Novo malware permite à Polícia o acesso ao seu Smartphone

31 Comentários

A maior utopia é acreditar que a segurança existe, ponto! Hoje, investigadores da Kaspersky e dos Citizen Lab publicaram um relatório com um novo tipo de malware desenhado para permitir às forças policiais o acesso completo a telefones suspeitos.

A ferramenta, dubbed Remote Control System (ou RCS), pode ser colocada fisicamente através da porta USB iu via cartão SD, mas também pode ser depositada remotamente através de um link infectado ou por injecção de tráfego.

Sabe se o seu smartphone está infectado?

imagem_malware_policia000_small


Pois bem, este malware tem um modus operandi curioso. Uma vez infectado, o smartphone permite que a polícia monitorize a sua localização, grave o som ambiente através do microfone, tenha acesso às conversas ou mesmo que tenha acesso à sua câmara de fotografar e faça fotografias espontâneas.

Este malware funciona melhor em dispositivos Android, mas também pode ser instalado em dispositivos iOS, que tenham o jailbreak feito, só nesses casos.

A equipa que desenvolveu este “malware” está sediada em Milão e emprega mais de 50 funcionários. Actuam no nicho de mercado do software de vigilância para as forças policiais em mais de “doze países” ou nos “seis continentes”.

Ainda não é muito claro onde é que o RCS está a ser usado, mas os indicadores mais recentes apontam para a Arábia Saudita, numa app falsa de nome “Qatif”, foi nesta app que foi encontrado inicialmente o código malicioso.

O relatório também inclui um mapa de uma apresentação da equipa que desenvolveu o “Hacking” onde mostram o xerife do Condado de LA como um local padrão, levando alguns observadores a suspeitar que a empresa está a trabalhar com a polícia de Los Angeles.

A Hacking Team disse que não vende os seus produtos a organizações governamentais porque estão na lista negra da NATO, mas os críticos dizem que ferramentas da empresa já foram usadas contra jornalistas marroquinos pró-democracia e contra pelo menos um cidadão americano.

A “estrela” da empresa é um produto de nome Da Vinci, uma peça de malware que permite às forças policiais espiarem os suspeitos através dos seus computadores, web cams, microfones, e-mails e chamadas do Skype.
via | The Verge

O seu smartphone é seguro? Acredita que ninguém sabe o que conversa?

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Parece que as séries estão cada vez mais reais.

    1. Avatar de Double O Seven
      Double O Seven

      A realidade supera sempre a ficção!

  2. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Se calhar o melhor é regressar aos Nokias de antigamente 😀

    1. Avatar de NMaia
      NMaia

      Mesmo sendo um nokia antigo.. as forças policiais conseguem obter escutas, os Mobile SO’s só vem facilitar as coisas

  3. Avatar de Jorge Moreira
    Jorge Moreira

    Não tenho problemas o meu telemóvel não é um smartphone é um stupidphone. 😀 😀

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      eheheh 😀 obrigado pela gargalhada que dei e quase acordei a minha pequena 😀

    2. Avatar de bizugodaterra
      bizugodaterra

      Tenho um 3310 ali novinho em folha em caso de alguma revolução…se abro a caixa(de pandora)…ui ui ui…nada me irá parar…;)

  4. Avatar de Nuno Azevedo
    Nuno Azevedo

    Cada vez mais começo a acreditar que, os filmes que via quando era miudo estão mais proximos do que pensava, é de esperar que isto aconteça, será que é para melhor???

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Com a corrupção que há, de certeza que não o vão usar para apanhar os corruptos, são os corruptos que utilizarão para apanhar o zé povinho.

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Sem dúvida. Quem tem estas tecnologias na mão não quer apanhar os verdadeiros criminosos. Esta tecnologia é utilizada pelos criminosos (de colarinho branco) para garantir a sua segurança. Esses criminosos são as elites corruptas, que querem criminalizar as únicas coisas que são corretas de se fazer. Digo isto porque em espanha até já é proibido virar um painel solar para o Sol, como se alguém se podesse apoderar do Sol. Estas tecnologias são os brinquedos dos ricos, para impedir o pobre de se libertar da sua escravidão.

  5. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    Só queria saber como eles injetam o código ou apanham o telemóvel, visto que hoje em dia andam de hotspot em hotspot.

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Segundo li, eles podem disfarçar o código de uma aplicação pseudo-verídica. Nesse caso, uma aplicação que lia cabeçalhos de um jornal shiita.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Vantagens de não ir em modas e não ter um smartphone.

  7. Avatar de EXP001

    “A Hacking Team disse que não vende os seus produtos a organizações governamentais porque estão na lista negra da NATO”

    !!!!!!!¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ Mas esta tudo doido ??????????????!!!!!!!

  8. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu tenho um iPhone;)

    1. Avatar de Sandeh
      Sandeh

      “mas também pode ser instalado em dispositivos iOS, que tenham o jailbreak feito, só nesses casos.”
      iOS, iPhone, iPad…

      😛

      Bem estão os que usam windowsphone. xD

    2. Avatar de Hcruz
      Hcruz

      ….e eu tenho uma balança de cozinha.

      1. Avatar de Vítor M.

        Poderias estar a ser monitorizado sim http://bit.ly/1qIwwFL bastava para isso seres alguém que contasses para o PIB de um grande país, um decisor numa empresa petrolífera ou alguém do mundo do armamento.

        Facilmente algo que falassem poderia mudar o rumo de certos acontecimentos e então vale milhões o esforço de os “escutar”… até na balança da cozinha.

    3. Avatar de Vítor M.

      iPhone ou outro qualquer nada está acima do poder dos dólares, se tiverem de entrar.. meu caro… vai tudo!

      Na arraia miúda acredito que os iPhones estejam uns pontos mais seguros, mas nos altos cifrões… não tenhas tantas certezas.

    4. Avatar de miguel
      miguel

      Tens um equipamento como os outros. Só que esse por defeito está todo bloqueado até para os utilizadores está bloqueado não tens a liberdade que tens num android.

      No entanto a NSA acede ao teu Iphone com uma facilidade que nem te passa pela cabeça…

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu tenho uma Bimby, será que posso ter problemas? Não quero a minha comida infectada ou vigiada!!

    1. Avatar de Vítor M.

      A comida? Se fosses alguém que quisessem vigilar… era fácil, até num ferro de engomar 😉 topa só:

      http://bit.ly/1qIwwFL

      Nem imaginas o que fazem ao nível da espionagem industrial e de outros “assuntos”!!!

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Se detetarem sal a mais, certamente perderás nos seguros e serviços de saúde…

  10. Avatar de PP
    PP

    Não se iludam aqueles que tem telefones da marca x ou y que não são controlados… errado, só não controlam quem não querem.

    E digo mais… ainda vão descobrir (já se descobriram alguns casos) que a maior parte do hardware existente já trás “Cavalos de Tróia” embebidos, não sendo necessário instalar nada para se ter pleno acesso a esses sistemas.

  11. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    LOL
    Conheço quem ponha também post-it’s…

    Eu não tenho esse problema. O meu HP não tem micro nem webcam 🙂

  12. Avatar de Telmo
    Telmo

    Nada é seguro.

    Quem tem estas tecnologias na mão não quer apanhar os verdadeiros criminosos. Esta tecnologia é utilizada pelos criminosos (de colarinho branco) para garantir a sua segurança e poder. Esses criminosos são as elites corruptas, que querem criminalizar as únicas coisas que são corretas de se fazer. Digo isto porque em espanha até já é proibido virar um painel solar para o Sol, como se alguém se podesse apoderar do Sol. Estas tecnologias são os brinquedos dos ricos, para impedir o pobre de se libertar da sua escravidão.

  13. Avatar de gj.
    gj.

    Pode também resligar fisicamente as ligações da webcam e dos microfones… e assim não há forma de o ativar à distância… e assim só o vêm quando realmente liga a webcam à parte, e só o ouvem quando liga o microfone à parte.

  14. Avatar de Efex
    Efex

    Á noite quando quando se deitarem e lhes apetecer brincar com a Maria não se esqueça de desligar os telefones e pelo seguro tirar a bateria na vá estar um/uma tarado/a lá do outro lado a vender filmes á nossa pála.

    hahahahah

  15. Avatar de William Torres
    William Torres

    Po, to usando o Psafe pra tentar me livrar de umas tretas dessas. Eu hein, que mané ficar acessando o meu celular. Bagulho louco.