iPhone 6 deverá ser capaz de fazer pagamentos digitais

57 Comentários

A época dos rumores à volta do novo iPhone há muito que abriu. Já muito se escreveu sobre um quase certo modelo de 5.5 polegadas, já se avançaram datas para o seu lançamento, até já surgiram notícias de quantos destes novos equipamentos haviam já sido encomendados.

Agora surge uma nova notícia, que já se falou aquando da integração do sensor biométrico no iPhone 5S. A possibilidade de efectuar pagamentos digitais através deste smartphone.

iphone_6_pagamentos_2

Quando se começou a falar no sensor biométrico do iPhone já se especulava que mais cedo ou mais tarde a Apple introduzisse nos seus dispositivos a capacidade de efectuar pagamentos através dos seus dispositivos. Contudo, certamente pela prematuridade de um smartphone com sensor biométrico, esta possibilidade não foi introduzida no iPhone 5S.

Quase um ano depois, parece que a Apple está pronta para dar este passo de forma segura.

iphone_6_pagamentos_1

Pelo que indica o The Information a empresa da maçã estará a negociar com empresas detentoras de cartões de crédito, nomeadamente com a Visa, com o objectivo de criar parcerias que lhe dêem a possibilidade de introduzir um sistema de pagamentos seguros efectuados através do iPhone.

Os pagamentos terão que ser confirmados através da impressão digital e toda a informação confidencial do utilizador, nomeadamente dados de contas bancárias, deverá ficar armazenada com o máximo de segurança num novo componente de hardware.

Mais uma vez, não existe qualquer informação oficial, mas as expectativas para Setembro relativas à empresa de Cupretino são enormes.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rochita
    Rochita

    Continuo a achar que isto é completamente desnecessário… qual é o problema de colocar um pin cada vez que se realiza uma compra? Pessoalmente não faço compras com o meu cartão de crédito a cada 10 minutos. Se usar uma vez por semana já é muito.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Pin pressupoe colocares numeros normalmente simples. Impressão digital é única como sabes.

      A facilidade com que colocas um dedo em cima para autorizares, facilita em tudo.

      Está um passo a frente, usar pins é coisa do passado, felizmente vamos ter vanguarda

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Não, não é. Ninguém me vai forçar a usar impressão digital, é ridiculo e continua muito mais seguro o meu pin. Se andam a queimar dinheiro do cartão de crédito a cada minuto que passa talvez faça sentido, mas para utilizar para encomendar/comprar algo pela internet? Para quê?

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    A questão é que é muito mais seguro que um pin, além da comodidade.

    1. Avatar de ahahah
      ahahah

      Mais seguro que um PIN? Alguém anda a delirar! Impressões digitais toda a gente deixa por todo o LADO!!!! Ah… e não as podem alterar! Seguro? Nem pensar!
      PIN não é perfeito… mas é bem melhor que algo que uma pessoa deixa por todo o lado.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mas sabes do que é que falas?

        As impressões digitais que tu deixas por todos o lado não têm a resolução necessaria para enganar o Touch ID. As impressões digitais alteram-se a cada minuto que passa, o TouchID sabe ver isso e usar uma impressão digital antiga não cola…

        Por fim, se te roubarem o telemóvel, podes localizar e desactivar.

        Portanto, é mais seguro que 4 números, ou uma password…

        1. Avatar de Rochita
          Rochita

          E achas que é necessário? Para não falar que mesmo que não queiras realizar uma compra facilmente podes ser forçado, já estou a ver num futuro não muito distante seres assaltado e “ainda te levam o braço”…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Basicamente o que queres dizer, é que como não podes no teu Lumia, não presta, porque isto só existe no iPhone, não é?

            Não tem lógica nenhuma.

            Vais ser forçado numa loja a fazer um pagamento? Tão ridículo, para isso, também podem fazer para introduzir o PIN.

            Ridículo, nem as crianças têm argumentos tão fracos…

            Levar o braço? Não sabes que o TouchID não funciona se não tiver por trás pele humana viva?

            Coisa mais estúpida, vão aceitar na loja que um criminoso faça compras com o TouchID, lá com um braço ao dependuro?

            Sim, é necessário, porque permite compras mais fáceis, mais seguras. E não tens razão nenhuma, porque de certeza que podes usar passwords e PIN.

            Mais segurança também significa menos risco para o seguro das empresas de cartão de crédito/débito.

        2. Avatar de ahahahaah
          ahahahaah

          Sinceramente, alguém anda a engolir a ideia errada: http://www.youtube.com/watch?v=MAfAVGES-Yc e agora em relação mesmo ao iPhone: http://www.ccc.de/en/updates/2013/ccc-breaks-apple-touchid não tens de quê… e deixa lá de acreditar na super segurança do TouchID que não é assim.
          Pode ser conveniente, mas daí a super seguro nem pensar.

          1. Avatar de André
            André

            Sim… e para fazer esse molde?

            Pois… a porca torce o rabo…

            É só engenheiros e cientistas! Com tanta mestria, nem sei porque é que vão para gatunos…

        3. Avatar de OMG
          OMG

          Então e se te lesionares? Já não podes fazer pagamentos? Ou o pin continuará a funcionar como alternativa é portanto com a mesma (in)segurança? Pode ser é mais pratico…
          O S5 não dá já para fazer (alguns) pagamentos?

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Isso depende da implementação. A impressão digital funciona como password para acesso a dados do cartão guardados no telemóvel, dados que permitem a identificação junto das entidades bancárias. Em vez da impressão pode dar como alternativa inserir uma password (não um PIN).

          2. Avatar de AAAA
            AAAA

            O problema dos pin é que é fácil alguem por detrás de ti ver o teu pin…

            Então com câmeras full hd que se encontram em qualquer telemóvel, é a coisa mais fácil…

            Mas acima de tudo, o telemovel, permite outra segurança que o cartão de crédito não permite.

            Por exemplo, um cartão de crédito pode ser clonado. Pois é “burro” no caso dos de fita magnética, ou pouco inteligente no caso dos de chip.

            Um smartphone, permite fazer uma estrutura dê segurança muito mais forte…

        4. Avatar de antonio
          antonio

          A ideia não passa por ser mais seguro, mas sim uma alternativa à forma de efectuar pagamentos, sendo esta mais cómoda. Essa foi a ideia da Samsung no s5.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não vale a pena, é o fanatismo, não a razão a falar…

            Se o Touch ID estivesse disponível no android, não diziam isso de certeza…

            É claro que inovação estreia sempre na Apple… É isto, é o CarPlay, foi o AirPlay, enfim… A verdade é que vem, quem não quiser, não usa, que quiser usar, tem essa opção no iPhone, e no Android, como sempre… Depende da marca, depende do modelo, não funciona bem, tem estes bugs na versão X do firmware Y… equipamento, etc… Problemas de segurança que ninguém quer ouvir, etc…

        5. Avatar de Pedro Marques
          Pedro Marques

          “The biometrics hacking team of the Chaos Computer Club (CCC) has successfully bypassed the biometric security of Apple’s TouchID using easy everyday means. A fingerprint of the phone user, photographed from a glass surface, was enough to create a fake finger that could unlock an iPhone 5s secured with TouchID.”

          http://gizmodo.com/hackers-iphone-5s-fingerprint-security-is-not-secure-1367817697

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    A implementarem isto seria por NFC?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      NFC?
      Acho que se está a falar de pagamentos online. Tipicamante indica-se o número do cartão de crédito e o código de segurança, que podem ir parar às mãos erradas. Com autenticação pela impressão digital do iPhone (pensa-se que os novos iPads também tenham) garante-se, dentro dos limites aceitáveis, que o pagamento é feito pelas mãos certas.

      O NFC não descola, para que é que a Apple se ia meter nisso?

      1. Avatar de lmx
        lmx

        e ja viste se a tua impressão digital vai parar as mãos erradas???????

        o que é pior, a tua conta bancaria parar nas maos erradas, ou a tua impressão digital???pois…

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Estás a querer dizer o quê ao certo? O iPhone não guarda uma impressão digital, guarda uma “imagem” vectorial de pontos da impressão digital. Essa informação, criptografada, é guardada no próprio processador, não sai do iPhone e não vai para lado nenhum.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Muito simples: ligo ao banco e cancelo o cartão de crédito

          Ou vou a um computador com net e desactivo o iPhone.

          Mas hás-de me explicar como é que consegues a impressão digital deixada com a gordura da pele, com os dpi’s necessários… Não vais lá com a impressão digital deixada num copo…

          E se quiseres, de certeza que podes usar uma password se assim o preferires…

          1. Avatar de OMG
            OMG

            Podes incorporar um leitor de impressões digitais dissimulado com a resolução necessária, onde quiseres… Só é preciso que compense.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Olhe, meta aqui o seu dedo que é para eu roubar a sua impressão digital… E logo de seguida, vou roubar o seu telemóvel…

            Faz sentido…

            A partir do momento que te roubar o telemóvel, é como se te roubassem o cartão de crédito.

            Basta sinalizares o banco, e o cartão fica barrado (eles têm um seguro para esses casos), basta sinalizares a apple, para o teu telemóvel ficar inutilizável, incluindo a memória do TouchID.

          3. Avatar de OMG
            OMG

            Não deves ter lido ou entendido a parte do “dissimulado”, não é preciso pedir a ninguém para por a mão p.ex. no puxador da porta de uma loja. Não falo do iphone em particular, mas da segurança das impressões digitais em geral…

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ OMG
            Não é assim tão fácil dissimular um sensor destes, já que não pode usar um material qualquer… Para além disso requer que a pessoa coloque o dedo num local muito específico para poder recolher uma impressão em condições, não é simplesmente pondo uma mão na porta que consegue essa impressão.
            Será muito mais viável recolher a impressão da forma tradicional

          5. Avatar de André
            André

            Mesmo que fosse fácil, e mesmo que valesse a pena depois fazer a cópia, é preciso o iPhone da vítima…

          6. Avatar de OMG
            OMG

            É claro que é fácil. Basta usar uma área grande, não faltam sítios onde pousamos as mãos/dedos de livre vontade e sem nos apercebermos. Uma superfície vidrada, como p.ex. o sensor do iPhone também é do mais discreto/comum para uma superfície. Acredito que requeira um grande investimento inicial, mas para as máfias de leste e afins, havendo uma grande disseminação da tecnologia, compensava em pouco tempo.

          7. Avatar de Nunes
            Nunes

            basta usar uma área grande?
            e onde é que arranjas um leitor de impressões desses? explica? É hardware altamente especializado, desenhado à medida. Terias que arranjar uma empresa especializada que construísse um leitor desses para ti… e isto já para não falar que o leitor necessitaria duma resolução igual ou superior a 500 ppi (uma das resoluções mais elevadas no mercado), o que torna o produto cada vez mais caro e complexo à medida que aumentas a área, e só com algumas empresas com essa tecnologia.
            “Uma superfície vidrada, como p.ex. o sensor do iPhone também é do mais discreto/comum para uma superfície”
            a superfície no iPhone é safira de espessura muito fina e plana, com grande resistência a riscos e degradação. Outro componente que requer bastante especialização por causa do material e da sua espessura.
            Não há assim tantos objectos onde poderias dissimular uma coisa do género sem que uma pessoa estranhasse.
            Para além disso continua sem resolver como é que se associa a impressão a uma pessoa e chegam ao seu aparelho pessoal para que isso tenha sucesso.

          8. Avatar de André
            André

            Qual é a parte que não tem a resolução necessaria para fazerem uma cópia que engane o sensor do iPhone?

            Superfície vidrada? Achas que com isso vais arranjar uma impressão digital perfeita como a desses hackers?

          9. Avatar de OMG
            OMG

            Mas qual aparelho? ” Não falo do iphone em particular, mas da segurança das impressões digitais em geral…”
            A única questão que se impõe é, “quantas pessoas era preciso roubar para pagar essa tecnologia”, ou “quanto tempo demorava a roubar o necessário para cobrir o investimento”…
            É TUDO uma questão de dinheiro, nada mais, e quando se fala de máfias organizadas, não há grandes obstáculos.

          10. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ OMG
            já não dizes coisa com coisa!
            Não há proveito económico por recolher impressões digitais se não for para atacar um determinado aparelho ou serviço para autenticar e aceder a dados sensíveis ou um espaço físico. E para isso tens que estabelecer alvos específicos, não é uma recolha indiscriminada.
            Em segundo lugar, que parte é que não percebeste quanto ao controlo e especialização da tecnologia necessária para fazer tal coisa? Teriam que ser coisas feitas à medida para obteres essa superfície grande que imaginas, por empresas especializadas, e dado o número reduzido de empresas capazes, não parece de todo provável que tal acontecesse.

            “É TUDO uma questão de dinheiro, nada mais, e quando se fala de máfias organizadas, não há grandes obstáculos.”
            Por muito menos dinheiro arranjam alternativas mais viáveis do que aquilo que estás para aí a imaginar.

        3. Avatar de Nunes
          Nunes

          a impressão digital serve para aceder a informação guardada no telemóvel, que por sua vez tb necessita periodicamente que a pessoa introduza uma password ou PIN.
          Não é por alguém recolher a tua impressão digital que vai ter acesso à tua conta bancária. Não só terá que primeiro roubar o teu aparelho, como depois terá que acertar com a impressão digital correcta para desbloquear o aparelho num número limitado de tentativas, já para não falar que necessita duma cópia da impressão com qualidade elevada.

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            A ideia dele é que depois de te roubar o telemovel, roubava-te a impressão digital. Criava um modelo e já poderia usar.
            Claro que isso é muito reboscado. muito à la missão impossível.

  4. Avatar de lmx
    lmx

    Bom capazes de digitalizar a impressão digital, é uma coisa commun nos dias de hoje…

    Fazer comprar num formato digital já se fazem a anos…qual será mesmo a novidade…usar a impressão digital para as compras??

    Mas…isto não é propriamente uma novidade…e tenho certeza que eu nunca usarei isto…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Se e quando houver no Android usas 😉
      Sempre a mania de menorizar os avanços conseguidos pela concorrência.

      1. Avatar de lel
        lel

        Vou seguir a tua lógica: ele não quer utilizar a impressão digital para fazer compras. No entanto, quando existir no Android, a sua vontade muda.

        Por favor, esclarece-me como isso é possível.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Aposto que a reacção, se substituíssem “Apple” por “Google” era completamente diferente.

          1. Avatar de OMG
            OMG

            Exatamente, terias sido logo o primeiro a criticar, assim… é diferente! Ainda que a Samsung tenha sido a pioneira.
            Confirmando-se os rumores de que o próximo iPhone vai trazer NFC, tu que tanto o criticas, vais passar a defender…

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ OMG
            Houve “sempre” rumores sobre o NFC no iPhone antes de cada lançamento, e nunca deram em nada.
            O mesmo deve acontecer desta vez… Já se viu bem a aposta da Apple no bluetooth para fazer o mesmo tipo de coisas e mais ainda!
            Não faz grande sentido aparecer agora com o NFC, quando já investiu tanto no bluetooth (até comprou uma companhia que desenha chips bluetooth mais eficientes), e quando muitos outros tb começam a apostar no bluetooth, para pagamentos inclusive!

          3. Avatar de André
            André

            A samsung tem pagamentos digitais?

            Só se for na coreia… É que esse coisinha do PayPal não é o que chamaria um pagamento digital…

          4. Avatar de OMG
            OMG

            Deves ter razão, mas esperamos para a confirmação.
            André, paypal não é pagamento, ou não é digital?

          5. Avatar de lmx
            lmx

            Boas..

            Não seriam diferente por ser outro SO.

            Eu uso bb10, e tão cedo não mudarei, apesar de não haver nada perfeito,mas impressão digital num equipamento móvel que está sujeito a muita tentativa de intrusão e roubo físico, não é boa ideia.

            Sairia muito rapidamente de bb10 para outro SO se tivesse que usar impressão digital.

            Considero uma intrusão tremenda á privacidade, e a própria integridade do utilizador, tendo em conta que a impressão digital é uma forma de identificação quase única e que á partida pode identificar univocamente um cidadão em qualquer parte do mundo…não é perfeita, mas existem poucas pessoas com uma impressão digital muito parecida…ao ponto de o hardware as identificarem como a mesma..

            Portanto é uma coisa muito séria.

          6. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ lmx
            Só usas a impressão digital se quiseres, não és obrigado! É acima de tudo para conveniência, acesso rápido. Em termos de segurança o telemóvel tem outras medidas que reduzem substancialmente as chances de uma tentativa bem sucedida de alguém entrar.
            Em primeiro lugar com um sensor de alta resolução a cópia terá que ser de grande qualidade, o que não é fácil de obter e fabricar à primeira tentativa! Havendo um limite ao número de tentativas, é altamente improvável alguém conseguir obter essa boa cópia e ainda acertar com o dedo escolhido, e com a zona do dedo que a pessoa usa, dentro desse número de tentativas!

            Quanto à privacidade, não vejo em que medida tal tenha relevância, já que só usas no aparelho, nenhuma cópia sai do aparelho, e nem sequer é guardada uma cópia da tua impressão no aparelho – o que guarda são coordenadas de um conjunto de pontos

  5. Avatar de Ricardo Pontes
    Ricardo Pontes

    O problema disto é que as lojas online vão ter de implementar o método de pagamento com o iPhone. Por isso temo que vá acontecer como o tap & pay do Android, muitos vendedores não o vão implementar.

  6. Avatar de SemEspinhas
    SemEspinhas

    Isto é uma pessima ideia, acho piada é o facto dos fanboys continuarem a concordar com tudo, mesmo sabendo que isto se pode tornar numa falha de segurança mto grave.

    1. Avatar de Ricardo Pontes
      Ricardo Pontes

      É verdade. Um pin/código é muito mais seguro que uma impressão digital.
      Uma impressão digital está por todo o lado, até no proprio iPhone, um pin/código está na nossa cabeça.
      Paypal/google wallet continua a ser a maneira mais rápida e segura de comprar online, devido a ser preciso uma password que está na nossa cabeça.
      Isto é uma boa ideia mas apenas para o show off, tal como muitas das vendas do iPhones são.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Está na tua cabeça, e á vista de toda a gente quando introduzes no teu telemóvel ou computador.

        Inveja é lixada. Mas quando isso aparecer para o Android, já não há problema nenhum…

        1. Avatar de OMG
          OMG

          Já apareceu… e primeiro.

      2. Avatar de antonio
        antonio

        Não sei porquê achas mais seguro. É muito mais simples roubarem-te o código que a impressão digital. Um exemplo disso foi a recente clonagem dos milhões de cartões cartões de crédito. Repara basta alguém ver-te a digitar o código ou usar software para copiar aquilo que que digitas.

        1. Avatar de OMG
          OMG

          Não é uma questão de facilidade, mas de compensar.

    2. Avatar de André
      André

      Acho que vão ser precisos mais utilizadores que os fanboys para isto ir para a frente…

      Os cartões de crédito atuais são uma falha de segurança muito grave, mas ainda ninguém encontrou uma solução melhor…

  7. Avatar de André
    André

    Eu acho que se a Apple pegar nisto, vai ser primeiro criticada pelos velhos do Restelo como de costume, mas vai ter apoio por parte dos bancos porque se está a tentar ligar á Visa (e quem sabe, outras), e não como a Google, que se está a tentar tornar-se numa dessas empresas, para lhes roubar o negócio, já a Apple pretende apenas ser uma alternativa aos cartões de crédito, sem dúvida, não menos seguro que um cartão de crédito.

    O sensor de impressões digitais será uma opção e não uma obrigação, já que não é da Apple obrigar os utilizadores a usarem isso, para mim, será a minha escolha, ao contrário do que muitos dizem, prefiro utilizar as minhas impressões digitais, muito mais conveniente e secreto que andar a introduzir PIN’s no telemóvel que qualquer um pode ver…

  8. Avatar de iBullZ
    iBullZ

    Podem dizer o que quiserem..
    É seguro, não é.. vão assaltar as pessoas e levar os dedos, os braços, etc.. etc..
    Mas que ninguém duvide que vai ser assim daqui a 1 ano ou 15.. PONTO!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Boas, acho uma boa ideia está dos pagamentos digitais se for como mais uma medida de verificação. Ou seja, usar um pin, e também a impressão digital.. Muito mais difícil tentar roubar, clonar, hackear qualquer dos dados da pessoa. Pagamento como método único, aí já me deixa com algumas duvidas. Agora, não me venham dizer que é uma ideia muito boa, que é uma necessidade. Porque basta, nos sítios onde se fazem os pagamentos, ter o leitor de impressões digitais. E se cada um tiver a sua resgistada no cartão de cidadão, é possível fazê lo. Não é preciso ter um iphone lol.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        :S
        “Porque basta, nos sítios onde se fazem os pagamentos, ter o leitor de impressões digitai”
        Isso é que não faz sentido nenhum, fornecer a tua impressão a entidades comerciais para te identificares. A lógica no iPhone é que o aparelho é teu, e a impressão serve apenas para desbloquear o acesso aos dados bancários guardados no teu telemóvel – a tua impressão nunca “sai” do telemóvel.
        O método permite um pagamento mais cómodo e possibilita que no futuro sejam implementadas novas formas de pagamento em lojas, como não ter que ir à caixa registadora ou um terminal de pagamento, etc! Obviamente que as lojas necessitam de repensar como se processam as compras para tirar todo o proveito destas tecnologias – não é com o NFC que se vai lá, já que este limita-se a imitar o processo de pagamento tradicional com cartões!

      2. Avatar de André
        André

        Se tu o dizes, então é melhor ligar para a Visa para lhes avisar que esse método com a impressão digital não é seguro, e um pin de 4 dígitos é que é seguro…

        E então ligar à base de dados do governo, então ainda é mais inteligente…

    2. Avatar de André
      André

      Nem mais, quer queiram, quer não, a verdade é que é isto o futuro dos pagamentos electrónicos, e não só por uma questão de “modernidade”, mas por uma questão de comodidade e de melhoria de serviço, pois a ser utilizado com o telemóvel permitirá outros avanços para o comércio e consumidores…

      Que não gostar pode continuar com as notas e moedas…