Microsoft: Patentes secretas do Android reveladas

30 Comentários

…pelo governo chinês.

O sucesso de uns pode trazer retorno para outros! Como sabemos o Android é a plataforma móvel mais usada, mas há dinheiro que cai nos bolsos da Microsoft por causa das licenças e patentes…ao todo cerca de  mil milhões de euros.

A Microsoft sempre tentou esconder esconder tais informações mas o Governo Chinês descuidou-se e acabou por revelar tais patentes secretas.

microsoft-android-tax-monopoly

De acordo com o site Ars Technica, o Ministério do Comércio da China  revelou, esta segunda-feira, cerca de 300 patentes. Da lista fazem parte 73 patentes essenciais-padrão ou SEP’s, implementadas na generalidade dos smartphones e 127 patentes que a Microsoft refere que são implementadas no Android.

O site norte-americano refere ainda que algumas das patentes listadas foram adquiridas à Nortel através do Consórcio Rockstar. As 14 patentes usadas pela Microsoft contra a rede de livrarias Barnes & Noble também estão presentes.

Segundo reporta o site The Verge, a Microsot tem enfrentado duras críticas sobre as práticas de licenciamento do Android, especialmente da Barnes & Noble que solicitou ao Departamento de Justiça uma investigação minuciosa no sentido de avaliar acções que tenham levado a Microsoft a tentar “matar” pequenos players do mercado.

The software maker has faced criticism over its Android licensing practices, especially from Barnes & Noble, which asked the Justice Department for an antitrust investigation into Microsoft’s attempts to “kill off” Android devices from smaller players with license fees and lawsuits.

Microsoft is estimated to earn as much as $1 billion a year from Android-related licensing revenue.

Mas que patentes são essas? Como referido, o Governo chinês deixou “cair” essa informação na Internet e a mesma está disponível aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3 - second mail
    int3 – second mail

    Que é que estes gajos da microguites querem? Parecem caes atrás das cadelas, só que é atras do dinheiro… Não estão bem com os bilioes que fazem todos os meses em “licenças” ?….

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não, se não cobrarem por elas, depois é difícil de provar em tribunal que as patentes têm valor comercial.

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Quer dizer, eles querem tudo… não querem gastar dinheiro em investigação e desenvolvimento… Mas querem vender produtos que usem as patentes dos outros!

    Uma cambada de hipócritas!

    Aposto que se alguém vender um livro que eles vendem, em segunda mão, eles ficam logo chateados…

    Ou se alguém copiar um livro numa fotocopiadora, também…

    E acho que devem ficar todos contentes, quando usarem o seu nook, que é vendido abaixo do preço de custo, para depois lucrar nos livros, para ler livros sacados da net, eles até lhes deve arrebentar uma veia!

    É o que eu digo, HIPÓCRITAS

    Seja Microsoft, Goole, Apple, o que quiserem, todas as empresas se baseiam na propriedade intelectual.

    A Microsoft tem porradas de patentes, como a Apple, a Google tem menos porque é mais nova, mas também tem montões de patentes.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      o que podemos fazer a respeito?
      Eu uso o sistema linux Manjaro SO (xfce) para tentar fujir destas pescadas, mas é trabalhoso

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Você é consumidor, não tem que se preocupar com nada disto…

      2. Avatar de MM
        MM

        Se leres as patentes em causa e o que fazem, vais ver que muitas são essenciais para a existência de qualquer smartohone independentemente do seu SO.
        A MS gasta milhões em research de novas tecnologias, de novos métodos para que haja evolução tecnológica, é óbvio que se os outros usam o fruto deste research têm de pagar por isso… ou tu trabalhas de borla?!

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      Tens toda a razão, o problema único que vejo nas patentes é por vezes o conteúdo delas, fora isso são fundamentais senão hoje en dia não haveria investimento. Se a Google les paga e porque lhes é devido…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Pois, mas atenção que uma patente não vale quase nada!

        Por se ter uma patente, não se pode logo impedir que ninguém copie a tua invenção, ou que possas começar logo a cobrar dinheiro em royalities!

        A única coisa que uma patente te garante, é que não existe nada exactamente igual no registo, e que foste tu/tua empresa que inventaste… é só para constituir uma prova em tribunal.

        Primeiro que a Microsoft ganhasse um cêntimo disso, teria de os processar em tribunal, teria de demonstrar que estão a ser prejudicados por causa disso, teria, caso os fabricantes de android provassem que a Microsoft não foi a inventora da patente (contra toda a gente), a Microsoft teria de provar que o é, depois a Microsoft ainda teria que argumentar que os seus produtos custam o que custam, em parte por causa dessas patentes (quão relevante é para o funcionamento do produto), e no fim, ainda teriam de convencer um júri, até receber o juízo…

        Ou seja, montes de trabalho pelo meio, por isso é que vale a pena copiar, para muitos…

        A maioria das empresas disciplinadas, e que fazem alguma coisa pela indústria, nem se preocupa, por exemplo, a Apple e a MS, depois da guerra, assinaram um acordo que a Microsoft copia quase tudo da Apple á vontade, e a Apple copia quase tudo da Microsoft á vontade…

        Agora empresasicas como esses fabricantes Android… querem o SO de borla, a Google dá, pois, também é de borla já que é feito em parte pela comunidade… não querem ter ninguém a inventar coisas novas… o hardware? é desenhado e fabricado na china… estão-se a roer por $5, numa coisa que custa centenas de dólares!

        Quanto é que a Microsoft, etc… pagam em ordenados (com dezenas de milhares de pessoas a trabalharem para o software deles), alguns deles milionários?

        Um dos funcionários da MS recebeu agora o maior prémio da Informática… quem é que lhe paga o ordenado? Quem é que lhe põe não sei quantos gajos a trabalhar também para ele?

        1. Avatar de Thrustmaster
          Thrustmaster

          Se as patentes não valem quase nada, e não funcionam para quase nada como dizes, então o mundo está doido ao utilizar as patentes para se proteger em praticamente todas as áreas de investigação.

          1. Avatar de Nelson
        2. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          “Agora empresasicas como esses fabricantes Android… querem o SO de borla, a Google dá, pois, também é de borla já que é feito em parte pela comunidade… não querem ter ninguém a inventar coisas novas… o hardware? é desenhado e fabricado na china… estão-se a roer por $5, numa coisa que custa centenas de dólares!”

          Empresas como a Sony, Motorola, Samsung,… nunca inventaram nada. Até me admiro como é que eles fabricavam telemóveis e smartphones bem antes da Apple. Estes aparelhos deviam de funcionar usando alguma forma obscura de magia! Ou seria através de intervenção divina?

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Existiam smartphones antes do iPhone?

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Sim, existiam smartphones antes do iPhone. Ou onde é que pensas que a Apple foi buscar a ideia de lançar um smartphone.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Do iPad!

          4. Avatar de Joe
            Joe

            Olha, a motorola inventou o telemovel por exemplo, nem me vou alongar mais…

          5. Avatar de Nelson
            Nelson

            Mas só dava para fazer chamadas… para que é que alguém quer um telemóvel que só dê para fazer chamadas?

          6. Avatar de Axys
            Axys

            Os smartphones atuais são apenas uma evolução dos PDAs/Tablet PCs, não é nenhum conceito novo, apenas algo reinventado, adaptado para atender à certos requisitos.

            BlackBerry manda um oi! Embora não tinha touch poderia sim ser considerado um smartphone, talvez o primeiro que fez sucesso.
            O primeiro ‘conceito’ de smartphone foi inicialmente pensado pela Ericsson.

    3. Avatar de Marcos Fagundes
      Marcos Fagundes

      Consigo perceber logo que não produzes nenhum conteúdo, porque se o fizesses gostarias de ser pago pelo teu trabalho!

      Gostava de ver a escrever o livro, a fazer um jogo, ou algum software, e mais 50% os utilizadores não te pagam porque usavam pirataria. A tua conversa mudava logo!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Consigo perceber logo que nem sequer leste o meu comentário.

      2. Avatar de Auron
        Auron

        Existe uma diferença entre ser pago pelo teu trabalho, ter lucros, ter lucros pornográficos e tentar ser o dono do planeta.
        Em relação a estas empresas e tendo em conta que são como os bancos e políticos, entidades amorais cujo o único objetivo e ter o maior lucro possível em que todos os meios justifica o fim, cabe a cada um de nós decidir se quer jogar o jogo deles ou não.

        1. Avatar de Thrustmaster
          Thrustmaster

          Ganhas dinheiro pelo teu trabalho. PONTO, qual é a dimensão do que ganhas nada tem haver, é a mesma coisa ganhares 1000€ ou 1 milhão, as regras tem que ser as mesmas. O objetivo das empresas é ter lucros…

    4. Avatar de Bovidino
      Bovidino

      Nelson,
      Estás certo. Porém esse tema não é compreendido pela maioria. A matrix já se apoderou de seus cérebros.

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Bem, não há assim nada de muito novo. A Microsoft diz que já tem acordos com entre 50% e 70% de fabricantes Android, que lhe pagam entre 1000 e 2000 milhões de dólares por ano pelas licenças.

    As patentes serem secretas é destas coisas – é suposto que quando se negoceia o seu licenciamento com um fabricante os outros não saibam os pormenores.

    A lista dos acordos sobre patentes:
    http://www.fosspatents.com/2014/02/nokia-htc-deal-was-25th-announced.html

  4. Avatar de KingDi
    KingDi

    Mas querem o quê? As coisas dadas? Pois, eu também queria, já que o dinheiro não cai do céu. Mas tenho a certeza que qualquer pessoa ia pedir uma quantia pela a utilização de algo protegido por patentes, caso contrário é a burrice a falar mais alto.

  5. Avatar de JMCS
    JMCS

    Desde que registaram a patente do rectângulo, e não tem nada a ver com Pitágoras, já acredito em tudo! Como um porco a andar de bicicleta! Ou a EDP a cobrar um preço justo pela energia…

  6. Avatar de DASSE
    DASSE

    Patentes que nunca deviam ter sido atribuidas a ninguem.

  7. Avatar de DeeSeven
    DeeSeven

    Às tantas já vejo por aí quem diga mal só por dizer.. Então se as patentes lhe pertencem, se está acordado entre empresas os valores que têm que pagar por essas mesmas patentes, se as empresas que as pagam continuam a fazê-lo é porque todos têm lucro certo?
    Que esta informação não fosse de conhecimento público e agora passou a ser tudo bem, mas criticar a empresa que recebe ou a que paga pelas patentes não me parece que faça qualquer sentido.
    Parece que se estão a esquecer que o objetivo principal de uma empresa é obter lucro.

    1. Avatar de DASSE
      DASSE

      Patente de imagens em documentos. Só podem estar a brincar não, até os trogloditas desenhavam nas cavernas. Evolução natural das coisasnão devem ser patentiadas.

  8. Avatar de Abílio
    Abílio

    OFF topic
    Ui, o GeoHot reaparece com o towelroot, root para todos as máquinas com Android.
    É que este “rooter” aproveita-se de uma vulnerabilidade no kernel Linux, que praticamente garante a sua taxa de sucesso – e mesmo que os fabricantes se apressem a lançar actualizações com esta vulnerabilidade corrigida (pouco provável, especialmente para modelos mais antigos) já não irão a tempo de impedir que quem deseje fazer root o faça imediatamente e ignore essas actualizações.
    Testado aqui no LG G2 do irmão.
    No Galaxy S5, este método não activa o Knox.

    http://towelroot.com