11 Truques que desconhece nos auscultadores do seu iPhone

36 Comentários

Você sabia que os botões dos seus auscultadores do iPhone servem para muito mais do que apenas aumentar e diminuir o som da música? Sabia? Sabia nada…

Sabia que tem, pelo menos, 11 funcionalidades inclusas nesses botões? Pois isso não sabia, mas nós vamos explicar.

imagem_funcao00_small


Os dispositivos modernos trazem várias funcionalidades que cobrem uma série de necessidades, tenta-se que com combinações de teclas, botões, gestos e movimentos essas funcionalidades actuem para que haja uma optimização do que é colocado nesses mesmos gadgets.

Há dias numa conversa entre amigos fiquei a saber que todos eles desconheciam pelo menos estes 11 truques sobre os auscultadores que usam diariamente e que, alguns deles, até se queixavam que era uma falta da marca não ter isso disponível! O conhecimento é mesmo uma arma!

11 funcionalidades existentes nos auscultadores da Apple

 

1ª Função – Ligar a música/Colocar em Pausa

imagem_funcao01_small

Simples de executar. Vai com os auscultadores colocados, quer ouvir música dá um clique no centro do controlo dos Earpods e a música começa a tocar. Quer parar a música? Simples, volta a dar um clique e esta fica em pausa, que é o mesmo que dizer que está “desligada”.

 

2ª Função – Aumentar o Volume

imagem_funcao02_small

Para aumentar o nível de som dê um clique na parte superior do comando, em cima do sinal + (mais) e este aumentará o volume.

 

3ª Função – Diminuir o Volume

imagem_funcao03_small

Ora se tudo o que sobe… desce, nos auscultadores para diminuir o som basta dar um clique no botão inferior do comando, em cima do sinal – (menos) e ouvirá o volume a diminuir.

 

4ª Função – Avanço Rápido

imagem_funcao04_small

Para avançar a música mais rápido dê dois cliques no botão central do comando e segure sem largar o mesmo botão. Ouvirá a música com avanço rápido.

 

5ª Função – Rebobinar Rápido

imagem_funcao05_small

Para retroceder rapidamente o som, dê três cliques no botão central do comando e segure para ouvir a música a recuar rápido. O som será “rebobinado”.

 

6ª Função – Passar para a Próxima Música

imagem_funcao06_small

Se pretende passar para o próximo tema, ouvir a música seguinte dê dois cliques no botão central do comando. A música com dois cliques passará para a seguinte, dê dois cliques rápidos.

 

7ª Função – Passar para a Música Anterior

imagem_funcao07_small

Se pretende ouvir a música a começar de novo ou ouvir o tema anterior então dê três cliques no botão central do comando dos Earpods. A primeira acção é começar do início a música que está a ouvir, se voltar a dar três cliques o sistema irá tocar a música anterior.

 

8ª Função – Activar o Siri/Voice Control

imagem_funcao08_small

Se pretende chamar o Siri então clique o botão central do comando e não largue até ouvir a voz do Siri. Caso tenha o Siri desligado este é também o comando para solicitar a intervenção do Controlo de voz do iOS. É um sistema mais “interno”, com acção dirigida para o sistema que pode usar no seu iPhone, iPod Touch e iPad.

 

9ª Função – Usar com a App Câmara para fotografar

imagem_funcao02_small

Esta função é muito interessante. Se tiver os auscultadores colocados e estiver a utilizar a app Fotografia do iOS pode clicar uma vez no botão + (mais) para tirar a fotografia. Esta acção poderá ser ainda mais interessante se tiver por exemplo o iPhone num tripé e quiser minimizar o impacto de vibração para disparar. Se clicar e não largar o botão a app irá usar o sistema burst que foi introduzido no iPhone 5S.

 

10ª Função – Atender/Desligar uma Chamada

imagem_funcao10_small

Se vai no carro e leva os Earpods (atenção que a lei permite que vá apenas com um auscultador no ouvido, o do comando certamente será o mais inteligente), quando recebe uma chamada pode atender dando um clique no botão central do comando.

Terminada a conversa, para desligar a chamada usa o mesmo procedimento, dê um clique no botão central e a chamada será terminada.

 

11ª Função – Rejeitar uma Chamada

imagem_funcao08_small

Está a receber uma chamada mas não quer atender, não pode não quer ou não lhe dá jeito. Ok, com os auscultadores no botão central pressione e segure e ao largar um segundo depois a chamada será rejeitada.

Em resumo…

Estas são, pelo menos as que se conhecem, funcionalidades possíveis que os comandos embutidos nos auscultadores da Apple permitem executar. Há depois outras aplicações, como por exemplo a app Nike Running, que utiliza estes botões para colocar a actividade em pausa e retomar a actividade da app, mas isso, caso a caso, faz parte do que os developers entendem usar nas suas apps.

Agora que lhe dei a conhecer estas 11 funções, conte lá, quantas desconhecia?

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Penso que os Samsung Galaxy também fazem algumas dessas opções…

  2. Avatar de roberto
    roberto

    4 as outras são Easy

  3. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Não fazia a minima dessas opções, infelizmente perdi ah ja a mto os headphones do meu iPhone :/

    1. Avatar de roberto
      roberto

      Ja tive dois pares destes headphones da Apple, ambos avariaram o headphone do lado direito…

      1. Avatar de Vítor M.

        Deve ser do tipo de utilização que lhe dás, não será?. Tenho vários desde o tempo do primeiro iPod Shuffle e ainda hoje funcionam bem.

        1. Avatar de roberto
          roberto

          nao, pelo contrario, andam sempre dentro da caixa que vem com os headphones…

      2. Avatar de André Barbosa
        André Barbosa

        Suspeito que tenha algo a ver com a equalização dada. Agora tenho uns Sony mas antes tinha uns Panasonic e Philips, avariaram com o mesmo problema, o do lado direito morreu. Eu acho que tem a ver com o facto de a minha equalização ter graves demasiado altos.

        1. Avatar de roberto
          roberto

          agora comprei tb uns sony, vou ver se sera isso…

      3. Avatar de Nuno Coelho
        Nuno Coelho

        Os meu já foram 2 vezes á máquina de lavar e ficaram presos nas escadas rolantes do metro e e funcionam 100%. Não quero outros!!!

      4. Avatar de Joe
        Joe

        Limpa a cera dos ouvidos. Normalmente é isso…

        1. Avatar de Ic
          Ic

          Ahahahshshhahahahah ganhaste

  4. Avatar de Vitor Costa
    Vitor Costa

    Muito uteis!!!
    A maioria destas funções existem há muitos anos já!
    Desde o iphone 3G!
    Mesmo o iphone 2G que não foi comercializado na europa fazia algumas destas funções, apenas não tinha o botão do centro (os phones da altura)!
    O iphone 4 já tinha estas funções todas!

    Ps: a maioria delas existem desde os ipods, menos claro as que estão associadas a chamadas telefónicas 🙂

    1. Avatar de BR
      BR

      primeira vez que vi foi num ipod shuffle da 3a geracao

    2. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida, mas muitos utilizadores “de agora”, desconhecem algumas.

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Iphone 2G? Presumo que te estejas a referir ao iPhone original. Se sim, ele foi comercializado na Europa, incluindo em Portugal, pois eu comprei um.

      1. Avatar de Vitor Costa
        Vitor Costa

        Nuno tens razão:

        “It was later made available in the United Kingdom, France, Germany, Spain, Portugal, the Republic of Ireland and Austria in November 2007.”

        Fomos um dos poucos países onde foi possível adquirir um iphone 2G!

        O meu, veio dos US!

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          É normal em Portugal sair um pouco atrasado. Que eu me lembre nunca houve um iPhone que tivesse sido lançado ao mesmo tempo que os EUA. Se bem que que o iPhone original foi o que saiu com o maior atraso.

    4. Avatar de MM
      MM

      Até os Nokia (antes de existirem smartphones) já tinham algumas destas funções (atender, play, stop, volume, etc.)

  5. Avatar de BR
    BR

    Ja agora, isso tambem funciona no mac
    tirando as da chamada, penso eu

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Desconhecia as funções 2 e 3!
    Vá lá srs. do pplware, não nos vejam com cara de burros!

    1. Avatar de Vítor M.

      Tiago, tu é que falaste, eu apenas perguntei se desconheciam alguma destas ou se eventualmente até conheciam outras 😉 o resto são considerações tuas, e só podes falar por ti.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        OK, admito, não li até ao fim.
        As minhas sinceras desculpas.
        Continuação de bom trabalho e uma boa semana! 🙂

  7. Avatar de Luis de Almeida
    Luis de Almeida

    Não percebo esta, podem explicar por favor

  8. Avatar de Joel
    Joel

    eu sabia todas, mas foi tudo á sorte , fui tentando por intuição o.o

    1. Avatar de Ro301
      Ro301

      É tipico do portuga 🙂

      Vamos apertar os botões até ter os resultados desejados.

      É por isso que espanha tem uma central nuclear e nós não. Imaginem o portuga no meio de tantos botões. Só podia acabar mal :S

  9. Avatar de Márcio Dias
    Márcio Dias

    Tive um sony x10i e agora um sony z1 compact com uns phones a maneira o telemovel só não tira expressos porque gosto mais de italianas 😉

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não conhecia especialmente as de três clique se de rebobinar a música para a frente e trás. Muito bom….fiquei impressionado lol

  11. Avatar de Jacinto Leite
    Jacinto Leite

    Enorme serviço público, sabendo as dificuldades da maioria das pessoas que usam estes telemóveis, carregar no mais para subir o volume, no menos para baixar… uauuuuuu

    1. Avatar de Vítor M.

      E depois há os que têm problemas de leitura, mas eu ajudo-te. Numa compilação, já que mostras alguns que normalmente não são usados, fica bem completares com todos, até os mais usuais. 🙂 Há algumas pessoas que temos de dizer tudo, por elas nunca vão lá. Não é Jacinto Leite? 😉 uauuuuuu

    2. Avatar de Ro301
      Ro301

      Este comentário devia ganhar um globo de ouro. Só assim podemos mostrar a nossa gratidão ao jacinto por ter lido o tópico todo e ainda ter deixado um comentário tão bem argumentado.

      São comentários como estes que fazem o Pais andar para trás. Dizer que todos os politicos são iguais e deixar de votar é fácil. Dificil é fazer alguma coisa por nós.

      Pelo menos este artigo ensina a usar um equipamento que aparentemente só dava para aumentar e baixar o som. Já o comentário do Jacinto só serve para poluir e subcarregar os servidores do pplware.

      Se queres criticar lê o artigo até ao fim e depois ajuda o dono do blogue a melhorar o seu trabalho. Isto já cheira a leite azedo.

  12. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Eu ja conhecia algumas destas funções..
    Alguem sabe como fazer para ouvir o sinal de chamada nos auriculares? É que quando estou com os auriculares apenas chama no telemovel e nao nos auriculares

  13. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Tenho o iphone 4s. Atualizei para o ios8 mas não vejo no teclado para digitar msg o microfone. Como faço?
    Obrigado

  14. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boas. No meu 5 S não não estão a funcionar nenhuma dessas opções. Tenho de ver o que se passa.

  15. Avatar de Zefra
    Zefra

    Não funciona no meu HTC One… tenho de comprar material proprio para Android…

  16. Avatar de Daniel
    Daniel

    “(…) (atenção que a lei permite que vá apenas com um auscultador no ouvido, o do comando certamente será o mais inteligente) (…)”

    A lei não permite usar o hardware que contenha 2 auscultadores. Se tiver 2 auscultadores, mesmo que a pessoa só vá com um no ouvido, a multa é a mesma. Para se usar disso no carro, é necessário ter daqueles que só tem um auscultador nele todo.