Análise: Moto E, a qualidade a baixo preço

60 Comentários

O Moto E chegou recentemente ao mercado e tal como o seu “irmão” Moto G promete ser um sucesso.

O baixo preço aliado a 1GB de RAM e a um processador Dual-core, que lhe conferem um desempenho de excelência, fazem deste smartphone um equipamento apetecível para quem não dá importância aos extras que os equipamentos mais caros oferecem. Conheça o Moto E em pormenor.

moto_e_review (1)

Há algum tempo deixámos aqui no Pplware um artigo com um vídeo onde mostrava o Moto E, um smartphone barato de entrada de gama, com um desempenho ao nível do Samsung Galaxy S5, um dos mais recentes topos de gama do mercado, também já por nós analisado.

Na verdade, o Moto E consegue um desempenho fantástico na execução das aplicações de utilização mais comuns ao lado de um topo de gama, porque estamos perante um Android quase original, sem interfaces pesadas como o TouchWiz do Galaxy S5, mas obviamente que há uma grande distância entre eles.

Contudo, a simplicidade com que é apresentado, com o indispensável para correr aplicações com fluidez, com boa autonomia, uma qualidade de ecrã superior aos da mesma gama, e obviamente o seu preço, distinguem-no dos restantes.

 

Especificações

  • Sistema Operativo: Android 4.4.2 (KitKat)
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 200 Dual-core @ 1.2 GHz
  • Memória RAM: 1GB
  • Memória interna: 4GB
  • Memória externa: cartão microSD até 32GB
  • Ecrã: 4.3″, 540 x 960 píxeis (256ppp), protecção Corning Gorilla Glass 3
  • Câmara traseira: 5MP, Sem Flash, Geo-tagging, vídeo 854×480 @ 30fps
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n (Wi-Fi hotspot), Bluetooth v4.0, microUSB 2.0, A-GPS/GLONASS
  • Sensores: Acelerómetro, Proximidade
  • Bateria: 1980 mAh Li-Ion, com autonomia para cerca de 60 horas
  • Dimensões: 124.8 x 64.8 x 12.3 mm, 124g

 

Design e características gerais

moto_e_review (2)

O Moto E inclui um processador dual-core a 1.2 GHz, tem 1 GB de memória RAM e apenas 4 GB de memória interna, expansível até 32GB através de cartão microSD. O ecrã de 4.5 polegadas tem uma resolução de 960 x 540 píxeis, com uma densidade aproximada de 256 ppp, com protecção Gorilla Glass 3. Apesar de vir com a versão 4.4.2 do Android KitKat já tem disponível a actualização para a versão 4.4.3.

Em termos de dimensões estamos perante um pequeno smartphone de 12,48 centímetros de altura, 1,23 de espessura e um peso de 124g. Tendo em conta o espaço que tem abaixo do ecrã, onde se encontra o altifalante, seria interessante incluir aí botões comuns do Android ao invés de os colocar no ecrã.

moto_e_review_3_4_small moto_e_review_3_1_small

As laterais são simples onde apenas estão incluídos os botões de Volume e Power do lado direito. Pessoalmente não estão colocados numa boa posição, prefiro o Volume de um lado e o Power do outro, mas isso é uma questão de hábito.

moto_e_review_4_2_small moto_e_review_4_1_small

Em cima encontra-se o jack de áudio de 3.5 mm e um microfone. Ainda em cima, mas na frente, está colocado o sensor de proximidade.

Na traseira do Moto E apenas vem a câmara de 5 megapíxeis que nem vem acompanhada de flash. A câmara é talvez a pior característica deste smartphone, mas mais abaixo falarei dela com mais pormenor.

moto_e_review (7)

A abertura (difícil) da capa traseira serve essencialmente para colocar os cartões micro-SIM e microSD e, para quem gosta de variar, é possível trocar a capa por uma das 9 cores disponíveis. Estranhamente, a bateria não é removível tal como também acontece com o Moto G. Uma vez que se pode retirar a capa traseira poderia ser uma vantagem a possibilidade de troca também da bateria.

moto_e_review (8)

E porque todos os pormenores contam para influenciar o preço de um equipamento, a caixa deste Moto E apenas traz consigo o smartphone, o cabo de transmissão de dados USB/microUSB e um pequeno manual de instruções.

 

O Android

moto_e_review (10)

O ecrã é um dos seus factores positivos, apesar de não ser de alta definição a resolução é bastante nítida, com uma densidade de aproximadamente 256 ppp, fica à frente de qualquer um da sua gama e até de segmentos mais elevados. Depois a protecção Corning Gorilla Glass 3 vem trazer-lhe o acabamento final necessário. Relativamente à luminosidade, os diferentes níveis não sendo espectaculares à luz do sol, são bastante aceitáveis.

Como já foi referido anteriormente, o Moto E vem com Android 4.4.2 KitKat o que só por si é uma vantagem, face até a alguns dos mais recentes smartphones de gamas mais elevadas que têm vindo para o mercado com versões Android Jelly Bean.

A interface é bastante simples e em termos de aplicações nativas, além das aplicações Google, traz inclusas algumas apps da Motorola. A única aplicação não incluída e que é cada vez mais essencial é um gestor de ficheiros. Mas passemos à apresentação das aplicações que valem a pena serem destacadas.

 

Motorola Alerta:

Esta aplicação permite contactar pessoas importantes, de confiança, sempre que sentir necessidade. A aplicação tem três modos de acção:

  • Encontre-me: envia um SMS para os contactos seleccionados com a localização do utilizador;
  • Siga-me: aqui a aplicação vai enviando SMSs para os contactos de forma a que eles consigam monitorizar a sua localização, até a opção ser desactivada;
  • Perigo: em modo de emergência, o smartphone irá enviar alertas para os contactos, faz ligação para um serviço de emergência que tenha introduzido previamente ou aceder a outros contactos.

Com a Motorola Alerta poderá ainda configurar locais, como casa, trabalho ou escola e notificar algum contacto sempre que chegar ou sair de um desses locais.

 

Motorola Assist:

O Motorola Assist sugere acções para automatizar tarefas, com base no reconhecimento da utilização do smartphone. A aplicação analisa as tarefas agendadas no calendário, envia mensagens automáticas aos seus contactos a avisar que está ocupado e desliga o som durante a noite para que não seja perturbado durante o sono, tudo isto com simples configurações.

 

Migração Motorola:

A aplicação permite a transferência de fotos, vídeos, músicas, configurações de volume e de brilho do ecrã, histórico de ligações e de mensagens de texto e ainda os contactos do SIM do seu antigo smartphone para seu novo Motorola, através da utilização de um código QR.

 

Quickoffice:

A Quickoffice da Google é a aplicação que permite criar e editar documentos, folhas de cálculo e apresentações do Microsoft Office num smartphone ou tablet Android, e vem instalada por omissão no Moto E. Através dela é possível:

  • Criar e editar ficheiros do Word, do Excel e do PowerPoint;
  • Aceder aos seus ficheiros no Google Drive e a partir do seu dispositivo móvel;
  • Abrir e consultar ficheiros PDF;
  • Partilhar ficheiros através de pastas do Google Drive partilhadas anteriormente;
  • Anexar ficheiros a emails.














anterior próxima

Relativamente a outras definições do Moto E, uma outra desvantagem é não trazer idioma em Português de Portugal. Para quem não entende inglês ou outro dos idiomas vai ter que se habituar à “Tela”, aos “Aplicativos”, ao “Compartilhar” e outras palavras típicas do Português do Brasil.

 

Fotografia e Vídeo

moto_e_review (9)

A câmara fotográfica é sem qualquer dúvida a grande deficiência deste equipamento. Com tão boas características, com tantos factores positivos num smartphone de entrada de gama, numa Era em que a partilha de imagens faz parte da “vida social” de tantos utilizadores, a Motorola poderia ter apostado mais nesta câmara.

A câmara de 5 megapíxeis, sem flash e com geo-tagging, captura imagens de 2592 х 1944 píxeis e grava vídeos de 854 x 480 a 30fps. Abaixo encontram-se alguns exemplos de fotografias capturadas em diferentes ambientes. Confira a qualidade.

moto_e_review_foto_3_0 moto_e_review_foto_4_1

moto_e_review_foto_1_small moto_e_review_foto_2_small

 

Veredicto

O Moto E tem uma bateria de 1980 mAh que lhe confere uma autonomia bastante razoável, de mais de 2 dias de utilização normal. Leia-se normal, com algumas chamadas, mensagens através do Hangouts e messenger do Facebook, consulta de e-mail, redes sociais, utilização do browser e um ou outro jogo.

É evidente que tendo apenas 4 GB de memória interna jogos mais pesados em termos de espaço não são muito aconselháveis, e várias aplicações abertas em simultâneo é também contraproducente para o smartphone.

Contudo, tal como foi referido inicialmente, o desempenho geral é bastante positivo. Existe fluidez nos movimentos em geral, até no browser ou redes sociais, as aplicações abrem de forma rápida e durante o tempo de teste apenas se registaram pequenos bloqueios nas situações descritas acima.

O Moto E pode ser encontrado em várias lojas nacionais a preços entre os 120 e 130 euros, o que para quem precisa de um smartphone simples, sem necessidade de sensores especiais, aplicações que acabam por não ter utilidade real para a maioria dos utilizadores, e que privilegia a fluidez na execução das tarefas, esta pode ser a opção mais acertada.

 

Aspectos positivos
  • Preço
  • Desempenho
  • Autonomia

 

Aspectos negativos
  • Câmara fotográfica
  • Armazenamento interno de apenas 4GB
  • Bateria não removível
Moto E

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Obrigado pelas imagens, fiquei a querer comer um KitKat

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Se querem um bom telemóvel a baixo custo, deixem se galaxys comprem este e não se vão arrepender, mto bom telemóvel para o preço. 🙂

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    provavelmente o melhor telemovel pelo preco do mercado… a samsung anda mesmo a gozar com as pessoas no que toca a gama biaxa
    qualquer samsung abaixo dos 200 euros so da vontade de atirar a perede de tao mauzinhos que sao..

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Antes de haver esta concorrência de qualidade faziam todos o que queriam todos, ainda bem que a motorola subiu a qualidade de todas as gamas de android, assim os outros têm de acordar se não mais tarde ou mais cedo vão dar se mal.

  4. Avatar de JJ
    JJ

    Boa analise… por acaso ando a procura de um smartphone deste género. Mas, é pena só vir em PT-BR. Não existe mesmo a possibilidade de por em PT-PT?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      O telemovel tem pt-pt obviamente.

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        Apenas tem o idioma pt-pt se for a versão google play edition, comprado na playstore, que não está disponível em Portugal.

        As versões compradas fora da playstore tem pt-br e não pt-pt.

      2. Avatar de JJ
        JJ

        No artigo diz que só tem PT-BR…
        Mas, pronto é bom saber.

        1. Avatar de Maria Inês Coelho

          JJ, se o smartphone tivesse idioma PT-PT eu não referia essa questão no artigo. Ao seleccionar o idioma, ao contrário da maiorias dos equipamentos Android, apenas existe a opção “Português” e essa opção é em Português do Brasil.

          Possivelmente alterando a ROM do smarphone conseguirá o idioma PT-PT. Mas a solução ideal, será instalar um dicionário que tenha PT-PT, por exemplo o Swiftkey que agora é gratuito na Play Store, porque na verdade só quando está a escrever é que sente a necessidade real de ter o idioma.

          1. Avatar de Luis Silva
            Luis Silva

            Boas, mesmo comprado o smartphone numa loja Portuguesa, vem na mesma com idioma PT-BR?

          2. Avatar de Quitério
            Quitério

            Não é necessário um teclado third-party. O default google keyboard deixa fazer a selecção e download da língua PT-PT para escrita e verificação ortográfica.

          3. Avatar de JJ
            JJ

            Obrigado.

          4. Avatar de Maria Inês Coelho

            Sim, Luis Silva. Se consultar algumas lojas portuguesas online vem referida essa questão.

        2. Avatar de NewJ
          NewJ

          Igual no meu motoG, só tenho PT-BR o que é um pouco irritante.

  5. Avatar de fakir
    fakir

    Se for tão bom como o “irmão” moto g, então é só bugs no Wifi.

    1. Avatar de tiagoxjester
      tiagoxjester

      queres desenvolver?

      1. Avatar de Spark
        Spark

        Explica melhor? Possuo um Moto G e não tenho tido qualquer problema no Wifi.
        Aliás só tenho a dizer bem do aparelho, é óbvio que não é perfeito, mas é o melhor que algumas marcas de gama superior e está bem comprovado e tem um GPS fantástico.

    2. Avatar de helcap06
      helcap06

      Se tem erros ou problemas é mandar para a garantia.

      Tenho o meu 24/24 Horas com o Wifi e 3G ligado probelmas?
      Ja fiz root CWM e instalei a rom do GPE
      a correr android 4.4.4 e sem erros

      1. Avatar de Andre
        Andre

        Dá para me ajudares a fazer isso? Tambem queria a rom do GPE

        1. Avatar de helcap06
          helcap06

          adicionar o meu Skype helca06
          e falar estou por ca a tarde toda
          se puder ajudar sera na boa

    3. Avatar de hugo
      hugo

      Só se for no seu moto g porque no meu não tenho qualquer tipo de bug.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Seria agradavel ver uma comparação entre o Motorola E e o Lumia 630, uma vez que ambos estão relativamente ao mesmo preço.

    1. Avatar de Rafael
    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      O motoG livre custa 150€ (8Gb) e é bem superior a este motoE, ecra 1280*720, quad.core.. É com o motoG que podes comparar.. Eu tenho um lumia820 e um motoG, são equiparáveis mas prefiro o Lumia.

  7. Avatar de João Reis
    João Reis

    Muito interessante, alternativa ideal. Pena que as operadoras estejam controladas pela Samsung, este telemovel era o ideal para vir a preços de 60€ bloqueado à operador, ou abaixo de 100€ pelo menos.

    Venham mais destes, bom artigo

    1. Avatar de golias17
      golias17

      O facto de ser dual sim não ajuda muito.

  8. Avatar de Fabio Silva
    Fabio Silva

    Boa análise. Também gostava de ver uma análise do novo Moto G 4G.
    Cumprimentos

    1. Avatar de ND
      ND

      Também gostaria de ver a review do Moto G 4G. Obrigado

  9. Avatar de Nuno P.
    Nuno P.

    Bom dia a todos, eu sei que ja vos questionei acerca de onde é que poderia ver ou ate adquirir estes motorola quer o G ou o E. No entanto nao me recordo onde escrevi isso por isso perguntava vos novamente , em Lisboa onde é que posso encontrar uma loja fisica onde ver estes modelos ?

    Muito obrigado.

    1. Avatar de helcap06
      helcap06

      entrar no http://www.kuantokusta.pt/search?q=moto
      escolhe o modelo do terminal E ou G 4gb 8gb ou 16gb
      e ver quais as lojas disponiveis na sua zona é uma ideia.

      1. Avatar de Nuno P
    2. Avatar de Luf
      Luf

      PcDiga 😉 comprei lá um.

      1. Avatar de Nuno P
  10. Avatar de MartiniMan
    MartiniMan

    Este equipamento não tem GPS?

    1. Avatar de helcap06
      helcap06

      Yes, with A-GPS support and GLONASS

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    Seria interessante comparar este modelo com o novo Bq E4.5.

    1. Avatar de David
      David

      O BQ é claramente superior. O BQ referido está ao nivel do Moto G e até tem alguns pontos superiores ao G.

      1. Avatar de hugo
        hugo

        os processadores da mediatek não valem metade dos snapdragon e tem metade do desempenho.

        1. Avatar de monk
          monk

          ahahaha este snapdragon 200 não vale um chavo!!!
          queres comparar a performance daquele mediatek e a do s200? acho que não….

          1. Avatar de hugo
            hugo

            Como volto a repetir eu estou a falar moto g e não do moto e.

      2. Avatar de hugo
        hugo

        Eu estou me a referir ao Bq e ao moto g ,e obvio ké o moto g e melhor.
        Primeiro informe se acerca da arquitectura dos processadores mediatek (Bq) e snapdragon moto g.
        Depois repare ké em todos os benchmarks o Bq ficara abaixo do moto g.
        Estou a falar imparcialmente pk tenho aparelhos com os 2 processadores.

      3. Avatar de cmfm
        cmfm

        O problema com os BQ’s vai ser a actualização do Android, enquanto a Motorola já assegurou que o Moto E terá actualização para a próxima major release do sistema.
        Basta ver que o o BQ 5 HD que até saírem há pouco tempo a gama E era o produto mais vendido da marca e nunca passou do 4.2

  12. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Estou a pensar seriamente em comprar um desses para a minha moça…pelo preço esta bem bom

  13. Avatar de azert
    azert

    Excelente relação preço/qualidade.

    Recebi ontem o irmaão mais “velho”: um Moto G 4G.

    Até agora estou muito satisfeito. No entanto fica a dica:
    Não traz Português Europeu (para a user interface) apenas o brasileiro, o que , para algumas pessoas, poderá ser um entrave. A mim pessoalmente não me afecta por uso o Inglês. 🙂

    Isto deve-se, segundo o apoio ao cliente da Motorola, ao facto de o telemóvel não ter sido lançado oficialmente em Portugal. É um bocado estupido porque está à venda em sites portugueses…

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Por esse preço mais vale o Alcatel Pop C7 na Vodafone, o qual oferece mais dois cores.

    1. Avatar de nsalvador
      nsalvador

      512MB de RAM, ecrã de 5 polegadas com pior resolução!!!
      Até podia vir com 50 cores.

      1. Avatar de monk
        monk

        kkkk não sei qual é o vosso problema com o ppi.. a sério que não percebo
        o bq aquaris e4 é melhor que estes dois.. vão dizer que não é boa compra porque tem mediatek? por favor..

    2. Avatar de diogo
      diogo

      mediatek não?

      É que se for não vale os dois nucleos a mais.

  15. Avatar de Diogo
    Diogo

    Nao valerá mais a pena um bq aquaris E4 ou um E4.5?

    1. Avatar de azert
      azert

      Não!!

      Motorola é Motorola. 🙂

    2. Avatar de monk
      monk

      o bq e4 e4.5 é melhor que este motorola… so perdes mesmo em actualizações e assim de resto eles ganham!!!

      1. Avatar de diogo
        diogo

        só pela qualidade do processador escolhia o moto e. Um qualcomm dualcore porta-se melhor que um mediatek quadcore.

        1. Avatar de hugo
          hugo

          Exatamente Diogo.
          Antes de falarem informem se

      2. Avatar de cmfm
        cmfm

        O facto de não haver essas actualizações vem precisamente da “fraqueza” os SoC’s Mediatek.

  16. Avatar de jm
    jm

    Ao instalar Google play edition perde-se a garantia?

  17. Avatar de Thiago Rosa
    Thiago Rosa

    Aqui no Brasil o Moto E possui uma versão com TV digital *-* http://www.lojaoficialmotorola.com.br/product/celulares/119420184/moto-e-dtv-colors

  18. Avatar de Francisco
    Francisco

    A cãmara deste é a mesma do G ou tem qualidade semelhante?

    1. Avatar de hugo
      hugo

      Penso ke e semelhante