Intel quer acabar com todos os cabos de PCs em 2016

62 Comentários

O emaranhado de cabos ligados ao computador na secretária poderá estar prestes a acabar e a Intel está a trabalhar para que isso aconteça já em 2016.

A empresa, durante a Computex 2014, em Taipé, apresentou uma proposta bastante interessante que tem como finalidade acabar com todos os cabos ligados a um PC, desde o cabo do monitor ao da energia.

intel_cable_0

A Computex é uma das maiores feiras de informática e tecnologia do mundo que se realiza em Taipé, Taiwan, e que acolheu mais uma vez, este ano, os grandes gigantes da indústria.

Uma das grandes novidades trazidas a esta feira veio da Intel, com a apresentação de um projecto que visa a eliminação de todos os cabos que possam estar ligados a um computador.

Em primeiro lugar, para manter o ecrã e os vários periféricos ligados entre si, a Intel tenciona utilizar a tecnologia WiGig, que garante a transferência de dados a 7 Gbps. Assim, quando os vários dispositivos são alcançados pelo sistema, são conectados automaticamente.

intel_cable

Quanto à abolição dos cabos de alimentação a questão é mais delicada, já que as soluções actualmente existentes não são as mais eficientes. Contudo, a Intel vê no carregamento através de ressonância magnética uma solução válida.

Esta tecnologia, denominada de Rezence, está a ser desenvolvida pela Alliance for Wireless Power (A4WP), uma parceira da Intel, e pode ser colocada debaixo de uma superfície, como uma secretária, para que as cargas sejam feitas, e isto sem limites de dispositivos ligados.

Durante a apresentação deste projecto, a Intel ainda nomeou empresas como a Dell, Fujitsu, Lenovo, Logitech, Panasonic, Asus e Toshiba, que também estão a trabalhar com a A4WP em soluções de carregamento para os seus equipamentos.

Será que esta solução terá um preço aliciante para o consumidor final?

Fonte: CNet

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Fornecer 700W por indução magnética sem grandes perdas? Quero ver isso.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Só te respondo assim:
      1968
      “Humanos irem á lua sem se perderem, nem morrerem? Quero ver isso.”

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Do que foste falar.. E foi em 1969.. Desde 1972 ao que parece ninguém pos la os pés.. Mais de 40 anos de evolução exponencial da tecnologia, e nunca mais ninguém foi lá..

        1. Avatar de Flávio
          Flávio

          Ele disse 1968 de propósito, o que ele quis dizer em Português corrido foi “um ano antes do homem ir á lua” :p

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          E pior ainda. Em 1969 podíamos ir à lua, hoje nem passamos da órbita baixa da terra.

          1. Avatar de bin
            bin

            +1

            essa de terem ido a Lua é uma grande treta, enfim, americanos no seu melhor é que até hoje com o avanço que existe nem falam nisso lolol

          2. Avatar de Mário
            Mário

            Realmente, há quem diga que o acontecimento do homem pisar a lua em 69 foi um embuste. Nada que não se espere vindo dos EUA…E o 11 de Setembro foram terroristas, pois pois…

          3. Avatar de Luis
            Luis

            Concordo com o amigo de cima. Hoje sabe-se que as supostas transmissões da lua foram feitas a partir de um estudio de hollywood para supostamente ultrapassarem a URSS na corrida ao espaço.

          4. Avatar de João
            João

            Quero acreditar que não é possível mesmo haver gente tão burra para acreditar nessas teorias da treta. Se não for brincadeira, tenho pena de vocês.

          5. Avatar de NewJ
            NewJ

            @João; estás admirado?
            Abre uma pesquisa no google e mete “homem foi à lua” e admira-te mais..

          6. Avatar de Cristiano Alves
            Cristiano Alves

            Existem, ate em Portugal, investigadores a usarem “o espelho” que foi la deixado (na lua), para estudarem os efeitos nas ondas electromagneticas no espaço… Só um dos exemplos…
            porque todos os outros argumentos incluindo as sombras diferentes etc etc ja foram mais que debatidos.
            Mas ha sempre “inteligentes” que vão achar que tudo na vida é um embuste… quisá o vosso proprio nascimento…

        3. Avatar de Nelson
          Nelson

          Óbvio:

          1. Não encontraram petróleo
          2. Fica caro
          3. Para fazer o quê?

        4. Avatar de eu
          eu

          ahahah e a suposta trasmissao live apartir da lua para parolo ver…quem quiser q acredite.

          1. Avatar de NewJ
            NewJ

            Transmissão live da lua em 1969? Aposto que foi por skype..

          2. Avatar de Live from moon
            Live from moon

            Sem interferência nenhuma! Apenas com um spectrum!

        5. Avatar de Marco
          Marco

          Homem não foi lá apenas uma vez. Já lá foi pelo menos uma meia duzia de vezes. Voltar a ir não vale a pena. E o bilhete não sai barato. :p

          1. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            já ouviste falar de fogoẽs de indução ?

          2. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            “Fogões”???

            Ai o caraças, tá tudo doido…

        6. Avatar de Gonçalo Damas
          Gonçalo Damas

          Porque gastar 100 biliões ou mais (não sei qual é o preço do combustível de naves espaciais) para uma viagem à lua e só recolher pedras e amostras não é muito lucrativo. E agora quer se ir é a Marte. A Lua já passou há história.

      2. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Eles foram a lua com motorização dos ETs .
        Numa das missões Apolo um dos astronautas da missão viu um ovni na lua .

        E há filmagens feitas na orbita lunar que provam isso mesmo .

        Por isso a viagem do homem a lua é real , ainda mais não podemos esquecer que o planeta todo estava motorizando a viagem da missão americana incluindo eis inimigo dos Estados Unidos a União Soviética .
        Se fosse falsa as viagens do homem a lua muitos países iriam alertar para isso.

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Câncer…

      1. Avatar de Nuno Catarino
        Nuno Catarino

        +1

    3. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      A intel vai começar a fabricar grelhadores que fornecem energia ao pc 😀

    4. Avatar de Gro
      Gro

      Ao Pedro (1º comentário)
      Parabéns, Pedro! A quantidade de gente que puseste na lua!
      Já agora, desculpa, qual era o assunto, mesmo?

  2. Avatar de sd
    sd

    metes uma pen GB ligada a um carregador usb e tens 8GB de electricidade, é possivel que quando utilizares essa imensa quantidade de energia, os periféricos de lá de casa fiquem todos malucos e o frigorifico começa a reproduzir musicas do anselmo ralf e o ferro de passar a pedir senha de activaçao

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      8 GB de electricidade????

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Não te chega?

        1. Avatar de Blasterjack
          Blasterjack

          Eu tenho um externo de 500W cabem lá algumas coisas.

        2. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          não me chega o que? desde quando se quantifica electricidade em GB??

      2. Avatar de AFerreira
        AFerreira

        Então? 8GigaBolts!

        1. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          lol essa é boa

    2. Avatar de Johny
      Johny

      Ou então ligas a pen 4G e usas eletricidade pela internet

  3. Avatar de Christian Göllner
    Christian Göllner

    Adoro a ideia! Espero que se venha a concretizar.

  4. Avatar de Melo
    Melo

    Em termos de saúde humana, ter uma caixa de indução por baixo da secretária a bombar horas a fio não provocará danos? Existem estudos nesta área? 2016 é já aí.
    Melo

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Não ter cabos entre o computador e os periféricos é realmente algo muito bom.

    Agora quando a fonte de energia… dizer que não tem cabo é exagerado. É mais dizer que não tem vários cabos de alimentação, porque essa tal caixa tem de estar ligada em qualquer lado.

    Se já é possível carregar os telemóveis sem recursos a cabos, será um passo para ser possível nos PCs.

    Qualquer das formas, mesmo que isso não acontece relativamente a energia, não ter os restantes cabos já é muito bom.

  6. Avatar de suture
    suture

    Omg… Resmas de Input Lag.
    Para ver o (ex:) facebook é, obviamente, irrelevante, para gaming, impensável!.
    Os cabos nunca vão desaparecer.

    1. Avatar de cess
      cess

      lag? aserio? sabes que se um aparelho nao receber a quantidade de energia que necessita ele desliga-se, nao “empanca”.

      1. Avatar de Blasterjack
        Blasterjack

        Usei o meu portátil com menos ~1.5A do que o normal e funcionou normalmente. Passei agora para um carregador de 4.74A (O original) e parece que aquece me mais a gráfica.

      2. Avatar de Sharp
        Sharp

        Penso que o suture estava a falar das comunicações wireless para os periféricos e não a parte energética…

        1. Avatar de suture
          suture

          Correto, empresas com a BenQ esforçam-se para fazer monitores com inputlag zero e a nvidia com a tecnologia gsync finalmente acabou com os problema do inputlag com o vsync on e tearing/stuter vsync off

          Ter um monitor ligado sem fios é andar de ferrari para burro.

          Mas como disse, depende do uso dado, as TVs samsung com filtros ligados chegam a ter 100ms de lag e para ver TV/filmes/bluray é irrelevante.

          Para gaming, já a historia é outra.

  7. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Aquela imagem parece o meu ambiente, ainda assim tem um aspecto amigável.

  8. Avatar de youandtag
    youandtag

    É só ondas de radioações por ai…
    depois iremos ver as causas!

  9. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Se o cancro já está nos niveis que está e ninguem questiona o porquê, com algo deste genero ainda será pior. Vejam no youtube alguns testes com medições de radiações EMF, deste telemoveis, microondas, routers wifi, entre tanta outra coisa e depois questionem se realmente isto é bom.

    O que poderia inventar era uma interface em que num unico cabo era possivel ligar todos os aparelhos, isso sim, uma mais valia, claro, no meu ponto de vista.

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      O cancro é mais provável de vir de alimentos consumidos (c/ produtos químicos) do que faixas magnéticas. A única coisa que poderia acontecer era afetar os neurónios, mas como funcionam por estímulos químicos nas interligações eles não serão afetados.

      Não se esqueçam da parte em que a camada de ozono tem vindo a diminuir.

      1. Avatar de pixar
        pixar

        ” mas como funcionam por estímulos químicos nas interligações eles não serão afetados.”

        As comunicações são químicas e eléctricas… As interligações (sinapses) são realmente químicas, mas dentro de cada neurónio são eléctricas.

        1. Avatar de Blasterjack
          Blasterjack

          “[…] mas como funcionam por estímulos químicos nas interligações […]”
          Ás de aprender a fazer quotes.

          E achas que vai inverter o sentido? Ou serem induzidas dp’s nos neurónios?

          1. Avatar de pixar
            pixar

            Quanto a erros de escrita, nem comento a tua. Caso contrário, teria de te dizer que: Hás-de aprender a escrever!

            Depois, apenas corrigi o teu raciocínio relativamente às comunicações nervosas. Vê as coisas pela positiva: aprendeste uma coisa nova e nem tiveste de pagar!
            De resto não me recordo de ter sido ofensivo ou arrogante na correcção que fiz. Agora sim, já me podes acusar de qualquer coisa. Mas eu aguento…

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Excelente observação, Alfredo! Não contra o avanço tecnológico, no entanto,cuidados com a saúde é que nada! Interessa é vender… A malta começa a viver em casa e a trabalhar, como se vivesse num microondas, torradinhos e estaladiços!

    3. Avatar de Gonçalo Damas
      Gonçalo Damas

      As radiações microondas, rádio não fazem mal nenhum e têm abertura de frequência maior que a da luz. Quanto maior melhor para a saúde e quanto maior abertura menos Hz’s tem. Pelo menos lembro-me disto das aulas de FQ.

      1. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        Gonçalo, quando perceberes o que está por detras de muitos temas da educação e na manipulação que existe, perceberás o que afirmei.
        Há testes que conseguem cozer um ovo com dois telemoveis a fazer chamadas entre si, estado o ovo envolvido numa pelicula de ceramica.
        Outros que mostrar as diferenças de plantas com redes wireless numa sala e outra sem.
        Pesquisa um pouco e sobretudo questiona-te, não penses que tudo o que existe ai é para o nosso bem, se assim fosse já tinhamos carros movidos a energia limpa(ve o caso da Tata Motors e do que aconteceu ao seu director geral quando quis colocar no mercado um carro a ar comprimido) ou casas sem EDP(ve no youtube motores eletromagneticos).
        Tudo que sejam ondas eletromagneticas não é bom para a saude.

  10. Avatar de Mateus
    Mateus

    Interessante à meu ver, seria trabalhar para reduzir a consumação de energia! Trabalhar sobre questões estéticas e não técnicas não traz nada de bom para o futuro! Nem falo da possibilidade que esta tecnologia pode oferecer aos “mais” espertos!

  11. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    Tudo o que é wireless tem sempre o seu calcanhar de aquilles, o PC sem cabos será para o consumidor menos exigente. um Profissional ou um Gamer, ainda hoje prefere o cabo ligado.

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pois relativamente as redes Wi fi e todas as ondas que são prejudicais a saúde acho que devíamos falar sobre isso…. E isto pk ? Quem sabe se com as redes ainda acontece o q se passou com o amianto….
    Quem é que não andou em escolas que continham amianto …. E agora….
    Com as redes poderá acontecer o mesmo … Ou se calhar o mesmo estudo que primeiro diz que o uso de telefone não faz mal a saúde e deposição sai outro a dizer que faz ………

  13. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    Não vejo grande beneficio. O meu pc so tem um cabo, logo já estou avançado aos olhos da intel xD

    E a treta o thunderbolt para audio nos iDevices?

  14. Avatar de pixar
    pixar

    E qual é o problemas dos cabos (em especial de alimentação) nos desktops?

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      É complicado se usas o desktop como portátil como faz a intel xD

      1. Avatar de pixar
        pixar

        Pois, num portátil os cabos fazem toda a diferença, mas num desktop pouco importa. Tá parado e os cabos passam por trás da secretária.
        Mas isso sou eu. Poderá haver pessoas que não gostem…

  15. Avatar de Vítor
    Vítor

    Mais radiação? Não, obrigado. São assim tantos fios?

  16. Avatar de Bruno Carvalho
    Bruno Carvalho

    lol !!!

    Anda tudo doido a indução ja existe desde 1900 com o tesla a fazer experiencia com milhar de volts. Segura ou não não se! Não me parece que seja insegura, ja existem carros com carregamento de bateria por indução, estão a ver aquela caneca que aquece a água ai em casa tb e por indução.
    e isto http://s1.kuantokusta.pt/img_upload/produtos_brinquedospuericultura/108069_3_hub-4-portas-usb-com-aquecedor-para-caneca-b-g-0003-16102013111922.jpg nunca ouviram falar???

    Por amor de deus ja testei varias vezes a indução e nunca tive problemas uma que usa diariamente e o carregamento do telemovel por indução e funciona 5 estrelas, unico problema que vejo nisto e a eficiencia dos carregadores…70 % seria aceitavel menos do que isso não.

    Abraço