligeiramente diferente (estou a ser irônico) de um site/blog…
      Mas com isto não ilibo responsabilidades, e obviamente que deveria haver mais cuidado e rigor, e espero que o responsavel seja castigado, mas que se perceba também o que falhou e porque falhou, quer do ponto de vista de DB aplicacional, bem como com o plano de backups/restores/DR.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Pikiman … pois pelos vistos o meu comentário foi infeliz. Certamente que efectuam backups. Mas então há que precaver futuras falhas, pois estamos a falar possivelmente de informação médica importante que poderá fazer diferença em situações de emergência médica.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        A maioria dos sistemas nos Centros de Saúde estão longe dessas coisas! O investimento não é grande, e há desperdícios e ineficiências, já que, sabe-se lá porquê, deram liberdade às Unidades de Saúde para escolher por si o software que gere os ficheiros de utentes e as consultas, mas depois o apoio técnico é feito por outra entidade regional – uma manta de retalhos de responsabilidades…

  3. Avatar de Obrigatorio
    Obrigatorio

    Alguém correu o script errado! 🙂

  4. Avatar de A. Lopes
    A. Lopes

    E o utilizar pode solicitar um backup em suporte digital ou suporte papel dos seus dados para evitar estas situações? Se sim, como fazê-lo?

  5. Avatar de fragom
    fragom

    Pedro Pinto escreveu: «Actualmente são raros os serviços que hoje não dispõem de um sistema informático para gerir toda a informação.»

    Pena é que esses serviços tenham sistemas obsoletos, fracos e mal dimensionados para as necessidades… Ainda hoje precisei de uma receita urgente via USF e “não tinham sistema”… Pois… o “sistema” é que tem sempre culpa, não os “engenheiros” que os projectam…

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Atenção que o problema pode não estar só em quem desenvolve os sistemas.
      Grande parte das vezes há muita resistência à aprendizagem por parte de quem vai utilizar o sistema. Nesses casos é extremamente complicado não haver erros e problemas.
      Mais, nenhum software é perfeito e por isso é que se lançam versões novas.

  6. Avatar de YaBa
    YaBa

    delete * from utentes
    OOOOPPPSSS

    Os estagiários são tramados 🙂 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Ou então:

      Silva’); DROP TABLE Utentes;

      🙂

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Foi mais assim:
      DROP DATABASE INCLUDING BACKUPS NOPROMPT;

      É que ao que parece não foram só os utentes a ir.

      1. Avatar de NT
        NT

        humm…

        Acho que foi mais

        DROP Computers
        IF Computers Working DROP Again
        ELSE DONE

        😛

  7. Avatar de André
    André

    Ai mas isto é novidade?

    Tudo que é serviço público, é uma cambada de, desculpem-me a expressão, de trolhas, que fica a decidir estas coisas!

    Depois ainda entregam sempre aos mesmos, já se sabe como são os concursos públicos em Portugal…

    Provavelmente quem encomendou o sistema, nem deve fazer ideia de como fazer um contrato de serviço e os seus níveis. E aposto que o país nunca será recompensado por este erro, e é tudo culpa dos “computadores que se enganam ás vezes”…

  8. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Não vou referir nenhuma informação confidencial, nada do que “já se sabe”. O problema passou por erros de disco onde estavam algums ficheiros da base de dados. Não vou referir quais as versões do SO, mas é um sistema com mais de 10 anos… Há backups, há scripts, há tudo, mas infelizmente também há o fator humano em alguns processos.

    Não falem do que não sabem e não façam suposições…Os F.P são o que a gente sabe, mas há quem trabalhe !

    Cumprimentos

  9. Avatar de Yates
    Yates

    É pro estas e por outras não entende o porque de não haver um sistema unificado de sistemas de informação. Ou seja uma direção que seja transversal a todo o aparelho do estado que tem como seus “clientes” os varios ministerios com os seus respectivos serviços e direções. Mas de certeza o problema desta ideia é que estas a tirar o poder a alguem e esse alguem não vai achar piada

  10. Avatar de Filipe Gomes
    Filipe Gomes

    Só vejo heróis por aqui/treinadores de bancada que não conhecem o terreno nem as realidades das organizações. Claro que criticar é fácil quando não se conhecem as circunstancias em que os problemas acontecem.

    Já vi muita coisa por aí que não estava estruturada da melhor forma, mas sim da forma que era possível com os recursos humanos/monetários necessários.

    1. Avatar de Pikiman
      Pikiman

      Filipe, concordo que há muita coisa que é dita sem conhecimento de causa, mas…. infelizmente a realidade que apresentas (que ainda é a realidade de algumas empresas/entidades publicas em Portugal), está errada!!! Se não há recurssos, se não condições, se não há meios, entao, nao se faz, “Fazer mal dá o dobro do trabalho, porque tens que voltar a fazer, mas bem”.
      O prblema está quando nada é pensado, quando nada é estruturado, quando os cargos de gestão/aprovisionamento, nao fazem o seu trabalho, etc…. Mas continua a não ser desculpa. Mas isto e a minha opinião.

    2. Avatar de Filipe Gomes
      Filipe Gomes

      Em cima onde diz:

      “recursos humanos/monetários necessários”
      queria dizer
      “recursos humanos/monetários disponíveis”

    3. Avatar de Obrigadinhos
      Obrigadinhos

      Filipe Gomes,
      deixe-me rir…a SPMS não tem dinheiro? Não anda a par das novidades. Se a SPMS não tem dinheiro quem terá? Supostamente contratam os MElHORES do país com contratos bastante tentadores…senão fazem coisas em coindições no minimo deveriam pois recursos humanos e recursos monetários é o que não falta…poderá faltar é ética! Mas isso pronto, há gente que sai da bosta mas a bosta não lhe sai de cima. Caso o FIlipe seja mais um dos filhos da corrupção, bom natal pra familia toda

  11. Avatar de Bruno
    Bruno

    SIMPLEX no seu melhor.

  12. Avatar de Ze
    Ze

    Os Centros de Saude na sua maioria, tirando zona norte recentemente, fazem backup para uma tape, localmente, quem faz este backup é um administrativo que pouco percebe do que esta a fazer. Quando acontecem problemas e se faz um restore é comum que os próprios dados da tape tenham problema e puff… Houve já casos que gastaram uns milhares para depois conseguir recuperar informação através de empresas especializadas.

    Não fazem ideia do que é o IT na saúde…

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Está doente Zé… está doente 😉 Mas não é só na saúde.
      Estes pseudo-informáticos de diploma na mão e lixo no cérebro é que ganham os concursos (pelas cunhas) e depois nem sabem configurar um router, quanto mais estruturar e gerir sistemas de backups.

      1. Avatar de Obrigadinhos
        Obrigadinhos

        Ora o YaBa falou tudo…a SPMS está cheia de cunhas! Depois é normal que as coisas não funcionem. Aliás nunca mais houve concursos abertos na SPMS e continuam a contratar, e esta hein? Factor C no seu melhor.

  13. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Tanto comentário e cada um pior que o outro.
    Como informático tenho a responsabilidade de algumas clínicas epelo menos 1 delas bem maus gente que um centro de saúde como o de castelo branco.
    Mal de mim se falha-se alguma vez uma coisa, quanto mais peder informação de pacientes
    E com certeza com orçamentos inferiores, e acreditem que sei do que falo.
    Se bem que nestes casos agora temos uma dependência duma plantaforma de receitas electrónicas. Não sei qual a realidade nesse caso especifico por isso não comento. Mas um sistema desses não pode falhar, e se falhar ter um modo de recuperar em poucos minutos.

    Um sistema destes não pode depender de um backup, mas sim de vários, de mais que 1 sistema em caso de um falhar passar outro. As soluções existem.

    O problema são dos profissionais à frente desses projectos ( TACHOS) que é o mais caro possível e o menos profissional possível.

    É triste mas é a realidade, e infelizmente Sei de casos bem piores mas nem todos são noticiados.

    E assim se vive neste país….

    LuisS

    1. Avatar de Obrigadinhos
      Obrigadinhos

      Luis Silva,
      ainda bem que ha bons profissionais no país, mas infelizmente não estão na SPMS. A SPMS está cheia de incompetentes que foram para lá com cunhas, e depois dá nisto. Não é falta de recursos monetários, é falta de inteligencia de quem lá trabalha.

  14. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Já agora, http://www.hdes.pt o site está assim à meses. Já tentei contactar os “responsáveis” e não obetive nenhuma resposta. Por incrivel que pareça o que aparece dá a informação de que é joomla que está por “detrás” do site… Penso que não é necessário ser um génio informático para ter acesso ao admin panel ou mesmo à parte de configuralção “inicial”… Mas pronto…