IE cai abaixo dos 60% e o Firefox ultrapassa quota dos 30%

94 Comentários

Recentemente foi lançada a versão final do Firefox 3.5, versão muito aguardada e que gerou na Internet uma alvoroço tal que demorou apenas 24 horas a atingir o interessante número de cinco milhões de downloads. Embora esta versão não fosse um salto qualitativo de relevância extrema para o browser da Mozilla, impulsionou de certeza a quota de mercado deste navegador.

Assim e tudo indica que o Firefox está a ganhar mais quota de mercado, obtendo também dividendos da escorregadela do IE.

De acordo com informações da Neowin e suportado em estudos de mercado, o Internet Explorer cai dos 62.09% para os 59.49%. Contrariamente, o Firefox tem um aumento ligeiro mas efectivo, passa dos 28.75% para os 30.33% de quota de mercado.

Mas o Firefox não é o único browser que está a ganhar quota de mercado, o Opera, que lançou recentemente a versão 10 do seu navegador, subiu de 3,23% para 3,36%, o Safari, recentemente também com nova versão, a versão 4 do seu navegador, com 11 milhões de downloads em três dias, subiu de 2,65% para 2,93%, por fim o Chrome, também com a nova versão, a 3, passou de 2,42% para 2,82%.

Estes números reflectem bem a nostálgica vantagem do IE a desvanecer-se, face às novas versões, mais modernas e audazes, dos browsers concorrentes.

Veremos se o mercado, após férias, continuará a reflectir este aproximar de margens entre os browsers, será uma nova fase, será de facto a fase da escolha livre.

Partilhar:
Tags:

Comentários

94

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gravity00
    gravity00

    Interessante, ainda assim vou continuar a utilizar o IE 8 no meu Seven.

    Já testei a nova versão do Firefox, está bacana.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Bruno
    2. Avatar de Newtomic

      Bem nesta altura do campeonato usar o IE é algo como isto:
      – IE 5 e inferiores = Andar a pé
      – IE 5.5 = Bicicleta Pasteleira (mais antiga que eu)
      – IE 6 = Bicicleta Montanha (pode ser uma das do continente de 50€ hehe)
      – IE 7 = Acelera (já antiga)
      – IE 8 = Um daqueles carros que se apelidam de ‘mata velhos’ (usado)
      – Fx 1 = Fiat Uno (upa upa já é velhinho, mas ainda se mexe)
      – Fx 2 = Volkswagen Golf (novo -> 2008)
      – Fx 3 = BMW série 5 (novo -> 2009)
      – Fx 3.5 -ou- Opera 10 = BMW M5 (novo -> 2009)

      e isto olhando apenas para a segurança! Hek! 😀

      1. Avatar de Trambulhao
        Trambulhao

        @Newtomic

        – IE 5 e inferiores = Andar a pé
        – IE 5.5 = Bicicleta Pasteleira (mais antiga que eu)
        – IE 6 = Bicicleta Montanha (pode ser uma das do continente de 50€

        Não me diga que o IEca faz bem a saúde.. 😛

        Tem cuidado! esse pessoal aproveita tudo pra dizer que o IEca é bom browser. 🙂

        1. Avatar de Newtomic

          Hehe, não tinha pensado nisso, é bem é bem! 😀

  2. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    e o IE só é tão usao porque .. perto ou mesmo mais de 90% dos utilizadores não tem conhecimento de outros browsers … passa-se o mesmo com os SO….

    1. Avatar de N'FOS
      N’FOS

      Então não é? E vivemos todos em aldeias remotas do Mundo.

      Eu uso Windows e tenho conhecimentos de outros SO’s. Não gosto é de nenhum, além de Windows. Simpatizo com o Ubtuntu, mas como não o uso bastante não sei se tem as aplicações que uso no meu dia-a-dia.

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        A tua aldeia deve ser mesmo remota, porque a maioria das pessoas não faz mesmo a mínima ideia do que é o SO, se é independente do computador, ou se existem outros, até, e pensa simplesmente que “faz parte” do computador e vai pela lei do menor esforço – é (era…) esse o trunfo da MS, tanto com o IE, como com o próprio Windows.

        1. Avatar de Tiago Sá

          Ya, mas se 90% das pessoas não soubessem que há mais que um browser, provavelmente o IE não tinha apenas 60% de cota, ahah.

    2. Avatar de diogoj95
      diogoj95

      lá está… eu só conhecho o firefox à cerca de um ano e começei imediatamente a usá-lo até agora

      1. Avatar de xptonix.wblogin.com

        pois acontece com muita gente. Eu também instalo o firefox para os outros e depois ie já era. Muitos até só tocam no aprenderam a tocar no Firefox. É na minha opinião muito mais bonito que o ie, chrome e opera. É mais colorido.

        1. Avatar de mmick
          mmick

          Eu já usei Firefox, Opera, Safari. Continuo com o IE, agora na sua excelente forma de IE 8. Cada um dos anteriores têm os seus pros e contras mas o IE é excelente, rápido e eficaz e nao preciso de instalar mais nada.

          1. Avatar de canelas
            canelas

            Excelente forma?? Vai gozar cm outro.

          2. Avatar de Tiago
            Tiago

            Rapido? LOOOOOOL

          3. Avatar de N'FOS
            N’FOS

            Não vou criticar, mas ou tens um PC muito bom ou o meu não vale nada.

            O IE no meu demora a abrir, carregar páginas e empanca vezes sem conta. Mas estranhamente e o único browser que consigo enviar um vídeo para o YouTube. Todos os outros dão um erro desconhecido.

    3. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Concordo com o que dizes em relação aos browsers (tudo porque a microsoft “embute” o IE no SO de origem), mas aos sistemas operativos já não é bem assim.
      É certo que muitas pessoas não conhecem outro SO, mas quem é que tem um computador e o usa, nunca viu um Mac numa loja? Num centro comercial? Numa loja de computadores? Num centro de informática simplesmente para comprar tinteiros para a impressora?

      Essa pessoa pode não saber que é um sistema operativo diferente, mas que é algo diferente do que está habituada a ver, isso é.

      Mas acreditem meus amigos que com esta nova lei da união europeia, a Microsoft vai perder muita, mas muita mais quota de utilizadores no IE. (Embora que esta lei tenha sido mal pensava em termos de compatibilidade de sistemas, refiro-me à versão de actualização do Windows 7 “E”, pois nunca ouve um Win XP “E”, nem um Windows Vista “E”, por isso podem vir a encontrar-se alguns problemas, ou não).

      Cumps

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        *Pensada

  3. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Aqui as estatísticas são bem diferentes, e a favor do FireFox
    http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp

    1. Avatar de andre
      andre

      Levando em conta que o site da w3 quem acessa em sua grande maioria são desenvolvedores acho que não é um valor bem preciso…

      1. Avatar de JPedrosa
        JPedrosa

        Sim, na prática o que significa é que dos utilizadores informados, o FireFox já é o mais utilizado á muito tempo 🙂

      2. Avatar de Pedro Coelho
        Pedro Coelho

        É fiavel, já que eles próprios já afirmaram que só documentam quem acessa as páginas a que eles têm permissão de fazer estatísticas e afirmam que as estatísticas deles são tendências, não a realidade, por essa razão são fiáveis.
        No entanto, a fonte desta estatística, à cerca de 2 meses, foi apanhada em flagrante ao manipular as estatísticas apresentadas. Já se suspeitava disso, mas dessa vez houve provas concretas, podes confirmar isso em vários jornais e blogs tecnológicos dessa data.
        Há institutos próprios nos EUA que monitorizam as estatísticas e gravam os resultados e o que aconteceu é que num desses resultados que não era favorável à Intel e à Microsoft, após ter sido apresentado na página, foi substituído por outros resultados mais favoráveis o que deu uma bronca das grandes.
        Por isso, na minha opinião, a maioria das estatísticas online são ou tendências apenas, ou não são fiáveis.

  4. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    A MS vai dar um tiro no pé, na tentativa de entalar a CE, ao remover o IE do Windows – tomem nota 🙂

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Acho que nao. Os OEM podem activa-lo. O que vao fazer é meter os dois browsers mais conhecidos (ie e firefox). O que vale é que nao vou usar nenhuma versao europeia do Windows.

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        O simples facto de haver escolha (e quem apresentou queixa contra a MS foi o Opera, seguramente irão pressionar para ser incluídos) já obriga os utilizadores a olhar para as alternativas e muitos irão preferi-las.

        Eu não vou é gastar dinheiro com ele (não depois do que gastei com o vista)!

      2. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Se não queres usar nenhuma versão europeia do windows 7, vais trabalhar nele em ingles?

        Ou vais ser um bakano e criar uma tradução do Windows 7 completo dos EUA em ingles para portugues?

        Nota: É sempre possível instalar o IE de volta. O que eu não compreendo, é que num PC sem nenhum browser nativo, como é que as pessoas que só têm um PC, vão buscar outro browser se não têm um browser para ir buscar esse outro browser? Não consigo entender…

        1. Avatar de Pedro Oliveirinha
          Pedro Oliveirinha

          É simples, a web funciona no porto 80, não precisas de ter um browser instalado outra aplicação pode aceder e fazer download.

          1. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            Preferia que viesse com o IE :X
            Digam o que disserem, há sempre um berlim qualquer que faz um site “otimizado para IE” e que não funciona correctamente com outro browser (felizmente já são raros)

        2. Avatar de Trambulhao
          Trambulhao

          O ie vai ser uma opção na hora de instalar o sistema. Também mais tarde para quem quiser instalar. Apenas na vem instalado, mas o programa vai estar lá.

          1. Avatar de eu
            eu

            as distros linux tb deviam vir despidas de todos os browsers e open office, programas de gravaçao, etc etc…

            as regras deviam ser iguais para todos… senão qq dia vamos ter o FCP a entrar em campo com 10 ou 9 para jogar de igual para igual com os outros….

            o real madrid entra so com o CR em campo…

            lol

          2. Avatar de Tiago Sá

            @ eu

            As regras são iguais para todos. Mas as regras não são que os OSs devem vir sem browsers de forma a não prejudicar a concorrência. As regras, pelo contrário, dizem que OS SISTEMAS OPERATIVOS QUE TENHAM UMA GRANDE FATIA DE MERCADO não devem vir com browsers de forma a não prejudicar a concorrência. Que eu me lembre, o Linux não tinha uma grande fatia de mercado…

  5. Avatar de Rui Oliveira

    Pessoalmente não me surpreende! Se dantes práticamente só havia uma alternativa conhecida o IE6 (embora houvesse o mozilla suite que eu usava e claro o Opera), hoje as pessoas educaram-se e sabem que há alternativas de qualidade até superiores (na minha opinião) ao IE.

    Penso que a Microsoft está a pagar a factura da saturação que as pessoas apanharam do IE6 e da onda de vulnaberabilidades do mesmo que proliferaram o desenvolvimento de várias vertesntes de virus e spyware. Sim, porque no fundo o ie8 está melhor, mas da óptica das pessoas para continuar a perder quota de mercado, simplesmente não está bom o suficiente.

    Saliento também a subida merecida do Opera (talvez merecesse ter uma maior quota de mercado), é na minha opinião o melhor Browser da actualidade, pelo menos o que consegue ter melhor compromisso funcionalidades / velocidade.

    1. Avatar de xptonix.wblogin.com
    2. Avatar de Ganondorf
      Ganondorf

      Eles n fazem aquilo que qq empresa faz: ganhar a confiança.

      Eles podem tentar ganha-la agora, mas eles n têm trabalhado arduamente para isso…

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Provavelmente é tarde demais para ganhar a confiança agora. Prevejo uma rápida descida a pique, para nunca mais voltar ao topo. Em breve vamos ter os vários browsers mais ou menos no mesmo nível.

  6. Avatar de Roberto
    Roberto

    Uso o IE8 apenas para o windows update. Prefiro o Firefox, mais estável e rápido. Tenho o Opera 10, mas ainda tem muitos bugs, como em alguns sites de jornais, onde vai e volta de página, carrega novamente. O carregamento do Pplware é mais rápido pelo Firefox, depois o Ópera e finalmente aquela coisa nativa do windows. Mas devemos respeitar as preferencias de cada um.

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Os bugs provavelmente até são dos sites, feitos a pensar exclusivamente no ie (com sorte, também no ff).

      1. Avatar de Ice
        Ice

        Exacto!

        O Opera é 100% compatível com os standards, as pessoas que pensam que sabem fazer sites é que tão-se borrifando para os fazer de maneira que respeitem os standards.

        Os bugs são dos sites, não são do Opera!!

        Bugs nesse sentido tem o Firefox e o IE, esses sim!

        Por isso é que agora o IE se anda a esmifrar com funções de compatibilidade etc… é para tentarem remediar a m**** de browser têm vindo a desenvolver ao longo dos anos.

        1. Avatar de Ramiro
          Ramiro

          Não, o Opera é 100% compatível com o Acid Test 3, o que apenas o torna menos susceptível a falhanços mas, mesmo assim, capaz de falhar :).

          Além disso, o problema do Opera não é o motor de renderização, mas sim a máquina virtual de javascript; o Opera tem um fraco suporte para javascript.

          É raro os scripts funcionarem sem a criação de uma regra especifica; faz uma pesquisa pela net e confirma por ti mesmo.

          As pessoas que fazem sites (mas sites a sério), normalmente, sabem o que fazem.
          O problema é que criar um site que funcione apenas num browser fica mais barato do que um que funcione em todos eles. Isto é uma grande realidade cá em Portugal onde a maior parte dos clientes só pensa no orçamento e está-se nas tintas para os 3.5% de utilizadores do Opera.

          1. Avatar de andre
            andre

            Meu caso é ao contrario, eu escrevo os scripts no Opera e geralmente funcionam muito bem no Firefox e IE

          2. Avatar de Ice
            Ice

            Não! E compilante com os stadards, não é só com o Acid.
            O Acid é apenas um complemento da razão.

            Eu como o André faço os sites com base no Opera e geralmente depois adapto para o FF e IE.

            Afinal somos dois André! 🙂

          3. Avatar de Ramiro
            Ramiro

            @andre:

            Exacto, passas por todo o trabalho para que funcionem no Opera e depois disso funcionam nos outros.

            Quando falo de falta de suporte não falo de uma simples condição ou de um loop; falo sim da forma como o Opera lida com os objectos (um que me ocorre agora é o objecto “data”).

            Até frameworks como o mootools possuem algumas incompatibilidades com este browser, vê lá tu (faz uma pesquisa nos seus fóruns e verás).

            O problema ainda se complica mais porque existe muita falta de informação relativamente à forma como este browser lida com javascript, logo é mais complicado arranjar uma solução.

            @Ice:

            E como sabes tu que respeita todos os standards se o único teste que temos é o acid test?

            Vocês têm noção que o acid test não testa todas as variáveis dos css’s mas apenas aquelas que o W3C considera mais importantes?

            Como pode este browser (ou aqueles baseados no webkit) respeitar todos os standards se a parte relativa ao css3 ainda não foi completamente implementada? Meus caros, ainda nem sequer o css2 foi completamente implementado (neste momento o IE8 é o mais compatível com a especificação do css2)!

            Tu dizes que fazes os sites com base no Opera e depois adaptas para os outros, eu poderia dizer que faço nos outros e depois adapto para o Opera, e então como ficamos? 😀 .

    2. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Sim, concordo contigo, o carregamento do pplware no firefox, é o mais rapido dos browsers mais populares que eu usei. (Incluindo o Chrome, que embora comece logo a apresentar a página, o que acontece é que vem às prestações, ou seja, coisinha a coisinha de cada vez, o que se torna irritante), no firefox é escrever o site, dar enter e relativamente 2 seg depois já estamos no pplware já todo carregado (isto com os cockies e o historico por apagar)…

  7. Avatar de SP™®

    Já uso o Firefox á 2 anos pelo menos e hoje sou incapaz de trabalhar com o IE, a personalização e os métodos de trabalho são de tal forma com o Firefox que é impossível sequer olhar para IE…

    http://www.torrentpremium.blogspot.com/

    1. Avatar de Octávio
      Octávio

      Inteiramente de acordo, uso o fx ja nei sei á quantos anos mas devem pra ai uns 5 ou 6.

      Uso em trabalho e esta de tal maneira personalizado as minhas necessidades que nem dá para usar outro para já.

      Experimentei o Opera e até gostei da interface grafica mas passado pouco tempo fx outra vez.

    2. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Eu uso o Chromium e é limitado (mas eficaz), mas isso não me impede de continuar a usá-lo (e contribuir nos testes – só se for absolutamente necessário uso outro); as pessoas acomodam-se – é esse o trunfo da MS e é esse também o seu problema, em relação às alternativas.

      1. Avatar de xptonix.wblogin.com

        Chromium este tem potencial a médio prazo. Mas estou farto dos crashs neste momento.

  8. Avatar de Pedro Rebelo
    Pedro Rebelo

    bem vou continuar a usar IE…

    quem quiser usa quem quiser não usa…

    😉

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      E eu também!
      Por influências do jornal 24 horas comecei a utilizar o FF, mas deixei-o porque (naquela altura) dava-se mal com teclados virtuais, e para “ajudar” mostrava as chaves guardadas, e isto ainda continua! Não tenho dúvida nenhuma que a maior parte dos comentadores percebe mais disto do que eu; por isso eu pergunto: acham isto seguro? Já alguém disse aqui uma vez, que o FF sem extensões não vale nada; sabendo que há milhares delas, e qualquer um as pode fazer, acham isto seguro?
      São todos programadores bem intencionados?

      1. Avatar de Ramiro
        Ramiro

        Hum… Tu tens noção que podes usar uma password para proteger todo o teu perfil do Firefox, logo proteger os teus dados de qualquer olhar alheio?

        Sim, é verdade que o Firefox permite ver as passwords que armazenas para todos os teus serviços (o que se torna cómodo em certas circunstâncias), daí a possibilidade de definires uma password global a quem mais ninguém tem acesso.

        Quanto às extensões, elas são disponibilizadas através de um repositório da Mozilla, depois de testadas e avaliadas pelos utilizadores.

        Se instalares extensões só e apenas deste repositório o risco é nulo(normalmente o código destas, além de acessível, encontra-se bem documentado).

        Se te deixa mais descansado posso dizer-te, ainda, que as extensões correm numa sandbox, completamente isoladas do núcleo do browser.

        Além disso todos os grandes browsers possuem uma ou outra forma de extensibilidade deixando-os, pelo teu raciocínio, tão vulneráveis quanto o Firefox (nunca ouviste falar de activeX?).

        Uso o Firefox desde a versão 1.5 e nunca tive qualquer problema, posso dizer-te portanto, sem qualquer intenção ofensiva, que estás a ser um pouco paranóico.

      2. Avatar de xptonix.wblogin.com

        São todos programadores bem intencionados?

        Não.

        Sem addons depende do utilizador.

        O único addon que faz sempre falta para mim é o xmarks (sincronização dos bookmarks).

        Seguro é. Dá uma olhada no meu blog se queres saber mais sobre o firefox e segurança.

  9. Avatar de Jose
    Jose

    Eu se não comprar o Windows 7, é só por causa de não vir com o Internet Explorer, odeio o Opera 4 ever -.-

    1. Avatar de Pedro Oliveirinha
      Pedro Oliveirinha

      Intalas… ninguem te proibe de instalar… deixem de ser fanáticos.

      Aprendam a ser mais tolerantes 🙂

    2. Avatar de canelas
      canelas

      Porque é que odeias Opera??

    3. Avatar de Ramiro
      Ramiro

      A ver se percebi: não vais comprar um produto da Microsoft porque odeias a Opera?…

      Interessante… Confuso, mas interessante…

      1. Avatar de Ganondorf
        Ganondorf

        Bom, isso que ele disse já é mto estupido, mas o facto de ele dizer que abdica dum SO que ele prefere só pq n trás um browser, é pq ele deve ter uns 10 anos.

        1. Avatar de Samuel Gomes
          Samuel Gomes

          Era nisso que estava a pensar XD

  10. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Eu fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas que não conheciam o firefox quando me pus a perguntar a muita gente que conheço, se sabiam o que era o Mozilla Firefox. A resposta era quase sempre a mesma “Tou muito bem servido/a com o IE e não conheço outro”.

    Uso e abuso do Firefox desde meados da sua saída para o mercado, tornou-se logo no meu browser número 1, dou algum uso ao Opera, agora IE não uso.

    1. Avatar de Ganondorf
      Ganondorf

      Essa frase tb é mto conhecida dos meus ouvidos… mas eu oiço em tudo o que é novo que tento introduzir às pessoas lol

    2. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Por causa de ouvir esse tipo de coisas, desde a uns tempos para cá, adoptei uma politica de choque.

      Agora se tiver que mexern um PC que não tenha FireFox é logo “porra como é que vives assim pá? tens-te escondido num buraco ou quê? e pimba prego lá o FF.

      Depois na semana seguinte vem o agradecimento 😀

      1. Avatar de Newtomic

        É às vezes resulta sim senhor, a última pessoa a quem fiz isso demorou exactamente 10 minutos a agradecer-me porque não sabia que existiam browser’s com tabs! 😀 LOoOL!

  11. Avatar de Miguel

    Bem, o firefox não fica nas minhas três escolhas.

    Chrome sem dúvida fica em 1º;
    IE8 em 2º;
    Safari 4 em 3º.

    Isto no Windows 7.
    No Mac só uso o Safari 4 que é incrível!

  12. Avatar de Miguel

    Não sei se já foi falado mas este site: http://service.futuremark.com/peacekeeper/index.action
    é muito bom para saber qual browser é melhor na vossa própria máquina ou então no geral.

  13. Avatar de Olly
    Olly

    Também sou utilizador do Firefox, no entanto fiquei surpreendido quando, hoje, o vi papar-me 100mb de memória só com 2 tabs abertas… lá tive eu de ligar o Ultimate Firefox Optimizer 🙁

    Fiquei desiludido com o consumo de ram do 3.5

    1. Avatar de Pedro Oliveirinha
      Pedro Oliveirinha

      100 megas de memória não é nada comparado com a ram que se tem hoje em dia.

      1. Avatar de xptonix.wblogin.com

        Sim e depende muito dos sites

      2. Avatar de Olly
        Olly

        Têm razão, no entanto comparei com o Opera e o IE e estava abaixo destes 🙂
        Se bem que o IE “é macaco”, divide os processos de cada tab e à primeira vista pensei que este estivesse a consumir metade dos recursos eheheh.

        1. Avatar de canelas
          canelas

          Ms o Opera tb tem bom desempenho. Pior é o chrome que cm mtos poucos separadores consome a ram num instante.

    2. Avatar de Ramiro
      Ramiro

      Se numa das tabs tiveres o google reader e na outra o gmail isso não será nada do outro mundo.

      As pessoas têm de convencer-se que sites como estes, ou o youtube ou o facebook e outros que tal, fazem uma utilização brutal de javascript.

      Ora o javascript, apesar de ser uma linguagem interpretada, é colocado em memória e irá afectar a performance da vossa máquina.

      Como é o Firefox que executa todo esse código, o consumo de memória vai-lhe estar associado.

      Com páginas que utilizem flash passa-se exactamente a mesma coisa e pelos mesmos motivos; tanto a linguagem do flash (actionscript) como o javascript derivam da mesma especificação: ECMAScript.

  14. Avatar de Win7Golf
    Win7Golf

    Eu, até por uma questão profissional (gestão de websites), tenho instalado as últimas versões do IE, Firefox, Chrome e Opera, mas utilizo, em 99% do tempo o IE. Incotibilidade com plug-ins, erros a vizualizar sites, etc… são as razões.

    De quaçquer modo não tenho nenhuma dúvida em avirmar que em 2º lugar muito destacado, a seguir ao IE, vem o cada vez melhor OPERA!

    Boas surfadelas 😉

  15. Avatar de Cesar Oliveira

    É bom saber que o IE está a cair e o Firefox a subir

    Eu só estou à espera da versão final opera 10 para instala-lo.

    Tenho grande simpatia por esse navegador.

    De facto é verdade, hoje só se usa o IE por acomodação ou por ignorância da existência de navegadores mais modernos.

    Mas enfim, a coisa pouco e pouco muda.

    Quando o IE tinha quase 100% de mercado a Microsoft estava-se marimbando para os utilizadores.
    Agora em pouco tempo já lançaram o IE 7 e depois o IE 8.

    A microsoft está a ser castigada pelo abandono a que deu ao IE.

    Os criadores de sites e aplicações web já não podem ter o pensamento de que vou fazer o site mal feito para os utilizadores do IE e os utilizadores dos outros que vão as favas.

    Enfim, é bom saber da evolução do Firefox e Opera e da queda do IE.

    Cumprimentos
    César Oliveira
    Desenvolvedor de websites e aplicações web
    http://www.profissionalweb.net

  16. Avatar de Pedro Rebelo
    Pedro Rebelo

    ainda bem q o ie 8 todo o javascript que acha “anormal” mm sendo normal… não o executa…

    hehehe

    1. Avatar de Pedro Rebelo
      Pedro Rebelo

      PS:

      tb uso o opera para testar aplicações para mobile do .net…

  17. Avatar de Kekes

    Eu uso Firefox no Desktop, opera no netbook, e no meu laptop uso mais o IE pois o FF anda-me a chatear a cabaça, e sabem que mais? Fazem todos a mesma coisa, navegar na internet…

    1. Avatar de André Torga
      André Torga

      E depois? Se tiveres um carro em bom estado (não digo todo XPTO) e outro em mau estado, vais escolher o que está pior só porque também te transporta aos locais onde pretendes ir? Com os browsers no mundo da informática é a mesma coisa, só usa o IE quem é uma ou todas de três coisas: habituado ao IE, ignorante por não conhecer alternativas, aventureiro/corajoso. 😉

      1. Avatar de eu
        eu

        Que vontade André… acabas-te de chamar ignorante , aventureiro/corajoso a N milhoes de utilizadores…

        só pq não usam o que tu usas…

        deve ser aquilo que te chamam os que andam de Ferrari todos os dias e passam por ti no ic19 “é pá este ou só está habituado ao “carrito dele” é ignorante por não conhecer alternativas, aventureiro/corajoso por conduzir esta sucata..”

        1. Avatar de Newtomic

          Pá se o Ferrari do gajo fosse GRÁTIS então ele TERIA TODA A RAZÃO, mas ai é que está não é grátis pois não?! Agora a porra dos browsers que andamos todos por aqui a falar são TODOS FREE ((GRÁTIS))…

          Capiche? Entendeu cara? Comprendiu? Ou é necessário fazer um desenho?

  18. Avatar de Ze manel
    Ze manel

    Bom dia,

    Sou administrador de um site para empresas e a quota de IE, nas visitas, ronda os 95%. Infelizmente, o IE6 continua a representar cerca de um terço do total, trazendo trabalho acrescido de testagem e programação (css própria, etc.).
    Quanto ao FF3.5, trata-se de um bom browser. A evolução é considerável, comparativamente com as versões anteriores.
    Pena seja que muitos sites (alguns bancos, determinadas aplicações) apenas funcionem em IE. Assim, (aqui vai uma afirmação que vai levantar muita polémica) se quisermos apenas utilizar um browser para abrir todos os sites, continuamos a ter de utilizar o IE. Não é culpa dos outros browsers, mas dos programadores.
    Quanto à luta do melhor browser, penso que não vale a pena entrar nessa discussão. Um browser será mais rápido num site e outro será melhor para outro. Enfim, nada como testar e utilizá-los a todos.
    Acontece o mesmo no telemóvel, alguns sites abrem melhor com o browser da Nokia, outros com o Opera, outros com o Skyfire.

  19. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Eu queria era que o windows baixa-se mesmo muito a ver se os produtores de software começam a trabalhar para outras coisas que prestem.

  20. Avatar de eu
    eu

    O ie vai ser uma opção na hora de instalar o

  21. Avatar de popy
    popy

    instalei o firefox 3.5 e voltei de novo para a versao anterior 3.0.11

    o 3.5 da-me um erro de script de memoria baixa.. e nem sequer é preciso fazer muito para isso acontecer.

    tem quase a certeza que nao é no computador, porque se tivesse memoria baixa, aparecia um “balao” na própria barra de tarefas do windows

  22. Avatar de fernando correia
    fernando correia

    Os ressabiados do software livre passam a vida a querer deitar abaixo a Microsoft, uso o ie8 o Firefox 3.5 e o Opera 9.64. cada um tem os seus pontos fortes e debilidades, pois nenhum tem 100% conformidade com os standards da internet, pois ficariam lentos, mas deixem de ser cegos o Opera é de longe o melhor em quase todos os sites.

  23. Avatar de Joel
    Joel

    Eu sempre usei o ie, pois odeio o firefox e não me apeteceu instalar os outros xd, mas agora com a saida do ie8 comecei a gostar muito e a odiar o ie7, acho que o ie ficou melhor com esta versão 8, pois tenho varios amigos que so utilizavam firefox nem queria sabem do ie, mas agora coma verção 8 so utilizam ie, ja nao querem saber do firefox…

  24. Avatar de Marco Dias Rodrigues

    Chrome é chrome!

    Desde que o comecei a usar, nunca mais o substituí.

    http://seriasduvidas.blogspot.com

  25. Avatar de Amilcar Alhadas
    Amilcar Alhadas

    Não há uma noticia em que não leia comentários de “fan-boys” e de “haters”. Meninos, vão trabalhar ou arranjem algo produtivo para fazerem em vez de andarem a “lurcar” o PplWare todo o dia.

    Em relação a browsers, já os testei todos, até houve uma altura em que tive todos instalados, mas de momento tenho os 3 grandes (IE8, FF3.5, Opera9) e todos têm a sua utilidade, cada um tem o seu fim mas o FF3.5 é o que se porta melhor em todas as máquinas que tenho.

  26. Avatar de eu
    eu

    tirem o check no “disable script debbuging”

    e vejam o gmail a estourar…. com propriedades que nao existe….

    no ff nem um erro dá… mas a propriedade nao existe :S

    lol é um bom browser sim senhor…

  27. Avatar de eu
    eu

    Para quem quiser perder um pouco de tempo a ler…

    já sei é de 2008, bla bla bla…..

    http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=34354&zoneid=6&resumo=

    é só para nao dizerem q o IE é que é mau…

    1. Avatar de Newtomic

      Pá só pessoas muito atadinhas é que acreditam que a MS passa cá para fora todos os bugs que o IE vai tendo, não nos podemos esquecer que o Firefox está inserido no projecto Mozilla, e é completamente OPEN SOURCE, logo é muito normal que se relatem mais bugs para o Firefox do que para o IE, seja ele que versão for!

      Nota que não li o artigo a que te referes, até porque acho que é uma completa perca de tempo mas pronto!

    2. Avatar de Newtomic

      É pá a coisa ficou-me a moer a cabeça e fui ler a porra do artigo… E volto a manter a minha opinião!

      Se fossemos a ver falhas de segurança em tudo o que é site depois no fim iríamos ver quem tinha mais falhas! :-/

      1. Avatar de eu
        eu

        não escrevi para tu mudares de opinião, somente para que quem não tem um conhecimento mais global não ficarem a pensar q o IE é q é o patinho feio…

        quanto a ver qm tem mais falhas, é um assunto que dá mto que falar…

        no dia que tivermos o mm numero de utilizadores nos dois mais usados… (que não nego, pode acontecer) e tb tivermos os mm numero de pessoas a tentarem descobrir as falhas dos 2 browsers depois voltamos a este post, e se tiveres razao tiro-te o chapeu.

        não qro guerras com ninguem pois neste mundo da informática todos um dia precisamos de alguem…

        abraço

        1. Avatar de Newtomic

          Mas mesmo que existão MILHÕES a apontar falhas para o IE, este é um browser com código fechado, logo a MS só as admite se assim o quiser! Pá isso das falhas de segurança é relativamente simples, visita sites assim mais manhosos… e depois verifica quantos deles é que te tentam instalar coisas que no IE por vezes nem tens conhecimento e só descobres quando o AV “grita” a avisar, no Fx isso raramente acontece, e se meteres o NoScript a correr no Fx isso então é que não acontece mesmo a não ser que tu o permitas!

  28. Avatar de João Carvalho
    João Carvalho

    Eu pessoalmente o firefox so uso no ubuntu, pois lá esta já vinha e nem me dei ao trabalho de sacar outro, com um sistema decente não tenho grandes preocupações, em mac tanto uso o safari como o opera pois acho que de momento estão relativamente equiparados, se bem que na minha opinião, (na minha opinião, ah que realçar) acho que o Opera seja de todos o melhor browser na actualidade, só continuo a não entender o porque da falta de existência de um actualizador automático, o grande calcanhar de Aquiles do opera, pois ter que reinstalar sempre que sai um update cansa um bocado.