Wellscale: O seu nutricionista digital de bolso

34 Comentários

Projecto português promete revolucionar a nutrição do nosso dia-a-dia

Cada vez mais existem bons projectos portugueses a darem cartas no mundo da tecnologia. O Wellscale é um desses projectos que consiste numa balnaça nutricional que envia e regista os dados no seu smartphone/tablet para que a sua nutrição seja mais adequada, precisa e fácil de gerir.

promo1

Wellscale é um projecto português, desenvolvido por Hugo Freire e a sua equipa, que promete revolucionar a nutrição do nosso dia-a-dia. Trata-se da primeira balança alimentar do mundo, que se apresenta como ultra portátil e que se liga ao nosso smartphone/tablet.

DSC03729_thumb.jpg

É uma balança compacta que mede apenas 83mm x 20 mm e pode levá-la confortavelmente no seu bolso, para qualquer lugar.

fBolso_thumb.png

Mas como?

Bem, a acompanhar a Wellscale, vem uma app para o seu dispositivo onde estão inseridos 8000 ingredientes e respectivas informações nutricionais da base de dados americana USDA. Apesar de já ter uma vasta base de dados, a Wellscale tenciona ainda adicionar muitos outros.

new2_thumb.jpg

Segundo Hugo Freire “Não existem balanças no mercado para os consumidores levarem para restaurantes, bares ou festas. A Wellscale traz ao consumidor a possibilidade de saber exactamente o que está a comer, em qualquer lugar e em qualquer situação”.

Como Funciona?

É muito simples. O utilizador põe a comida na balança e selecciona na aplicação que comida colocou e, logo depois, a Wellscale devolve toda a informação nutricional para aquela quantidade de comida.

balanca

Através da medição de gramas exacta, o utilizador vai conseguir saber todos os dados nutricionais do que está a comer a cada refeição. Podem também colocar dados de perfil e objectivos para que possam receber dicas personalizadas e recomendações para melhorarem os vossos hábitos alimentares.

O autor do Projecto

Hugo Freire foi quem desenvolver este projecto, e fê-lo devido a uma necessidade pessoal quando a sua avó foi diagnosticada com diabetes e teria que ter uma dieta com algumas restrições um pouco vagas e complicadas.

scale1

Assim, e sabendo da necessidade de ter medições exactas, Freire desenvolveu a Wellscale para que essa tarefa se tornasse mais fácil e mais precisa. Assim, para além de diabéticos, esta é uma solução indicada para todos aqueles que necessitam de comer em medidas específicas, de forma a regularem a sua dieta.

12-06-2014 22-52-23

Especificações de Hardware da Wellscale

  • Conectividade: Bluetooth 4.0 ou 2.0 (iOS e Android 4.3)
  • Dimensões: 83mm x 83mm x 17mm
  • Capacidade: 2kg
  • Bateria de Lítio recarregável
  • Carregador MicroUSB
  • Bateria preparada para 120 refeições

12-06-2014 22-53-55

Sistemas Operativos mínimos necessários

  • iPhone 4S
  • Android 4.3
Ajude este projecto!

O projecto Wellscale foi lançado no IndieGoGo no dia 9 de Junho para conseguir angariar $37.000, a quantia necessária para que se possa lançar esta balança no mercado. O objectivo é conseguir alcançar esse valor até ao próximo dia 9 de Julho, de forma a que o produto esteja no mercado ainda em Dezembro deste ano.

Faça o seu contributo aqui.

Vejam aqui o vídeo sobre a WellScale:


O Pplware deseja todo o sucesso para este projecto inovador, uma vez que consideramos ser um equipamento muito bem conseguido.

O que acharam da Wellscale?

 Site Oficial | Facebook | Twitter | Blog

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    Para quem tem necessidades especiais de controlar o que come, acho que é um projecto muito bom.

    Quanto ao “resto” das pessoas, acho que é um forma de criar uma obsessão totalmente desnecessária.

    Para essas pessoas sem necessidades nutritivas especiais, é criar uma solução antes do problema.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      sem necessidades nutritivas especiais?? meu caro toda a gente precisa de suplementaçao!! os que nao precisam sao os que nao tem cuidado com a alimentacao e é por isso que a obesidade em portugal está como está… mas como e obvio nem todas as pessoas que nao usam sao obesas!!

      Quanto à app acho que pode ser um guia pois alimentacao ja nao era como era antigamente! ex: a fruta ja nao tem as vitaminas que tinha antigamente e um frango para crescer agora fica pronto em 1 semana 2 enquanto antigamente era 1 mes por ai!!
      Se esse aparelho for caro as pessoas nao vao usar disso e certo!!

      1. Avatar de André
        André

        “meu caro toda a gente precisa de suplementaçao!!”

        Que artigos científicos publicados em revistas de renome com peer review é que podes citar para sustentar esta afirmação?

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Bem, existem vários.. 😀

          Precisas de proteína e é difícil encontrar nos alimentos sem teres que ingerir gorduras.
          A suplementação dá-te o que necessitas e que não encontras facilmente em ingredientes, é um compelmento da alimentação.

          1. Avatar de Regis
            Regis

            E o que há de mal em ingerir gorduras?
            Os lípidos são incensais para um correcto funcionamento fisiológico, sem eles não há vida!
            Se o problema são os lípidos de origem animal, o feijão, os frutos secos, a soja…. são excelente alimentos para o efeito.
            Atenção, o verdadeiro problema não está na espécie, mas na quantidade e variedade dos alimentos que ingerimos.
            Dai a utilidade desta app.
            Correcto?

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Percebeste mal, ninguém falou que há mal em ingerir gorduras. São sim essenciais mas devemos ter em conta quais. Como dizes, e bem, devemos aqui escolher as oleaginosas que são gorduras saudáveis como amendoa, amendoim, caju, pinhao, abacates, e muito mais
            Assim como é mais saudável ingerir gorduras vegetais, também é mais saudável ingerirmos proteínas de origem animal como ovos e carnes.

          3. Avatar de Regis
            Regis

            Marisa desculpa a insistência, mas eu entidade muito bem o que disseste, e por isso tenho de reafirmar,não só, o que já tinha dito como tenho também de aproveitar para destruir aqui um mito.
            Uma vez que somos hominívoros, não “é mais saudável ingerir gorduras vegetais” que animais! Nós necessitamos de ambas!
            As quantidades necessárias é que são diferentes, e por isso mesmo o limite entre o necessário e o desnecessário dos dois tipos de gorduras é diferente.
            Repara que qualquer gordura, animal ou vegetal é sempre, por exemplo um retardador do esvaziamento gástrico. Ou seja numa refeição só com vegetais se adicionares muita gordura vegetal a digestão será sempre mais difícil.
            A tónica é sempre a mesma: variedade e doses correctas.
            Daí a pertinência da app.

          4. Avatar de Marisa Pinto

            Regis, escreve-se ‘entendi’ e não entidade. Não devias ter assim tanta certeza daquilo que os outros dizem, não soubeste interpretar, acho que a tua postura não é a mais adequada nesse sentido…
            Sim, necessitamos de ambas, mas podemos ingerir mais frequentemente as vegetais sem serem tão prejudiciais ao organismo, se lesses bem o que escrevi, tinhas visto que escrevo ‘é mais saudavel’ e não que apenas temos que ingerir essas.
            Lê as coisas bem para depois não teres tanta ‘certeza’ daquilo que eu digo.

            cumps.

          5. Avatar de Regis
            Regis

            Eu li bem Marisa e entendi igualmente bem, só que não é verdade que seja mais saudável ingerir gorduras vegetais, tal como dizes!
            Todas são igualmente saudáveis desde que ingeridas nas quantidades e diversidade correcta.
            É apenas é o que tenho estado a dizer.
            É falacioso admitir que uma gordura só por ser vegetal é mais saudável que uma animal.
            Este tipo de mitos têm sido a origem de muito desequilíbrios alimentares e problemas de saúde actualmente.
            É apenas nessa âmbito que faço estes posts, não para te afrontar.
            Já percebi que estás magoada com os meus comentários, peço desculpa, este é o último.
            P.S.
            Muito obrigado pela correcção do “entidade”, muito oportuna.

          6. Avatar de Marisa Pinto

            Sim, nem vou dormir hoje eheh 🙂

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        Pedro, há pessoas que têm problemas funcionas no organismo e que tem a alimentação limitada a uma determinada quantidade/tipo de comida por dia (doença no sistema digestivo, desregulação hormonal entre outros problemas de saúde)

        Não estou a falar de comer em excesso e de péssima qualidade. Para isso não precisas de balança. Utilizas a cabeça.

        Quando eu falei de pessoas que não precisam de cuidados especiais pela alimentação basta terem cuidado a escolherem o que comem e a quantidade. Podes ter todas as balanças bluetooth do mundo e o melhor telemóvel do mundo, com o melhor app do mundo, mas se todos os dias fores comer comida pesada que é altamente calórica e rica em gorduras vais ter problemas. Repara que a balança faz aquilo para que é desenhada, pesar, mas não sabe o que está a pesar a não ser que indiques no telemóvel. Como isso depende da acção de quem vai comer, logo todo o sistema fica comprometido. Estás a ver a “figura” de alguém estar com uma balança dessas numa pizzaria a pesar uma fatia de pizza cheia de queijo e carnes com gorduras stauradas. Acho que é um disparate.

        Eu felizmente não preciso dessa balança. Uso a que vem incluída de série e escolho os meus alimento e as quantidades que ingiro.

        Um abraço.

    2. Avatar de int3 - second mail
      int3 – second mail

      Toda a gente precisa de controlar o que come. Algo que pouca gente faz, mas deviam.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      “… há pessoas que têm problemas funcionas no organismo e que tem a alimentação limitada a uma determinada quantidade/tipo de comida por dia (doença no sistema digestivo, desregulação hormonal entre outros problemas de saúde)”

      por isso mesmo e que elas precisam de suplementacao e nutricao!!
      A sério que precisas de um artigo cientifico para saber que numa refeicao e ao longo do dia e IMPOSSÍVEL comeres as doses recomendadas de tudo o que está na piramide alimentar, dai a necessidade da suplementacao que eu digo que TODA a gente devia tomar (claro que houver alguma restricao de algum suplemento nao toma como e obvio) mas falo de uma pessoa completamente normal que pode comer de tudo…

      agora a balanca poderá ser util para aquelas pessoas que controlam o que comem mas nao pode ter um valor excessivo!

  2. Avatar de Joselito
    Joselito

    2 Kg de peso? cof cof

    70g

  3. Avatar de Pedro Soares
    Pedro Soares

    A ideia do projecto é aliciante como negócio, para quem desenvolveu todo o equipamento e aplicações.

    E para os fanáticos do ridículo, pois tem medo de consumir 2 calorias extra, mas bebem refrigerantes como se não houvesse amanhã…

    Para os que precisam de controlar rigorosamente as calorias, não se esqueçam que a tabela foi criada a partir de alimentos frescos e biológicos, e não de congelados ou pré-cozinhados, processados a centenas de quilómetros, com os ingredientes criados em regime intensivo, com recurso a fertilizantes de origem química e todo o cardápio de aditivos que compõem os alimentos de hoje, mas não são medidos nessas balanças, mas desequilibram todas as contas, que gostam de controlar, ou que estranhamente não batam certo…

  4. Avatar de João Silva
    João Silva

    Esta ferramenta para o mundo do culturismo/fitness é ouro. Se for muito exata e tiver a função de ir adicionando alimentos e podendo tirar a TARA.. Seria um luxo.

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Integrar isto de alguma forma com o Myfitnesspall ou ter algumas das semelhanças dessa app era bom.

  5. Avatar de david
    david

    Na minha opinião 2kg ainda é um bocado para andar com a balança no bolso.. talvez para quem precisa mesmo poderá servir, mas assim como outras pessoas controlo a minha nutrição peso a comida numa balança também mas não o faria num restaurante..

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      David 2Kg é o limite de peso que a balança tem para o peso bruto do que colocam no prato de pesagem. Não tem o peso de 2 Kg.

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Já alteramos esse info do peso. Foi má interpretação nossa

  6. Avatar de Toni Filmes
    Toni Filmes

    Não da para usar o iphone como balança digital?

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Dá. Poes a comida em cima do ecrã do Iphone e o sensor pesa-te isso.

      1. Avatar de Pr3t0
        Pr3t0

        :-D! O sensor biomassa!

  7. Avatar de João
    João

    Entao mas dizem que isto e algo que é portátil e vai num simples bolso e depois pesa 2kg? Lol deve ser uma anedota não ?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Achas 2kg muito?

      Bem, eu no ginásio levanto 12kg, portanto isto para mim não era nada ehehhe 😀

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      João, 2Kg é o limite de peso que a balança tem para o peso bruto do que colocam no prato de pesagem. Não tem o peso de 2 Kg.

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Como diabético tipo I com bomba infusões isto da um jeitão

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Ainda bem que isso o vai ajudar a ter uma vida mais saudável. Só por isso o projecto está de parabéns.

  9. Avatar de Bruno Cunha

    Muito obrigado pelos comentários feitos ao artigo. Desde já peço que consultem a nossa pagina no Indiegogo http://igg.me/at/wscale para mais informações.

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não querem inventar uma aplicação que invente aplicações? Isto de criar aplicações só porque é bonito parece estar na moda, funcionalidade igual a zero.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Bruno, diz-me qual a tua app 🙂 Estou curiosa 🙂

    2. Avatar de Pr3t0
      Pr3t0

      Aquilo que por vezes parece parvo para uma pessoa, pode ser bastante útil/interessante para outra. Tipo o teu comentário para mim ou o meu para ti!?

  11. Avatar de mingogomes
    mingogomes

    Não se esqueçam de fazer a mesma aplicação para Android