Smartphones Wiko reiniciam com uma simples SMS

127 Comentários

A popularidade das marcas de smartphones é normalmente sinónimo que as mesmas vendem milhares de equipamentos. Com tanta gente a mexer, é normal que as vezes se encontrem bugs/vulnerabilidades que rapidamente se difundem na Internet (temos como um bom exemplo o que se passa com o iOS da Apple).

Segundo reporta Manuel Dorne, autor do site korben.info, é possível reiniciar um smartphone wiko com uma simples SMS.

wiko_04


A Wiko tem-se vindo a destacar no mercado devido às características que consegue oferecer nos seus smartphones a um preço bastante competitivo. No entanto, de acordo com o artigo publicado pelo francês Manuel Dorne  é possível reiniciar alguns smartphones com Android remotamente com uma simples SMS.

O truque consiste em enviar simplesmente uma SMS para um telefone Wiko, contendo apenas o caracter “=” (sem as aspas). De acordo com a demonstração, o envio desta simples SMS é o suficiente para que o terminal alvo reinicie.

Veja como é fácil reiniciar remotamente um smartphone wiko

Segundo refere Manuel Dorne, este “truque” foi já testado com sucesso nos modelos Wiko Darkside e Wiko Cink, e funciona mesmo que estes tenham uma ROM personalizada, como por exemplo CyanogenMod. Assim, podemos concluir que o problema poderá ser complicado de resolver uma vez que pode ser ao nível do hardware, podendo haver mesmo a possibilidade de outros dispositivos terem também este problema. Até ao momento ainda não há qualquer informação oficial da Wiko relativamente a este problema.

Este problema não é novo pois já em Dezembro do ano passado reportamos aqui um problema com os telefones da Google, em concreto com o Samsung Nexus, o Nexus 4 e o novo Nexus 5. O problema foi detectado por Bogdan Alecu, um administrador de sistemas da empresa de IT Holandesa Levi9.. Na prática tratava-se de um ataque de negação de serviço recorrendo a SMS.

Comentários

127

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Cardoso
    Pedro Cardoso

    No Wiko Darkfull também acontece isso. Testei no meu e reiniciou.

  2. Avatar de noosphere
    noosphere

    E funciona… acabei de testar e já estou a meter um colega meu de trabalho louco :):):):):):):)

  3. Avatar de noosphere
    noosphere

    Muita gente vai sofrer hj :):):):):)

  4. Avatar de joaopedromagalhaes
    joaopedromagalhaes

    Ainda bem que disseram isso porque hoje mesmo ia comprar um wiko muito obrigado

  5. Avatar de Pedro Cruz
    Pedro Cruz

    Confirmado no Wiko Darknight. :/

    1. Avatar de Lm
      Lm

      Darknight aqui (nao ‘e o meu telemovel)
      Nao reinicia.
      Nao fiz a triagem para saber porque, no entanto, esta instalado o CM Security e a APP de SMS Textra.

      1. Avatar de Pedro Cruz
        Pedro Cruz

        Tenho tudo de stock. Será da app de SMS?

        1. Avatar de Pedro Cruz
          Pedro Cruz

          Com o EvolveSMS não se passa nada. Por isso aqui o stress é com a app stock de SMS.

          1. Avatar de Rafael S
            Rafael S

            Sim no wiko Darkmoon tb fiz o teste e o problema aparenta ser mesmo da app stock de SMS da Wiko

        2. Avatar de oi

          sabem se prejudica o telemovel ?

          1. Avatar de Rafael S
            Rafael S

            A primeira vista parece que será só incomodativo 😀 Ainda não há noticias de ser prejudicial

  6. Avatar de Vanessa Lima
    Vanessa Lima

    No wiko rainbow também reinicia, já testei.

  7. Avatar de Jonathan Fitzgerald
    Jonathan Fitzgerald

    Obrigado pplware, avisinham-se muitas horas de diversão aqui no trabalho… 🙂

  8. Avatar de elxano
    elxano

    hehe, wiko darkmoon também.

  9. Avatar de EuTech
    EuTech

    Confirma se também no Darkmoon, até mesmo com uma sms enviada de nós pa nós xD, pessoal da WIKO resolvem esse bug pleasseeeee :p

    1. Avatar de André Freitas
      André Freitas

      Fiz o mm teste mas o meu darkmoon ñ se reiniciou…
      Que app tas a usar? A minha é a GO SMS Pro???

      1. Avatar de EuTech
        EuTech

        Uso a app de SMS que vem com o telemovel, so tenho o essencial instalado, a unica app que tenho com alguma personalizaçao é o launcher (Nova Launcher Pro)

      2. Avatar de EuTech
        EuTech

        Testei a usar o hangouts como o gestor das Menssagens e o Darkmoon na se desliga, deve ser problema da app que vem com o wiko, André Freitas como estas a usar a Go SMS nao te reeiniciou

      3. Avatar de tiago
        tiago

        tb tenho o Darkmoon com o GO SMS PRO e não rinicia

    2. Avatar de Max
      Max

      Tenho um Darkmoon, com o último update que está no site da marca (o site francês), enviei SMS com “=” para mim mesmo e o reboot não acontece (testei até de um cartão para o outro).

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Tenho um darkmoon e também aconteceu.

        Mas enviei para um BQ Aquaris 5 HD e também reiniciou…

  10. Avatar de Tiago Costa
    Tiago Costa

    Julgo que o problema não abrange apenas os Wiko. Tenho um BQ Aquaris 4.5 com o Android stock 4.1 e fazendo exactamente o mesmo, também reinicia sozinho.

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    BQ Aquaris 3,5 também

  12. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Tambêm reinicia no Darkmoon… 🙁

  13. Avatar de Cpassinhas
    Cpassinhas

    Acontece o mesmo no NGS Odysea 4

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    No meu Darkmoon não acontece nada, tudo normal.

  15. Avatar de filipe
    filipe

    no meu darkmoon isso nao funciona, fica normal

  16. Avatar de Fábio Sousa
    Fábio Sousa

    Boas,

    Wiko Cink Five, ROM: WiTE1, apk de sms :evolved

    Não reinicia hihihi será que é o apk das sms?

  17. Avatar de Hugo
    Hugo

    testado no wiko cink slim e faz reiniciar

  18. Avatar de Ju Bernardo
    Ju Bernardo

    Thl W8 também :/

  19. Avatar de Joao Carlos Lacerda
    Joao Carlos Lacerda

    SOLUÇÃO

    o problema deve estar na apk de sms porque se tiver o google hangouts activado para recepção de sms o equipamento ja nao reinicia com a sms “=”

    testado em dois wiko rainbows

    1. Avatar de Asdrubal Violeta
      Asdrubal Violeta

      Mas que solução espetacular.
      Sai um Nobel por favor, para este senhor.

      Agora a sério: Solução implica a resolução do problema e não dar a volta ao problema 🙂

      1. Avatar de Joao Carlos Lacerda
        Joao Carlos Lacerda

        queres que te mande ou vais sozinho?

        1. Avatar de André
          André

          *claps* *claps*
          Há quem não goste de ver os outros a ajudar as pessoas…

  20. Avatar de Rui Silva

    Testado no Wiko Cink Peax 2: funciona!

  21. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Eu tenho um wiko e confirmo. O Vodafone Smart Mini tambem sobre do mesmo problema.

    1. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      sofre*

      Aviso já que se utilizarem o Hangouts que o telemóvel não reinicia.

      1. Avatar de jose
        jose

        como se desativa o hangouts?

  22. Avatar de Cbreak
    Cbreak

    LOL. testado… THL w100S Reinicia com essa sms 😛

  23. Avatar de Alex
    Alex

    No meu wiko darkmoon dá e no meu opimus mini san remo ( alcael mini idol) tbm

  24. Avatar de Apaxe
    Apaxe

    Este SMS no “Efox Smart E4”, também provoca a mesma situação.
    O telemovel reinicia sozinho sem exegir nova introdução o PIN do cartão SIM e ainda ativa o serviço de dados do telemovel!!!

    1. Avatar de Apaxe
      Apaxe

      *exegir* –> exigir

  25. Avatar de RickPinto
    RickPinto

    Provavelmente tem a ver com a ROM chinesa que todas as marcas utilizam como base, nos mediatek…

  26. Avatar de jorge
    jorge

    o meu Star U9500 e GOSMSPro não reinicia..

  27. Avatar de XBlade
    XBlade

    Tenho um Umi S1, e confirmo, sofre do mesmo problema.. dahmmm

  28. Avatar de nico
    nico

    wiko cink peak 2 – tranquilo, não reinicia

  29. Avatar de Sonhador
    Sonhador

    No meu Darkmoon não aconteceu nada. Se calhar por eu não usar a aplicação nativa do telefone pra visualizar as sms’s.

  30. Avatar de Aug
    Aug

    Testado no THL T200C e não acontece nada! 😀

  31. Avatar de Xfera
    Xfera

    Wiko Cink Five com rom Wite1 2.1 sem qualquer problema. Aliás este telefone é um equipamento surpreendente (no bom sentido).

  32. Avatar de jorge
    jorge

    deviam corrigir o titulo pois é enganoso

    isso é sim problema da aplicação stock, talvez determinada versão dela.

    Já testei no meu Star U9500 com GoSmsPro e nada, e enviei ao meu irmão que tem um Lenvoo L900 mas com aplicação nativa e reiniciou e como se vê acima já há diveroso modelos e marcas a fazer o mesmo..

  33. Avatar de José Rogeiro
    José Rogeiro

    O problema não é exclusivo dos Wiko, tenho um colega que tem um BQ Aquaris 5.7 e acabei de lhe reiniciar o telemóvel. lol
    Mais atrás houve alguém que disse que ia comparar um Wiko e que sendo assim já não compra, pode comprar outra marca e acontecer o mesmo.

  34. Avatar de João
    João

    …Pois com o meu Stairway… acontece o mesmo…Reinicia

  35. Avatar de joao
    joao

    Pelos vistos, todos os smartphones que são concebidos na china ou adaptações dos que são concebidos na china sofrem do mesmo problema, quando a app predefinida para sms e a da rom stock.

    1. Avatar de tiago
      tiago

      Será que o Iphone reinicia XD ?

  36. Avatar de Land
    Land

    BQ AQUARIS 5.0 tb reinicia lol

  37. Avatar de Rui
    Rui

    A lata velha do Samsung B7722 dual sim não é afectado 🙂

  38. Avatar de Apaxe
    Apaxe

    Eh Pplware! Como enviei duas mensagens seguidas porque a primeira possuia um erro, vocês apagaram-me a primeira!! Ok, então aqui vai novamente:

    Este SMS também consegue reiniciar o meu “Efox Smart E4” sem ser necessário voltar a introduzir o PIN do cartão SIM e ainda me ativa o serviço de dados do telemóvel!!!

  39. Avatar de mingogomes
    mingogomes

    Não sucede em ICS o Kit Kat. É de facto um problema da aplicação nativa de Android. Alguém experimentou com Android 4.3? Acontece o mesmo?

    Cumps

  40. Avatar de helcap06
    helcap06

    acabei de mandar ese SMS a todos os meus contactos

  41. Avatar de tozé
    tozé

    Não é por nada, mas axo que vários telemóveis podem sofrer do mesmo.
    Com o meu antigo nokia aconteceu me o mesmo, recebi uma sms de um amigo meu, sempre que tentava abrir a mensagem reiniciava-me o telemovel, agora o conteúdo ou código dentro da mensagem não sei qual era, mas podia ser parecido.

  42. Avatar de Joao Ferreira
    Joao Ferreira

    Poderá ser um bug dos SOC da Mediatek..

  43. Avatar de MIKE
    MIKE

    la ia na rua ouvir uma música. uma pessoa me enviou uma sms, e depois fiquei sem música 🙁 LOL

  44. Avatar de Fernando
    Fernando

    No meu THL W8s tb reiniciou. Ativei o Hangouts e já não reinicia.

  45. Avatar de Fernando
    Fernando

    O meu THL W8s tem o JellyBean 4.2.1
    Enviei para colegas meus com o 4.4 e o 4.0 e não reiniciou

  46. Avatar de Miguel Barbosa
    Miguel Barbosa

    Boas, tambem levei com a brincadeira de reiniciar o meu tlm, tenho um Wiko Darkfull.

    No entanto ja testei e funciona a aplicação “ITELEA”, fazem um filtro de sms “=” e quando receberem o sms a app bloqueia a mensagem.

    Cumps.

    1. Avatar de Jean
      Jean

      Boas,

      Como o Wiko Stairway apresenta o mesmo bug instalei o GO SMS PRO e o bloqueio da keyword “=” evita que o wiko se reinicie automaticamente.

  47. Avatar de Bombado
    Bombado

    Será que acontece o mesmo com o Alcatel POP C7?

    1. Avatar de Hugo Cardoso
      Hugo Cardoso

      Nao. eu tenho, e nao acontece

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        acontece sim

  48. Avatar de Sonhador
    Sonhador

    Acabei de reiniciar um Nokia 3310 ☺

  49. Avatar de XBlade
    XBlade

    Acho que é um problema na app das sms do android. Com o hangouts a gerir as sms isso deixa de acontecer…

  50. Avatar de Tiago
    Tiago

    Confirmo com o darkfull!!! Que cena…

  51. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Testei num highway e não acontece nada.

  52. Avatar de Pedro Barros
    Pedro Barros

    Acho que deve ser problema da aplicação nativa de sms, pq no meu telemovel chines shengda com android 4.1.2 acontece o reboot. 🙂 🙂 🙂

  53. Avatar de Andre Jesus
    Andre Jesus

    Highway não reinicia 🙂
    Testei agora!!!

  54. Avatar de Ricky
    Ricky

    BQ 5.7 também acontece o mesmo, parece que tem a ver com a versão do android…

  55. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    No meu darknight não fez qualquer efeito ao receber a SMS com =

  56. Avatar de Alex
    Alex

    Deve afectar a aplicação nativa de sms em tudo o que venha com Mediatek. O que não sabia era já ser possível instalar uma ROM personalizada em terminais com este chip! Se assim for é óptima notícia, ainda me meto com um BQ dos recentes só para mimá-lo com uma CyanogenMod…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      E será que é possível instalar?
      Estive a verificar e não me parece que haja

  57. Avatar de Sérgio Trindade
    Sérgio Trindade

    Nos archos tb acontece

  58. Avatar de Xfera
    Xfera

    Xiaomi RedRice com chip Mediatek não acontece! Tudo normal no MIUI 🙂

  59. Avatar de Jorge

    No Wiko Highway não funciona, no Cink Peak 2 manda abaixo.

  60. Avatar de Joao Manuel Correia Fernandes
    Joao Manuel Correia Fernandes

    Testado com Wiko Highway (Micromax Canvas Knight A350) e o mesmo não á afectado

  61. Avatar de asdrubal
    asdrubal

    BQ 5 – Reinicia também!!!
    CAOS!!!

  62. Avatar de Pedro
    Pedro

    No BQ também acontece isto….

  63. Avatar de Pedro

    Também acontece com o bq Aquaris 3.5.

  64. Avatar de Eu
    Eu

    Farto de chatear uma colega que possui um BQ 🙂 Resulta sempre!!!

  65. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alcatel Pop C7, stock ROM e stock SMS, reinicia.

    1. Avatar de Hugo Cardoso
      Hugo Cardoso

      O meu deve ser especial. Nao reinicia xD

  66. Avatar de Jorge Saramago
    Jorge Saramago

    Acabei de de testar no clone de S4 (bluebo b9500) aconteçe o mesmo 😀

  67. Avatar de Jorge Saramago
    Jorge Saramago

    UPDATE:Se a sms não for lida fica em loop 😐

  68. Avatar de RFerreira
    RFerreira

    O meu huawei ascend g510 não reinicia. Work 100% 😀

  69. Avatar de DFerreira
    DFerreira

    Meo SMART A70 também acontece…

  70. Avatar de Simão
    Simão

    Testei em 3 telemoveis, num bq, num cubou e num wiki e reiniciaram os 3

  71. Avatar de Afonso Costa
    Afonso Costa

    Acabei de testar com dois colegas de trabalho com dois BQ (modelos diferentes) e também fazem o mesmo.

  72. Avatar de Winetree
  73. Avatar de Frederico
    Frederico

    Testei no Samsung sIII mini e reinicia também.

    1. Avatar de Jorge Silva
      Jorge Silva

      No meu S3 Mini, app de mensagens de origem e depois com o go sms pro, não reinicia.

  74. Avatar de Jorge Fernandes
    Jorge Fernandes

    Juntem o MEO A17 à lista dos que reiniciam…

    Estou farto de me rir… Daqui a nada a minha esposa espeta o cartucho dela na sanita com a irritação que está a apanhar!!!

    1. Avatar de jose
      jose

      nao nao renicia

  75. Avatar de Carlos Coutinho
    Carlos Coutinho

    Não é só nos Wikos, acontece outras marcas, Qlive e Nos Zilo

  76. Avatar de Tomás M. Santos
    Tomás M. Santos

    Algumas pessoas da minha lista de contactos hoje vão sofrer! ahah

  77. Avatar de Filipe Serra
    Filipe Serra

    Deu num Wiko de um colega e também funciona num THL (marca chinesa) de outro colega. Bug brutal xD

  78. Avatar de Remy
    Remy

    tenho um Darnight e de á uns dias para ca tenho recebido varias sms de amigos com o “=” mas nada acontece no meu

    1. Avatar de Jean
      Jean

      Que app utilizas para gerir as sms?

  79. Avatar de oi

    eu fiz isso e agora o telemovel esta sempre a reiniciar , que tenho de fazer para acabar com isso ??

  80. Avatar de Wilson
    Wilson

    No meu wiko darkmoon na app de SMS original acontece, no hangouts, não. Num tlm chinês da marca neo de um colega meu também acontece.

  81. Avatar de Sonhador
    Sonhador

    Pessoal eu tenho um Darkmoon e uso o cantact+ para gerir as sms’s e nao acontece isto.

  82. Avatar de AVISO!
    AVISO!

    Pessoal! Julgo que isto aconteça a todos os telemoveis que utilizem Chipsets da mediatek, que é o caso destes telemoveis todos! O meu BQ aquaris faz o mesmo e Zopo que a minha mãe possui tbm o faz, o que há em comum em todos é o chipset da mediatek. No entanto é verdade que é apenas através da aplicação de SMS de stock que o exploit ganha asas. Recomendo a quem tenha o telemovel a po-lo na garantia. No meu caso é irritante as brincadeirinhas de spam com o conteudo de “=”

    1. Avatar de Wilson
      Wilson

      Troca de APP de SMS que isso passa…

      1. Avatar de AVISO!
        AVISO!

        Não é uma questão de trocar de APP. O sistema é defeituoso e vou devolver o meu telemovel. Não paguei 200€ para ter algo que tenho de evitar.

        1. Avatar de Jean
          Jean

          Avisa se conseguiste que te devolvessem o teu dinheiro sabendo que o telemóvel se encontra em perfeitas condições.

        2. Avatar de Wilson
          Wilson

          LoL.

          É sim. Tens opções, podes usa-las. Se não as usas é porque não queres… E olha que ha apps de sms MUITO melhores que a que vem de origem.

        3. Avatar de Dann
          Dann

          Viva!
          Se conseguires com que te devolvam o dinheiro informa aqui SFF.
          O meu BQ 5HD também trás um pixel com defeito… Se conseguisse que me devolvessem o dinheiro trocava pelo BQ E 5.

          Agora estou com a solução provisória do hangout 🙂

  83. Avatar de Jean
    Jean

    Avisa se conseguiste que te devolvessem o teu dinheiro sabendo que o telemóvel se encontra em perfeitas condições.

  84. Avatar de soares
    soares

    boa noite.
    O meu Wico Darknight tabem faz isso.
    Vou ao local de compra esta na garantia é defeito.
    Antes de trocarem de telemovel eu penço que devemos tentar ter um solução é que preço qualidade não há muitos no mercado assim….

  85. Avatar de dio
    dio

    Mas já se conhece solução? Em dois THL (w100 e w200) acontece, mas não é um reboot completo, mas fica bloqueado por uns segundos, reinicia, mas nem é preciso colocar pin do cartão sim.

  86. Avatar de Antonio Oliveira
    Antonio Oliveira

    wiko highway nao reinicia 🙂

  87. Avatar de paulo vieira
    paulo vieira

    Tenho um wiko darknight fiz o teste e não reiniciou.

  88. Avatar de osvado
    osvado

    ola sou osvaldo tenho um telemovel wiko goa e ele esta me pedindo o cogigo pim para desbloquiar e ja temtei o codigo e ele nao aceita. quando abro o meu celular coloco o codigo deslizar desbloquia sem problema mai de algus segundo vai me pedir o codigo pim qui nao sei o que é. até ja fiz reset mais nada resulta ainda esse codigo esta permanente. sera que é possivel ajudar. meu contacto é 9156300, hemail osvaldotavares1994@outlook.com

  89. Avatar de yuri vieira

    meu wiko goa esta com serios problemas no wifi e no bluetooth o wifi so fica sobindo e dessendo nunca para e o bluetooth nunca ativa ja tentei reiniciar o aparelho mais de um zilhao de vezes e nada acontesse por favor me ajude sem internet eu nao sou nada des de ja obrigado…..

  90. Avatar de Euridice Baumann
    Euridice Baumann

    O Wiko Lenny da minha irma parou e ela nao consegue abrir a tela,ele só fica dando um sinal,mas nao abre nada nem acende nada e nao dá acesso para nada.O aparelho tem 2 meses de uso.Alguém sabe me dizer o que fazer?

  91. Avatar de odete teixeira
    odete teixeira

    No wiko rainbow não funciona. Fica bloqueado no arranque e não desenvolve mais. Sugere alguma coisa, por favor? Obrigada.

  92. Avatar de marise
    marise

    Comprei um Wiko mobile Jerry 3 e não estou conseguindo usar o telefone? somente wi-fi. Comprei na França sera que não funciona no Brasil?