Atom, o editor de código do GitHub também chegou ao Windows

9 Comentários

Cada programador tem a sua ferramenta de edição de código favorita. Existem dezenas disponíveis, todas elas com particularidades próprias e com características únicas e diferenciadoras.

O Atom, o editor de código do Github, inicialmente lançado apenas para o OSX, procura ocupar o seu lugar natural, tanto mais por estar associado a este site de programação e de alojamento de código.

O seu desenvolvimento tem sido uma constante e agora foi disponibilizada, finalmente, uma versão que muitos esperavam. O Atom está finalmente disponível para Windows.

atom_windows_0

O Atom dá aos utilizadores, e de forma imediata, acesso à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.

Tem a particularidade de ser um editor de texto completamente diferente do habitual, mas mantendo as funcionalidades que todos esperam de uma ferramenta deste tipo.

A sua diferença é que ao contrário da maioria dos editores não é uma aplicação com uma origem dita tradicional, mas tem no Chromium a sua base e origem.

Esta diferença permite que seja muito mais simples aos criadores de pacotes de funções adicionais desenvolverem os seus trabalhos, pois podem usar as API’s já desenvolvidas para este browser.

A versão para Windows mantém toda a estrutura que já conhecíamos da versão para OSX, sendo completamente modular e configurável, não apenas nas suas funções principais, mas também em toda a parte de imagem, fontes e cores.

Todos os que se aventurarem a usar o Atom no Windows devem ter presente que esta é ainda uma versão muito inicial (Alfa), pelo que é normal que existam ainda alguns problemas e bugs. É no entanto uma versão já plenamente operacional e com as suas funcionalidades todas disponíveis.

atom_windows_1

Segundo o site do Atom, a melhor forma de instalação deste editor é através do instalador chocolatey, que pode ser comparado aos instaladores de pacotes apt-get do Ubuntu ou outro de outra qualquer distribuição Linux.

Depois de instalarem o chocolatey devem abrir uma consola de DOS ou PowerShell e executar o comando abaixo:

cinst Atom

Este comando irá instalar o Atom, adicionar os comandos atom e apm à PATH do utilizador, criar os atalhos no Ambiente de Trabalho e no Menu Iniciar e ainda adicionar uma opção Open with Atom no menu de contexto do Explorador de Ficheiros.

Sempre que quiserem actualizar a versão do Atom, apenas precisam de correr o comando abaixo numa janela de DOS ou PowerShell:

cup Atom

Todos os que preferirem apenas testar o Atom numa versão portátil, podem descarregar apenas o ficheiro .zip, descomprimí-lo e usar.

atom_windows_2

Está assim dado mais um passo importante pelo Atom e pelo Github. A massificação deste editor, pelas várias plataformas disponíveis, será a forma dele se impor e de se tornar a escolha dos programadores.

Não falta ao Atom argumentos para ser uma excelente ferramenta, só falta mesmo a aceitação da comunidade. Testem esta versão para Windows e quem sabe não abandonam o vosso editor favorito.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7/ 8
Download: Atom
Homepage: Atom

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Phil Walker
    Phil Walker

    Pedro tens uma gralha no título, corrige lá isso 🙂

    1. Avatar de Pedro Simões
  2. Avatar de Joao
    Joao

    Bom, mas continuo a preferir o edge code da adobe, free tambem.

  3. Avatar de Valeriu
    Valeriu

    Sublime Text 3 com CodeKit não ha melhor. O Brackets também esta bom mas ainda lhe falta umas funcionalidades.

  4. Avatar de Nuno Alexandre
    Nuno Alexandre

    Finalmente chegou a melhor alternativa free ao Sublime que provavelmente será um Sublime Killer. A ver vamos uma vez que ainda existe muito trabalho a realizar.

  5. Avatar de jedi
    jedi

    também existe para mac os x, nao é so para windows. 😉

    1. Avatar de pífaro

      Já o texto diz isso…

      “O Atom, o editor de código do Github, inicialmente lançado apenas para o OSX, procura ocupar o seu lugar natural, tanto mais por estar associado a este site de programação e de alojamento de código.”

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sempre existiu para todos os OS’s (https://github.com/atom/atom/blob/master/README.md#building), é só uma questão de fazer o build. Eu estou a usa-lo em linux.

  6. Avatar de Telmo
    Telmo

    notepad++ é que é um editor à Home 😀