Como melhorar o sinal da sua rede Wireless

70 Comentários

Uma das questões que me fazem algumas vezes é se é possível aumentar a força de sinal de um router wireless. A resposta é sim, podendo tal configuração ser muita das vezes no próprio router (potência em mw ou dBs) ou se houver viabilidade de se trocar a antena do mesmo por outra com maior ganho (mais dBis). Para quem não tiver a possibilidade de fazer uma coisa nem outra, deixo aqui uma sugestão simples, barata e eficaz.


A ideia que o vídeo apresenta é concentrar a força de sinal do router wireless em pontos específicos (quarto, sala, cozinha, etc) de uma casa (por exemplo). Como as antenas, dos pontos de acesso wireless, são normalmente omnidireccionais (irradiam sinal em 360º), a sugestão passa por diminuir o ângulo de cobertura mas reforçar a força de sinal nesses pontos.

Fica a sugestão e espero que experimentem isso em casa.

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NInguem
    NInguem

    AHAHAH!!! Zywiec power!

    1. Avatar de AVERLUZIA
      AVERLUZIA

      tem como usar essa antena em modem de notebook???
      eu necessito URGENTE saber disso!!!!
      ME AJUDEM!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Avatar de @JoTa

    Já vi parecido, mas era com uma lata de pringles :>

    http://joaoreis.hostoi.com/

    1. Avatar de Vítor M.

      Heheh já sabia que iam falar nas pringles 😀

    2. Avatar de mythic
      mythic

      a minha prima ja usou isso e captou num bar de um parque a 600m ,segindo a ideia e logica quantos metros apanhara um …bidao de 200litros????

  3. Avatar de insurrecto

    a questão que se impões:

    funciona mesmo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Faz todo o sentido que funcione, pois um dos problemas do wireless é o multipath, desta forma (pelo menos quando o sinal sai da antena) é mais direccionado num sentido.

      Experimentem e digam alguma coisa

    2. Avatar de daniel
      daniel

      funciona 😉

    3. Avatar de Nandozs
      Nandozs

      Respondo afirmativamente.. já experimentei, e comprovo que realmente funciona. Fica-se com um ganho excelente de sinal.

      Abraço

    4. Avatar de Jose Luis
      Jose Luis

      eu experimentei a parte de beber a cerveja e para mim funcionou

      1. Avatar de Jose Luis
        Jose Luis

        j/k :Þ

      2. Avatar de rui
        rui

        lol, essa parte funciona sempre.

  4. Avatar de André Rocha

    Será que se utilizar Super Bock também funciona?

    Interessante…

    Tenho de tentar aqui nas residências 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh.
      Pelo menos aproveitam as latas para alguma coisa 🙂

    2. Avatar de Primax
      Primax

      Com uma lata de Superbock tem mais alcance 😀

      1. Avatar de himem

        concordo!!!

        com SuperBock deve ficar bem melhor, hehehe

        1. Avatar de Spike
      2. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        E Red Bull, devia dar asas… lol 😀

    3. Avatar de KaiserSoze
      KaiserSoze

      E se pusermos um pires com tremoços ao lado o ganho é ainda maior! Testado e aprovado!

      🙂

      1. Avatar de Lamas
        Lamas

        o mlh comentári de todos, lol
        parabéns:)

      2. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Não te esqueças é da senha da rede 😉 😀

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          *na* rede…

      3. Avatar de Spike
        Spike

        e se for amendoins continua com o mesmo boost?

    4. Avatar de Vítor M.

      André Rocha, de certeza absoluta que com Super Bock o ganho será maior, aliás penso que até “nasce” um “pau” a mais na barra de monitorização da força de sinal 😛

      Sabes que Super Bock dá “pau”… wireless 😀

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        lololololololololololol

    5. Avatar de André Ribeiro

      Afinal as latas tem sempre alguma utilidade xD beber e Forçar Sinal

  5. Avatar de Ruben
    Ruben

    ja testei tambem com folha d aluminio e cartolina. O ganho era mt pouco… perto d 5%

  6. Avatar de Paulo

    Conhecia um parecido, o WindSurfer, o princípio é o mesmo, e há um aumento de sinal na ordem dos 25%, pelo menos aqui por casa.
    http://www.freeantennas.com/projects/template2/index.html

    1. Avatar de Jorge Encarnação
      Jorge Encarnação

      O WindSurfer não me ajudou mt cá em casa 🙁

      1. Avatar de helder
        helder

        A mim ajudou, não muito mas o suficiente para ter rede na cozinha que era onde me interessava.

  7. Avatar de A friend
    A friend

    Já experimentei e não funcionou…
    depois vi que a falha foi minha… a cerveja era sem alcool… 😀

    Mas a ideia está boa, já vi alguns videos de antenas improvisadas assustadoras.. por vezes questionava-me se queriam apanhar o Wireless do Hubble ou da Estação Espacial Internacional…

  8. Avatar de ls
    ls

    Como se chama a música? 😀

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sempre desconfiei dos aumentos de alcance do wireless.
    Não é isto perigoso para a saúde? Tipo ..aumentar as radiações no corpo humano?
    Se isto é tão fácil, porque razão as empresas não produzem fazem isto?

    Questões válidas não?

    1. Avatar de Nandozs
      Nandozs

      Um dos exemplos é o que depois nao se vendiam as antenas de maior debito..
      E porque será que nao se constroi algo que dure uma montanha de anos?
      Porque será que se tem de fazer revisao aos carros?
      Era optimo construir um carro e nunca ele ter deir à oficina.
      Porque é que já á uns largos anos se fabricam coisas pra que assim que o prazo da garantia acabe essas mesmas coisas “morrem”?
      Não se pode fazer um “tudo em um”, senao so se vendia aquele produto, e nao eram comprados mais…

      Quanto á parte da saude nao me manifesto

      Abraço

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        O que ele está a fazer é um reflector, para tornar a antena em direccional (dípolo=unidireccional). Para melhor eficiência, a distância do reflector à antena tem que ser um múltiplo exacto dos comprimentos de onda das frequências utilizadas.

        As radiações claro que aumentam – funciona +/- como um farol: ao aumentar a direccionalidade, aumenta a potência radiada no feixe de radiação e reduz proporcionalmente nas outras direcções – só tens de ver é se não há potência ser radiada “para trás”, por má implementação…

        ps: não faz sentido construir algo que dure mais que o tempo que estás disposto a usá-la.
        Nos carros, hoje em dia já não tens os problemas de ferrugem que tinhas antes, p. ex..

      2. Avatar de Helder Capelo
        Helder Capelo

        Tudo o que é electrónico tem manutenção nula ou muito simples.
        Em relação aos automóveis compara a manutenção dos EV’s com os carros tradicionais.
        Se formos a ver tudo o que o homem cria tem efeitos nocivos para a saúde. Mas temos de comparar esses efeitos com o beneficio que obtemos com as coisas.

  10. Avatar de David Soares

    Afinal, beber cerveja compensa!

  11. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    LOL lindo tenho que experimentar

  12. Avatar de Vasco

    O gajo matou a cerveja, com uma gravata daquelas nunca mais foi a mesma!

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      A espuma só beneficia – mantém o aroma e o gás 😉

    2. Avatar de go_on
      go_on

      E tb faz crescer pelos no peito !

  13. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    ahah, brutal! 😀

    Também tenho de fazer isso pois um ganho de sinal aqui em casa era mesmo o que eu precisava ^^

    Eu tenho é duas antenas e deve ficar apertado ao fazer nas duas, talvez faça só numa, o que aconselham??

    Abraço

  14. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    podem crer q funciona;)

    ja uso isto à uns anos para ter sinal ao maximo em todo o apartamento..

    um amigo meu por ex tinha sinal no xp ‘fraco’, e passsou a estar sempre em muito bom (muito raramente oscila para bom).

    cumps

    ps: o video vai dar jeito já q as vezes meto me a fazer desenhos a tentar explicar às pessoas a ideia:P

  15. Avatar de Antonio
    Antonio

    Fds que m*rda de post, sinceramente, não tarda mto estão a ligar a antena do router á parabolica lololol ou melhor ao fio neutro da corrente electrica da casa lololol

    Opá acredito que isso dê algum ganho mas não deve ser por ai alem, e depois a nivel de estetica isso torna-se no adjectico com que eu comecei este comentário, se o gajo fosse fazer antes a reciclagem ao invés de andar a brincar com o lixo era bem melhor, que exemplo do caraças. poupem-me

    desculpem lá qualquer coisinha

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Antonio
      Acordas-te agora???

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Nop não acordei agora, alias ando acordado á mto tempo…lonje de ser desagradavel mas eu acredito k haja outras soluções para o problema em causa!

        1. Avatar de David Soares

          Existem outras maneiras €€€€€€€

        2. Avatar de arkan
          arkan

          acordou do lado de um travesti por isso q ta ranziza

  16. Avatar de Antonio
    Antonio

    @A friend

    lolol “Estação Espacial Internacional…” axo que é mais isso este cientista da cerveja ainda é capaz de ser recrutado lololol

  17. Avatar de Nandozs
    Nandozs

    @Antonio

    Uma abstenção da tua parte tambem nao era nada mal pensado…

    “Opá acredito que isso dê algum ganho mas não deve ser por ai alem”

    Antes desses comentários infelizes, devias tentar apurar a verdade.
    Chegas, escreves uma porcaria qualquer e vais embora.. Que bela contribuição!

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Mas apurar a verdade do k? da contribuição do meu comentário ou da solução para o melhorar de sinal da minha rede wireless? É que se é do meu comentário eu prefiro pensar em reciclagem do que entrar em discusão contigo quando deves saber que somos todos diferentes e que o mundo é feito de opiniões. Abstenção? não me parece, eu sei quem sou! Não gostaste da contribuição ignora!

  18. Avatar de Paulo Santiago
    Paulo Santiago

    Já que falaram em contribuir…

    experimentem curvar a lata igual uma parábola, e ponham a antena no foco!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola

    Agora a minha dúvida é se o material da lata é o mais adequado para se fazer a reflexão do sinal, e se não haveria um material melhor.

    A idéia é boa.

  19. Avatar de RF
    RF

    Para mim o que sempre ajudou foi rede metálica atráz do RECEPTOR, num efeito de parabólica. Apanho 2 a 3 vezes mais redes que normal.

    Também vou experimentar este signal booster, adoro DIY stuff 😛

  20. Avatar de Fábio
    Fábio

    Vou fazer com uma lata de redbull, pode ser que tenha mais ganho!

    1. Avatar de arkan
      arkan

      kkk

      tivemos o mesmo pensamento, eu ja fiz rss…ta aqui funcionando rss.

      fabio de q ? se mal pergunte 🙂

  21. Avatar de arkan
    arkan

    kkkk..pior que funciona, peguei uma latinha de redbull cola, e cortei, e amassei na minha mesa, e aí, o sinal q era pessimo com um wbr2310, melhorou significativo, só nao conseguir colocar a tampa certinha sentadinha no wireless, mas fora isso, deu certo..

    ta funcionando..kkk bem melhor q minha antena tp-link de 7 dbi q comprei a R$2,40 numa loja…

    parabens pplware, sempre inovando…

  22. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Eu tenho nas configurações do meu belkin, um menu que diz: Canal de Apliação (canal de ampliacion), em que no menu tem apenas 2 opçoes, uma que diz 2 e outra que diz 10, qual é que devo utilizar? A de 2 ou a de 10?

    1. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Já agora, também tem um que diz “Wireless Channel” (mudei para ingles xP), em que as opções vão do 1 ao 13, qual é que devo usar? (neste momento está o 6, gostaria que me indicassem quais as diferenças entre cada canal)…

      cumps

      1. Avatar de arkan
        arkan

        nao ha diferenças, acontece q pode ser por causa do seu driver diferente do xp, particularmete o canal muda qndo se tem interferencia de sinais.

        o meu wbr2310 sempre mudava e eu descobri q o problema era o meu siemens telefone fixo, q estava em conflito, ai mudei para 6, desmarcando o autoscan. e pronto tudo na normalidade.

        aproveitando a prova q fiz da latinha de redbull:

        http://www.imagebam.com/image/0e71ec41061071

  23. Avatar de Amarildo

    Tenho uma cliente que o sinal não passa dos dois palitinhos. Coloquei uma antena de 7 dbi e só um palitinho que aumentou. E fica caindo de três para dois. Levei meu notebook la e o sinal e de 100% ambos os aparelhos são d-link. Só me resta fazer isso la na casa dela para descobrir se realmente ajuda. rssr

    1. Avatar de arkan
      arkan

      ja tentou:
      1-atualizar driver do site da empresa da placa wireless dela ?
      2-firmaware do roteador wireless ?

      ja q seu wireless fica bom e o dela não pode ser driver, e bem, vejo muito disso em chips não altheros, ou em alteros antigos. para vc ter ideia um netbook proview nao conecta no meu wireless nem por reza, ja outro netbook proview o mesmo modelo so q mais novo, conecta…

      ou então se nao der certo troque por tplink esses roteadores deles, conecta ate formiga que passa rs…

      1. Avatar de Yuy
        Yuy

        Já tive um problema com o sinal, dava perfeitamente em um computador moderno e pessimamente em outro no mesmo lugar… solução: mudar a frequência, estava nos 13, mudei para o canal 3 e ficou a funcionar na perfeição, pode não ser o canal 3 o melhor para si na sua zona mas experimente mudar o canal até encontrar um que se propague bem na sua casa e que o aparelho com má captação apanhe bem.
        Actualizar os drivers da placa de recepção e do router sem fios também é boa ideia.

  24. Avatar de Magno Campos

    Testei…

    Não funcionou…
    :S

    vou ter mesmo de comprar uma antena melhor..

    ja agora alguem me sabe dizer se a cor da antena influencia???

  25. Avatar de Miguel Ferreira

    Bem, eu à coisa de um ano comprei a um amigo uma placa de rede usb, mas tinha pouco sinal no meu quarto, mas como já tinha visto algumas coisas deste estilo resolvi agarrar numa lata (parecida com as latas de graxa de sapato grandes) e fazer uma antena… Desmontei a placa, liguei um cabo coaxial que andava por lá perdido e depois de uns bocados de cartão e cola… um sinal de 7% passou para 80%… Melhoria muito significativa mesmo, assim que a tiver meto aki umas imagens pro pessoal ver

  26. Avatar de Brito
    Brito

    E se fizer com um daqueles barris novos de 5L da Sagres?

  27. Avatar de Olímpio
    Olímpio

    Como foi de manhã ainda estava na fase da cocacola, mesmo assim obtive uma ganho de 20%.

    Esperem até vir do café à noite.

  28. Avatar de Dinoman
    Dinoman

    Sim Senhores!!! tá muito á frente!! estou a usar uma “engenhoca” dessas mas em vez de lata de cerveja, utilizei uma lata daquelas que vem com os Whisky´s… lol tive um ganho de 35%. Experimentem, vale a pena!!!

  29. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    É assim roubei uma parabolica da netcabo das grandes a uma casa que esta abandonada, posso aproveitar o prato e por la a minha antena que é extenciva a placa de rede wire, tipo por a antena ao meio do prato.

    Será que funciona?

    o que um gaijo faz para ter o máximo de sinal :DDDDDD