Droidcam: 1 Android + 1 Linux = Sistema de Videovigilância

12 Comentários

…mas também funciona com Windows – ver aqui

Os sistemas de Videovigilância estão na moda. No mercado tecnológico podemos encontrar as mais diversas e avançadas soluções mas, com alguma imaginação, podemos criar facilmente o nosso sistema de Videovigilância.

O que precisamos? Ora bem, apenas um Android (por causa da câmara e uma app para controlar a mesma), um cliente (pode ser Windows ou Linux) e está feito!

droidcam_01

Em tempos, em conversa com um colega que tinha sido pai há relativamente pouco tempo, ele questionava-me se conhecia alguma solução para fazer videovigilância do quarto onde o bebé se encontrava.

Comecei inicialmente por indicar-lhe uma câmara IP com detecção de movimentos mas ele referiu-me que já tinha andado à procura e os preços era elevados. Nesse momento ele faz-me uma questão interessante: “Tendo o smartphone uma câmara, não haverá maneira de transformá-lo num sistema de videovigilância? “

Para esse efeito, existe uma excelente a aplicação DroidCam para Android que já apresentamos aqui.

O DroidCam é uma fantástica aplicação para Android que permite usufruir da câmara e micro do dispositivo móvel a partir de qualquer lugar. O DroidCam funciona via Wifi, Bluetooth ou através de uma ligação USB (recorrendo ao ADB)…e até podemos, por exemplo, usar integrado no skype.

droidcam_02

Para criar uma solução de videodeovigilancia basta instalar o DroidCam no smartphone/tablet com Android e possuir um cliente para Desktop (Windows ou Linux – fazer download aqui).

Como instalar o DroidCam no Ubuntu e derivados?

Para instalar o DroidCam no Ubuntu e derivados basta que abra o terminal e insira os seguintes comandos:

sudo apt-get install build-essential linux-headers-$(uname -r)
sudo apt-add-repository ppa:paolorotolo/droidcam 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install droidcam

Depois de instalado, basta executar o Droidcam e escolher qual o método de acesso.

droidcam_00

Veja no seguinte video uma pequena DEMO

Para quem necessita de uma solução de Videovigilância de baixo custo, o Droidcam é sem duvida uma sugestão interessante. Como referimos, esta solução pode funcionar via Wifi, Bluetooth e até mesmo via USB. Experimentem e digam-nos o que acharam.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos fernandes
    carlos fernandes

    Bom dia

    Não consigo ligar o telemóvel via usb ao pc(windows 7).o programa reconhece o IP e a Port automaticamente?

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Era interessante, uma cena do genero, mas para rpi, para puder ver a cam na tv

  3. Avatar de M.Paiva
    M.Paiva

    Já experimentei a wardem cam é muito interessante. Tive alguma dificuldade em instalar num 2.3 mas lá consegui.

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.warden.cam

    1. Avatar de André Freitas
      André Freitas

      Gostei, obrigado pelo link e pela contribuição.

      Abraço

  4. Avatar de André Freitas
    André Freitas

    É uma boa solução para aqueles celulares sem uso, por serem substituídos por outros mais novos e potentes.

    Legal.

  5. Avatar de André Freitas
    André Freitas

    Será que daria para usar ele com o programa ZoneMinder do linux?

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Muito bom, só peca por ser a versão free e após alguns minutos desliga automaticamente.

  7. Avatar de Beiga
    Beiga

    Tenho testado este IP WebCam

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pas.webcam

    exactamente para o efeito pretendido no artigo (vigilância de bébé) e funciona na perfeição sem necessitar de instalação de drivers ou clientes. Faz streaming de video e/ou audio. Funciona também com o ZoneMinder instalado no RaspberryPi.

  8. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    Boa tarde.

    Então dará para instalar este software no computador do emprego e, desde que saibamos o IP, podemos ver o que se passa em casa?

    Obrigado.

  9. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Mas então de noite não veem nada
    Mas vale uma camara por ip wireless por 60€ ja se compra uma!!!